Os Vingadores N° 13

Os Vingadores N° 13 Jason Aaron...

Resenhas - Os Vingadores #13

Pandora 26/08/2020

Ano passado decidi acompanhar uma mensal da #Marvel. Optei por #OsVingadores pois ela tinha zerado depois dos episódios da saga do #ImpérioSecreto, #JasonAaron (o Thor e a Thor) assumiu o título e o Pantera Negra ia se tornar o líder da equipe. A curiosidade antropológica era vê como Aaron, um homem branco, ia se sai escrevendo uma história protagonizada por um homem negro, rico e africano como T'Challa (Pantera Negra).

Achei a experiência frustrante!

T'Challa se tornou líder dos Vingadores pelo fato de Thor, Homem de Ferro e o Capitão América com os episódios do Império Secreto e adjacências perderem sua credibilidade. Aaron não consegue nos aproximar do Pantera como consegue com os outros heróis e o herói se torna um coadjuvante de luxo. Há também um grande esforço em aumentar a representatividade negra nas histórias e personagens como vampiro Blade são chamados a integrar a linha de frente dos heróis.

O Aaron tem um grande potencial para histórias épicas, o jogo narrativo dele alinhando presente, passado e futuro é envolvente, mas foi frustrante não consegui criar um vínculo empatico com o Pantera ou entender os seus caminhos. Ele fica como um Rei distante, um estadista austero, insondável, intimidador, um jeito de ser e estar no mundo muito magnata do petróleo branco da brancolândia. Todo esforço narrativo para encontrar heróis negros só tornou evidente o quanto o Marvel foi feito para o menino branco.

Representatividade importa, mas não muda muita coisa uma pessoa não-branca ocupar o topo de uma estrutura social totalmente estruturada dentro dos ideais da branquitude. O que geralmente acontece é essa pessoa absorver estratégias, truques e formas de fazer da branquitude.

Não superei o vexame de vê T'Challa indo se aconselhar com Odin. Bast, Horus, Anubis, Xangô, Oxalá, Exu já eram velhos Senhores e Senhoras de Cidades, Reinos, Impérios, Desertos, Cidades e Caminhos quando o primeiro cavalo foi sacrificado a Odin. Só pela cabeça de alguém que passou pelo processo colonizador passaria a ideia de consultar Odin antes de Bast e esse não é o caso do T'Challa.

Nesse vol. 13 tem uma história do Capitão América que adorei.