Madrinha de Honra

Madrinha de Honra Cintia Henriques

Resenhas - Madrinha de Honra

h2l 03/02/2024

Fui ler o livro esperando algum plot twist diferente e ganhei passagem de pano pra traição, uma forçação de perdão e o pior bifobia.

Fernanda.Shirley 06/08/2023

Pensando pensamentos
Esse livro foi uma leitura rápida e super gostosa. Super bem escrito e com uma linguagem rápida, o que me fez acabar em poucas horas.

Só achei o romance muito forçado e ?jogado?, achei que faltou desenvolver mais. Se tivesse acabado no momento em que a Lídia resolve suas questões com o casal de noivos teria sido melhor

Denise Pallú 27/08/2022

Mamão com açúcar
Um conto curto pra aquecer o coração.
Oque pode dar errado em ser a madrinha do casamento da sua melhor amiga, com o seu ex namorado???
É a Lídia precisa encarar o passado e isso não vai ser nada fácil, mas só assim conseguirá seguir em frente.
Uma delícia de leitura.

Araújo 21/03/2022

Apenas leia
Esse livro é muito louco, cheio de reviravoltas. Uma hora você tá com ódio, outra tá amando, outra tá chorando porque as coisas não estão tomando o rumo que você quer. Mas eu super recomendo você ler esse livro junto com a sequência dele (Não surta, amiga!)

dandy 11/03/2022

Então...
É meu primeiro contato com a autora, e geralmente eu costumo ''pegar leve'' por causa disso pois bate aquele medinho de estar sendo injusta etc, o que deixou de ser o caso como perceberão em seguida aqui nessa resenha. Pode ser que o livro tenha simplesmente não tenha sido ''meu copo de chá'' (o meu gosto), mas né é uma resenha e eu vou falar o que eu achei. (Sim, vai ser uma das grandes)

Primeiramente, o que me chamou atenção foi a capa. Quando eu encontrei, eu acabei encontrando a continuação primeiro e em seguida, tempos depois, eu achei esse. Eu tinha expectativas, já que a sinopse prometeu milhões, mas eu acabei foi recebendo centavos. Claro, antes de começar a ler la pelas tantas da madrugada eu resolvi da uma olhada em outras resenhas aqui no skoob, pq se tivesse algum gatilho ou situação que eu sei que me faria dropar o livro, eu nem começaria. Pois bem, topei com uma (o que foi um aviso que eu ignorei, mas né quis pagar pra ver) que eu fiquei hmm, mas continuei lendo assim mesmo. As vezes a gente tem que ver com os próprios olhos pra ter certeza.

Pois bem,
Como você já deve ter visto a sinopse, esse livro promete trazer uma estória de uma mulher que é convidada pro casamento do ex com a ex melhor amiga, isso por isso só já chama atenção, pois né é uma situação que promete destaque no casos de familia da christina rocha. Mas não foi bem assim, porém ta tudo bem né. A autora quis passar a mensagem do perdão, o que eu acho bacana, mas aproveitando pra fazer um comentário paralelo, você não tem obrigação nenhuma de deixar que pessoas que te desrespeitaram e traíram a tua confiança de volta na sua vida, porque você perdoou elas. Enfim há casos e casos, há varias nuances então não da pra julgar tudo preto no branco e outra também não pode crucificar alguém por não querer perdoar alguém, isso é coisa de mal caráter.
Eu não achei lindo a forma que ela perdoou todo mundo, muito menos fiquei comovida pelo contrario fiquei meio sei lá. Enfim voltando a linha de raciocino.
Não sou nenhuma critica renomada, mas olha, achei bastante raso. Personagens rasos, teve umas pontas soltas tipo, (atenção, leve spoiler), o gilberto antes de casar pedindo ela de volta e ficou por isso mesmo. A Lídia soltando cada comentário biofóbico e ficou por isso mesmo, até o personagem canonicamente bi solta um comentário desse teor. (Vou já já rasgar isso também, espere só) Em vários momentos eu tive que parar pra revirar os olhos, por causa de certas falas. Maioria dignas de quebrando o tabu. (que é basicamente frase de efeito que não faz diferença alguma e não leva em conta N fatores) E é isso né o livro realmente tem "personagens reais", você encontra varias pessoas rasas assim na vida real também #militei Agora, sério negócio de querer fazer "personagens reais" não é justificativa de trazer problematica pra obra e não resolver. Dá sim pra levantar questões pra refletir e ser divertido. Já vi muita obra por ai fazendo isso e na minha opinião, não foi o que aconteceu aqui não.

Agora falando sobre a já mencionada bifóbia, o que aconteceu aqui me deixou MUITO incomodada, ao ponto de estar quase ofendida, até tentei não ficar, mais eu fiquei. (dificil né quando você sente isso na pele praticamente todo dia pq tem os inocentes que "não sabem que é errado" pipipipopopo fico sem paciencia... google ta ai pra você pesquisar e se educar)
Ok, a personagem principal é uma mulher hetero cis, que não ta ligada nessas coisas tal como o resto delas que se regozija no seu privilegio e não pesquisa as coisas e não procura estudar etc etc, até aqui nenhuma surpresa. (Até pq o livro não promete adentrar em nenhum desses aspectos e fazer refletir, até pensei que fosse, mas não fez). Tendo isso em mente não fiquei surpresa ao ver as "piadinhas" muito da sem graça, o que tirou a graça de todo resto (ou que ja não tinha, vai do gosto de cada um). Caras, até o personagem canonicamente bi reforçou o discurso de que bissexualidade = mais chance de ser traido (o que o uc tem a ver com as calças? não sabemos!) o que pra mim foi a gota. E a fala do "sentir falta de alguma coisa etc qualquer coisa é só usar um brinquedinho" ? sem comentários.
Não foi intenção da autora? pode não ter sido, mas de boa intenção o inferno ta cheio como dizia a minha avó. Um pouco de pesquisa não mata.

Tinha tudo pra ser muito bom, mas pra mim não funcionou. Tem continuação, mas não tenho certeza se eu vou ler. Eu particularmente não recomendo, mas quem quiser ler, leia.
Veh 11/03/2022minha estante
Mds dara.... que situação, sinto muito por vc ter q ler essas coisaa

dandy 11/03/2022minha estante
ah amg tudo bem kjdj é bom pra exercer o olhar crítico e tal.. eu poderia ter dropado mas resolvi falar. aparentemente é bom ler uma bomba de vez em quando pra fazer uma resenha gigante falando depois é até catártico

Veh 11/03/2022minha estante
Ta certo, eu tbm sempre baforo mais com livro que odiei

dandy 11/03/2022minha estante
eu acho engraçado pq quando eu gosto a resenha nunca sai grandona ksjsjs

mary_raiodeletras 05/03/2022

Uma leitura leve para te tirar daquela ressaca chata!
Em Madrinha de honra, acompanhamos as peripécias de Lídia, que é convidada para o casamento da sua ex-melhor amiga com ninguém mais ninguém menos que o seu ex-namorado! A história é cheio de diálogos divertidos e que também mostram a importância do perdão.

Ana Paula 17/02/2022

Um romance leve
Fui ler sem expectativa e me surpreendeu por ser um livro que fala sobre perdão, sobre decepções e amizades desfeitas e quanto é importante perdoar e tirar o peso do coração porque quando isso acontece coisas boas começam a surgir. E ainda tem um romance fofo, que no início não entendi se seria o casal mesmo (quem ler vai entender kkkkk) mas que tem muita química. E foi bem rapidinho de ler, pretendo ler a continuação pra vê o ?depois? do casal.

Déh 27/08/2021

Aquece o coração
Madrinha de honra é um livro divertido, com personagens inteligentes e cativantes. A história trás temas importantes como traição, perdão, amizade, família e amor. Uma ótima leitura para aquecer e amolecer o coração, indico a leitura.?

Paula 23/08/2021

"Às vezes, é preciso superar o passado para viver plenamente o presente e conseguir vislumbrar um futuro melhor. "

Foram cem páginas super gostosinhas de ler. Gostei de ver como a protagonista lidou com a situação toda. Eu sinceramente não teria nem coragem para executar a primeira ideia dela e talvez fosse mais dura que ela depois. Gostei em como ela vê as coisas e como se resolve.

Carolina 20/07/2021

"Nenhum relacionamento será perfeito o tempo todo, por maior que seja o amor envolvido."

Um livro com uma narrativa gostosa e fluída de se ler, a história também não deixa a desejar juntos aos personagens, só queria mesmo que o casamento não tivesse acontecido aquilo ali era amor unilateral.

Mari 04/06/2021

um livro leve mas ao mesmo tempo importante
Nessa história, somos apresentados a vida de Lídia, uma jovem que teve o passado marcado por uma traição. Justamente quando ela resolve focar apenas nela e no seu trabalho, surge um convite: ser madrinha de casamento das duas principais pessoas que partiram seu coração.

Após flagrar o seu ex namorado ficando com a sua melhor amiga, Lídia tem certeza de não querer a presença deles na vida dela e por isso se afasta totalmente. Ela está certa de que vai negar o convite, até que seu melhor amigo e companheiro no trabalho, Maurílio, a faz repensar melhor o assunto. E o que começa com a ideia de uma vingança acaba se tornando algo que ela não esperava...

Esse livro trouxe as doses certas de romance e comédia, além de ter me feito pensar muito sobre superação e perdão, e de como isso é importante para seguir em frente de maneira plena. Me deixou com o coração quentinho e me fez refletir em vários aspectos, ao mesmo tempo que fui conquistada pela até então "amizade" da Lid com o Mau. Uma leitura rápida e fluída mas que me prendeu, não consegui parar até descobrir o desfecho de tudo, indico bastante!!

Diocely 05/04/2021

Comecei a ler este livro por conta do sobrenome da autora ?? sim foi o Henriques, sobrenome do meu avô que me chamou a atenção....
O livro então é ótimo a estória flui rápido não é maçaneta e você não quer parar.
Personagens bem desenvolvidos e uma protagonista dona de si, bem sucedida e que sabe o seu lugar no mundo

becka 18/02/2021

ok, esse me fez querer falar. No começo, eu achei que ele poderia ser legal, aí fui lendo e tava pensando ?nossa, pode chegar a ser 3.5? mas tudo decai quando Gil tenta voltar com Lidia, porque daí pra frente é uma... completa tragédia. Primeiro que o livro quer passar uma mensagem de: você não precisa achar a traição ok, mas guardar rancor não lhe faz bem e aos poucos você pode voltar a se relacionar com as pessoas; o que é ok, boa mensagem. Mas a abordagem não tem sentido nenhum, primeiro que você não é obrigada a voltar a relação com as pessoas, segundo que Alessandra é tratada como uma coitada que foi manipulada e seduzida por Gil e não uma adulta consciente de suas ações.

Lidia diz que as desculpas dela não eram suficientes? Sim. Mas a história retrata a Alessandra dessa forma, mas não consegue se decidir; porque hora trata assim, hora diz que ela fez isso por ciúme dos pais e por gostar dele, o que não faz nenhum sentido. Sem ser que a tal amiga dela, que eu pensei que teria um papel maior na história por ser um livro sobre perdão e amizade, parece um totem que só faz aparições na história e nada mais.

Inclusive, Gil tenta voltar com Lidia como já disse ali em cima e pensei: nossa, ou a história vai abordar isso como insegurança de antes do casamento ou vai fazer eles se separarem, mas não; eles casam mesmo que ele tenha tentado traí-la e a Lidia diz que eles se ?merecem? e beleza, não é o papel dela dizer ou deixar de dizer, mas PRA QUE serviu o plot então? Não foi pra demonstrar perdão, não foi pra criar um sentido ou pra ser aprofundado depois, simplesmente aconteceu e além de um mísero comentário da personagem principal desejando felicidades a eles e esperando que ele não fosse mais o traste que fez aquilo, o assunto NÃO é abordado. O que deixa isso largado e parece mais um furo na história do que qualquer outra coisa.

Também tem a bifobia presente na história, eu pensei que os comentários bifobicos fossem intencionais pra depois a autora abordar o quão errado isso é, mas não; ela simplesmente larga eles ali ? comentários esses feitos pela personagem principal. Coisas como a reafirmação de que pessoas bissexuais são promíscuas, que tendem a trair mais ou que causam o dobro da insegurança/vigilância de seus parceiros, pensei que isso seria revisto mais tarde/que iria mostrar como é errado dizer isso, mas a autora faz o próprio personagem bissexual apoiar a parceira nessa, dizendo que se ele sentisse falta de alguma coisa na relação, era só eles usarem uns brinquedinhos. Não sei se isso era uma tentativa de representatividade, mas foi muito desrespeitoso.

enfim, a história não faz sentido; as pontas não se amarram, a quase traição de Gil é simplesmente largada, tem bifobia e a relação de amizade é sem comentários. Todos os personagens dessa história são ou unidimensionais ou sem caráter nenhum ? e não no estilo ?personagem anti-herói?, eles só são podres mesmo e tem zero consequência por isso. E sim, tem um segundo livro onde isso pode ser ?consertado?, mas a postura da protagonista e da própria história sobre isso é completamente sem pé nem cabeça, se fizesse isso acontecer no final eu entenderia, mas tendo feito acontecer em menos da metade pra se possível abordar em outro livro não faz sentido nenhum pra mim, deixa um trabalho dependente de plots rasos pra... que?
cintiahenri 23/09/2021minha estante
Que pena que você não gostou do livro, Becka. Tento escrever sobre personagens reais, por vezes um pouco perdidos, que tentam se encontrar na vida.
Com relação à bifobia, sinto muito que você tenha visto dessa maneira, porque o meu objetivo foi justamente o contrário. Estou retratando uma mulher hétero que vai tentando se descontruir para entender melhor o homem por quem é apaixonada, despindo-se de qualquer conceito ou ideia errada que tenha anteriormente. Talvez eu pudesse ter deixado isso mais claro em alguns diálogos, com certeza é algo que levarei em consideração caso faça uma segunda edição do livro.
De qualquer maneira, muito obrigada por ter dado uma chance ao meu trabalho.