A Arte de Pensar

A Arte de Pensar Ernest Dimnet

Resenhas - A Arte de Pensar

Joaozinho, Artista 06/09/2023

Pense por si mesmo, não seja uma maria vai com as outras
Eu comecei a ler esse livro por conta da coleção sobre a vida intelectual e achei formidável. O autor em vários capítulos nos alerta para o perigo do pensamento de manada muito comum nos dias de hoje, na carência do imaginário dos jovens e sobre a baixa literatura, que nada mais é que apenas algo que afasta a pessoa daquilo que a pode eleva-la a um patamar mais contemplativo e intelectual. Nós últimos capítulos do livro, o autor fala que se quisermos produzir algo grandioso e de fato original, precisamos ser nós mesmo e nos isolarmos em nosso eu, buscando a solidão, para que assim tenhamos ideias. O artista segundo o autor, é visto como uma criança devido a sua capacidade de abstração da realidade.

Zaqueu 19/09/2022

Autoridade no pensar
Leitura interessante que nos leva a ter nossas próprias maneiras do pensar tendo assim um raciocínio próprios.

ferkw 31/05/2022

Livro muito bom o qual o autor nos mostra que somos protagonistas de nossos atos e pensamentos e diretamente responsáveis pelos resultados disso. Demostra que através de bons exemplos, leituras e proximidade com pessoas eruditas podemos ter pensamentos mais interessantes e produtivos para nosso crescimento intelectual. Gostei muito.

Yasrir 16/04/2022

Resenha amadora: A arte de pensar
Eu conheci esse livro através de uma lista de recordações que vagamente descreve o conteúdo e o objetivo, mas que deixaram bastante coisa de fora.

A escrita é de uma maneira que há 15 palavras para descrever um ponto, isso é maravilhoso, pois, pelo menos para mim, tiveram tantas palavras desconhecidas que tive que reler e refletir sobre o parágrafo ( irônico, vendo o objetivo do livro).

O autor usa bastantes exemplos de escritores franceses, estes que, a menos que você possua um gasto conhecimento dessa galeria, terá que quebrar bastante a cabeça para entender o que foi proposto.

Caso haja alguma dúvida a respeito da validade do livro para os tempos de hoje, pode ficar tranquilo, mesmo o livro tendo sido publicado em 1928, podemos facilmente incluir suas orientações e visões, algo que deve se destacar, pois não é qualquer livro que as ideias se fortificam tanto a ponto de durar quase um século.

Lala 16/01/2022

Tudo começa com passos de bebê
Quantas pessoas hoje em dia conseguem entrar em um debate e usar fatos e argumentos para defender seu ponto de vista? Quando foi que a ciência e a literatura foi deixada de lado em prol do ceticismo e alienação? Esse livro fala sobre a capacidade do ser humano de pensar, não de forma científica, mas se baseando na experiência de grandes escritores. O conhecimento interno e externo é importante para o pensamento, a definição de pensamento no livro: é a capacidade de refletir sobre um mesmo assunto durante um bom período de tempo, sem deixar esse reflexão ser invadida por pensamentos triviais. O pensamento é algo construído lentamente e precisa ter foco e resistência para semea-lo. Em geral é um bom livro, tenho minhas ressalvas. Pretendo ler novamente.

jistired 26/09/2021

pensar é mais sobre olhar pra si mesmo do que pra métodos
demorei um pouco pra entender o que o autor queria dizer, mas gostei da proposta de que cada um deve fazer uma investigação introspectiva pra só depois aprender a pensar bem. acho que as referências a autores literários atrapalham um pouco a leitura, afinal é um livro escrito em 1928 e eu não faço ideia do que as pessoas costumavam ler naquela época.

Escr 25/06/2021

A mente.
Capaz de fazer mudanças reais e significativas.
Ler com atenção e perceber a arte, os momentos as verdades

Wes Janson 16/05/2021

Objetivo e prático!
Uma leitura muito agradável, objetiva e prática, mostrando que o ato de pensar é, ou deveria ser, muito mais que um vagar infinito de imagens que aparecem na nossa mente sem controle nenhum. E por ser nossa mente, nós que deveríamos estar no comando de nossos próprios pensamentos, e não como um cavalo desembestado galopando em qualquer direção.
Através de uma lógica simples e cativante, com exemplos práticos, mostra como podemos realmente ser os mestres de nosso cérebro, usar de sua capacidade de forma mais efetiva em nosso benefício. Uma leitura rápida, que vale muito a pena para todos!!
Muito recomendado!!

13marcioricardo 21/01/2021

A Arte de Pensar
É um livro que traz poucas dicas de como pensar, mas que traz as recomendações certas.

Como já li alguns manuais sobre desenvolvimento pessoal, não me surpreendeu tanto, mas nem por isso deixei sublinhar muito.

A leitura é fluida e pode ser boa também para quem quer escrever, pois o autor fala bastante de escritores e outros pensadores.

Recomendo, sem dúvidas. É daqueles livros que fazem sempre bem e dos quais se pode retirar várias citações que nos fazem refletir.

Vinícius 18/12/2020

Excelente Leitura.
As primeiras 100 páginas são de um primor excepcional. Nos mostrando a importância da leitura de autores clássicos e aproveitamento do tempo com lições e reflexões que podem ser usadas no dia-a-dia. Recomendo e leitura! Mais um livro para uma releitura futura.

Phelip 28/07/2020

O que é realmente pensar
O livro trás uma abordagem saudável sobre o que seria a vida intelectual. O autor consegue apresentar o utilitarismo americano e a intelectualidade francesa, demonstra que o essencial é a personalidade e a individualidade. Particularmente, em relação aos livros sobre a vida intelectual o considero superior aos demais do gênero.

Saulo115 29/04/2020

Perspicácia...
"... Vale a pena fazer a si mesmo algumas perguntas: Não há nenhum tempo para reaver? Não do seu trabalho, da sua atividade física, da sua família ou amigos, mas daquele prazer que não lhe dá tanto prazer assim, das conversas vazias no clube, das peças medíocres, dos fins de semana não tão agradáveis ou das viagens que não valem tanto a pena?

Você sabe dizer não aos ociosos? Consegue resistir a tentação de agradar pessoas cuja preguiça não precisa de assistência? Sabe diferenciar gentileza de fraqueza, sem se recusar a fazer um favor, mas se recusando a se fazer de idiota? Você é escravo do telefone? Você sabe reunir os fragmentos de tempo para que não se percam? Sabe o valor dos minutos?

Um dos Lamoignons tinha uma esposa que sempre o deixava esperando alguns minutos antes do jantar, [...] depois de um tempo, ocorreu-lhe que oito ou dez linhas poderiam ser escritas durante esse intervalo, e então pediu que colocassem papel e tinta num local conveniente para esse fim. Com o tempo, pois os anos são curtos, mas os minutos são longos, desses breves momentos de meditação resultaram vários livros.

A humanidade pode ser dividida entre a multidão que odeia esperar, porque se sentem entediada, e os poucos indivíduos que gostam, porque isso lhes dá tempo para pensar. Estes últimos lideram o resto, é claro."