Últimos Poemas

Últimos Poemas Pablo Neruda

Resenhas - Últimos Poemas

Marcos Aurélio 08/04/2021

Neruda
Leve, perspicaz e apaixonante. Neruda nos leva por caminhos inesperados e desperta sentimentos em suas descrições...

Thér (@gatonaestante) 13/05/2021

Fui dormir pensando no Chile
Ontem fui dormir pensando no Chile, no Uruguai e no Mar. É para onde esses poemas te levam.

Gostei bastante das sensações e sorrisos que me tirou

Lucas1429 04/03/2023

Últimos poemas
Poemas simbólicos de um homem já cheio de palavras e experiências, mas que via sua vida aos poucos se esvair.

A morte próxima, os sinos badalando e um mar imenso e desconhecido pela sua frente.

Mabi 13/08/2022

Eita
..... Gente do céu.... É um livrinho curto... Mas... Muito bom.. e sinceramente... Eu leria de novo sem o menor problema.

Isaias 19/01/2023

Primeiro contato com Neruda
Apesar de muito ouvir falar de Pablo Neruda, tanto por sua relevância na literatura quanto por sua atuação política como militante do Partido Comunista do Chile, só agora tive a oportunidade de ler algo de sua autoria. Devo dizer que a poesia não é muito o meu campo de interesse, tenho alguma dificuldade em captar algumas mensagens do eu-lírico, sempre tive, mas alguns poemas deste livro realmente foram tocantes. Dentre meus poemas favoritos, o que mais me chamou a atenção foi o intitulado "Foi Sangrenta". Como historiador em formação não poderia deixar de pensar numa forma de usar o texto numa possível discussão sobre a construção da memória e história do tempo presente. Nas belas palavras do escrito comunista: "Que artes temos para o extermínio/ e que ciência para extirpar lembranças!".

Everton Gonçalves 26/05/2021

Últimos Poemas de Pablo Neruda foi o livro concluído no leito de morte do autor em setembro de 1973. Traz como subtítulo “O mar e os sinos” e é marcado por uma reflexão onde se pode perceber a presença da morte que se aproxima, mesmo sem se decair numa falta de esperança, ainda que haja em alguns poemas certa melancolia. Alguns poemas são dedicados a sua amada Matilde.
Seguem alguns versos que mais gostei:

Quando eu decidi ficar límpido
e buscar corpo a corpo a infelicidade
para jogar os dados,
encontrei a mulher que me acompanha
a torto e direito na noite
na nuvem e no silêncio. (Quando eu decidi... p.29)

Todos caminham com preposições,
advérbios, substantivos
que se antecipam nos armazéns,
nas corporações, na rua.
Nos chamam pelo telefone
com urgência
para notificar-nos que ficou proibido
ser feliz. (Pedro é o qhando… p.61-62)

Assim cada manhã de minha vida
trago do sonho outro sonho (Não há muito que contar… p.71)

Todos me perguntavam quando parto,
quando me vou.
Ir-se de qualquer modo a alguma parte
ainda que não quisesse ir a nenhum lugar. (Todos me perguntavam… p.95)

Por que buscar em vão
em cada porta em que não existiremos
porque não chegamos ainda? (Todos. p.113)

Que artes temos para o extermínio
e que ciência para extirpar lembranças!
Está florido o que foi sangrento.
Preparar-se, rapazes,
para outra vez matar, morrer de novo,
e cobrir com flores o sangue. (Foi sangrenta… p.133)

Não quero falar por um largo tempo,
silêncio, quero aprender ainda,
quero saber se existo. (Aí está o mar? p.137)

Foi tão belo viver
quando vivias! (Final. p.139)

Marcos Ogre 23/04/2023

"Fue tan bello vivir cuando vivías!"
Reencontrando Neruda pelas palavras que precederam sua morte, que jeitinho simpático.

Últimos Poemas (ou O Mar e os Sinos, nome que eu prefiro bem mais), como bem diz o titulo, traz alguns versos escritos por Pablo Neruda no fim de sua vida. O tempo se faz perceber em cada texto aqui, com o peso que convém aos sentimentos que ele evoca.

Neste livro, o mar e os sinos fazem música para a saudade, a nostalgia, enfim, a memória. Os poemas, livres e sem uma linguagem pré-estabelecida (não uma que eu tenha percebido, pelo menos) falam sobre o amor romântico, resumido na imagem e na ideia de Matilde, esposa de Neruda; sobre o amor à terra e ao povo, no largo corpo do Chile; e também sobre o amor à natureza em geral, composta por suas belezas particulares e pelas pessoas que adicionam componentes a ela. É um livro muito bonito, para despedidas e descobertas finais.

Minha única ressalva foi com a tradução, que evitei porque achei bem ruinzinha. Mas, para quem prefere ler no original, elas servem como um apoio eventual.

Meus poemas favoritos foram "Cuando yo decidí", "Declaro cuatro perros", "Cada día Matilde", "Si cada día cae", "Nombres", "Esperemos", "Sangrienta fue", "Final" e, meu favorito, "Sucede", que reproduzo aqui:

Golpearon a mi puerta el 6 de Agosto:
ahí no había nadie
y nadie entró, se sentó en una silla
y transcurrió conmigo, nadie.

Nunca me olvidaré de aquella ausencia
que entraba como Pedro por su casa
y me satisfacía con no ser:
con un vacío abierto a todo.

Nadie me interrogó sin decir nada
y contesté sin ver y sin hablar.

Qué entrevista espaciosa e especial!

Ana Bê 13/10/2022

"Não cresci, não cresci, segui morrendo?"
Neruda, agora já parte das minhas memórias. Esse livro é muito sobre isso também, abraçar o silêncio e conversar com ele sobre o passado, amores e o vento que sussura velhas dores. Não tenho muito à dizer. Li ao mesmo tempo que Água Viva da Clarice Lispector e muitos poemas me lembraram o livro, inclusive já marquei um para citar na futura resenha.
Recomendo comprar a versão bilíngue.

LENTO
[...]
-tem que saber fechar os olhos
na luz,
os abrir na sombra,
esperar.

Vittor 12/10/2023

Indispensável
Livro maravilhoso junta vários poemas do Neruda, edição bilíngue boa para ler o original e a tradução logo ao lado, neruda é indispensável para todo amante de poesia.

Prof. Wollace Silva 22/04/2023

Pablo Neruda
Fiquei muito surpreso com a leitura! Tive um contato anterior com Neruda, mas havia sido somente um ou dois textos que meu professor de Espanhol trouxe para a classe.
No começo do livro fiquei um pouco entediado, mas ao decorrer do livro li textos que precisei parar, fechar o livro para poder digerir o que eu havia acabado de ler.
Super indico viu!

Simone Pagliari 17/12/2021

Últimos Poemas/ O mar e os sinos
O mar e os sinos é marcado por uma reflexão onde se pode perceber a presença da morte que se aproxima, mesmo sem se decair numa falta de esperança, ainda que haja em alguns poemas certa melancolia.

jadebaezz 29/04/2021

Os poemas têm palavras e conceitos comuns entre si, além de normalmente serem bem simples, o que torna a leitura perfeita para aprender a língua

perfildagabri 05/03/2023

Gostei muito dessa edição bilíngue, muito bom para estudar espanhol.
O livro tem contos belíssimos e curtinhos, da vontade de devorar tudo de uma só vez .