Os sofrimentos do jovem Werther

Os sofrimentos do jovem Werther Goethe

Resenhas - Os Sofrimentos do Jovem Werther

Richard.Inocencio 14/01/2022

Portanto, Goethe
Terminei a leitura desse grande clássico que definiu movimentos literários no século XVIII e simplesmente estou chocado! A princípio, estava achando a obra um pouco melodramática demais, mas logo comecei a ver os efeitos do sofrimento de verdade sob um amor platônico. A primeira paixão é sempre devastadora, ainda mais na idade do jovem Werther e com uma mulher que, na época, era prometida a outro homem. O livro discorre em forma de cartas de Werther para seu amigo Guilherme - na minha edição, os nomes foram traduzidos - contando sobre suas viagens a lugares diferentes da Alemanha e seu contato com a população local e com a natureza exuberante que ele tanto ama. Sua viagem vai bem e segue feliz até conhecer Carlota, que viria ser a sua grande primeira paixão. A partir daí, o jovem Werther conta a seu amigo todo o sofrimento que sente em relação a mulher comprometida e sua amizade com seu esposo, culminando num final trágico para nosso protagonista.
Em relação à minha experiência, foi uma leitura densa e cheia de indicações de outras obras como Ossian e até mesmo Homero. Porém, vale a pena ler uma obra tão aclamada e que definiu gerações de escritores alemães.
Isabela 19/01/2022minha estante
Quero muito ler!!

@fannykytabooks 11/09/2022minha estante
Que resenha ??

KelenDZ 30/07/2022

Razoável
Não gosto de romance melado, e as divagações de Werther para mim foram muito maçantes.
Para mim, Werther era muito chato ?
Manu 04/08/2022minha estante
Pra mim ele era muito chato também! Fico pensando que ele alugava os ouvidos das pessoas que não necessariamente estavam a fim de ouvir as reflexões que só faziam sentido pra ele hahaha

Vivi 27/12/2021

Uma leitura para degustar!
Um clássico que faz você observar todos os detalhes da construção do personagem principal, passando por diversos tipos de pensamentos e sentimentos que o levam ao sofrimento e também a outros sentimentos relacionados a conflitos internos, depressão, amor não correspondido, dentre outros. Uma daquelas leituras que vale ler mais de uma vez e a cada leitura novas descobertas e entendimentos.
Patricia.Nobile 02/03/2024minha estante
Iniciando essa leitura.??

GotikaOMG 13/04/2023

? Seria o jovem Werther um tanto quanto egoísta?
ele se embebeda da sua pungente angústia, no seu individualismo e acaba por mergulhar completamente em um estado de loucura dentro de si. Então, mesmo assim, seriamos nós capazes de julgar nosso protagonista "egoista", por experienciar tais sentimentos com tamanho ardor sentenciativo ao próprio tormento de sua alma? seriamos nós capazes de quantificar a intensidade de seu grito visceral frente a seu martírio?

? tu sabes que não escute no mundo nada tão instável, tão inquieto quanto meu coração?

Queria ser capaz de fixar aqui a profundidade singular que foi respirar essa Obra... término essa leitura melancólica por essência...
camsszy 13/04/2023minha estante
passada, irei ler!!

Fabinho 04/12/2012

Terminei o livro e junto um relacionamento de 7 anos.
Alguém sabe o que significa terminar um relacionamento enquanto se está lendo este livro? Sinto-me péssimo, o mundo pesa a cada segundo em meus ombros. Dói o ato de respirar. Algumas vezes, durante o dia, só sinto vontade de morrer.

Quero que Deus me leve daqui, Ele não me ouve. Quero que ele me traga de volta quem amo e Ele não me escuta.
Deus, me responda.

Como medir a crueldade de quem um dia o tratou com tanta doçura, ignorá-lo e desprezar?

Quantos dias tem cada segundo?
O tempo não passa.

A cor cinza do ar que respiro me sufoca.

Eu entendo Werther. Por favor, me entenda se um dia for ao seu lado.
Lucas 31/01/2013minha estante
Apenas siga em frente, cara! Jamais olhe para trás! jamais olhe à frente!

Larissa Tabosa 21/12/2021

Essa edição é maravilhosa!
Linda e muito bem traduzida.
A Antofagica realmente capricha nos livros.

Sobre a história, é meio difícil ser empático com Werther, e depois de ler os textos do posfácio fica bem claro do porquê disso.

Inclusive, os textos ao fim do livro, posfácios, são excelentes. Em um deles temos uma breve biografia do autor, onde descobri que o livro é baseado na vida dele mesmo, uma espécie de autobiografia, mas diferente. Outro fala sobre a influência da obra nos casos de suicídio, abordando um pouco do efeito manada. No outro há um relato sobre a experiência de ler e reler a obra em diferentes momentos da vida e sobre o impacto da leitura.

É um bom clássico e merece ser lido.
Suh 21/12/2021minha estante
Nossa, sim... também não me despertou empatia quando eu li

Rosy 17/09/2023

Bem legal
Como o próprio título já fala, são sofrimentos. Sofrimentos de diversos tipos: amorosos, de amizade, de trabalho, de vida. Mas não fica triste, nem maçante, mto pelo contrário. É bem envolvente, bastante reflexivo e bem introspectivo. O livro é bem pro lado drama e sofrimento (MESMO!), mas tem uns pontos bem interessantes e de mta reflexão, de como as pessoas influenciam as outras. Como a sociedade influência o indivíduo e as consequências dessas influências. Gostei. Mas não é um livro pra todos.
Nyla.yanna 20/09/2023minha estante
Você pode me fazer um resumo desse livro com os plots, e tudo??? Com todos os spoleirs, preciso saber desse livro porque tenho prova sobre ele e não vou ler

Alice 19/09/2023

Jovem Werther
Romance epistolar em que o jovem Werther conta ao amigo Wilhelm a história de seu amor impossível pela bela Charlotte, prometida em casamento para outro. De temperamento sensível e artístico, ele não ...

Thatá 14/03/2013

Não tem como não se apaixonar pelo Werther!
Aline 02/05/2013minha estante
Vem ni mim, Werther!!

Pode contar o final

danriien 14/09/2023

Sendo sincero, não achei que fosse gostar nem um pouco deste livro, mas me surpreendi!! o werther é bem dramático e tals, mas ele é muito identificável... infelizmente nossa sociedade foi moldada aos moldes do romantismo do séc. 18. é o que temos pra hj !

mas devo admitir que gostei pq fui com expectativas negativas. o livro é bem interessante e werther é carismático, mas não chega a ser um livro arrebatador ou algo do tipo...

Taciane 26/07/2013

Bom!
Confesso que esse livro me deixou um pouco tensa, um clima pesado, o psicológico pesado e tal, não sei explicar.
Erika 07/10/2014minha estante
Pois passa esse sentimento mesmo. Eu terminei de ler e me senti vazia, senti falta do Werther.

Gabriel Leite 29/04/2013

Considero o romance como uma grande justificativa para o pecado imperdoável de acabar com a própria vida.
Aline 02/05/2013minha estante
A moral religiosa não é o foco do livro.

Erika 07/10/2014minha estante
kkkkk morri com sua resenha! Friendzone rules!