Labirinto de Espelhos

Labirinto de Espelhos Simone Gonçalves de Assis...

Resenhas -

Judy_m81 19/07/2022

Nos mostra como a auto-estima deveria ser tratada como um problema social, ser levado mais a sério, por estar completamente ligado com a nossa convivência familiar, escolar, e até mesmo com amigos da infância e adolescência. Logo no fim, percebemos como a violência (psicológica, fisica, sexual) impacta nos resultados obtidos sobre a baixa auto-estima. Destaca como um ambiente mais respeitoso e empático é importante para crianças e adolescentes estabelecerem um sentimento mais positivo de si.

Maria Freitas 02/02/2022

Como a sua vivência mexe na sua auto estima
Este é um livro de como tudo que você vive na adolescência e na sua infância mexe com sua auto estima. Traumas, abuso, violência, entre outras coisas te deixam cicatrizes e marcas causando consequências em quem você se torna.
E esse livro mostra um pouquinho disso. Uma pesquisa feita em algumas escola de como está a auto estima dos alunos e sua convivência com pais, professores, amigos e seus traumas. Nessa pesquisa mostra que os alunos com baixa autoestima tem mais problemas e traumas. É uma pesquisa bem ampla deixando a leitura um pouco lenta.
Amei que relataram as vivências dos alunos com as palavras deles, mas alguma vezes ficou meio confuso, o gráfico também não fico muito claro. Outra coisa também é que o livro já é meio antigo seria legal refazerem essa pesquisa e ver oque mudou.

Tamiris 22/11/2021

Labirinto de espelhos
O livro se trata de uma pesquisa feita em escolas com crianças e adolescentes para entender como se dá a formação da auto-estima.
A auto-estima, está relacionada a visão que o indivíduo tem de si mesmo e esta visão é construída através de suas relações. Na infância as imagens e opiniões de familiares e demais pessoas que fazem parte do convívio social e tem papel significativo na vida do indivíduo, ajudam na formação do ?eu? e consequentemente na imagem e valores que atribuirá a si mesmo.

A auto-estima é sobretudo um componente afetivo, a forma como a criança/jovem é tratada funciona como um espelho, por um lado se recebe cuidado, amor, elogios e atenção tendem a ter uma visão mais positiva de si mesmas, demonstrar mais confiança e otimismo nas habilidades sociais e em suas qualidades e ser menos sensível às críticas.
Já quando são ignoradas, rejeitadas, humilhadas, punidas de forma severa, tendem a evitar exposição pois são mais sensíveis à críticas, têm maior dificuldade de falar de suas opiniões e necessidades e ter entendimento e clareza de si próprias.

A pesquisa realizada apontou que:
?Ficou muito evidente que os adolescentes de elevada auto-estima são os que mais se conhecem, se aceitam e se valorizam. No pólo oposto, estão aqueles de baixa auto-estima, reforçando uma maior dificuldade quanto à compreensão de si, dos próprios limites e dificuldades?.
Considerando que as crianças não nascem com alta ou baixa auto-estima, podemos perceber a importância do ambiente fornecido aos indivíduos, começando pela relação com os pais/cuidadores, com a família, ampliando para escola, amigos, outros grupos sociais e não podemos deixar de considerar também as políticas públicas no que diz respeito ao suporte que o indivíduo recebe da sociedade ao longo da vida e como isso influencia na formação de uma boa auto-estima.

?De todos os julgamentos importantes que fazemos, nenhum é tão importante quanto o que fazemos sobre nós mesmos?.

Indico a leitura, tem bastante conteúdo técnico da pesquisa, mas pode-se aproveitar muito o material exposto.

Sylvia 19/04/2021

Adorei!
Totalmente diferente do que eu esperava.
Foi uma ótima surpresa ler esse livro!

Veronica 27/02/2021

O livro é baseado em um estudo publicado pela autora. Tem boas definições de autoestima, e a autora conseguiu traduzir sua pesquisa de forma clara ao leitor, mostrando as diferenças da percepção de autoestima conforme classe social, família, amigos.

Tati- Leitora 23/07/2020

Perfeito
O livro traz várias citações de pesquisadores que trabalharam com autoestima pra poder se basear e a pesquisa feita pelas autoras foi extremamente ampla e cuidadosa. Eu simplesmente amei.