Quincas Borba

Machado de Assis

Resenhas - Quincas Borba

dandelion 22/10/2023

Quincas borba
Livro bom pra deixar na cabeceira da cama. ta com insônia? esse aqui vai servir como canção de ninar. você vai dormir igual um anjinho.

luckysworld 21/10/2023

"Ao vencedor, as batatas"
Muito divertidinho de se ler no começo e no final, o meio é beeem entediante e arrastado, cheguei a me perder algumas vezes e ter que reler o mesmo parágrafo várias vezes até absorver

Ana 16/10/2023

Ao vencedor, as batatas
Nesse livro genial de Machado de Assis, temos sua costumeira ironia fina, críticas aos tipos humanos e costumes de seu tempo, e uma comovente e ao mesmo tempo, bem-humorada história.
Quincas Borba é um filósofo que ao morrer, deixa tudo o que tem para Rubião, com a condição de que este cuidasse do cachorro de Quincas Borba que também se chama Quincas Borba.
Com o passar do tempo, já rico, Rubião consegue se infiltrar mais e mais na sociedade carioca badalada, conhece pessoas novas, faz amigos entre muitas aspas, apaixona-se... Mas o tempo prova a ele e ao leitor que o melhor amigo que ele possui é o próprio cachorro Quincas Borba. Eis aqui um livro que me agradou e emocionou muito mais do que Dom Casmurro e Memórias póstumas de Brás Cubas.

bia demarque 14/10/2023

Leitura demorada DEMAIS.
Nem vou fazer resenha pq enjoei já de falar desse livro kkkkk
enfim, não odiei, mas por ser uma leitura cansativa e demorada acaba q deixa a gente com menos vontade de ler :(
gostei do final!

Maria17400 09/10/2023

Quinquinhas?
Um livro que merece ser lido com atenção, prestando atenção aos detalhes, pois este livro é feito de detalhes.
Penso que devo ler ele mais uma vez, afim de conseguir absorver ainda mais os elementos que nele estão presentes.
Enquanto lia senti que estava em um reality show. Existia fofocas, intrigas, traições, plantas kakaka. Fora o narrador que me rendeu boas risadas.
O final do livro para mim foi muito triste, ver Rubião naquele estado tão lastimável, louco, sozinho- não completamente, sendo Quincas seu fiel companheiro- quando este levantou a coroa imaginável e morreu, comecei a chorar um bocado. Sem contar no último capítulo, pobre do Quincas, chorei que nem uma criança sem doce.

O pior de tudo é que, em um momento você dá risadas, e no outro está todo nervoso pensando como irão cobrar este livro na prova que pode definir o seu futuro. Pois bem, essa é a vida do vestibulando kakak

Daniel 07/10/2023

Como sempre, Machado de Assis nos surpreende com uma história imprevisível e que carrega muitos detalhes para além do explícito.

Satou 02/10/2023

Quincas borba é um livro curioso, digamos assim. eh uma literatura que envolve, mesmo sendo de época, o que faz com que o entendimento de tudo não seja 100%. eu gostei bastante, achei cativante desde a amizade de rubião e quincas até o final.

Iris.Loureiro 02/10/2023

Ao vencedor, as batatas!
O final já foi entregue pelo próprio autor nos primeiros capítulos, mas mesmo assim li para saber como foi a caminhada do protagonista para chegar até onde chegou.
A escrita é rebuscada, então foi um pouquinho difícil de entender certos diálogos, mas nada que um dicionário em mãos não resolva.
A personalidade dos personagens foi bem definida e em alguns aspectos bem distorcida, isso deixou a história interessante.

Laurinha. 26/09/2023

Na pandemia queria ter lido mas enrolava parei e me surpreendi até. A leitura fluiu bastante e foi rapida.

winxS2 25/09/2023

Escrita antiga mata
capítulos mal divididos
muito entendiante
só terminei pq é necessário para fins acadêmicos
(e tb pq eu ouvi, se eu tivesse lido não ia rolar)