Quincas Borba Machado de Assis
Machado de Assis

Resenhas - Quincas Borba

Natália 07/04/2023

Eu tô é chocada que a média desse livro é 3.8!!!! finalmente li quincas borba e amei cada página. o humor, a ironia, a crítica social que permanece totalmente contemporânea... maravilhoso. e a edição da antofágica é impecável, como sempre - com destaque para os ótimos textos de apoio ao final.

Juliana 02/04/2023

"Ao vencedor, as batatas!"
Surpreendentemente bom! pensei que fosse odiar pelo fato de ser uma leitura obrigatória da escola, mas muito pelo contrário, eu gostei bastante!

é uma escrita difícil pra quem não é acostumado, porém depois que você pega o embalo fica muito fácil. o enredo chama atenção. você lê querendo saber o que vai acontecer com rubiao o tempo todo. fora a ambiguidade dos personagens, você nunca sabe quem tá sendo verdadeiro ali.

gostei muito da construção do personagem do Rubião, homem "inocente" do interior que quer viver na capital do país da época e acaba conhecendo pessoas "sem más intensões".

no fim, ele acabou com o único ser leal de toda história e que ele destratava: o cãozinho Quincas Borba.

Gaby Kolano 24/03/2023

Quincas Borba
Eu gostei sim do livro, mas pelo fato de não ter sido uma leitura que eu quis fazer por conta própria, foi extremamente cansativo - enrolei muito para ler e não tive paciência para interpretar e pensar. Tirando isso, a história é bem legal.
Tem que ter bastante paciência para ler, a linguagem é complicada, além de ter que ficar pesquisando significados de palavras. Aviso: se for para se "acalmar" lendo, não leia este livro, leia apenas quando estiver com disposição e paciência !
Se você gosta desse estilo, então tudo certo.

jao 24/03/2023

Cansativo e entediante
O que mais se espera de um livro é que ele irá te levar a uma longa viagem repleta de sentimentos e escapismo. Machado de Assis fez isso muito bem em Dom Casmurro, enquanto Quincas Borba foi um livro extremamente cansativo e não via a hora de terminar, a história ganhava potencial em alguns momentos mas depois já ficava entdiante dnv

theus33 22/03/2023

? aquele em que rubião vira capitalista;;
Optei por começar minhas leituras de vestibular por meio de Quincas Borba, e acho que não poderia ter feito escolha melhor.
Como a maioria sabe, Rubião, amigo de Quincas Borba, muda-se para o Rio de Janeiro após herdar do falecido toda sua fortuna. Na verdade, quem herda é o seu cachorro, também chamado Quincas Borba, mas como o homem torna-se seu tutor, acaba que ele usufrui de todos os recursos. Este, então, passa por grande ascensão social, vivendo entre a burguesia fluminense e esbanjando suas riquezas, até sua última gota de sanidade.
Gostei muito do clássico como um tudo, as obras machadianas são as mais fáceis de compreender, na minha opinião. Quincas Borba é uma obra prima do Realismo, considero até melhor que Dom Casmurro. A ascensão de Rubião e seu declínio a loucura nos dá muita a analisar em questão de relações sociais e comportamento do ser humano. A presença do cachorro, até o final de sua vida, e o fato deste morrer dias após seu dono, é uma expressão muito simbólica. Enfim, recomendo até para quem não vai fazer vestibular.

Freddy Bacus 20/03/2023

Arrastada
Minha leitura foi arrastada...
Machado é foda, entendo o valor do livro, a construção da forma é maravilhosa! As personagens femininas do Machado são incríveis, mas o protagonista aqui, o Rubião, é um saco, sem sal... O livro da metade para o final fica completamente arrastado. A narrativa poderia se resumir a um conto, seria muito bom!

Naiara58 19/03/2023

Delícia de leitura
Quinca no fim das contas nos contas as histórias da vida.
Ler Machado deveria ser um dever de todos

Marcelina 19/03/2023

Uau.
Incrível a forma que Machado de Assis conta a história de Rubião. Da gánancia á loucura. Um final vazio e solitário. Uau.
Enquanto Rubião estava á beira da morte, Palha e Sofia viviam uma vida luxuosa da alta sociedade. "Ao vencedor, as batatas". Para Rubião "Ao vencido, ódio ou compaixão". Machado de Assis mostrando na nossa cara a veracidade da filosofia de Quincas Borba. CRLH.

Nycole 17/03/2023

Machadinho de assis
Eu gostei muito do livro tirando todas as partes que aparecia o camacho, n gostei desse homem
o mini quincas sofrendo tanto me quebrou ?

filiÏ 16/03/2023

Quincas Borba
Dedico essa leitura ao meu grande colega de faculdade Daniel, você é um anjo meu bem. O Quincas Borba, o cachorro, sofreu mais que a juliette!!

Marcella.Audrea 12/03/2023

Machado de Assis até hoje não me conquistou
Olha que eu tento heim, mas lendo o terceiro livro de Machado de Assis eu ainda não consegui me apegar ao autor. Acho a linguagem muito difícil mesmo!! Eu acabo ficando com sono enquanto tô lendo. Eu nem sei se consegui entender de fato todas as tramas do livro. Pelo menos entendi o enredo geral da história, já tenho mais um conhecimento adquirido.

LetAcia 12/03/2023

Li meio a pulso, mas li kkk

Tinha horas que eu gostava e achava interessantes, e tinha outras que eu praticamente lia dormindo.
Confesso que li sem vontade. Talvez se eu tivesse lido em outro momento teria gostado mais.

Enfim, terminei kkkk