Últimos Poemas

palloma.pp 20/01/2024

"[...]Foi tão belo viver
quando vivias!

O mundo é mais azul
e mais terrestre de noite,
quando durmo,
enorme, dentro de tuas breves mãos."
(p. 139)

itsmarianita 08/01/2024

O último livro de Neruda
Gostei bastante da escrita desse célebre ganhador de Nobel escritor chileno Pablo Neruda. O livro é curto, mas com lindos poemas. Talvez se eu tivesse começado não pela última obra de sua vida, e sim por outros livros anteriores, essa leitura teria saindo mais emocionante.

Ross 03/01/2024

Poemas cheios de melancolia, amor e saudosismo. Da pra sentir a brisa do mar nas palavras de Neruda. Relerei sempre que quiser um afago dele.

milton_rocha 25/12/2023

Lindo
O livro permeia os últimos poemas deixados em vida pelo poeta, com alguns deles sendo acabados no seu leito de morte.

Os sinos, as ondas, o mar e a dureza das rochas são amplamente discutidos como fatores de vida e execução de uma boa vida. Em partes pelo barulho do mar e pela natureza repetitiva, e em outros cenários pela casa em Isla Negra, que reunia todos esses elementos.

O mais impressionante é o amor por Matilde, resgatado várias vezes com os elementos favoritos do poeta, emocionante de fato! Um dia espero sentir por alguém o que leio que Neruda sentia por Matilde, magnífico.

?Luego estos viajes
y el mío mar de nuevo:
tu cabeza en la cabecera,
tus manos voladoras
en la luz, en mi luz,
sobre mi tierra.

Fue tan bello vivir
cuando vivías!

El mundo es más azul y más terrestre de noche, cuando duermo enorme, adentro de tus breves manos.?

It's Gi (Taylor's version) 18/12/2023

Livro para quem já conhece Neruda
Sinto que comecei a ler Neruda pelo livro errado.
Gostei dos poemas de um modo geral. Tem muitas coisas lindas, coisas bem melancólicas, mas nenhum fez eu sentir o peso das palavras, a tristeza ou alívio da morte.
No mais, com certeza lerei outros poemas de Neruda se eu tiver a chance.
Recomendo para quem já gosta da poética nerudiana.

AlAxia.Amaral 10/12/2023

Apaixonada!
Mais um livro favoritado e direito do meu coração, Pablo colocou aqui poemas lindos que mexeram comigo. Se tornou agora meu escritor favorito ? Amei demais essas três leituras ?????

Vittor 12/10/2023

Indispensável
Livro maravilhoso junta vários poemas do Neruda, edição bilíngue boa para ler o original e a tradução logo ao lado, neruda é indispensável para todo amante de poesia.

Rodsluvian 21/08/2023

Deixou a desejar
Por mais que eu ame Neruda, esse livro eu não curti tanto quanto eu costumo gostar dos poemas dele. Infelizmente.

Kathleen 04/07/2023

Estava decidida a ler um livro de poemas e peguei esse pra ler. É um livro curtinho que toca na existencia de ser poeta, de refletir sobre a vida e sobre as coisas que nos perpassam. Não me foi um livro tão memorável, mas foi bem interessante a experiência.

Biblioteca Álvaro Guerra 22/05/2023

A grande voz de Neruda se levanta pela última vez, cheia de nostalgia e melancolia, mas como querendo condensar nestes últimos poemas o sentido de toda a sua obra. Na sua leitura, poderíamos dizer, como o poeta à sua amada Matilde: "Foi tão belo viver enquanto vivias".

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788525407016

Volmir.Cardoso 01/05/2023

Neruda, pleno em seus últimos poemas
Neste livro, temos os últimos poemas de Pablo Neruda, escritos próximos de sua morte em 1973. Há uma indagação final sobre o ego, sobre o papel do poeta, muitas vezes próximo do papel de um tocador de sinos, anunciando algo óbvio, mas imperceptível. Há também a figura de Matilde, a amada que ajuda o poeta, sua Beatrice.
A tradução é ruim nesta edição, pois não respeita os ritmos propostos por Neruda. Ainda bem que é bilingue.

Marcos Ogre 23/04/2023

"Fue tan bello vivir cuando vivías!"
Reencontrando Neruda pelas palavras que precederam sua morte, que jeitinho simpático.

Últimos Poemas (ou O Mar e os Sinos, nome que eu prefiro bem mais), como bem diz o titulo, traz alguns versos escritos por Pablo Neruda no fim de sua vida. O tempo se faz perceber em cada texto aqui, com o peso que convém aos sentimentos que ele evoca.

Neste livro, o mar e os sinos fazem música para a saudade, a nostalgia, enfim, a memória. Os poemas, livres e sem uma linguagem pré-estabelecida (não uma que eu tenha percebido, pelo menos) falam sobre o amor romântico, resumido na imagem e na ideia de Matilde, esposa de Neruda; sobre o amor à terra e ao povo, no largo corpo do Chile; e também sobre o amor à natureza em geral, composta por suas belezas particulares e pelas pessoas que adicionam componentes a ela. É um livro muito bonito, para despedidas e descobertas finais.

Minha única ressalva foi com a tradução, que evitei porque achei bem ruinzinha. Mas, para quem prefere ler no original, elas servem como um apoio eventual.

Meus poemas favoritos foram "Cuando yo decidí", "Declaro cuatro perros", "Cada día Matilde", "Si cada día cae", "Nombres", "Esperemos", "Sangrienta fue", "Final" e, meu favorito, "Sucede", que reproduzo aqui:

Golpearon a mi puerta el 6 de Agosto:
ahí no había nadie
y nadie entró, se sentó en una silla
y transcurrió conmigo, nadie.

Nunca me olvidaré de aquella ausencia
que entraba como Pedro por su casa
y me satisfacía con no ser:
con un vacío abierto a todo.

Nadie me interrogó sin decir nada
y contesté sin ver y sin hablar.

Qué entrevista espaciosa e especial!

Prof. Wollace Silva 22/04/2023

Pablo Neruda
Fiquei muito surpreso com a leitura! Tive um contato anterior com Neruda, mas havia sido somente um ou dois textos que meu professor de Espanhol trouxe para a classe.
No começo do livro fiquei um pouco entediado, mas ao decorrer do livro li textos que precisei parar, fechar o livro para poder digerir o que eu havia acabado de ler.
Super indico viu!

rachid 03/04/2023

Lindo demais!
Adorei! essa é outra leitura que leva tempo porque você tem que pensar no que acabou de ler, mas vale tão a pena!
os poemas são lindos demais! eu não to acostumada a ler poesia mas essa me agradou muito
pretendo ler outros do autor!