Quincas Borba

Quincas Borba Machado de Assis
Machado de Assis

Resenhas - Quincas Borba

yassbarross 20/09/2023

Realmente rubião foi da ganância a loucura
considerando que era uma leitura escolar, gostei bastante!!

Ale 19/09/2023

Primeiro Contato Com Um Romance Machadiano
Já havia lido alguns contos do nosso saudoso Machadão, mas nunca um romance... Felizmente isso mudou!
"Quincas Borba" dispensa maiores apresentações; tratasse de um clássico absoluto da literatura nacional, objeto de diversos estudos.
Minha experiência com a obra foi, no geral, muito boa. Não posso dizer que foi uma leitura cem por cento fluida; em alguns momentos larguei o livro e tive que me esforçar para retomar a leitura (certamente uma falta antes minha do que da obra.). Os devaneios - se assim posso chamar - do narrador são por vezes complexos e com referencias, até então, por mim desconhecidas (Fiquei impressionado com a imensa erudição do autor!). As descrições aproximadíssimas da realidade, característica dos melhores romancistas, é vasta em tudo que li do Machado. Aqui não poderia ser diferente: Machado verbaliza as mais variadas emoções, relações e situações que circundam os homens.
Recomendo integralmente!!

Mayara.Alberge 16/09/2023

Não botava fé no livro, lendo apenas por fim acadêmico, mas me surpreendi totalmente com a história.

stelmanu 06/09/2023

Machado de Assis da um surra em muito autor gringo. As obras dele são muito difíceis de largar, mesmo após a conclusão do livro os personagens ficam passeando no meu imaginário por muito tempo.

Sophia.DaAvila 06/09/2023

Dei boas risadas! O linguajar me faz rir? não tem muito o que falar, é um típico livro de época brasileiro.

Isabela 30/08/2023

Feliz que minha primeira experiência com o Machado deu-se com esta obra! Autêntica e perspicaz ao retratar a indolência e ganância humana.
Estou maravilhada com a genealidade e ironicidade machadiana.

Ao vencido, minhas condolências. E ao vencedor, o privilégio que já é o dado.

Luis Raimundini 26/08/2023

Começo dizendo que não li, ou ao menos não lembro de ter lido, Memórias Póstumas de Brás Cubas, o que não me atrapalhou em nada a leitura de Quincas Borba. Ao contrário, só fiquei com mais vontade de descobrir quem foi essa personagem e sua filosofia que conecta as duas histórias.

Li a obra como pesquisa para um projeto teatral, portanto foi um prato cheio a forma como Machado de Assis descreve os pensamentos de suas personagens nesse livro, fazendo-os soar tão ridículos, na maior parte das vezes, mas tornando possível ter empatia e entender as motivações de suas ações.

Giovanna.Takahashi 23/08/2023

Ao vencedor?
Confesso que não tinha a menor pretenção de gostar deste livro, mas agora, tendo-o concluído, faltam-me palavras para expressar o quanto esta obra me emocionou! Definitivamente, é uma ilustre joia da literatura brasileira que merece ser lida, apreciada e amada à sua peculiar maneira.
Machado nos presenteia mais uma vez com sua perspicácia, seu humor ácido e sua recôndita, porém emotiva, solidariedade pela alma humana; solitária peregrina, órfã dos sonhos e dos amores, que vaga sem rumo por esse mundo egoico e falacioso; cemitério dos loucos? e dos sonhadores?

Ao vencedor, minha mais digna pena.
Ao vencido, minha mais sincera compaixão.

-G. Takahashi

Lucas1429 19/08/2023

Quincas Borba
O livro é gracioso,comenta a história de ilusão amorosa do personagem Rubião ao mesmo tempo que retrata a sociedade e costumes da época além de passagens sobre o surgimento de ideologias totalitárias.O drama de sua vida é perfeito,o ritmo é bom e conta com personagens cativantes,recomendo ao máximo a leitura

beca 18/08/2023

Queria estar na cabeça de machado de assis pra entender que tara ele tinha com traição, porque em todo livro esse homem metia galha em algum personagem.

lua 18/08/2023

Já li Dom Casmurro, tentei Brás Cubas, mas só Quincas Borba conseguiu me agradar tanto assim.
Não tenho muito o que dizer, Machado é um autor excelente.

Livia 17/08/2023

Impressionante e incrívelmente interessante, sem palavras para descrever oq esse cara consegue transmitir