Os Sofrimentos do Jovem Werther

Os Sofrimentos do Jovem Werther Goethe

Resenhas - Os Sofrimentos do Jovem Werther

Karlesy 03/05/2024

Arrebatada!
Amo quando retiro clássicos da estante e termino essas maravilhas com a frase: é, não é à toa que um clássico é sempre um clássico ?
Em 1774, Goethe mergulha em uma narrativa autobiográfica sobre as dores do amor impossível. A experiência de ter o coração partido em uma época de vida que o jovem ainda não está bem equipado emocionalmente pra dar conta da frustração. Acompanhamos por pouco mais de um ano, a jornada de um jovem e a luta contra afetos intensos e confusos
Este também é um livro que narra o processo de desmonte da saúde mental, a presença de conflitos existenciais, assim como a denúncia de hipocrisias do comportamento humano habitual. Sofri, refleti e me emocionei ao me despedir de Werther. Não tive outra escolha, a não ser aceitar a decisão desse jovem sonhador em viver seu grande amor em outra vida, talvez! ?
"Se você me perguntar como são as pessoas daqui, só o que posso te responder é: como em qualquer outro lugar. O ser humano tem mesmo algo de uniforme. A maioria das pessoas passa grande parte de seu tempo se esforçando para viver, e o pouco tempo de liberdade que lhes sobra causa tamanha angústia que elas fazem de tudo para se livrar dele. Oh, destinação humana."
O típico livro: me destruiu, 5 estrelas! ?

João Paulo CP28 02/05/2024

O suicídio construído a partir de um romance impossível
"Ah! meu caro, se o esforço já significa fortaleza, por que a exaltação há de ser fraqueza ?"

Goethe propõe uma interessante discussão que remete ao princípio do romantismo no século XVIII. Em meio ao crescimento de ideias burguesas advindas do humanismo e do renascimento cultural, produções ultrarromânticas passaram a discutir distintos aspectos dos sentimentos humanos.

Nesta obra, Werther questiona como o seu sofrimento "espiritual" não é visto tal qual uma enfermidade física, que demanda cuidados e, se não tratada, pode não ser suportável e levar às mais sombrias consequências.

Tal qual é dito no livro, homens serenos e pacatos pouco compreendem o estado do desaventurado. A personagem questiona, nesse sentido, se seria aceitável pedir para uma pessoa que sofre de uma grave doença, esperar, resignadamente, os sintomas passarem, da mesma forma que comumente se faz o mesmo pedido para alguém que sofre por amor.

Todavia, não se tem uma discussão sobre a valorização da saúde mental para a garantia de um bem-estar íntegro do indivíduo, consciente dos possíveis danos psicossociais intrínsecos à convivência humana. Do contrário, aqui a racionalidade é negada e tem-se uma verdadeira ode ao sentimentalismo e às vontades individuais, fato este que explica a influência da obra para os jovens da época.

À parte disso tudo, a obra conta, em seu início, com exemplos e passagens românticas que despertam bons e aconchegantes sentimentos, dos quais lembranças e suspiros são dificilmente evitados.

riskkai 01/05/2024

Eu ainda nao acredito no final. Eu simplesmente estou sem reação, um dos melhores livros q li esse ano.

Clarissa130 01/05/2024

?É certo que nada no mundo torna o homem mais necessário do que o amor?

Tinha curiosidade por esse livro desde os tempos de ensino médio, quando ouvi falar pela primeira vez sobre o ?Efeito Werther?, fenômeno que relaciona o surgimento de comportamento suicida com relatos de suicídio veiculados pela mídia. De tanto comentar sobre o efeito, senti a necessidade de conhecer o polêmico personagem cujo suicídio acabou sendo replicado por inúmeros jovens da época.

Werther é um personagem muito bem construído do ponto de vista psicológico. Durante a leitura, conseguimos identificar aspectos de instabilidade emocional marcante, sua idealização amorosa e, na medida da impossibilidade da realização amorosa, identificamos traços melancólicos que sinalizam a trágica ideação e o destino do personagem.

Com a leitura do posfácio da edição, fica claro que Goethe modificou características do livro e atenuou alguns pontos da história após a onda de suicídio associada ao personagem. Apesar desses ajustes, a história criada no século XVIII segue seu papel marcante na literatura, com trechos brilhantes sobre autoconhecimento, paixão e adoecimento psíquico.

Muito bom!

Mariana113 29/04/2024

Linguagem de amor: existir
Comecei a ler este livro por indicação de um menino que eu gostava, e não esperava realmente me interessar pela história quando folheei pela primeira vez. Com Werther, tive alguns momentos de reflexões sobre a paixão tanto pela vida, si mesmo ou alguém pra admirar. Estar apaixonado, quando penso no protagonista é uma linha tênue entre os sentimentos de amor, alegria e angústia como divisores de água na vida do ser humano. De certo modo, me vejo parecida com o personagem, crio muitas coisas por trás de lentes cor de rosa e falta percepção lógica. Mas toda pessoa apaixonada é abobalhada pelo ser amado.

Hilton 29/04/2024

O livro nos mostra as correspondências entre um jovem que se deixa levar pelas emoções, Werther, e seu destinatário, que pouco sabemos sobre. Werther nos apresenta muito bem o raciocínio de um típico romântico vivendo apenas por uma mulher, isso de forma autêntica. Essa autenticidade criou uma empatia entre eu e ele, e me deixou arrasado ao observar seu declínio.

Marcela 28/04/2024

O valor de um bom livro
Finalmente li esse livro, que há tantos anos eu queria! Primeiro que leio do Goethe e causou excelente impressão. A gente acaba lendo muita porcaria hoje em dia, e quando lemos um livro bem escrito, com história que envolve, que faz refletir sobre muitos assuntos e depois queremos procurar sobre o contexto, isso deve ser valorizado.

Bianca 25/04/2024

Os Sofrimentos do Jovem Werther
A história me prendeu bastante, sou muito fã de histórias escritas em cartas e gostei muito da forma como o escritor conseguiu transmitir toda a angústia do personagem para elas.
Achei o livro bem deprimente, mas isso não é ruim pois esse era exatamente o objetivo do livro.
Se tem algo que eu não gostei, foi a leitura que o Werther faz da tradução de um trecho de dos cantos de Ossian, porque mesmo entendendo o propósito dessa parte existir, senti que meio que quebrou o ritmo da narrativa.
No geral achei um livro bom, que vale a pena a leitura

miguelsousa_ 23/04/2024

Facada no coração
Acabei de ler e me pegou bonito.
que werther já era um cara nitidamente afetado (alguns de seus traumas são comentados no livro) que conheceu a Charlotte e infelizmente aconteceu o que aconteceu
na nossa vida estamos sujeitos a isso tudo, infelizmente nosso amigo werther não teve o melhor final, isso porque ele era um cara intenso e que depositava tudo nos seus amores e paixões.
quando isso foi transferido pra charlotte e depois ele perceber que não tinha chance, tudo desmoronou pra ele, nada fazia mais sentido. ele tentou voltar pra cidade natal, mas nada resolvia. e o final não podia ser outro, espero que em outra vida ele tenha a oportunidade de amar alguém que ame ele na mesma intensidade (e que não seja comprometida).

talvez devêssemos viver a nossa vida menos intensamente, não precisamos colocar 100% de nossa energia em tudo, porque, como aconteceu com o jovem, tudo pode ser esgotado rapidamente e quando esgota, a queda é feia.

doctorchemicalx 23/04/2024

Me identifico muito com o werther devo me preocupar?
Brincadeiras a parte eu amei esse livro, sou apaixonada por romantismo e genuinamente me identificava com muitas das reflexões morais do werther (obviamente menos a parte dele ??

olívia 23/04/2024minha estante
werther vítima e lotte errada?oi?

Boruto da Rita Lee 22/04/2024

"Às vezes não posso compreender como o outro pode amá-la, permiti-se amá-la, ousa amá-la, quando eu a amo de maneira única, tão profunda, tão plena; quando nada conheço, nada sei nada tenho senão a ela!". O caba se matou por amar demais, quero um assim ??.

Marcella350 22/04/2024

Primeiro Goethe
Werther é romantismo e amor puro e não retribuído para alguns, para mim, é um stalker doentio. Adorei a leitura e essa perspectiva que obtive.

olívia 20/04/2024

Os sofrimentos do jovem Werther
Goethe simplesmente escreveu um livro sobre uma paixão profunda incrível!!

Cada detalhe do livro, cada sentimento, cada atitude do Werther ancaixou perfeitamente com a trama. Sem contar a riqueza de detalhes de cada momento do personagem, que faz parecer que o leitor está vendo a cena e sentindo as mesmas coisas.
Apesar de o fim ser extremamente previsível e, inclusive, no primeiro livro você vê até os detalhes do que está para acontecer ao final, em nenhum momento há a perda de interesse na obra, e muito menos o sentimento de história encerrada.

Se eu fosse um homem, eu nunca ia querer me apaixonar depois desse livro kkkkkkkkkkkkkkk