Um Coração Simples

Um Coração Simples Gustave Flaubert

Resenhas - Um Coração Singelo

1 | 2 | 3 | 4

Suzana Alves 15/04/2024

É um livro curto, bonito e triste. Uma história que fala basicamente sobre a devolução de uma mulher durante toda a sua vida, primeiro a um amor, depois aos cuidados com filhos da senhora, depois ao sobrinho, e a tantas outras coisas.

Gabriel.Lima 30/03/2024

Uma Papagaiada
Tá ligado aquele biquinho que a literatura produzida no Rio de Janeiro gosta de fazer? Aquela coisa que tá em Machado, Clarice, nessa moça nova, Carla Madeira (acho que ela é carioca - se não for, se condenou pelo título 'Tudo é Rio'); pois bem, toda essa merda parece se alicerçar nessa literatura burguesa da França. Meu pivete, na moral, essa é uma parada que me tira do sério. Esse jeito de escrever como se eu tivesse a tarde vaga, esse fofoquismo metido a análise psicológica, me deixam puto. Tomar no c0u , Flaubert. Eu tenho mais o que fazer. Respeite meu tempo.

Amanda2041 07/03/2024

Uma história tão "pequena" para retratar um vida inteira. Um vida dura, por vezes angustiante, mas que é a realidade de muitos ainda hoje.
Uma leitura fácil, mas intensa. Adorei.
Resende 09/04/2024minha estante
Amo.

Gabriela Pôssas 19/01/2024

Razoável
Não consegui me envolver muito com a história e nem me comover com a protagonista. Achei as relações pouco exploradas e o personagem que mais me cativou foi o papagaio ?????

bobbie 02/12/2023

Autores clássicos não precisam de muita desculpa.
Muitas das vezes, ler clássicos é aceitar que não é preciso histórias mirabolantes com grandes acontecimentos, mistérios, surpresas, choques ou mesmo amores. Ás vezes, basta a vida comum de um desafortunado pela vida. Esta é a premissa de Um coração singelo, que conta a história de Felicidade, uma menina maltratada pela vida desde muito pequena, que encontra nessa mesma vida infeliz infinitas maneiras de expressar amor e tolerar infelicidades. Nada diferente do ciclo da vida ocorre aqui nesta novela: nascimento, infância, juventude, decepções amorosas, tristezas, morte. Mas Flaubert conta essa história sem surpresas ou reviravoltas de maneira tão singela, tão talentosa, que é difícil largar o livro antes do fim, a menos de 100 páginas do seu início.
Fernanda 25/03/2024minha estante
Sua resenha definiu tudo. Você literalmente organizou em palavras o que pensei em dizer. Que ótima resenha. E sim, eles claramente não precisam de desculpa.

bobbie 25/03/2024minha estante
Obrigado pelo comentário, Fernanda. ??

Mi_ 29/09/2023

O livro é curtinho e dá para ler em apenas 1 dia.
Félicité, a protagonista, me lembrou muito Macabéa, personagem principal do livro ?A hora da Estrella?, de Clarice Lispector.
Tanto Félicité quanto Macabéa, são duas mulheres com uma biografia nada relevantes, são invisíveis para a sociedade.
Com grande sensibilidade de seus autores, ambas ganharam grande importância, pois nos ensinam que mesmo em existências muito simples há uma grandeza de sentimentos e emoções.
Félicité, é um coração simples e de uma grandiosidade gigantesca.

@debee 18/08/2023

Leitura para a faculdade

É exatamente o que o título diz, um coração singelo. A protagonista é uma mulher muito simples, doa sua vida e energia para a patroa e tem afetos simples. Além de muita tristeza na vida

nanaths 24/06/2023

Esse foi meu primeiro contato com Flaubert, é uma leitura rápida, com uma história densa, que eu acho que não me apeguei tanto; porém, a escrita do autor é maravilhosa.

Renata 23/04/2023

Leitura rápida
Os detalhes descritivos da escrita de Flaubert nos faz "entrar" na história, sentir os aromas, as cores e os sentimentos de cada personagem. O livro é bem curtinho, leitura rápida. Gostei mas não amei.

Mabia.Santana 14/04/2023

Quanto vale um coração singelo
Felicité proporciona grandes aprendizados para a mulher moderna. Em todo momento, sua vida acompanhava a Paixão de Cristo e mesmo diante da dor, seu coração feminino não ficou petrificado, endurecido. Antes, seu coração se desenvolvia no amor, na doação. Essa novela é maravilhosa.

Charleees 27/03/2023

UM CORAÇÃO SINGELO - Gustave Flaubert
"Um vapor celeste sibiu ao quarto de Felicidade. Ela alargou as narinas, sorvendo-o com uma sensualidade mística; depois, cerrou as pálpebras. Seus lábios sorriam. Os movimentos de seu coração afrouxaram aos poucos, cada vez mais vagos, mais suaves, como uma fonte seca, como um eco desaparece; e, ao exalar o último suspiro, ela acreditou ver, nos céus entreabertos, um papagaio gigantesco, pairando acima da sua cabeça."

A história de Felicidade, por ironia é muito triste. E durante toda a leitura a personagem me pareceu muito com Macabéa de Clarice Lispector, ambas são personagens de corações simples, mas de uma vida dura, que pouco ou nada experimentaram da felicidade. A vida de Felicidade é repleta de tragédias além de uma desilusão amorosa, tal qual Macabéa, o maior apego que ela tem durante toda sua vida é um papagaio de nome Lulu, um sobrinho de nome Vítor e os dois filhos de sua patroa, Paulo e Virginia. A escrita de Flaubert é airosa, na apresentação do livro, Fernando Sabino diz que ele se preocupava com o detalhe, passando vários dias a escolha de uma palavra e não tem como não sentir essa preocupação de Flaubert durante a leitura.
Convido vocês a embarcarem na triste vida de Felicidade e assim como em A hora da estrela entender que apesar de duríssima ainda assim há pequenas poesias em nossas vidas.

Um Coração Singelo
Livro 05 de 2021
Editora: Rocco
Tradução: Luís de Lima
Organização: Fernando Sabino

Mavickty 02/01/2023

a coitada da Felicité
O livro conta a história da Felicité, que leva uma vida simples e, resumindo, cheia de desgraç4s. Apesar de seu nome ser "felicidade" em francês, dá pra contar nos dedos de uma mão só os momentos de alívio que ela teve no livro. Mesmo sendo uma mulher de pouca sorte, tem bastante fé e sempre voltava a esperar da vida coisas boas.
Os acontecimentos são descritos com bastante objetividade e essa é uma novela bem desenvolvida, apesar de simples. A leitura é rápida e nem um pouco cansativa, os acontecimentos, mesmo sendo um tanto quanto previsíveis, nos fazem querer terminar logo.
Na minha opinião, esse é um título perfeito que condiz bastante com a história.

Nathalia 26/12/2022

A narrativa quase fria e descritiva de uma vida comum e sofrida nos mostra que o simples também pode ser contemplado

Ana 31/07/2022

Livro bom para passar o tempo, conto simples sobre a vida de uma pessoa qualquer, daqui a uns meses não farei nem ideia do título, do autor e muito menos da história. Mas valeu a esperiência.

OgaiT 17/07/2022

Dramalhão
Narrativamente, achei muito simplista e previsivel. Há um certo exagero com relação ao sofrimento da protagonista e de como ela aceita tudo, das ofensas verbais aos castigos brutais sofridos de sua senhoria. Apesar de tudo isso, Felicité (como seu nome sugere) encara a vida com felicidade e gratidão.
Falando assim, alguns se lembrarão da Fantine de Os Miseráveis, mas Flaubert não traz a nenhum momento a crítica social estabelecida na obras de Victor Hugo. Podemos afirmar que aqui surgiu a estrutura das novelas do tiko e teko.

1 | 2 | 3 | 4