Um Coração Simples

Um Coração Simples Gustave Flaubert

Resenhas - Um Coração Singelo

1 | 2 | 3 | 4

Nathalia 26/12/2022

A narrativa quase fria e descritiva de uma vida comum e sofrida nos mostra que o simples também pode ser contemplado

Lucas Anderson 03/10/2016

Uma crítica a sociedade burguesa
A novela é mais uma das obras escritas para criticar a vida dos burgueses, assim como fez em Madame Bovary, Flaubert crítica, ainda que de forma mais branda, os valores burgueses vigentes na época. Ao narrar os acontecimentos na vida de Felicité percebemos que ela não tem aspirações, não há grandes acontecimentos em sua vida, empregada de uma senhora com algumas condições, a protagonista se resume a cuidar dos filhos da patroa e do próprio sobrinho, que aparece no decorrer da trama. O que leva Felicité a ter pelo menos se aproximado da felicidade, e ainda sim provando que não é mais do que uma simples empregada, é o fato de fantasiar a sua vida com um papagaio, o desejo e a aventura de ter aquele animal.

condadodeyork 14/11/2016

Conto sobre a tristeza do singelo
Este conto está na edição dos TRÊS CONTOS - Flaubert editado pela Cosac Naify, o que recomendo ler. Esta versão é bastante imprecisa e isso fica evidente depois de já ter lido a versão da Cosac. Trata se de uma obra de referência e entendimento do universo flauberiano, ou seja, para além de Madame Bovary. Reli o conto em questão para iniciar o livro PAPAGAIO DE FLAUBERT de JULIAN BARNES.

groupieslove0 30/04/2022

Dei 2,5 estrelas porquê achei um pouco confuso de entender, mas não foi um livro ruim, foi uma leitura bem rápida. Não tenho muito o que falar sobre porque não foi UAU.

Dalvan.Linhares 04/07/2017

Da felicidade e da simplicidade
Que conto! (ou que novela!) - uns dizem que é conto, outros, que é novela, mas que é incrível é inegável. Sabe uma leitura arrematada por suspiros, em que você respira sutileza a cada página lida? Um coração singelo é essa leitura. Tocante e sensível e acima de tudo, realista, traz à tona valores, emoções e atitudes que nos faz refletir muito, culminando em uma leitura altamente prazerosa, rápida e emocionante. Em oito palavras: Coração. Simplicidade. Amor. Emoção. Realidade. Devoção. Reflexão. Verdade.

Marker 25/07/2017

Creio que as adaptações cinematográficas da Madame Bovary (ainda não lido) me deixaram com uma ideia muito errada sobre Flaubert. Não que seu texto não tenha a pompa e o floreio que eu esperava, mas se trata de uma escrita assustadoramente segura, forte, e o mais próximo que eu já li até hoje de algo que se possa definir como belo. A curta história da banal e triste vida de Felicidade é contada por alguém muito atento não só àquela personagem mas como a todos os pormenores do mundo que a rodeia e a fazem ser como é. Aparentemente Madame Bovary se tornou prioridade.

Mr. Jonas 08/01/2018

Um coração simples ...
Sinopse: Com uma atenção aos detalhes da vida burguesa considerada quase escandalosa na época, Um coração simples fará com que muitos se lembrem, ou descubram, por que Gustave Flaubert foi aclamado como o primeiro grande mestre do realismo. Esta novela traz a história de uma mulher simples, Félicité, que trabalha décadas como criada para a Sra. Aubain, uma viúva de alguns recursos. Zela por tudo na casa, ajuda a criar os pequenos Paul e Virginie, mima seu sobrinho Victor, que entra em sua vida por acaso. Sua compreensão pouco sofisticada do mundo, pautada por suas realidades próximas e por sua própria história sem grandes acontecimentos, é acompanhada por um grandioso sentimento de amor, no sentido amplo da palavra. Escrita perto do fim da vida do autor, o trabalho era para ser uma homenagem a George Sand, que morreu antes do texto ficar pronto, e foi concebido em resposta a uma discussão entre ambos sobre a importância do realismo. Embora o texto mostre seu virtuosismo para contar detalhes e se baseie em uma de suas serviçais da vida real, Julie, Flaubert disse que a novela exemplificava sua declaração ? ?beleza é o objeto de todos os meus esforços?.

Paulo Sousa 29/09/2018

Um coração singelo, de Flaubert
Livro lido 6°/Set//47°/2018
Título: Um coração singelo
Título original: Um coeur simple
Autor: Gustave Flaubert (FRA)
Tradução: Luís de Lima
Editora: @roccodigital
Ano de lançamento: 1877
Ano desta edição: 2014
Páginas: 88
Classificação: ??????
_______________________________________________
"Seus lábios sorriam. Os movimentos de seu coração afrouxaram aos poucos, cada vez mais vagos, mais suaves, como uma fonte seca, como um eco desaparece; e, ao exalar o último suspiro, ela acreditou ver, nos céus entreabertos, um papagaio gigantesco, pairando acima de sua cabeça" (Posição no Kindle 524).
Felicidade, a personagem desta novela, passa meio século servindo a mesma patroa, numa vida de abnegação e dedicação em detrimento de sua própria vida. Isso porque, numa série de perdas, se vão o noivo, a quem ama verdadeiramente, o sobrinho, morto numa cidade distante por uma doença avassaladora, a patroa, a cuja morte precoce da filha ainda jovem, vem definhando desde então, e a um velho amigo que simplesmente a esquece. Todos mortos, perdidos, esquecidos. Existências que se desligaram da pobre Felicidade, dona de um coração terno e sincero. Como é comum na sociedade em que vive, Felicidade encontra no seio da religião o consolo necessário para suportar tantos desmandos e infelicidades...
Certa feita ela ganha de presente um papagaio - Lulu era seu nome - a quem dirige toda a afeição que seu bom coração pode despender. Cuida no animal com tamanho esmero que, à morte de Lulu, Felicidade se opõe a enterrá-lo: manda empalhar a ave e a guarda num quarto onde costuma manter as quinquilharias que foi acumulando e de onde pode, vez ou outra, admirar a ave.
Tamanha afeição que a figura estática de Lulu toma, na cabeça de Felicidade, a forma do Espírito Santo, e a veneração pela ave redobra quando nossa infeliz personagem convence o padre local a permitir que a ave ganhe um lugar numa procissão. Vendo o seu objeto de veneração no lugar - que a seu desejo - lhe cabe, o estranho mistério da (des)construção da imagem pelo ser acontece, e é quando Flaubert usa da sua maestria para adornar essa pequena obra com um belíssimo "finale", digno por si só.
Faz alguns anos li Madame Bovary, um dos primeiros clássicos que enfrentei. É um grande livro, merecidamente incluído na série A da literatura mundial. Por tabela, soube que Julian Barnes, um autor que me apetece, escreveu seu romance "O papagaio de Flaubert" baseado nessa pequena grande novela e é maravilhoso esse bate-rebate de obras literárias que se justapostam num emaranhado de desdobramentos e efeitos que qualquer leitor adora. Preciso ler o livro de Barnes. E preciso revisitar Flaubert. Vale!

@Umpouquinhodemim 31/01/2020

gostei muito é um livro de poucas páginas mas rico em conteúdo, algo assim é extremamente importante na nossa bagagem de leitores!

Mavickty 02/01/2023

a coitada da Felicité
O livro conta a história da Felicité, que leva uma vida simples e, resumindo, cheia de desgraç4s. Apesar de seu nome ser "felicidade" em francês, dá pra contar nos dedos de uma mão só os momentos de alívio que ela teve no livro. Mesmo sendo uma mulher de pouca sorte, tem bastante fé e sempre voltava a esperar da vida coisas boas.
Os acontecimentos são descritos com bastante objetividade e essa é uma novela bem desenvolvida, apesar de simples. A leitura é rápida e nem um pouco cansativa, os acontecimentos, mesmo sendo um tanto quanto previsíveis, nos fazem querer terminar logo.
Na minha opinião, esse é um título perfeito que condiz bastante com a história.

Charleees 27/03/2023

UM CORAÇÃO SINGELO - Gustave Flaubert
"Um vapor celeste sibiu ao quarto de Felicidade. Ela alargou as narinas, sorvendo-o com uma sensualidade mística; depois, cerrou as pálpebras. Seus lábios sorriam. Os movimentos de seu coração afrouxaram aos poucos, cada vez mais vagos, mais suaves, como uma fonte seca, como um eco desaparece; e, ao exalar o último suspiro, ela acreditou ver, nos céus entreabertos, um papagaio gigantesco, pairando acima da sua cabeça."

A história de Felicidade, por ironia é muito triste. E durante toda a leitura a personagem me pareceu muito com Macabéa de Clarice Lispector, ambas são personagens de corações simples, mas de uma vida dura, que pouco ou nada experimentaram da felicidade. A vida de Felicidade é repleta de tragédias além de uma desilusão amorosa, tal qual Macabéa, o maior apego que ela tem durante toda sua vida é um papagaio de nome Lulu, um sobrinho de nome Vítor e os dois filhos de sua patroa, Paulo e Virginia. A escrita de Flaubert é airosa, na apresentação do livro, Fernando Sabino diz que ele se preocupava com o detalhe, passando vários dias a escolha de uma palavra e não tem como não sentir essa preocupação de Flaubert durante a leitura.
Convido vocês a embarcarem na triste vida de Felicidade e assim como em A hora da estrela entender que apesar de duríssima ainda assim há pequenas poesias em nossas vidas.

Um Coração Singelo
Livro 05 de 2021
Editora: Rocco
Tradução: Luís de Lima
Organização: Fernando Sabino

Gabriela Pôssas 19/01/2024

Razoável
Não consegui me envolver muito com a história e nem me comover com a protagonista. Achei as relações pouco exploradas e o personagem que mais me cativou foi o papagaio ?????

Gabriel.Lima 30/03/2024

Uma Papagaiada
Tá ligado aquele biquinho que a literatura produzida no Rio de Janeiro gosta de fazer? Aquela coisa que tá em Machado, Clarice, nessa moça nova, Carla Madeira (acho que ela é carioca - se não for, se condenou pelo título 'Tudo é Rio'); pois bem, toda essa merda parece se alicerçar nessa literatura burguesa da França. Meu pivete, na moral, essa é uma parada que me tira do sério. Esse jeito de escrever como se eu tivesse a tarde vaga, esse fofoquismo metido a análise psicológica, me deixam puto. Tomar no c0u , Flaubert. Eu tenho mais o que fazer. Respeite meu tempo.

1 | 2 | 3 | 4