A Ascensão de Senlin Douglas Adams

Resenhas - A Ascenção de Senlin

Isabella.Wenderros 11/02/2022

“A Torre é um poço de piche. Quando coloca o dedão do pé nela, está preso para sempre. Ninguém vai embora. Ninguém vai para casa.”
A Torre de Babel é conhecida como o Ralo da Humanidade: é para lá que todas as pessoas são atraídas. Os turistas chegam empolgados para descobrir o que cada circunreino tem para oferecer, extasiados pelo privilégio de estarem se aproximando da maior realização humana, centro de todo desenvolvimento tecnológico. Ninguém sabe quantos andares tem, nem quem construiu ou quando, mas todos os livros afirmam se tratar de um lugar idílico, berço das maiores descobertas e o lar das mentes mais elevadas.

Thomas Senlin sempre sonhou em conhecer a Torre. Diretor da única escola de uma cidade pequena, ele decide que chegou o momento de pegar suas economias de uma vida inteira e fazer essa viagem junto com Marya, sua jovem esposa, durante a lua de mel do novo casal. O que eles encontram ao se aproximarem do destino já é impressionante: a quantidade de visitantes é gigantesca, o mercado que existe nos arredores da Torre é um verdadeiro caos e tudo pode acontecer. Thomas descobre isso da pior maneira: enquanto decide fazer algumas compras numa das barracas, Marya desaparece. Enquanto procura pela mulher, o protagonista percebe que aquele não é um caso isolado e decide que a melhor maneira de se reencontrarem é seguindo o planejamento que tinha sido feito em casa e esperar por ela nas Termas, o terceiro circunreino da Torre, onde eles esperavam passar dias tranquilos nos vários spas disponíveis. O plano era esse, com certeza Marya seguiria para lá quando percebesse que tinha se perdido no meio da multidão.

O que Thomas descobre imediatamente é que a confusão não é exclusividade do mercado, ela está espalhada por todos os lados. Enquanto entra e sobe na Torre, ele descobre que nada é o que parece, ninguém é o que diz ser e que as coisas podem entrar em combustão rapidamente.

O protagonista é um homem maçante em muitos momentos e a leitura demorou pra engrenar, mas mesmo quando fluiu, empacava em algumas partes. Eu só conseguia pensar naquela meme “expectativa vs realidade” conforme a Torre se mostrava de verdade já que Thom esperava encontrar pessoas evoluídas e uma sociedade quase perfeita, mas o que recebeu foi o completo oposto.

Conforme subia os andares e vivia experiências surpreendentes, eu ficava me perguntando qual era o verdadeiro objetivo da Torre. Ninguém, nem os habitantes, sabe muito sobre os circunreinos superiores. Quem vive lá? A Torre serve para quê exatamente? Thomas criou uma teoria muito interessante nos capítulos finais sobre a finalidade de cada um dos 3 primeiros reinos, mas ainda falta descobrir as outras peças para montar o quebra-cabeça.

Quando chega em Nova Babel, eu senti uma mudança no diretor – ele começou a criar planos, se arriscou e até enfrentou algumas pessoas que algumas semanas atrás teriam feito com que saísse correndo. Os personagens secundários também têm muito para entregar e Ogier é uma incógnita. Não é um livro maravilhoso, mas é um bom passatempo e com certeza quero ler a continuação. Preciso descobrir mais sobre tudo isso.

Ananssa 01/06/2020

Livro do Turista Literário de Abril de 2020
Este livro trouxe bastante aventura, mas infelizmente tem um personagem principal bem irritante. O livro se torna interessante pelas curiosidades e descobertas que cada circunreino da torre traz e principalmente pelos personagens secundários, onde cada um tem uma história incrível e contribui brilhantemente para o todo. Algumas passagens tem até mesmo ensinamentos e reflexões para a vida real. E as mulheres roubam a cena, com certeza! Espero que Thomas Senlin seja mais esperto nos próximos livros e pare de me irritar.
Priscila 05/11/2020minha estante
Amei a aventura. Mas o protagonista é maçante mesmo. Eu geralmente leio rápido, mas não consegui aguentar o Senlin, então tive que intercalar a leitura com outros livros. Acabei terminando de ler agora em novembro. rsrs

Mas espero que ele fique mais esperto e interessante nas sequências, dado o desfecho do livro. Não vou abandonar a série porque achei a história interessante e diferente, gostei muito desse universo.

Priscila 17/05/2020

Interessante em alguns momentos e desgastante em outros...
A história seria digna de 5 estrelas, se não fosse o personagem principal que pelo menos 90% do livro é insuportável, em muitos momentos pensei em parar, porém muitos dos outros personagens me fizeram continuar... só espero que Senlin evolua no próximo livro!

50livros 22/08/2020

Livro bom para conhecer novos mundos
Não é segredo para ninguém que eu ando de bode para fantasias e distopias, mas essa aqui teve seu lugar. Que mundo bem construído! Me seduziu desde a primeira parte, mas demora um pouco para a história engrenar. Apesar de ter bons personagens, o desenvolvimento deles é um tanto seco e a construção política do universo ainda é muito introdutória. É um daqueles livros que é preciso lê-lo já levando em conta que há continuações, ele não consegue valer-se por si só. Contudo, o final promete bastante, me deixou intrigada para ler os livros seguintes. Foi uma leitura que curti bastante, mas creio que é preciso um pouco de paciência com ela.

site: https://www.50livros.com/post/resenha-de-a-ascens%C3%A3o-de-senlin-livros-de-babel-vol-01-de-josiah-bancroft-turistaliterario

Dani 20/06/2020

Muito bom!
Estava bem ansiosa para esse lançamento, e apesar de não ter sido tudo que eu esperava, foi uma leitura da qual gostei bastante.

Minha primeira surpresa foi perceber que se tratava de uma fantasia steampunk. Não li muitos livros ainda nesse gênero então foi uma surpresa bem vinda.

Foi bem interessante acompanhar Thomas Senlin, o pacato diretor de uma escola rural, enquanto eles desbravava cada nível da torre em busca de sua esposa perdida. Cada nível tem sua própria excentricidade o que dava sempre a impressão de um novo mundo à ser descoberto ( esse aspecto excêntrico me lembrou do livro "os noivos do inverno", que adoro, embora a história em si não tenha nenhuma similaridade). O Thomas é um personagem tímido e inocente, mas que vai crescendo e mudando forçado pela situação que se encontra. É um herói bem inesperado, que praticamente consegue aos tropeços seguir em frente com seus planos.

A história começa muito bem e fiquei curiosa desde o inicio. Lá pela metade ela faz uma "barriguinha" que acabou me perdendo um pouco , mas retomou com força no final. Terminei bem curiosa para saber como a história irá continuar.

Talita342 20/03/2024

No geral, é uma ficção boa. A evolução do personagem Senlin é cativante, destacando sua coragem diante das adversidades, especialmente em sua busca para resistir à corrupção da torre e sua motivação pela procura de Maria. No entanto, apesar desses pontos fortes, o livro deixa a desejar em alguns aspectos. Há momentos em que a história parece arrastada, com excesso de detalhes desnecessários, o que pode ser considerado como "encheção de linguiça". Além disso, alguns personagens secundários, como Ogier, ficam subdesenvolvidos, deixando o leitor com questões não respondidas.

drica 09/06/2020

A Ascensão de Senlin
A Ascensão de Senlin é o primeiro livro da série Os Livros de Babel. Nesse primeiro volume temos um casal indo passar a lua de mel na maravilhosa Torre de Babel. Thomas Senlin é o diretor de uma escola rural em Isaugh, fascinado pela Torre.
Como em todo lugar mundialmente famoso, a Torre vive abarrotada de turistas. A história inicia quando eles desembarcam do trem no mercado que fica ao pé da torre e tentam seguir caminho até o seu destino. Porém, Selin se afasta de Marya e acaba se perdendo da esposa e ao tentar achá-la as bagagens são roubadas. E assim inicia a saga de Senlin em busca da esposa.
A torre é dividida em circunreinos, cada um tem sua função e organização política. Ao passo que Senlin vai adentrando na Torre, ele descobre que tudo que ele leu sobre o lugar não é verdade e achar Marya se torna uma missão perigosa.
Teatros bizarros, bailes, traições e assassinatos são alguns obstáculos que Senlin enfrenta na sua busca por Marya.
Gostei da forma como o autor constrói os elementos da história. O teatro, os portos, as naves são bem diferentes do que eu já vi em outras fantasias.
O livro inicia de forma frenética, alguns finais de capítulos são bem intrigantes, deixando um mistério para o leitor não parar. Mas vai se perdendo conforme a leitura vai andando. Em alguns momentos a história fica lenta, o que pode entediar o leitor. Esse é o único ponto negativo pra mim.

site: https://www.instagram.com/livroleitura/

Tamires 14/08/2020

Esperava mais
Confesso que ao ler a sinopse fui com muita expectativa sobre o livro, mas o que era pra ser uma boa leitura se tornou maçante. O autor enrolou muita a história e acabei perdendo o interesse, foram 3 meses, terminei a. Leitura por que não gosto de deixar para trás. Mas certamente não lerei o próximo.

Bebel 17/07/2020

Uma trama muito enrolada e em grande parte bem cansativa...
Ana 25/07/2020minha estante
Ai amiga...kkkkkkk só quem viveu sabe

Paula 27/05/2020

Me surpreendeu bastante
Esse foi um livro que me pegou já no início.
Foram lutas pra me obrigar a largar a leitura e ir dormir. Era sempre um "só mais um capítulo".
É engraçado que mesmo o Senlin por vezes tendo um comportamento conservador, ele não me incomodou. Ele é muito amigável , um pouco inocente e esperançoso. Ele confia e acredita nas pessoas.
E é legal como a Torre de Babel é apresentada e como ela é colocada pra corromper todo mundo que a frequenta. E cada andar tem algo único.
Ver o Senlin tentando manter seu eu é muito interessante. E os personagens que aparecem são muito únicos e cada um tem um enredo muito legal .
Você vai lendo querendo saber mais sobre a torre, sobre os outros personagens, sobre os mistérios e até quando o Senlin vai conseguir não se corromper completamente e como vai estar a Marya no momento do encontro.
Foi uma deliciosa surpresa esse livro.
Aguardarei ansiosa pela continuação

Bolinhox3 27/12/2020

A Ascensa?o de Senlin - Josiah Bancroft

Thomas Senlin e? diretor de uma escola rural, quando decide passar sua lua de mel na mais incri?vel construc?a?o do mundo. A Torre de Babel.
Pore?m nada sai como o esperando quando sua mulher desaparece no mercado, enta?o sua aventura comec?a.

A partir desse ponto, tudo o que acompanhamos e a busca desesperada do personagem principal por sua esposa.
E? muito interessante ver como o personagem vai mudando sua visa?o do local. A torre antes vista por ele como algo maravilhosamente incri?vel e totalmente romantizada, passa a ser algo sujo e perigoso.

Quando pensamos em Torre de Babel, na?o sei voce?s, mas eu crio bastante expectativa com a possibilidade de va?rios inusitados durante a leitura, pore?m infelizmente isso na?o acontece.
A histo?ria fica muito repetitiva, um drama meio sem sentido e forc?ado.
O personagem principal Senlin, e? ta?o sem personalidade, e sem sal que na?o da pra se apegar.
Pore?m um ponto positivo, e? que o autor descreve ta?o bem as cenas e com tanta simplicidade que e? possi?vel enxergar todos os detalhes nitidamente, isso realmente e? muito bom.
Na?o existem pontas soltas ou algo inexplica?vel, simplesmente esta? tudo ali.

Achei a histo?ria bem arrastada, e na?o pretendo ler a continuac?a?o. Pore?m pode ser uma boa escolha para quem e? fa? de fantasia e procura algo diferente pra ler. Os cena?rios sa?o maravilhosos e ate? daria um o?timo filme se o fizessem.

Mika 28/05/2020

Tudo isso por causa de um quadro!
Livro muito bom! Uma história grande com diversos acontecimentos que me envolveram até o fim. Tem sarcasmo e loucuras de monte, adoro isso! O final, o final foi incrível, assustador, louco e fantástico!

Rodolfo_Domingos 06/08/2020minha estante
Obrigado por isso! Tava nesse momento me decidindo se continuava ou não. Mas pelo visto a história não tem nada demais. Ela é muito episódica, os personagens aparecem pra fazer joguinho e esse lance da torre é legal, mas eu penso, ok, pra quê tudo isso?

Dany Siviero 25/08/2021

Cansativo...
Mto blá blá blá. Tem uma estória mais ou menos com um personagem bobo e ingênuo ao extremo. Terminei o livro e não achei a Ascensão de Senlin

roberta 30/05/2020

A Ascensão de Senlin
Um livro interessante, não mim identifiquei muito, mais o livro te deixa curiosa pra saber o aconteceu com Marya e o que vai acontecer com Senlin. Fiz várias marcações tbm sobre reflexão da sociedade e das pessoas.

"Conhecimento era o grande antisséptico: quanto mais instruída uma sociedade, mais limpa, segura,, igualitária e próspera ela seria."