Paula

Paula Isabel Allende

Resenhas - Paula

Adson 20/04/2024

Biografia (pra quem gosta vai ser ótimo)
Notas adicionais
História da Paula me chamou atenção, mas é 30% do livro.
Essa escritora parece ótima, só comecei pelo livro errado.

Jaqueline.Xavier 15/04/2024

A Paula com certeza foi um ser de luz, teve uma vida breve, mas muito significativa. Plantou amor e esperança, fez a diferença na vida de muitas pessoas. Esse livro foi uma linda homenagem, hoje sinto que a Paula fez parte da minha vida também, não consigo mensurar a dor da Isabel e de toda a sua família. Espero que a Paula e todos estejam em paz com sua partida.

Gabriela4035 13/04/2024

Espetacular
Allende escreve de maneira tão orgânica que me senti parte da familia e senti todas as emoções que ela facilmente colocou em palavras.
Leitura incrível, triste e forte.

Carolfreitasnf 08/04/2024

Paula
Essa leitura foi uma longa, triste e bela jornada. Conhecer mais da vida de Isabel Allende através da escrita dela foi uma montanha russa de emoções.

Inicialmente escrito para ajudar a recuperação da filha e futuramente convertido em um livro de certa forma autobiográfico, Paula, narra vários acontecimentos da vida de Isabel desde antes de seu nascimento.

Um livro extremamente rico em histórias e emoções. Ao longo de um pouco mais de quatrocentas páginas somos levadas a momentos de descontração, alegria e principalmente tristeza.

Isabel Allende nos conta como se deu a vida dos pais antes de seu nascimento, fala de sua infância, adolescência, da vida adulta. Dos erros, acertos, medos e amores.

Aqui também percebemos muitas das inspirações de A Casa Dos Espíritos, conforme ela vai narrando suas memórias vamos vendo o quanto delas estão presentes em sua obra.

Ela também conta sobre seu processo de escrita e sobre a importância dela em sua vida. Narra o período conturbado que viveu durante a ditadura chilena.

Por fim somos conduzidos aos últimos momentos de vida de Paula. É interessante que apesar de saber o que nos espera isso não impede a leitura de ser mais triste e arrasadora.

Foi um livro que vou guardar com muito carinho no meu coração. Uma leitura da qual jamais vou me arrepender ou esquecer.
Jess 08/04/2024minha estante
Me emocionei com essa resenha! Esse livro pra sempre vai ficar guardado no meu coração

Carolfreitasnf 08/04/2024minha estante
Eu só posso agradecer por ter tido sua companhia durante essa leitura.

Gabriela 04/04/2024

Um dos melhores livros que eu já li. Impecável!
A gente se envolve e não tem como não se emocionar e se identificar com o que a Isabel Allende escreve.

Stephanys27 03/04/2024

Tive muita dificuldade com esse livro, pois na primeira parte ele foi bastante arrastado motivo pelo qual sofremos a angústia de uma mãe que não sabe o que fazendo frente a doença da filha. Já a segunda metade, após o reconhecimento de Isabel do atual estado de Paula, o livro flui melhor, as memória são descritas com mais clareza.

resbeka 02/04/2024

Lindo.
? Que existe do outro lado da vida? É apenas noite silenciosa e solidão? Que resta quando não há desejos, recordações nem esperanças? Que existe na morte? Se eu pudesse ficar imóvel, sem falar nem pensar, sem suplicar, chorar, recordar ou esperar, se eu pudesse submergir-me no silêncio mais total, talvez que então pudesse ouvir-te, filha. ? Eu definitivamente não estava preparada para esse livro. Escrita linda, história extremamente turbulenta e ainda assim extremamente linda. O amor de mãe e filha pode ultrapassar tudo já visto.

Alain 27/03/2024

Peguei uma promoção do Kindle Unlimited na Black Friday e o algoritmo me indicou Isabel Allende, acertando em cheio! Apesar das altos e baixos com seus livros, esse mistura de autobiografia e crônicas sobre a convalescência da filha Paula me conquistou. A narrativa mergulha nas emoções enquanto acompanha Paula no hospital, misturando memórias desde a infância até a maturidade. Descobri até a relação de parentesco dela com Salvador Allende! O livro é um turbilhão de tristeza, especialmente quando Paula adoece gravemente e Isabel se vê impotente. A história de Isabel e seu desabrochar sexual, e as travessuras da filha Paula trazem um toque de leveza. Também é fascinante ver como Isabel encontrou inspiração e superou desafios criativos. Os relatos sobre a ditadura de Pinochet e sua vida nos EUA adicionam profundidade. O amor incondicional de Isabel por Paula é comovente, especialmente quando enfrentam a despedida inevitável. Os últimos capítulos, com o sonho emocionante de Isabel e a carta de despedida de Paula, são de partir o coração.

site: https://fallenpegasus.blogspot.com/2024/01/livros-2024-1-paula-1994.html

Luiza3248 27/03/2024

Vai além da doença de Paula!
Este foi meu primeiro livro de Isabel Allende, e, pude perceber que talvez seja o único livro de não-ficção da autora, sendo muito diferente de toda sua obra.

"Paula" é diferente do que eu imaginava, justamente por estar esperando uma outra coisa da autora, não sei exatamente o quê. No início foi difícil engatar a leitura, porém, fiquei encantada logo com a forma que a autora relatou essa período de doença da sua filha e, ao mesmo tempo, sua autobiografia.

Por meio deste livro, conheci um pouco de Paula, mas mais ainda a famosa escritora. Conheci, além disso, a história do Chile e da Ditadura Militar que ocorreu no país de forma tão dura e triste.

Isabel Allende escreve com maestria, reunindo humor, emoção, lembranças, fatos históricos, e, é claro, a magia (ou, espiritualidade , por assim dizer) própria de sua obra, característica marcante de sua escrita.

Amei conhecer a fundo sua família, sua história e seu país de origem antes de adentrar aos seus romances. Por meio do livro "Paula", é possível compreender, inclusive, as motivações e as inspirações nas quais se baseiam seus livros e contos.

Esther.Prado 27/03/2024

Que leitura forte, que dor ler todo o processo de aceitação da morte e do luto, conhecer de perto a vida de Isabel e sentir a dor e o luto com ela. Paula foi muito amada e jamais esquecida.

Evva_sec 26/03/2024

Emocionante
Que relato envolvente e emocionante. Como Isabel Allende conseguiu a façanha de falar sobre as alegrias de uma.vida plena e a despedida de sua filha. Esta é uma leitura que merece umas pausas para absorver as emoções que envolvem seus personagens reais. É indescritível o poder desse livro. Maravilhoso!

Gabriela3492 17/03/2024

Fiquei presa nesse livro. Não evolui, muito parado e chato.
Definitivamente Isabel Allende não é meu estilo de leitura. O livro é mais como um diário de memórias e impressões da autora enquanto sua filha enfrenta uma doença terminal. Excessivamente descritivo, sem relevâncias.

Mika 12/03/2024

Sensibilidade, amor e aventuras
Eu tô surpresa em como estou me sentindo ao terminar essa leitura. No início estava achando tudo meio alegórico demais talvez por ainda não estar conectada a Isabel e Paula. De repente, do nada, me vi em uma compulsão para saber mais da vida dessa autora, com uma personalidade e família fascinantes.
Eu não sou mãe e ainda assim a escrita no capítulo final me fez sentir uma, me fez sentir toda a dor...e isso é a coisa mais linda que a literatura pode fazer por alguém.