Quincas Borba

Quincas Borba Machado de Assis
Machado de Assis

Resenhas - Quincas Borba

Liv 11/04/2023

Admito que eu tinha um pouco de ranço do Machado de Assis, pq eu tirei nota ruim na prova de matéria dele, mas eu realmente gostei desse livro

Guilherme.Oliveira 11/04/2023

Sensacional a maneira como Machado de Assim aborda tudo com uma ironia e um sarcasmo peculiar.

Achei está obra brilhante e como ele trata as relações cotidianas do protagonista.

Dinheiro meus caros... Dinheiro...
Ladyliterando 12/04/2023minha estante
Depois de Dom Casmurro, acho q essa é minha obra favorita dele. Quero reler?

Ana Paula 13/04/2023minha estante
Gosto muito desse livro. Acho que faz refletir bastante.

Guilherme.Oliveira 13/04/2023minha estante
Dinheiro, poder, influência... Fala muito disso. Bem atual...

Maddu 09/04/2023

cansativo
Partes tão boas, outras tão chatas?
uma coisa é fato: machado era muito cruel com deus personagens e definitivamente quincas borba (o cachorro) é o melhor personagem daqui.

matersuspiriorum 09/04/2023

Ao vendedor, as batatas
Foi uma ótima leitura e uma experiência diferente. Primeiro contato com Machado de Assis e que me faz querer ler outras obras dele. Sobre os personagens, os únicos que eu realmente conseguia sentir algum apreço era com o cachorro, D. Fernanda e D Tonica, e de vez em quando do Rubião.

?"Ao vencedor, as batatas".
Essa frase me faz pensar que Rubião certamente não é o vencedor.

?"E enquanto uma chora, outra ri; é a lei do mundo, meu rico senhor; é a perfeição universal. Tudo chorando seria monótono, tudo rindo cansativo; mas uma boa distribuição de lágrimas e polcas, soluços e sarabandas, acaba por trazer à alma do mundo a variedade necessária, e
faz-se o equilíbrio da vida.

A escrita é muito bonita e carregada de significados.

Jefferson 09/04/2023

Genial
Este livro foi publicado em 1891. E eu me pergunto, como este homem tinha tanto conhecimento da alma e da psicologia humanas. Cada personagem é um estudo sobre a vaidade, a ilusão, o narcisismo, o interesse próprio, a impossibilidade de uma pessoa realmente conhecer mesmo outra pessoa, seus jeitos e motivações. E o texto!! Como uma pessoa pode colocar tantas camadas de sentido em tão poucas palavras, em capítulos tão pequenos. Tô impressionado, realmente, pois sempre considerei o Bras Cubas o meu favorito dele. Mas acho q Quincas Borba é ainda melhor. E ainda tem uma das melhores últimas frases q eu já li num livro. Amei.

Lucas.Matsumura 09/04/2023

Machado, eterno Machado
Admito que criei altas expectativas em relação ao livro. Não sei se foi por conta das várias citações do mesmo nos vestibulares, ou se pela fama de Machado de Assis. Esperava um enredo diferenciado, com personagens marcantes e críticas mais profundas. Ainda assim, a hipocrisia sobre a elite do século XIX, as diversas referências e apontamentos incisivos, mascarados com metáforas, são orquestradas magistralmente às mãos de Assis. ?Quincas Borba? é, sem dúvida, uma indicação de minha parte para todos aqueles que querem se aprofundar na mente de Machado.

Natália 07/04/2023

Eu tô é chocada que a média desse livro é 3.8!!!! finalmente li quincas borba e amei cada página. o humor, a ironia, a crítica social que permanece totalmente contemporânea... maravilhoso. e a edição da antofágica é impecável, como sempre - com destaque para os ótimos textos de apoio ao final.

Juliana 02/04/2023

"Ao vencedor, as batatas!"
Surpreendentemente bom! pensei que fosse odiar pelo fato de ser uma leitura obrigatória da escola, mas muito pelo contrário, eu gostei bastante!

é uma escrita difícil pra quem não é acostumado, porém depois que você pega o embalo fica muito fácil. o enredo chama atenção. você lê querendo saber o que vai acontecer com rubiao o tempo todo. fora a ambiguidade dos personagens, você nunca sabe quem tá sendo verdadeiro ali.

gostei muito da construção do personagem do Rubião, homem "inocente" do interior que quer viver na capital do país da época e acaba conhecendo pessoas "sem más intensões".

no fim, ele acabou com o único ser leal de toda história e que ele destratava: o cãozinho Quincas Borba.

Gaby Kolano 24/03/2023

Quincas Borba
Eu gostei sim do livro, mas pelo fato de não ter sido uma leitura que eu quis fazer por conta própria, foi extremamente cansativo - enrolei muito para ler e não tive paciência para interpretar e pensar. Tirando isso, a história é bem legal.
Tem que ter bastante paciência para ler, a linguagem é complicada, além de ter que ficar pesquisando significados de palavras. Aviso: se for para se "acalmar" lendo, não leia este livro, leia apenas quando estiver com disposição e paciência !
Se você gosta desse estilo, então tudo certo.

jao 24/03/2023

Cansativo e entediante
O que mais se espera de um livro é que ele irá te levar a uma longa viagem repleta de sentimentos e escapismo. Machado de Assis fez isso muito bem em Dom Casmurro, enquanto Quincas Borba foi um livro extremamente cansativo e não via a hora de terminar, a história ganhava potencial em alguns momentos mas depois já ficava entdiante dnv

theus33 22/03/2023

? aquele em que rubião vira capitalista;;
Optei por começar minhas leituras de vestibular por meio de Quincas Borba, e acho que não poderia ter feito escolha melhor.
Como a maioria sabe, Rubião, amigo de Quincas Borba, muda-se para o Rio de Janeiro após herdar do falecido toda sua fortuna. Na verdade, quem herda é o seu cachorro, também chamado Quincas Borba, mas como o homem torna-se seu tutor, acaba que ele usufrui de todos os recursos. Este, então, passa por grande ascensão social, vivendo entre a burguesia fluminense e esbanjando suas riquezas, até sua última gota de sanidade.
Gostei muito do clássico como um tudo, as obras machadianas são as mais fáceis de compreender, na minha opinião. Quincas Borba é uma obra prima do Realismo, considero até melhor que Dom Casmurro. A ascensão de Rubião e seu declínio a loucura nos dá muita a analisar em questão de relações sociais e comportamento do ser humano. A presença do cachorro, até o final de sua vida, e o fato deste morrer dias após seu dono, é uma expressão muito simbólica. Enfim, recomendo até para quem não vai fazer vestibular.

Freddy Bacus 20/03/2023

Arrastada
Minha leitura foi arrastada...
Machado é foda, entendo o valor do livro, a construção da forma é maravilhosa! As personagens femininas do Machado são incríveis, mas o protagonista aqui, o Rubião, é um saco, sem sal... O livro da metade para o final fica completamente arrastado. A narrativa poderia se resumir a um conto, seria muito bom!

Naiara58 19/03/2023

Delícia de leitura
Quinca no fim das contas nos contas as histórias da vida.
Ler Machado deveria ser um dever de todos