Quincas Borba Machado de Assis
Machado de Assis

Resenhas - Quincas Borba

Fabricio.Fracaro 16/08/2023

Quincas Borba
Ler Machado de Assis é sempre prazeroso, e nesta história não foi diferente.

Machado escrever de uma forma tão leve e divertida que fica fácil ir de página em página sem ver o tempo passar, os personagens desse livro são profundos e completos, muito humanos.
Rubião é uma pessoa que sai de uma pessoa comum para rica e isso faz com seu mundo mude completamente, ele não sabe lidar com isso, e vai enfrentando cada desafio que o vai levando para um caminho que o futuro do livro irá revelar, Sofia é uma mulher que ama ser desejada mas com seus limites, tudo nesta história é perfeito, vale muito a leitura.

mardou 14/08/2023

Ao vencedor as batatas e a Rubião o descanso.
Quincas Borba é um ótimo livro, repleto de detalhes, momentos cômicos, triste e reais. Resumidamente, o livro trata da história do até então ex-professor Rubião, enfermeiro e discípulo do filósofo Quincas Borba. Com o falecimento de Quincas, Rubião herda os bens e decide mudar-se para o Rio de Janeiro, nesta jornada em rumo ao Rio, o ex-professor e novo rico conhece o casal Cristiano Palha e Sofia. Apaixonado pela beleza de Sofia e pela simpatia Cristiano, o protagonista acaba se envolvendo cada vez mais com o casal.
A trama é muito interessante nesse ponto, uma vez que analisa as relações interpessoais de maneira bastante crítica. Machado trás consigo a maneira de transcrever como muitas das vezes o interesse financeiro é o motivador e mantenedor de relacionamentos. Além disso, há uma crítica ferrenha a outros aspectos da sociedade, como o casamento. O Machado expõe como, em diversas situações, o casamento é promovido apenas por status, e não por amor, esse exemplo é visto em Sofia e Cristiano.
Li este livro com o intuito de me preparar para o vestibular da FUVEST, após fazer algumas pesquisas, percebi que um dos maiores pontos relacionados a esta trama e os vestibulares é o ?ao vencedor as batatas?, pelo que entendi, Machado de Assis queria apresenta um quadro da vida na cidade moderna com suas possibilidades e armadilhas. Para explicar sua teoria, o filósofo evoca uma história sobre duas tribos famintas diante de um campo de batatas, suficientes apenas para alimentar um dos grupos. Com as energias repostas, os vencedores podem transpor as montanhas e chegar a um campo onde há uma grande quantidade de batatas. Então, Quincas Borba finaliza: "Ao vencido, ódio ou compaixão; ao vencedor, as batatas".
Logo, de maneira bem resumida compreende-se que a frase significa que os vencedores podem desfrutar das batatas nos campos de guerra, simplificando ao máximo o Humanitismo e seu preceito básico de que, na luta pela sobrevivência, quem vence é o mais forte.

Livinha 12/08/2023

Entramos então na fase realista de Machado de Assis, que são suas obras a partir de ?Memórias Póstumas de Brás cubas?.

Quincas Borba é o fundador da teoria ?Humanitas?. Contudo, Quincas Borba falece logo nos primeiros capítulos, deixando toda sua herança para Rubião. Machado de Assis explícita a teoria desta forma: os humanos são como bolhas em uma água fervente. Bolhas vão e retornam, mas a água está sempre ali. Basicamente fazendo uma crítica às mudanças de convicções e relacionamentos decorrente do status, mas que, independentemente da pessoa, a sociedade age de uma forma bem parecida dependendo do seu financeiro.

O pressuposto do comportamento humano é o egoísmo e sem piedade aos desvalidos. O final explícita isto de forma magnífica. ?Ao vencedor, as batatas?!

letr1 09/08/2023

Achei babado!! pobre protagonksta so quer vencer na vida enquanto 90% dos outros personagens sao cuzoes de merda mas atura ou SURTA bb//??????

Marcia 09/08/2023

"E ao vencedor, as batatas"!
Frase clássica que marcou esse livro e muitos leitores de Machado de Assis ao lerem logo identificam o livro: "Quincas Borba".
Mais um livro divertido e ao mesmo tempo me emocionou.
Estive, através dele, em Barbacena-MG e no Rio de Janeiro do sec XIX. Lá em Barbacena conheci Quincas Borba, um grande filósofo , muito rico e muito adoentado. Ele é  cuidado por Rubião, um amigo que é professor, pobre e que vive de forma muito precária.
Quincas Borba passa grande parte do tempo na cama. Rubião cuida dele, faz companhia, conversa e escuta suas idéias filosóficas mas não compreende muito bem o raciocínio. Em uma das conversas , Quincas conta a história das batatas que é muito interessante.
Infelizmente Quincas Borba não ficará muito tempo na história, ele morre e deixará toda sua herança ao amigo Rubião. Aí a história começa a agitar pois Rubião, rico, se muda para o Rio de Janeiro e la faz muitos amigos. Com o tempo descobriremos nao serem tão amigos, são mais interesseiros e falsos. Muitos outros personagens nos sao apresentados e atraves deles conheceremos a vida da sociedade do RJ, as festas, saraus, como viviam, como era o trabalho de alguns e como era vazia e supérflua a grande maioria.
Então, nesse livro o protagonista é Rubião, não é o filósofo Quincas Borba. E nessa história temos também um cachorro que pertencia ao Quincas e ficou de herança para Rubião. Ele não é  muito fã do cachorro mas é obrigado a trata-lo, a cuidar dele pois é uma das vontades do falecido. O cachorro também se chama Quincas Borba e faz Rubião, as vezes, meio que acredita, que a alma do falecido esta no cachorro. Uma das lendas que havia em MG, que alguns falecidos ficavam nos animais.
Um livro curto, leve e gostoso de ler. Essa minha edição tem 535 páginas mas tem muitos desenhos. O capítulos sao curtos e temos várias páginas só utilizada a metade. Edição bonita mas com desperdício de papel.
Gostei muito. Dei risadas e tambem me emocionei.
Valeu!!!

Cris609 08/08/2023

Só descobri a grandiosidade da história depois de ler as resenhas no final da edição. Sem elas não conseguiria captar a essência do desfecho e do enredo. Acredito que elas vão trazer luz não só a esse livro, mas também a todos os outros de Machado de Assis.

Keila Sousa 07/08/2023

?As estrelas são ainda menos lindas que os seus olhos, e afinal nem sei mesmo o que elas sejam; Deus, que as pôs tão alto, é porque não poderão ser vistas de perto, sem perder muito da formosura? Mas os seus olhos, não; estão aqui, ao pé de mim, grandes, luminosos, mais luminosos que o céu??

Lorena1206 07/08/2023

Quincas Borba
Narrado em terceira pessoa, com uma escrita um pouco difícil de se compreender. Esse livro retrata a história do professor Rubião, um professor que acaba de receber a herança do seu melhor amigo o filósofo Quincas Borba, com a condição de que ele cuidasse de seu cachorro de mesmo nome que seu dono, após recebido a herança Rubião vai para a capital do rio de janeiro, a caminho de sua viagem um casal entra no mesmo vagão que ele, Sofia uma moça muito bonita e Cristiano Palha, empresário, logo ele muito ingênuo conta para ambos como adquiriu sua herança, e acaba prestando mais atenção em Sofia do que devia, Cristiano aconselha Rubião a não contar as pessoas como recebeu sua herança pois podem se aproveitar dele, a partir dai viram amigos. Eventos acontecem, paixões surgem, decepções nascem e a morte paira em vossas cabeças, o peso de um amor interesseiro e uma amizade falsa a troco de uma herança.

Lidiany.Mendes 06/08/2023

"Ao vencedor, as batatas"
Confesso que gostei bem mais de Memórias Póstumas de Brás Cubas, mas é incontestável a genialidade de Machado de Assis em Quincas Borba.
O título do livro é Quincas Borba, mas a história narrada é a de Rubião, o ex-professor e herdeiro universal do filósofo Quincas Borba.
Só lendo livro para compreender ou não o real alcance dessa herança e conhecer o destino de Rubião e do cão Quincas Borba.

Bruna Peixoto 04/08/2023

Ao vencedor, as batatas!
Muito bom. Rubiao representa a vida de todos nós, cercado de hipocrisia e de pensamentos bons e ruins.

laurelin 01/08/2023

O pobre daquele cachorro...
O Machado de Assis na fase realista deveria ser pack de leitura de todo o brasileiro.

Nesse livro, é narrada a história de Rubião, um homem de vida mais simples, que vivia em Minas Gerais, que de repente se vê rico ao ganhar toda a herança de seu amigo, Quincas Borba.

A loucura, tema recorrente das obras realistas do autor, se faz mais uma vez presente e escrita de um jeito muito discreto no início ? você nem percebe que Rubião está apresentando sinais de declínio mental até ele começar a achar que era o próprio Napoleão III.

Impossível sentir apreço por qualquer personagem da obra, exceto pela D. Fernanda e pelo cachorro. Todos os outros são vãos, supérfluos, corrompidos pela sociedade em que vivem, crítica assídua de Machado em suas obras.

Leitura recomendada!

theo33 30/07/2023

Apesar de eu ser um entusiasta do machado de assis, esse livro não me cativou tanto, infelizmente ?
é uma leitura interessante, mas difere do que eu sou acostumado a ler e gostar, então por um tempo achei a leitura entediante :/

swrrano 24/07/2023

Ao vencedor, as batatas!
Machado de Assis, o que o senhor fez?

precisei ler quincas borba pro vestibular e tava mto receosa de ser uma leitura arrastada e difícil justamente por ser obrigatória e ter uma pressão em cima disso, principalmente por conta da grande reputação do autor.

mas caras.... foi sensacional! tendo estudado a obra antes me ajudou bastante, e foi mto mais fácil pegar as suas críticas e reflexões. e fiquei mto surpresa tb com algumas reviravoltas! mesmo demorando um pouco, foi divertido amém amém amém