A Ascensão de Senlin

A Ascensão de Senlin Douglas Adams

Resenhas - A Ascenção de Senlin

Talita342 20/03/2024

No geral, é uma ficção boa. A evolução do personagem Senlin é cativante, destacando sua coragem diante das adversidades, especialmente em sua busca para resistir à corrupção da torre e sua motivação pela procura de Maria. No entanto, apesar desses pontos fortes, o livro deixa a desejar em alguns aspectos. Há momentos em que a história parece arrastada, com excesso de detalhes desnecessários, o que pode ser considerado como "encheção de linguiça". Além disso, alguns personagens secundários, como Ogier, ficam subdesenvolvidos, deixando o leitor com questões não respondidas.

MariBrandão 27/12/2023

O desespero de quem começou o livro sabendo que existia um segundo ainda não lançado....e acabou de descobrir que são quatro volumes.....

Eu gostei da história. Demorei, mas gostei.
Achei o começo extremamente lento. Só foi ter alguma ação beeeeem lá pro final. Mas gostei da ambientação, e definitivamente quero saber o que tem mais pra cima!

E quero ler mais sobre as mulheres da história também!

Isabella.Wenderros 11/02/2022

“A Torre é um poço de piche. Quando coloca o dedão do pé nela, está preso para sempre. Ninguém vai embora. Ninguém vai para casa.”
A Torre de Babel é conhecida como o Ralo da Humanidade: é para lá que todas as pessoas são atraídas. Os turistas chegam empolgados para descobrir o que cada circunreino tem para oferecer, extasiados pelo privilégio de estarem se aproximando da maior realização humana, centro de todo desenvolvimento tecnológico. Ninguém sabe quantos andares tem, nem quem construiu ou quando, mas todos os livros afirmam se tratar de um lugar idílico, berço das maiores descobertas e o lar das mentes mais elevadas.

Thomas Senlin sempre sonhou em conhecer a Torre. Diretor da única escola de uma cidade pequena, ele decide que chegou o momento de pegar suas economias de uma vida inteira e fazer essa viagem junto com Marya, sua jovem esposa, durante a lua de mel do novo casal. O que eles encontram ao se aproximarem do destino já é impressionante: a quantidade de visitantes é gigantesca, o mercado que existe nos arredores da Torre é um verdadeiro caos e tudo pode acontecer. Thomas descobre isso da pior maneira: enquanto decide fazer algumas compras numa das barracas, Marya desaparece. Enquanto procura pela mulher, o protagonista percebe que aquele não é um caso isolado e decide que a melhor maneira de se reencontrarem é seguindo o planejamento que tinha sido feito em casa e esperar por ela nas Termas, o terceiro circunreino da Torre, onde eles esperavam passar dias tranquilos nos vários spas disponíveis. O plano era esse, com certeza Marya seguiria para lá quando percebesse que tinha se perdido no meio da multidão.

O que Thomas descobre imediatamente é que a confusão não é exclusividade do mercado, ela está espalhada por todos os lados. Enquanto entra e sobe na Torre, ele descobre que nada é o que parece, ninguém é o que diz ser e que as coisas podem entrar em combustão rapidamente.

O protagonista é um homem maçante em muitos momentos e a leitura demorou pra engrenar, mas mesmo quando fluiu, empacava em algumas partes. Eu só conseguia pensar naquela meme “expectativa vs realidade” conforme a Torre se mostrava de verdade já que Thom esperava encontrar pessoas evoluídas e uma sociedade quase perfeita, mas o que recebeu foi o completo oposto.

Conforme subia os andares e vivia experiências surpreendentes, eu ficava me perguntando qual era o verdadeiro objetivo da Torre. Ninguém, nem os habitantes, sabe muito sobre os circunreinos superiores. Quem vive lá? A Torre serve para quê exatamente? Thomas criou uma teoria muito interessante nos capítulos finais sobre a finalidade de cada um dos 3 primeiros reinos, mas ainda falta descobrir as outras peças para montar o quebra-cabeça.

Quando chega em Nova Babel, eu senti uma mudança no diretor – ele começou a criar planos, se arriscou e até enfrentou algumas pessoas que algumas semanas atrás teriam feito com que saísse correndo. Os personagens secundários também têm muito para entregar e Ogier é uma incógnita. Não é um livro maravilhoso, mas é um bom passatempo e com certeza quero ler a continuação. Preciso descobrir mais sobre tudo isso.

Jenni Pradera 16/12/2021

4,5 estrelas
Nossa senhora que livro foi esse? Fui sem expectativa e gostei mais do que esperava. Achei muito original escrever uma história na Torre de Babel.
Esse livro vai de 8 a 80. Senlin é todo reservado e por necessidade ele vira um homem feroz e faz de tudo para encontrar a sua esposa. Se quer sobreviver, tem que grudar no Senlin, tenho certeza que não duraria 1 dia.
Adorei a leitura!

Ritchelly - @garotagirassol_ 12/12/2021

#ResenhaDaGirassol - A ascensão de Senlin
Thomas Senlin sempre sonhou em conhecer a Torre de Babel, tida como a maior maravilha do mundo. Imensa como nada já visto antes, a Torre possui reinos verticais, empilhados uns sobre os outros como as camadas de um bolo.

Ele e sua esposa decidem ir passar a lua de mel nas Termas, o terceiro andar da Torre de Babel. Mas quando eles chegam, Senlin percebe que a Torre não é exatamente o bastião da cultura e tecnologia que sempre acreditou, mas uma cova traiçoeira de tiranos e ladrões, um lugar onde não se pode confiar em ninguém.

Após sua esposa sumir em meio a multidão, Senlin irá navegar através de manicômios, salões de baile, teatros burlescos e reinos extraordinários para tentar encontrá-la de novo. Isso se puder.

Preciso dizer que o autor acertou muito ao criar este universo, é um enredo único e cheio de características que todo leitor de fantasia gosta: Universo rico, tramas políticas, bons conflitos e muitas reviravoltas.

Confesso que a escrita do autor é um pouco cansativa por ser bastante descritiva, demorei para concluir essa leitura justamente por esse motivo, mas não mudaria isso jamais, pois essa característica veio muito a calhar para me familiarizar nos cenários e ambientações do livro. Ainda mais por ser o primeiro livro da série.

Gostei do rumo que o enredo seguiu, o protagonista vai aprendendo junto com o leitor os segredos da Torre de Babel, é a primeira vez do leitor tendo acesso ao universo, mas também é a do personagem, então vamos juntos amadurecendo e entendendo a malícia dos reinos e personagens secundários. O que faz as revelações terem um Quê a mais de entusiasmo.

É um livro denso, com uma escrita descritiva e um universo muito rico. Para quem gosta de fantasias mais maduras, irá se deliciar com a ascensão de Senlin na Torre de Babel, e descobrir junto com ele que a torre está longe de ser um exemplo de humanidade.

Fraan Fontes' 14/10/2021

Uma saga sem fim
Pensei que esse dia nunca chegaria... terminei "A Ascensão de Senlin"!!!!!
Eu estava ansiosa pra ler esse livro, mas não engrenei a leitura. Foi difícil me afeiçoar ao Senlin e todas as suas presepadas. A escrita em si é muito boa e rica em detalhes, mas parece enrolar mais que o necessário. Quando soube que tem mais livros e que a história não chegaria ao fim, me irritei, mas foi honra terminar.

Dany Siviero 25/08/2021

Cansativo...
Mto blá blá blá. Tem uma estória mais ou menos com um personagem bobo e ingênuo ao extremo. Terminei o livro e não achei a Ascensão de Senlin

Rodrigo Amaro 30/05/2021

A ingenuidade do Thomas as vezes acaba sendo um estorvo muito grande, acaba deixando o livro pesado , mas a partir do momento que você começa a ver o personagem a se desenvolver, entender mais as coisas, a leitura se torna muito gostosa , quando você chega no final do livro vc percebe como ele evoluiu e isso é fantástico.

Izabela 03/02/2021

Cansativo
Até o meio do livro a história me prendeu, mas começou a ficar cansativa e enrolada demais. No fim, foi chato.

Bolinhox3 27/12/2020

A Ascensão de Senlin
A Ascensa?o de Senlin - Josiah Bancroft

Thomas Senlin e? diretor de uma escola rural, quando decide passar sua lua de mel na mais incri?vel construc?a?o do mundo. A Torre de Babel.
Pore?m nada sai como o esperando quando sua mulher desaparece no mercado, enta?o sua aventura comec?a.

A partir desse ponto, tudo o que acompanhamos e a busca desesperada do personagem principal por sua esposa.
E? muito interessante ver como o personagem vai mudando sua visa?o do local. A torre antes vista por ele como algo maravilhosamente incri?vel e totalmente romantizada, passa a ser algo sujo e perigoso.

Quando pensamos em Torre de Babel, na?o sei voce?s, mas eu crio bastante expectativa com a possibilidade de va?rios inusitados durante a leitura, pore?m infelizmente isso na?o acontece.
A histo?ria fica muito repetitiva, um drama meio sem sentido e forc?ado.
O personagem principal Senlin, e? ta?o sem personalidade, e sem sal que na?o da pra se apegar.
Pore?m um ponto positivo, e? que o autor descreve ta?o bem as cenas e com tanta simplicidade que e? possi?vel enxergar todos os detalhes nitidamente, isso realmente e? muito bom.
Na?o existem pontas soltas ou algo inexplica?vel, simplesmente esta? tudo ali.

Achei a histo?ria bem arrastada, e na?o pretendo ler a continuac?a?o. Pore?m pode ser uma boa escolha para quem e? fa? de fantasia e procura algo diferente pra ler. Os cena?rios sa?o maravilhosos e ate? daria um o?timo filme se o fizessem.

Beca 05/11/2020

Eu amei esse livro do começo ao fim! Tom, os amigos que ele faz no caminho, e sua aventura tem meu coração. N vejo a hora de conhecer mais da torre e seus segredos.

pedrogoncalvs 22/10/2020

Bom, mas poderia ser mais
A história é bem criativa, eu gostei demais de alguns personagens a quem senlin se liga nessa aventura, mas faltou explorar mais eles, o que eu espero nos próximos, e teve partes bem lentas e enroladas, mas fora isso é um livro que promete muito numa série, mas que sozinho não cumpre tanto assim, mas apesar disso quero ler os próximos e ver onde isso vai nos levar.