Quincas Borba

Quincas Borba Machado de Assis
Machado de Assis




Resenhas - Quincas Borba


1059 encontrados | exibindo 181 a 196
13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |


Bruno B. 22/06/2023

AO VENCEDOR... BATATAS!!
Esse é um livro que junto com memórias póstumas de Brás Cubas e Dom casmurro formam uma espécie de trilogia da fase realista machadiana. Esse livro foi publicado entre os anos 1885 e 1890, foi publicado aos poucos de capítulo a capítulo dentro de uma revista literária, em formato de folhetim, nessa altura Machado de Assis já era um autor conhecido.
O livro é uma espécie de expansão do universo universo construído em Memórias Póstumas de Brás Cubas, dando continuidade ao seu tom sarcástico irônico!!!
Uma curiosidade é que o personagem Quincas Borba faz uma participação em Memórias Póstumas de Brás Cubas. Sendo assim não há continuidade direta mas sim uma espécie de spin-off. Mas não necessário ter lido um para se ler o outro.
Apesar de Quincas Borba dar nome a obra, na verdade quem é o protagonista é o Rubião, um sujeito simples de classe média, que trabalhava de professor, (que naquela época já não era tão bem valorizado assim).
Rubião faz amizade com esse velho filósofo chamado Quincas Borba, e que desse recebeu uma herança se tornando uma pessoa extremamente rica. Só que essa herança veio com alguns poréns...
comentários(0)comente



Lucy 22/06/2023

Ah quincas
Ah que ódio do Rubiao maltratando o Quincas.
Preciso de uma pesquisa para enteder o livro em si pois ele é claramente um tratado sobre seu tempo.
Ele mistura as questões do alienista, do império, da cartomante, de tantas questões e a genialidade é tamanha que eu sou só um grão de areia alienado precisando de apoio pra entender.

Vou fazer isso.
Pesquisar.
comentários(0)comente



Dai Solyom 21/06/2023

Sem foco
As obras de Machado de Assis são inegavelmente clássicos, mas são todos bons?

Por mais que o livro seja curto, senti o ritmo de Quincas Borba muito lento e com poucas partes memoráveis.

Rubião, nosso personagem principal é tão sem graça que eu realmente não me importava com seu desfecho.

Rico do dia para a noite, seja por ingenuidade ou status não conseguiu se manter no topo por muito tempo.

Rodeado de parasitas sociais que no fim de sua sanidade e riqueza demonstraram quem realmente eram.

Exceto por Dona Fernanda (que aparentou ser a única personagem com caráter), nenhum outro "amigo" de Rubião se importou com sua situação.

A sociedade narrada por Assis não é tão diferente de nossa atual.

Só sinto pelo pobre Quincas Borba! Sim, sim, o cachorro, o único leal.
Cafeína 22/06/2023minha estante
Machadão é um gênio. Mas as obras dele são de fato tão boas hoje? Por mais que a crítica ainda sirva, o livro como um todo é mesmo uma boa experiência de leitura hoje em dia? Eu tenho dó de uma criança obrigada a ler isso no fundamental. E tb dó de mim, tá difícil de progredir nessa leitura...
Corajosa de falar a verdade de um monumento literário desses kkk


Dai Solyom 22/06/2023minha estante
Imagina uma criança que nunca leu um livro ser obrigada a ler essas obras? Traumatiza e ainda faz a criança achar que leitura é chata




Biazinha_s. 19/06/2023

Meu cachorro vai ter meu nome
Confesso que não sou chegada em clássicos e li por ser para vestibular, mas acabou não sendo tão ruim
Teve momentos em que a história realmente me prendeu e a mensagem por trás é muito boa. A quebra da quarta parede com o leitor também é bem legal
Mas teve momentos tão arrastados que chegava a ser cansativo se ler
comentários(0)comente



Davijonatan 18/06/2023

Que raiva de tudo!
Esse livro foi muito bom, muito bem escrito e pensado, em alguns momentos nem parece que é foi escrito no séculos retrasado. Nenhum personagem tem carisma, ninguém presta (só a mulher do Teófilo, ela é a única personagem fofa) todos representam bem a classe média alta e a burguesia, essa obra é claramente uma crítica debochada a burguesia. Recomendo totalmente :)
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Tiago 16/06/2023

Tudo que Machado escreveu é ouro .Ele fala de tantas coisas e com tanta propriedade tanta beleza.
Vale muito a pena ler esse livro é cativante ,sagaz e sóbrio como tudo no universo de M.A
comentários(0)comente



mabzz 11/06/2023

Li até a metade, conclusões:
rubião é interesseiro, sem vergonha; o quincas borba (velho) tomou muito zolpidem, é um velho caduca maluco q só fala coisa sem pé nem cabeça
e bom só tem talarico nessa história, o único que se salva é o quincas cão (um fofo, simpático)
comentários(0)comente



leavemebrokn 09/06/2023

Ao vencedor, as batatas
Não foi uma leitura agradável até porque eu li completamente obrigada pelo vestibular mas enfim né... espero que o palha e a sofia estejam se contorcendo no inferno esses safados oportunistas !!!

mas falando sério: é um livro ótimo e a narração é a melhor parte, machado debocha, adapta frases de shakespeare, dá bronca no leitor e crítica lindamente a sociedade e as relações sociais da época. é entediante as vezes, mas ótimo.
comentários(0)comente



Gilda.Lima 08/06/2023

Gostei da história em si, não foi o meu favorito do autor mas achei que valeu a pena a leitura e super indico.
comentários(0)comente



frida 07/06/2023

Genial
Este livro é de tal genialidade que Machado o escreve todo para concluir: "Ao vencedor, as batatas!", uma clara crítica a meritocracia tão defendida até hoje.
Além disso, gostaria de escrever parágrafos e mais parágrafos sobre a figura feminina na obra machadiana e a importância do olhar de diversos personagens.
Simplesmente incrível, adorei!
comentários(0)comente



thataly 03/06/2023

Ao vencedor as batatas
O jeito que Rubião enloqueceu e viveu de maneira solitaria,e como ele basicamente só tinha o cachorro,pois apesar de ter amigos eles tinham as suas vidas para cuidar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Jef 30/05/2023

NÃO TER MEDO DOS CLÁSSICOS
Quincas Borba é uma daquelas obras que estão no rol do cânone literário que nos comprova que não devemos ter medo dos clássicos. Dentre os os três grandes romances de Machado de Assis, Memórias póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba e Dom Casmurro, eu diria que Quincas Borba é seu livro menos debatido e, consequentemente, o que mais causa um estranhamento antes de lê-lo. Não, não precisamos, definitivamente, ter medo dos clássicos. A obra retrata de maneira clara uma sociedade que ainda é possível ser observada nos dias de hoje, pessoas oportunistas e que se aproveitam de outras, e esta é uma dentre as tantas características para a qualificação de um livro como clássico. É sempre bom ler Machado, pois suas obras nos faz viajar pela sociedade brasileira do fim do século XIX, além de nos mostrar que não há muitas diferenças com a nossa sociedade atual.
comentários(0)comente



1059 encontrados | exibindo 181 a 196
13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR