Os sofrimentos do jovem Werther

Resenhas - Os Sofrimentos do Jovem Werther

Dani 27/03/2017minha estante
Ótima resenha!

Cristian 27/03/2017minha estante
A Dani tem razão, ótima resenha

Obrigada. :)

Márcio_MX 27/03/2017minha estante
Só acho que deveria ser marcado como spoiler, principalmente pelo último parágrafo.

Natalie Lagedo 27/03/2017minha estante
Kkkkkkkk isso ainda é spoiler? '-'

Eu acho.

Márcio_MX 27/03/2017minha estante
Eu acho. Eu por exemplo, não conhecia o final.

:O

Dani 27/03/2017minha estante
Hahaha é spoiler, mas tá perdoada.

Natalie Lagedo 27/03/2017minha estante
Agora marquei que tem spoiler, mas não sei se aparece o aviso.

Márcio_MX 28/03/2017minha estante
Apareceu sim. No seu perfil, na seção de resenhas já está o aviso de spoiler a resenha só aparece se a pessoa clicar em visualizar.
Valeu, Natalie

Wagner 29/03/2017minha estante
Gostei muito da resenha. É uma certeza absoluta que Goethe não irá entrar na minha estante. Principalmente por causa dos Sofrimentos do Jovem Werther. Na juventude evitei e hoje está totalmente descartado.

Joao.Pedro 26/02/2018minha estante
Não entendo nada de história da literatura ou crítica literária, mas me pareceu, ao terminar a leitura, que o Jovem Werther era já o indicio de um niilismo em gérmen, um desencanto com a criação e um sentimento de abandono pelo Criador. Tudo isso por não conseguir aceitar que o mundo não funcionasse de acordo com suas predileções individuais! Pior, esse movimento da alma do jovem Werther parece ser universal! Tal é a força do desejo humano! Incrível! Senti certa dificuldade em Goethe em submeter o sentimento do dever e da nobreza a esse estado de espírito, é um gênio esse Goethe! Gênio!

Yago 04/04/2010

Os sofrimentos do jovem Werther.
Um ano e sete meses. Esse é o tempo da vida de Werther que acompanhamos através de suas cartas destinadas a seu cara amigo Wilheim. Carregadas de alegrias, remorsos, confusões e divagações que só um espírito apaixonado pode fazer, elas se constituem o apaixonado relato do amor proibido entre Werther pela bela e comprometida Lotte.
Acompanhamos, no livro, toda a mudança sofrida no protagonista ao conhecer sua amada. A obra começa com uma carta bastante animadora do jovem, contando a felicidade que os ares campestres lhe causaram. Mas sua paixão é tão forte que o faz se mudar, e forte o suficiente para lhe fazer voltar, ainda que seu amor se mostre cada vez mais impossível.
E assim vemos a história de um animado jovem idealista que se transforma num ressentido homem com um desesperado e tocante final.
Todos que já se apaixonaram deveriam lê-lo; ainda que a história não seja a mesma, e o final muito menos, quem já não foi o jovem Werther por alguns momentos?
Mary Elizabeth 06/10/2011minha estante
Muito bom.

Claudair Jaines 13/04/2013minha estante
Muito bem. Eu mesmo, já fui assim como Werther. Muito complicado :~

Erika 03/10/2014minha estante
Gostei muito da resenha... Eu sofri junto com o Werther.

Danilo 31/05/2015minha estante
Nossa época não tem parâmetros nem referências para analisar o sofrimento de Werther. Em época do "amor sensual", o amor deste pobre jovem reverbera muita estranheza.

Nando 17/09/2015minha estante
É o melhor livro que li.

Christina.Lima 25/07/2016minha estante
Para os romanticos. Não sou muito do q ler sobre amor, mas achei interessante. Muito drama pra mim.

Bruna 26/07/2019minha estante
Esse livro é sem sombra de dúvida o meu favorito!!
A primeira vez que o li tinha uns 12/13 anos, e desde então sou apaixonada

Caio 03/02/2021minha estante
Vlww Yago pela resenha!! Deu p entender bem sobre a historia.
O post em si que deveria falar do livro fala apenas do autor.

Martabook 23/10/2021minha estante
Livro sugerido pelo clube de leitura q participo, riqueza de detalhes, fala de um amor avassalador e de morte, adorei ter lido.

Tata 18/01/2022minha estante
Que resenha perfeita :)

Sarah 22/07/2022minha estante
Nossa! Eu tenho uma percepção totalmente diferente, Werther é Egoísta, ele não quer retornar para perto da mãe porque ela está cobrando que ele trabalhe, quando finalmente ele vai trabalhar, se frustra pq o Chefe não o admira e pede correções no trabalho dele, então ele larga o emprego e volta para o lado da Lotte. E quando ele percebe que não tem possibilidade de ficarem juntos decide se matar e escreve "Não é desespero, é certeza de que a decisão está tomada e me sacrifício por você. (...) Na véspera de Natal você terá este papel em mãos e vai tremer e molhar com suas lindas lágrimas." A lotte ainda o questiona "tenho medo de que seja apenas a impossibilidade de me possuir que torna esse desejo tão atraente ao senhor". Para mim Werther amou apenas uma pessoa, ele mesmo, e isso se confirma no final "Eu queria que me enterrassem no caminho, ou no vale solitário, de modo que os pastores e levitas se benzessem e o samaritano derramasse uma lágrima ao passarem pela minha lápide".

ArySawyer 31/01/2023minha estante
Que livro magnífico!! Eu não sei o que estou sentindo ao certo.

Rachel 01/03/2023minha estante
Tristemente lindo

E. Dantas 19/05/2010

FORMIDÁVEL
ok, vamos lá:

Ele é um clássico.

Escrito por um cara de nome Goethe, que se pronuncia "Guete", assim mesmo, igual o final de foguete.

Ele fala de um rapaz-miserável-coitadíssimo-massacrado-flagelado-acachapado-coco-do-cavalo-do-bandido-dilacerado pelo amor, o jovem Werther ( essa pronúncia eu não faço idéia, deve ser como o salão de cabelereiros "Werner" só que com "t" no lugar do "n")

E eis o que o livro é: Só isso.

Só isso?

Só isso.

Tenho dado atenção aos clássicos, graças a essa idéia da abril de lança-los nas bancas por 15 reais, e foi assim que esse livro, até então chaaato, caiu em minhas mãos.

O tal jovem Werther passa o livro inteiro mandando cartas a um amigo para dizer o quanto Lotte ( sua musa ) é incrível, belissíma, extraordinária, maravilhosa, fantástica e que ele a ama em todas as proporções. Ele ama o nariz dela, ele ama o jeito dela, ele ama a remela dela, ele ama amar ela, ele é chato pra caralho.

Mas...( sempre rola o mas ) ao quase desistir de continuar lendo o sofrimento do Jovem, um lampejo me veio a mente.

"O esquisofrênico Werther e suas cartas estão contando como nasce um psicopata!" (psicopata e esquisofrênico...é...imagine.)

Minha leitura mudou completamente e comecei a ver a estória com outros olhos...nasceu pra mim um Werther meio Kathy Bates em "louca obssessão" e então, devo admitir que o livro passou a ser mais que um simples romance...virou um objeto de estudo. É impressionante a evolução doentia que o Brother Guête conseguiu expressar nesse clássico, de maneira sutil. O livro é, no real sentido da palavra, Formidável e ponto.

Vale a pena.

Beijos e inté!
Barbara.Luiza 19/10/2011minha estante
auto-flagelação é diferente de platonismo, neoplatonismo e afins.

LMG 01/12/2011minha estante
Ainda to na parte "chata" e to adorando, imagina a parte "formidável" então.

gabriella 22/07/2013minha estante

Erika 03/10/2014minha estante
Divertida a sua resenha!

Adriana602 05/02/2016minha estante
Ri alto com a parte "ele é chato pra caralho", devo concordar ele é chato. Agora falando da obra realmente espetacular!

Daniely.Samara 27/02/2016minha estante
"Ele ama a remela dela" ri muito, mas é verdade, ele ama mesmo. kkkkkkkkkk

Thalyta Vaz 20/12/2019minha estante
Tu tá certo, chato pra um caralho esse cidadão kkkkkkkkkkkkkkkkk

isababy 15/04/2021

Muito foda caralho mas n deveria ter lido isso mentalmente instável por que eh extremante melancólico e SOFRIDO
otimo agr qro ler

e to mentalmente instavel

°°° 15/04/2021minha estante
O livro explora o lado mais sombrio e dramático do amor, e bastante impactante mesmo, recomendo uma próxima leitura mais leve, pra tentar purificar os pensamentos.

Lobo 15/04/2021minha estante
eu sobrevivi aos livros do raphael montes, me sinto forte pra ler qualquer coisa KKKK

°°° 15/04/2021minha estante
Nunca li Raphael Montes, mas sempre leio bons comentários sobre ele.

Lobo 15/04/2021minha estante
recomendo dms, mas tem que ter mt estômago pra ler

Maddu / @litera.poesia 08/06/2021

DRAMA QUE A GENTE GOSTA
Talvez tenha sido o meu favorito por eu amar histórias dramáticas kk e isso não falta nem um pouco aqui. Ele trás um diálogo importantíssimo sobre suicídio além de diversas reflexões necessárias para nossa vida.
Louise 08/06/2021minha estante
Socorro é meu livro favorito da vida!

Maddu / @litera.poesia 08/06/2021minha estante
A gente gosta de um drama ne kkkkkk?

Clari§e 10/06/2021minha estante
Oi!
Tenho 14 anos, e tenho muita vontade de ler esse livro. Você acha que a leitura é "de boa" para alguém da minha idade ou seria melhor esperar para ter uma idade mais avançada? Não vejo em nenhum lugar uma indicação a respeito disso...

Louise 10/06/2021minha estante
Oii! Olha... Eu acho ele meio pesado pra idade, esperaria pelo menos mais 2 anos

Clari§e 10/06/2021minha estante
Obrigada!!

Caroline Gurgel 20/06/2014

O pai de todos que, um dia, se apaixonaram perdidamente!

O que dizer de Os Sofrimentos do Jovem Werther? Por que eu não o li antes?! Por que estudamos o romantismo europeu nas aulas de literatura e esse livro não nos é passado como leitura obrigatória para entender o movimento?! Esse livro é fantástico, um clássico escrito há cerca de dois séculos e meio, e que continua atual.

Comecei a leitura e, depois de poucas páginas, parei. Para continuar eu precisava entender o contexto histórico em que ele havia sido escrito, afinal não podemos analisar os clássicos como se fossem estórias escritas por um qualquer no presente. Pensando nisso, pergunto-me se quem o classifica com uma ou duas estrelas tem consciência do que está fazendo. Certamente, não! Comentários como "queria que acabasse logo" ou "Werther é muito chato, queria que morresse" são tão tolos, insipientes e rasos que me faz pensar se essas criaturas sabiam a preciosidade que tinham em mãos ou, ao menos, o século em que fora escrito. Creio que não. Mas, bem, voltemos ao contexto.

À época em que Goethe escreveu Os Sofrimentos... a Europa estava tomada pelo Iluminismo e pelo Racionalismo, que viam na ciência e na razão a resposta para tudo. Goethe vai de encontro a esses ideais ao escrever uma história em que o sentimentalismo, a emoção e o culto ao amor ocupam completamente o lugar da razão. Critica fortemente a aristocracia e, assim, associa-se a movimentos como a Revolução Industrial e a Revolução Francesa, que consolidariam a burguesia na sociedade europeia.

Goethe foi pioneiro e Os Sofrimentos do Jovem Werther é considerado o marco inicial do Romantismo na literatura europeia, rompendo com os padrões clássicos. É considerado o primeiro best-seller europeu e influenciou toda uma geração, que passou a vestir-se e a comportar-se como Werther. Foi tão importante que Napoleão confessou a Goethe que o havia lido sete vezes. Até hoje está na lista dos cem livros mais lidos da história. Precisa de mais algum incentivo para lê-lo?

Os Sofrimentos do Jovem Werther é um romance epistolar e tem caráter autobiográfico, porém com final, nomes e locais alterados. No livro, o jovem Werther envia cartas para o amigo Wilhelm, o narrador criado por Goethe, e conta-lhe tudo o que sente.

A princípio vemos um Werther encantado com o ar bucólico do lugar e com as pessoas que o cercam. Vemos um Werther extasiado conhecer Carlota e apaixonar-se perdidamente por ela, que já estava prometida a Alberto, seu noivo. Dá-se início, então, a uma paixão desmedida, desenfreada, tempestuosa, mas proibida, inalcançável. A emoção, a supervalorização do amor, a idealização da mulher e o sentimentalismo exacerbado são expressos em cada linha desse triângulo amoroso. E, pouco a pouco, vemos Werther destruir-se, sangrar de amor, sofrer por sua pura e inatingível Carlota.

"Às vezes não compreendo como outro possa amá-la, tenha o direito de amá-la, quando eu, somente eu a amo, com tanta ternura, tão profundamente, não pensando em outra coisa, querendo apenas esse amor, e não possuindo nada além dela."

A vontade que eu tinha era de marcar cada parágrafo desse livro. São tantas citações que merecem destaque, tantas verdades, tantas percepções acerca do ser humano e da sociedade que, mesmo escritas em 1774, continuam atuais.

"Tudo no mundo acaba por dar nas mesmas ninharias; e aquele que, para agradar aos outros, e não por paixão ou necessidade íntima, esfalfar-se para ganhar dinheiro, honrarias ou algo semelhante, este sempre será tolo."

Completamente atemporal, esse livro me encantou e me fez lembrar-me da minha adolescência. É fácil identificar-se com o jovem Werther, pois todos nós já fomos, um dia, um pouco dele. Ou seremos! E que triste aquele que nunca o foi, que nunca amou sem medida, que nunca sofreu, que nunca exagerou um sentimento ou verteu uma lágrima de paixão.

"Por que é que aquilo que faz a felicidade do homem acaba sendo, igualmente, a fonte de suas desgraças?"

Quero reler esse livro outras tantas vezes, muito mais que Napoleão! Quero recomendá-lo sempre que puder! Leitura deliciosa, apesar de seu tom melancólico em demasia, e uma escrita de encher os olhos, de fazer parar para suspirar! Atentem-se ao contexto histórico e leiam-no!!!

★ ★ ★ ★ ★
❤ ❤ ❤ ❤ ❤
Favorito

"Ah, como estremeço quando o meu dedo toca por acaso no seu, quando nossos pés se encontram embaixo da mesa! Recolho-me como que tocado pelo fogo, e uma força secreta impele-me de novo para frente - uma vertigem apodera-se de todos os meus sentidos. E sua inocência, sua alma pura não pressente o quanto essas pequenas familiaridades me afligem. E quando então, durante a conversa, ela pousa a mão sobre a minha, e, em meio a uma discussão animada, aproxima-se tanto de mim que seu hálito celestial roça os meus lábios: nestes momentos sinto-me desfalecer, como que atingido por um raio. E, Wilhelm, este céu, esta confiança, jamais eu ousaria...! - compreendes o que quero dizer. Não, meu coração não é assim tão devasso! Fraco, sim, muito fraco! E isto não é ser devasso!"

"Queria que alguém ousasse repetir-me tudo isso para atravessar-lhe a minha espada de lado a lado, - porque só o sangue poderá acalmar-me. Oh! Cem vezes já peguei do punhal para livrar meu coração do peso que o esmaga"

"E esta miséria enorme, o tédio entre essa gente torpe que aqui se reúne! Essa concorrência e o modo como ficam atentos, um procurando obter vantagem sobre o outro; vejo as paixões mais mesquinhas, mais miseráveis, sem nenhum pejo. Assim, por exemplo, há por aqui uma senhora que tanto fala da sua nobreza e das suas terras que pessoas de fora necessariamente haverão de pensar: eis aí uma tola que se vangloria de sua origem nobre e da fama de suas propriedades. A verdade, porém, é outra: a mulher é aqui da vizinhança, filha do tabelião. Vês, não posso compreender a raça humana, tão inconsciente, a ponto de prostituir-se de maneira tão baixa."
Caroline Gurgel 22/06/2014minha estante
Obrigada, Gleidson! Livro fantástico!!!

Mariana 16/07/2014minha estante
Parabéns pela bela resenha!

Sarah 19/07/2014minha estante
Adorei este livro. Pareceu que o já havia lido em tantos outros livros, em tantas poesias. Realmente adorei. Muito boa sua resenha. Obrigada por postá-la.

Caroline Gurgel 20/07/2014minha estante
Obrigada, Sarah e Mariana!
Sarah, isso mesmo, certamente ele inspirou milhares de autores, não é? Também senti isso!
Bjs

Aryane 06/08/2020minha estante
Obrigada, adorei a resenha.

CrisIngrid 03/04/2021

Apenas minha experiência de leitura
Eu comecei a ler este livro caçoando do Wether porque, para os parâmetros atuais, amar como ele amou é ridículo. Óbvio que eu entendo todo o contexto em que essa obra foi escrita e o que ela representa e o quanto ela é importante, já que é tida como a obra que fundou o Romantismo. Mas também não dá para avaliá-la descolada das minhas experiências, né?

O que eu não esperava era ser fisgada pelos sentimentos do protagonista ao decorrer da leitura. Terminei o livro super triste e pesarosa, com a sensação de uma nuvem carregada pairando sobre a minha cabeça. Agora eu entendo porque essa obra causou tanto reboliço quando foi lançada. Não tem como ficar apático. Ou você acaba se compadecendo, ou morrendo de raiva. Mas alguma coisa vai sentir.

Para além de toda a questão sentimental exacerbada (se você torcer esse livro, sai lágrimas), eu gostei muito da linguística. A disposição das palavras na frase, as pontuações, as escolhas lexicais, tudo isso é um deleite. Claro que devemos ressaltar o brilhante trabalho de tradução de Ary de Mesquita.

Outra coisa muito boa também é a maneira apaixonada como Werther defende suas ideias, suas crenças. Gostei disso nele, nada é superficial com ele. Me agradei muito, ainda, com a maneira como certos pensamentos iam tomando forma dentro da cabeça dele. Ele tinha um jeito curioso de chegar a certas conclusões. E, por último, achei muito legal o amor, a admiração, o apreço que ele tinha com a natureza.

Enfim, com certeza vale a pena ser lido, mas faça isso quando você estiver super bem.
Mateus com h 03/04/2021minha estante
Recomendo ?as afinidades eletivas? e parte I do Fausto

PatriciaCeron 03/04/2021minha estante
Que ótima resenha, irei lê-lo em breve .

CrisIngrid 03/04/2021minha estante
Obrigada pela dica, Mateus!

CrisIngrid 03/04/2021minha estante
Que bom, Patrícia! Tenha uma boa leitura. E cuidado! haha'

PatriciaCeron 03/04/2021minha estante
Estou me preparando psicologicamente kkkk

Duda Lindartevize 25/05/2021

Mais ou menos
É um livro relativamente bom, faz vc refletir em como sua vida importa e em como vc afeta os outros, porém não é um livro que recomendo, acredito que existem outros que tratem do mesmo assunto de uma forma mais clara e objetiva.
Lele 29/05/2021minha estante
Poderia indicar os outros livros que tratam do mesmo assunto?

Oii, posso sim

Duda Lindartevize 30/05/2021minha estante
Tem o livro: Uma história meio que engraçada

Duda Lindartevize 30/05/2021minha estante
Que trata do mesmo assunto só que de um jeito mais direto e recente

Lele 30/05/2021minha estante
Obrigadoo!! Vou ver sobre ele aqui

João 23/04/2022

Os sofrimentos do jovem Werther.
Bom, gostei bastante da leitura, e de quebra me identifiquei á beça com o personagem central. Um livro que a gente consegue adentrar muito no psicológico do personagem por meio das cartas, e ficando visível o sofrimento dele, de como ele descreve os seus sentimentos, sua obsessão, os anseios, podemos ver ele se degradando.

Um livro que não tem uma leitura difícil, tendo uma temática interessantíssima, e que vale a pena ser lido, recomendo a todos ( excerto, para as pessoas que estão apaixonadas e tendo um amor impossível de se concretizar ?? se não, vai se identificar e consequentemente irá sofrer junto com o nosso amigo melancólico, Werther.)
Michela Wakami 23/04/2022minha estante
Amei a sua resenha.????

Michela Wakami 23/04/2022minha estante
Também gosto muito desse livro.??

João 24/04/2022minha estante
Muitíssimo obrigado! ?? esse é bom, Michelângela!

Douglas Finger 24/04/2022minha estante
Excelente leitura!!

DANILÃO1505 20/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Bruno Costa 17/10/2022

Sofrimento é um bom título
O livro é ruim. Buscando contar toda a evolução dos sentimentos de Werther após conhecer sua amada, o livro embarca numa narrativa extremamente melodramática, a ponto de beirar a insanidade.
Não é um livro recomendado para quem tem tendências suicidas.
Por fim, realmente foi um sofrimento do jovem Bruno terminar esse livro.
Matheus Bonfim 17/10/2022minha estante
Eu achei esse livro maravilhoso, bem triste, não segurei as lágrimas lendo. Uma pena que não gostou.

Taysa M. 17/10/2022minha estante
Super concordo

manjksu 17/10/2022minha estante
uma pena não ter gostado! mas realmente, um sentimentalismo exacerbado e escancarado, por isso se encaixa tão bem no título de clássico do romantismo.

Bruno Costa 17/10/2022minha estante
No começo eu tinha criado uma conexão muito boa com o Werther, mas depois de mais 50 páginas de Lotte pra baixo, Lotte pra cima, Lotte pra todo lado, começou a parecer briga de família por herança. Aí foi ladeira abaixo.

Luan.NietzsChe 05/02/2024

"tenho tanto, mas o que sinto por ela devora isso tudo[...]"
De fato, este livro é esplêndido! Por esta internet já vi gente dizendo que é apenas um livro ruim, onde o personagem comete suicídi0 por mulher. Não, meus caros, não é só isso. Este livro é grande ? os bons entendedores entendem que não falo da quantidade de páginas ou do comprimento do livro ?, ele vai muito além disso. Goethe, através de sua escrita fácil, faz ótimas críticas à hostilidade das classes mais altas para com as mais baixas; demonstra a miséria; e o principal: quando nossos limites são esgotados e surge a questão: "Deus, por que me abandonou?"

"E que outros tempos foram aqueles, em que ele diz ter vivido tão bem e ter sido tão feliz? ? Ah, esse tolo ? exclamou ela, com um sorriso compassivo -, ele quer dizer o tempo em que esteve fora de si, ele sempre fala disso, foi o tempo em que ele ficou no hospício, sem nem saber de si mesmo. - Isso tudo me atingiu como um raio; pus um tostão na mão da mulher e saí logo dali, apressando o passo."

Tornar algo ou alguém como o sentido de sua vida, bem quando a sua própria vida não possui sentido, acredito, é uma maneira de fugir de si. Posso dizer, também, que é um pedido de socorro. Mas, como dizia Schopenhauer (será uma paráfrase), esperar apenas pela felicidade é esperar inconscientemente pela infelicidade. A partir disso, no momento em que nos decepcionamos, já morremos, e, para pôr fim à morte-vida, devemos transformá-la em morte-morta. Werther já estava morto antes de tirar sua própria vida.
Ellen Seokjin 05/02/2024minha estante
Uma pena o que acontece com o werther, mas eu acho esse livro lindo.

Luan.NietzsChe 05/02/2024minha estante
sim, sim, final trágico, mas o livro é uma lindeza.

Luan.NietzsChe 05/02/2024minha estante
aliás, finais trágicos me atraem mais

Ellen Seokjin 05/02/2024minha estante
eu também gosto

Michela Wakami 26/01/2022

Quem nunca sofreu de amor?
Terminei a leitura, com o coração em pedaços.
Cuidado com o amor desenfreado!
Um livro polêmico, até aonde podemos ir, quando o assunto é o amor ?
Devemos ir até aonde a sanidade nos proteja. Virou loucura? Corre que é cilada Bino!
Tangerina 08/02/2022minha estante
Esse livro acabou comigo!

PS:Querida como é bom estar de volta, você é uma inspiração pra mim. Beijos!

É muito sofrimento!!!!

Que alegria, ver você de volta, minha flor.
???????
Esses dias mandei um ?alô ? para você na Instagram, estava sentindo a sua falta.

No*

Michela Wakami 08/02/2022minha estante
Obrigada pelo seu carinho.????

Maria.Oliveira 16/06/2021minha estante
Que resenha magnífica! Fique até com vontade de reler.

Maria 15/09/2021minha estante
Digo o mesmo! Magnífica resenha!

Márcia Regina 18/09/2021minha estante
Obrigada! Saudades dessa época, não ando conseguindo parar para pensar nas leituras que faço :'(

Maria 18/09/2021minha estante
Eu estava contando sobre o livro a minha filha e como a sua resenha BRILHANTE mudou a minha própria visão acerca de Werther, que já foi o meu "crush literário" (pelamor). Então entrei na página para ler a resenha em voz alta e não resisti a deixar um comentário. Saudade das suas resenhas certeiras, aquele tipo que nos fazia enxergar além do que é mostrado. Saudade, também, das nossas conversas. Um grande abraço!

Mr_Clio 17/10/2023

Que livro deprê!
Não foi esse exemplar que aqui aparece que eu li, mas uma edição argentina dos anos 40 que tem na biblioteca da USP. Tive que me forçar a ler o livro até o fim, pois o personagem já estava me irritando.
Conversando com uma professora de literatura, fiquei sabendo que o livro chegou a ser proibido pouco depois da publicação, pois teria motivado uma onda de suicídios.
Márcia Régia 03/11/2023minha estante
Ótima resenha ????. Fiquei curioso

Márcia Régia 03/11/2023minha estante
Curiosa para ler

Mr_Clio 03/11/2023minha estante
A história é contada através de uma série de cartas de um rapaz que está apaixonado por uma mulher prometida e que se casa com outro homem. E nas cartas ele fica lamentando essa situação.

Márcia Régia 04/11/2023minha estante
???? amei

Mandark 22/06/2009

Indentificação total... rs
Na época em que li esse livro me identifiquei tanto que chegei a usar Werther como nick em alguns lugares. Mas essa atitude foi vista como 'depressiva' por alguns que idiotamente lembram apenas do desfecho do livro e não levam em conta toda a obra que me fascina até hoje! Deixei de me identificar como Werther, mas nunca deixei de encarar o temperamento do jovem Wether como um reflexo do meu próprio. Belíssima obra!
rawel 27/04/2010minha estante
concordo totalmente! :)

rana.castillo 03/09/2021minha estante
Menino, tu tá fazendo eu querer ler todos os livros q tu resenha

Mandark 03/09/2021minha estante
Hahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha... Fico feliz em saber Rana!! Eu acho que sou um pouco passional demais quando falo dos livros que amo... E esse eu reli no ano passado... E acredite, vale muito a pena. Eh belíssimo!! ?

rana.castillo 03/09/2021minha estante
Faz um tempo que desejo ler ele, em breve começo. E acho muito lindo e fofo como tu fala dos livros. Dá vontade de ler todos e ter a mesma experiência ?