Os sofrimentos do jovem Werther

Os sofrimentos do jovem Werther Goethe

Resenhas - Os Sofrimentos do Jovem Werther

robert.messias 12/04/2021

Perspicaz para época. Tedioso para atualidade.
É imensurável a relevância trazida pelos pensamentos do jovem Werther ao longo da obra, principalmente assuntos que tangem ao existencialismo e questões morais atreladas ao suicídio. Entretanto, a dor que o personagem carrega ao longo de mais de 200 páginas é enfadonha para atualidade, visto que o amor não correspondido já estava fadado ao fracasso desde o princípio, sendo o mesmo responsável por nutrir expectativas irreais. Confesso que não consegui desenvolver empatia pelo o querido Werther, o que tornou a leitura arrastada.

O ponto alto da obra foram às perspectivas que ainda se mantém tão atuais, fazendo-o ser um trabalho atemporal e que transpassa gerações.
Cristian 12/04/2021minha estante
Nossa! Já tem 20 anos que li, numa edição de bolso da LPM, kkkk! Na época, pareceu legal. Fiquei curioso o que eu acharia se relesse hoje :)

robert.messias 12/04/2021minha estante
Cristian, é um livro muito bom! Eu gostei bastante do conteúdo, mas o personagem principal e suas lamentações... Não me desceu haha

Cristian 13/04/2021minha estante
hahaha! Lembro de achar um pouco "teatral" ou exagerada algumas lamentações. Legal saber tuas impressões :)

Bruna 02/05/2018

Precisamos falar sobre os Werther’s que vivem ao nosso redor!
Tive que ler rápido, não podia me demorar ou agonizaria junto às angustias do jovem Werther.
Senti vontade de adentrar o livro, de conversar com ele, de mostrar que existem muitos caminhos para livrá-lo de seu triste destino.
É uma leitura espetacular, mas nada confortável.
Este desconforto nos toca porque não se trata apenas de ficção, nem de um romance de época.
É sobre vida real, sobre o mundo contemporâneo e sobre algo que continuará a acontecer no futuro.

Em meu caso, foi mais do que uma leitura. Me tocou de forma profunda, onde pude me enxergar na própria pele do jovem ali retratado.
Foi necessário olhar ao redor e reconhecer tantos Werther’s que convivem conosco.
Mesmo aqueles que menos transparecem, e podem estar vivendo um tormento interno.

E como ajudar? O que fazer além de sensibilizar?
Como enfrentar um fantasma que ainda é tão obscuro? Tão enigmático?
O inimigo, neste caso, é invisível. E nós nada mais somos do que cegos em meio ao bombardeio.

Como ação prática, estou nessa semana me inscrevendo como voluntária do CVV (centro de valorização à vida), onde farei um curso grátis para entender um pouco mais sobre o suicídio e, em seguida, ajudar pessoas que estão à beira de acabar com sua própria vida.

Esta resenha é para te indicar a leitura, mas ela é mais do que isso.
É para te incentivar a tomar uma atitude também.
A existência tem mais significado quando usamos nossa própria vida para contribuir com a vida de alguém.
Viver é raro, é magnífica e SEMPRE há esperança, SEMPRE tem uma saída, mesmo quando não conseguimos enxergar isso sozinhos.
Que livros como este possam nos tornar mais conscientes da preciosidade que temos em nossas mãos: de estudar assuntos tão pouco explorados e, a partir do conhecimento, ser capaz influenciar pessoas beneficamente e nos iluminar através desta missão!
Sergio.Aquino 14/05/2018minha estante
Excelente. Acho que você iria gostar de ler "Em busca de sentido" de Víktor Frankl.

Bruna 15/05/2018minha estante
Obrigada pela recomendação, Sergio, vou procurar! :)

Fábio Justus 09/06/2018minha estante
Bela resenha, se não leu, sugiro também, os trabalhadores do mar, de Victor Hugo

Gabriel.Luck 19/09/2023

Simplesmente incrivel e espetacular
Goethe parece fazer tudo aqui; faz um classico romântico mas de uma maneira trágica, traz a tensão entre fidelidade e traição, o drama do protagonista, o espírito jovial dos jovens da época misturado com uma harmonia nas palavras e frases incrivel, cada uma com mais a acresentar a história.
O romance do protagonista embora muito romantico não atrapalha a leitura, ao meu ver, pois intensifica o desejo e esse desejo e posto a ponto de absurdos por ele, neste caso trágico.
Goethe é incrivel espetacular, lembra homero que ele cita tanto, é espetacular como ele cria ações que casa muito bem e dão ora supresa ora tristeza.
Realmente um exelente escritor e um exelente livro para se ler.
Nyla.yanna 20/09/2023minha estante
Você pode me fazer um resumo desse livro com os plots, e tudo??? Com todos os spoleirs, preciso saber desse livro porque tenho prova sobre ele e não vou ler

Gabriel.Luck 21/09/2023minha estante
Oba, foi mal pela demora, espero que ainda ajude, Basicamente uma obra romantica sobre um jovem que se apaixona por uma mulher e como não pode tela sofre até se matar, o texto principal é feito pelas cartas de weter para um amigo onde ele descreve seu amor por lotte, uma mulher comprometida que esta para se casar. a primeira parte é wherter descrevendo o amor que sente por lotte, e que em algumas linhas diz ter certa angustia por não ter esse amor, na seguda parte ele sai para uma viagem para esquecer lotte, mas acaba por ser desagradavel: wheter não gostou de niguem, e acaba por em uma festa ser totalmente desprezado pelos outros por não se bicar com niguem e todos desconfiarem de wheter e lotte, wheter volta e fica cada vez mais com lotte o que gera um desconfoto ate o casal se afastar do protagonista, nisso fica cada vez mais angustiado até chegar uma noite onde vai a casa de lotte quando niguem mais esta e acaba lendo uma historia para ela, que a faz ficar sentimental e wheter aproveita e lhe rouba um beijo, o que a deixa envergonhada e wheter em estado de anima, depois wherter é expulso e nunca mais pode vela, então decide ele viaja para longe, e pede uma arma para albert, o marido dela que não sabe de nada, e usa a arma para se matar, uma morte lenta e dolorosa, na 3 parte um editor conta os pormenores da morte de wherter que eu já disse, lotte acaba muito triste e se sentindo culpada por ter traido seu marido, mesmo não querendo. a obra retrata o jovem goethe que tambem se apaixonou, vele a nota que ao longo da historia o protagonista passa a se decepcionar com a vida, como na festa, quando uma homem mata outro por amor uma a uma mulher e wheter tenta ajudalo, e quando tenta entrar na vida politica, mais depois da festa desiste. uma historia de amor qur acaba em desastre, o diferencial dela é goethe e sua narrativa bem desenvolvida e harmonica.... com certeza devo te errado uma palavra ai, mas espero que de pra entender

Nyla.yanna 21/09/2023minha estante
Muito obgdd mas já fiz a prova hojeee sobre esse livro, acho q fui bem

Jenesaispas 17/09/2023

Os sofrimentos do jovem Werther
?Por que o que faz o homem feliz pode tornar-se a fonte de sua dor??
O livro responsável pela maior onda de suicídio em massa da história da literatura, retrata a melancolia de Werther que desabafa e relata seu dia a dia por meio de cartas endereçadas ao seu melhor amigo Wilhelm. Acompanhamos seus sentimentos de sua perspectiva, vemos sua paixão por uma jovem desabrochar e junto dela uma enorme angústia, a jovem era prometida a um outro homem e a Werther apenas restava sonhar com o e se, e por isso eu repito aquela passagem. ?Por que o que faz o homem feliz pode tornar-se a fonte de sua dor?? Vemos seus esforços para tentar superar, mas é algo que ele só não consegue controlar.

Uma escrita super fluída e cativante, confesso que me apaixonei pelas descrições de paixão dentro do livro, não é tão maçante quanto pensava, depende muito do seu grau de maturidade e seu estado mental. Dois anos atrás quando peguei este livro para ler eu o abandonei, simplesmente não conseguia prosseguir sabendo o que iria acontecer, hoje o li em um fim de semana em uma rapidez, é relativo para cada leitor basta dar uma chance.
Nyla.yanna 20/09/2023minha estante

Jenesaispas 21/09/2023minha estante
Caramba moce, faço sim faço sim. Tô numa aula de química agr mas dps faço pra ti

Nyla.yanna 21/09/2023minha estante
Moça não precisaa mais acabei de sair da prova de literatura, rmvi umas resenhas consegui responder

z..... 01/09/2018minha estante
Wherther é símbolo de um sentimento perigoso, distanciado do amor genuíno, que se torna refém do outro, capaz de virar capacho, desvalorizando-se ou, pior ainda, quando essa obsessão age em assenhorar de quem diz amar, num caminho de cegueira e impulsividade fácil de loucuras. É assim que percebi a obra e tem muito disso por aí.

Erlane 26/09/2018minha estante
Descreveu magistralmente o contexto do livro. Obrigada!

z..... 27/09/2018minha estante
O magistral ´é sua generosidade, valeu!

Olgashion 17/11/2009

É um excelente livro do romantismo. Mas, pra atualidade, meu Deus, que cara chaaaaaaaato. Werther, vire homem!!! =D Achei melancólico demais, o cara é egoísta, enfim, não gostei.
Michely Looz 29/06/2010minha estante
Geralmente quando passamos a nos aventurar pelas prateleiras la do fundo da biblioteca, temos de estar preparados para as traças... Abrir um clássico não só é algo diferente do que vivemos atualmente, é algo que merece que se volte de certa forma ao tempo dele. Os sentimentos que habitam o coração do jovem Werther com certeza fazem parte da "atualidade".... Só que a 'atualidade' não sabe o que significa Virar Homem.
Vale a pena pensar nisso.... ;)

Lucas 30/01/2013minha estante
Respeito o autor pelo valor histórico dele. Mas os românticos são realmente nauseantes, o cara não tem nenhuma atitude o tempo todo! a única coisa real que ele fala é sobre suicídio, o resto é só pudor e moralismo entediante, quanta baboseira!

Soulaf 05/12/2017minha estante
HAHAHAHHA morrendo com esse comentário!

Olha, é um livro muito bem escrito, com um formato interessante, numa época muito distante (século XVIII) e com ideias progessistas, faz uma crítica principalmente à burguesia, e vale a leitura, ainda mais por ser tão curtinho. Agora, que o Werther é chato ele é. Muito. Acho interessante de um ponto de vista psicológico esse exagero dele, mas é característico do movimento literário em que o livro faz parte. ENFIM. Quero ler Fausto agora. Espero gostar mais!

E não critiquem os românticos!! Orgulho e Preconceito tá aí pra mostrar que um livro romântico pode ser engraçado e dinâmico.

Marina.Anicet 28/02/2024

Chato pra burro
Livro não fluiu pra mim. Lia e relia pois não estava prestando atenção. Livro pequeno mas levou um tempo pra terminar. Não valeu a pena.
Lizandra.Mirelle 01/03/2024minha estante
Esse livro é ruim mesmo

maristé 02/03/2024minha estante
mana estou a 7 meses tentando terminar essa bomba? e até agora nada

Marina.Anicet 04/03/2024minha estante
Hahaha é uma tristeza! Tentei como audiolivro pra ver se fluía melhor mas nada. Fui na força do ódio hahaha

Miria80 30/09/2015

Maravilhoso, romântico, trágico
Já fazia muito tempo que eu estava querendo ler esse livro e finalmente o li!
Trata-se de um romance epistolar, ou seja, contado por meio das cartas que Werther escreve a Wilhelm contando o que se passava com ele, de acordo com o lugar em que estava. Werther se apaixonou a primeira vista por Charlotte (Lotte), porém ela estava de casamento marcado com Albert. O amor de Werther é incondicional e parece aumentar mesmo depois que os noivos se casam. Ele mantém um relacionamento de amizade com Lotte e Albert, frequentando muito a casa deles, fazendo passeios juntos etc. Mas é claro, Werther queria ter Lotte só para ele... queria que ela fosse sua mulher apenas, mas aparentemente isso seria impossível. Então, Werther se afunda cada vez mais em sua tristeza e depressão por causa das situações frustrantes a que foi submetido. Percebe-se durante a leitura, que ele é burguês e é um pouco ''mimado'', até em relação aos próprios sentimentos. Mas eu, particularmente, me apaixonei pela sua devoção profunda por Lotte e pelas reflexões que ele faz acerca da vida no decorrer de suas cartas enviadas a Wilhelm. O final é bastante trágico e muita gente já o conhece antes de ler (eu mesma já sabia).
Eu amei esse livro! Foi uma leitura prazerosa, fácil e eu praticamente o devorei com muita vontade. Gosto de livros com esse estilo romântico exacerbado e com um pouco de tragédias. E como já disse, apaixonei-me pelas personagens e me identifiquei com alguns pensamentos de Werther. Acho que todo mundo já foi um pouco Werther na vida... eu, pelo menos, já senti sensações bem parecidas às dele! Recomendo!
@fabio_entre.livros 30/09/2015minha estante
É melancólico, vertiginosamente depressivo!

Emanuelle Najjar 01/10/2015minha estante
Tenho em casa e estou enrolando pra ler. Será que agora crio coragem?

Miria80 01/10/2015minha estante
Sim. É muito melancólico! Acho que você vai gostar Emanuelle. Apesar de toda tristeza, não é um livro difícil e o fato de ser curto também ajuda a ficar melhor! rs ;D

Victor.Hussein 06/10/2016

Romantismo intenso
Goethe foi uma das mais importantes figuras da literatura alemã e do Romantismo Europeu, nos finais do século XVIII e inícios do século XIX.
Nesta obra prima, o autor nos apresenta Werther, um jovem rapaz, que por motivos de trabalho, se encontra longe de família e colegas, mas que ainda se comunica por cartas com Whilhelm, narrador, e suposto amigo do jovem.
Vale dizer que o livro, escrito em terceira pessoa, foi o marco inicial do Romantismo na Europa, e seu tom é autobiográfico, apesar de Goethe ter tido o cuidado de alterar alguns locais, datas e pequenos fatos.
No conteúdo das cartas, Werther expressa sua paixão recheada de tragédias com Lotte, que desde sempre, foi prometida à um noivo: Albert, grande amigo de nosso personagem principal.
Passando-se os dias, Werther se apaixona cada vez mais, sustentando seu utópico amor, do qual pensa ser recíproco. Após um ardente beijo, Lotte se abre à Werther, mas assente que o relacionamento de ambos é impossível, pedindo para não vê-lo nunca mais.
Sabendo do casamento próximo de sua amada, nosso personagem amargamente se suicida em seu quarto.
‘’Os sofrimentos do Jovem Werther’’, é um clássico incontestável, que revolucionou a literatura da época, sendo uma obra admirada até hoje.
Dentre as características do romantismo que apresenta, estão: A liberdade de escrita mais abrangente ao autor, ou seja, não há obrigatoriamente o uso de rimas ou métrica perfeita, subjetividade e a valorização de sentimentos das personagens, valorização da imagem feminina, indicada como um ser superior à ser alcançado, vínculo com natureza, como os campos descritos nas cartas de Werther, momentos nos quais presenciou com Lotte, dramaticidade, egocentrismo no objetivo da personagem, o uso de substantivos abstratos e figuras de linguagens como metáforas.
Todos estes aspectos fazem da obra um clássico fácil de se ingerir, apesar da suposta ‘idade’, a obra é bem facilitadora em relação à leitura.
Em suma, uma curiosidade: Após a sua primeira publicação, em 1774 como dito, teria ocorrido na Europa uma onda de suicídios, e esta atribuída à influência do personagem de Goethe, e que foi chamada "efeito Werther".
Prof. Gabriel 14/10/2016minha estante
Poderia ter ativado o aviso de Spoiler '-'

Victor.Hussein 09/11/2016minha estante
foi mal cara, em algumas resenhas esqueci de colocar o spoiler

Rafa 25/04/2015

O amor é perigoso
Os Sofrimentos do Jovem Werther é um romance epistolar(através de cartas) de 1774.
O tema do livro é a paixão, mas não a paixão do whatshaap, do facebook, do mundo virtual, nem com a paixão comportada que condiz com os padrões daquela época. É uma paixão que toma conta de sua cabeça e do seu coração, sendo o amor uma palavra que a ciência não sabe explicar apenas em seu sentido restrito, por se tratar de um assunto irracional. Um amor não correspondido pode ser o fim de um homem.

A obra é uma verdadeira expressão de sua época, pela força poética de sua linguagem e por captar a necessidade de transcendência que agitava então os espíritos juvenis, razão pela qual ela passou a servir de referência comportamental para quase toda a juventude européia. A roupa de Werther - casaca azul, colete e calções amarelos - tornou-se praticamente moda entre os jovens. O próprio Napoleão confessou a Goethe em 1808 que havia lido o livro sete vezes.
O sucesso do livro em epígrafe tornou-se referência, muitos jovens leitores associaram o enredo às suas paixões gerando uma onda de suicídios em toda a Europa.

" Por que o que faz o homem feliz pode tornar a fonte de sua dor? "
Keylla 24/05/2015minha estante
Li esse livro quando tinha 15 anos e talvez me faltou maturidade na época (e experiência pessoal). Merece uma releitura agora nessa fase mais madura da vida. Gostei da resenha!

Rafa 24/05/2015minha estante
Olá Keylla, recomendo a leitura, apesar de deixar um sentimento de aperto no coração. Mal consigo imaginar a senhorita lendo esse livro com 15 anos!

gariglio 21/03/2021

Anacronismo e... mal do século?
Anacronismo: transpor conceitos de uma época para outra

A segunda geração romântica ou "mal do século", tinha tom egocêntrico, pessimista, idealista, depressivo e escapista (fugir da realidade, nem que seja pela morte).

E esse livro é uma síntese disso.

O Werther idealiza Carlota. Vira completamente obsecado. Não é saudável. Não é aceitável. Só que era, na época.

(Mulheres tratadas como algo pra se possuir, infelizmente, nada novo sobre a luz do sol. Quando ele fala que crimes passionais são aceitáveis, me deu um nojo tão grande -- tem um artigo no jus.com.br que fala sobre esse tema, vale a pena conferir).

Esse livro mostra o período da ascensão da burguesia. E o Werther resume a juventude da época: egocêntrico, sem perspectiva, que prefere morrer do que não ter algo que deseja.

Na época, foi uma puta de uma revolução. Dar a vida por uma causa, morrer por amor. Tanto que o efeito Werther (a onda de suicídios que rolou) demonstra o impacto.

Hoje em dia, existe uma nova geração "mal do século", só olhar os índices de depressão, suicídios e até mesmo as tendências culturais. Ainda sim, essa obra é cheia de comportamentos anacrônicos e deve ser analisada como algo de seu tempo.

Se você se identificar com o Werther, por favor, procure um acompanhamento psicológico.
Janaina.Vidal 21/03/2021minha estante
Mana, sério... Que resenha incrível... Eu amei sua visão sobre o livro e aprendi novas palavras... Incrível....

gariglio 21/03/2021minha estante
muito obrigada ??? de verdade

Sofia 13/04/2021

A história e a crítica carregada pelo livro foram importantes e marcantes na época de lançamento, uma boa pedida pra estudar essa era da literatura, mas ao mesmo tempo os pensamentos do protagonistas são confusos e escrito de forma rebuscada, da um trabalhozinho ler pra quem não estiver acostumado mas vai
Israel.Berbigier 13/04/2021minha estante
Tenho bastante interesse em Goethe, pensei em começar por esse.

Sofia 25/04/2021minha estante
Meu professor de literatura na época q recomendou, disse q é muito interessante começar com esse, principalmente pq foi um dos maiores representantes do movimento literário q ele pertence na Alemanha

Pedro Henrique 11/05/2021

O amor é o termômetro da vida
"Os sofrimentos do jovem Werther" é um clássico da literatura alemã escrito em 1774, que marcou épocas e gerações e levou muitos ao êxtase da reflexão e ao ápice até mesmo da loucura.

Foi escrito como uma autobiografia do autor, Goethe, através de cartas da personagem Werther ao seu amigo, Guilherme, em que foram registradas reflexões, poesias e o amor de Werther à Carlota, o grande amor de sua vida, que não pode ser sua, em razão de já ter sido prometida a outro.

É um livro intenso, puro por retratar sentimentos sinceros e recheado de lindas frases e profundas reflexões. Confesso que fui tocado pelo livro e, em muitas passagens, me identifiquei com o Werther, apesar do seu fatídico fim.

Enfim, indispensável aos ávidos leitores dos clássicos mundiais.
Samuel 12/05/2021minha estante
Eu li esse livro pra aula de literatura, gostei bastante da leitura apesar de não estar acostumado com a forma que ele é escrito

Pedro Henrique 12/05/2021minha estante
Legal, Samuel. De fato a escrita é diferente, mas o livro realmente é muito bom!

Tauan 23/09/2015

O primeiro livro que leio do famoso escritor alemão foi também o primeiro de sua carreira.
A história, escrita de forma epistolar, é dividida em duas partes, na primeira, o protagonista, Werther, conta, por meio de suas cartas ao amigo Wilhelm, sobre uma viagem que está fazendo; ele se retirara do ambiente natal para viver em uma pequena vila campestre. Nesse lugar, ele conhece Charlotte, Lotte, por quem se apaixona, a despeito de ela ser noiva.
Na segunda parte, há também cartas à Lotte e intervenções do editor (algum amigo de Werther que, após a sua morte, se põe a reunir os fatos do livro), no sentido de especificar fatos que não ficam claros apenas pelas cartas, recorrendo a relatos de testemunhas e anotações particulares do protagonista.
Consta que a inspiração para a escrita foi a própria paixão de Goethe por Charlotte Buff, noiva de um amigo.
Também é sabido que a obra, fortemente psicológica, pois o personagem abre sua mente e seus infortúnios ao leitor, teve grande repercussão na Europa, elevando Werther a status de herói e influenciando outros em situação parecida à do personagem a também se suicidarem.
Apenas para finalizar, segue o trecho, essencialmente macabro, em que são descritos os momentos finais de Werther:
“Quando o médico chegou, o infeliz estava no chão. Não havia salvação para ele; embora o pulso ainda batesse, todos os membros estavam paralisados. Havia atirado na cabeça, acima do olho direito, e os miolos saltaram para fora [...] A mancha de sangue que se via no espaldar da poltrona indicou que Werther estava sentado à sua escrivaninha quando disparou a arma; que em seguida tombara e, debatendo-se na convulsão, rolara ao lado da cadeira. Estava estendido de costas, perto da janela, e não teve mais forças para fazer qualquer movimento.”
Mayane25 23/09/2015minha estante
gosto muito das tuas resenhas :)

Tauan 24/09/2015minha estante
Obrigado!
No blog tem mais: pausaparaaleitura.blogspot.com.br

Regina279 20/12/2020

Épocas diversas, porém a mesma impressão
Recentemente, comentava mais uma vez com uma amigairmã sobre minha antipatia em relação a Werther - sentimento curioso, diga-se de passagem, tendo em vista meu estranho apreço por cavalheiros literários de singular conduta - e me dei conta de que li Os Sofrimentos do Jovem Werther na juventude, mais ou menos à época em que também li Eurico, o Presbítero, tendo guardado deste empatia que neguei a Werther, ainda que ambos tivessem alguma semelhança de pensamento e conduta.

Vim, então, aqui à estante para lembrar qual avaliação dei a Os Sofrimentos do Jovem Werther; visivelmente surpresa, descubro que sequer acrescentei este livro aos meus lidos, sendo que é meu costume incluir aqui até mesmo as obras das quais não gostei.

Então, num arroubo romântico bem a propósito, resolvi deixar de lado algumas obrigações por um breve momento para, numa rápida releitura, uma vez mais acompanhar Werther em suas desventuras e tentar entender por qual motivo lhe voto tanto desprezo há tantos anos. Talvez minha diferença de idade nesta releitura pudesse me tornar mais permeável às angústias do jovem atormentado de amor...

Contudo, a juventude e a maturidade comungam da mesma opinião: Werther não me desperta empatia, não adianta. Seu comportamento caprichoso, inconveniente, algumas vezes beirando o infantil me impacienta, e o travo amargo de velado despeito temperado com certa crueldade dissimulada em relação a Alberto e Carlota retiram do último ato de Werther a grandeza que até poderia ter - grandeza que consigo enxergar em Eurico, em Hamlet. E, de certa forma, essa (pretensa) grandeza também está presente em Heathcliff, este sempre constante em sua notória sordidez de caráter.

Diante disso, Werther, desculpe; mas, real oficial, dedico a você apenas aquela célebre frase atribuída ao Capitão Rhett Butler: sinto muito, querido, mas não me importo.
Coruja 21/12/2020minha estante
Concordo plenamente, Régis... Quando finalmente me dei a chance de ler esse livro, fiquei sem entender o que era tão impressionante na montanha de egoísmo do Werther que justificasse a epidemia de suicídios que ele causou...

Regina279 22/12/2020minha estante
Acredito, Lulu, que a onda de suicídios da época por conta do Werther foi motivada mais pelas ideias românticas de morrer por um ideal ou de libertar a alma sensível da opressão de um mundo, de de uma sociedade, frios e materialistas do que exatamente para exaltar a figura do Jovem Werther... Honestamente, até acho tocante s esses idealismos da alma sensível, mas prefiro a conduta de Eurico ?