História das Inquisições

História das Inquisições Francisco Bethencourt




Resenhas - História das Inquisições


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Clio0 06/07/2021

Francisco Bethencourt é um renomado historiador do cristianismo no Ocidente e, por conseguinte, da Igreja Católica.

Sua proposta neste livro é retratar a formação, consolidação e término do Santo Ofício. Logo, esse trabalho foi concebido como um estudo da organização e sua atuação durante o fim da Idade Média e Início da Idade Contemporânea.

Os capítulos são organizados por eixos temáticos como organização burocrática, investiduras, Auto da Fé, éditos e representação, etc. Há uma breve narração da atuação de cada segmento, uma análise formal de sua influência e, não raro, o estudo de algum caso em particular.

Contudo, não é um livro de curiosidades. Como texto acadêmico, ele parte do princípio que vários conceitos e convenções são de senso comum e toma esse espaço para outras discussões, como a atuação durante o período colonial, entre guerras e separação entre Igreja e Estado (algo ainda em andamento na vida real).

A edição da Companhia das Letras é muito bonita, ilustrada em cores e com uma parte enorme reservada para as notas e referências.

Recomendo.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR