Os sofrimentos do jovem Werther

Os sofrimentos do jovem Werther Goethe

Resenhas - Os Sofrimentos do Jovem Werther

ReiFi 13/08/2010

Os Sofrimentos do Jovem Werther - J. W. Goethe
Quem acompanha nossos posts sabe que estou lendo Os Miseráveis, de Victor Hugo, e que, devido ao “tamanho da edição”, fiquei impossibilitado de levá-la comigo. No problems. O que fiz, então? Estou lendo em casa o livro supracitado, e leio um outro, esse com um número menor de páginas, em “qualquer lugar”. Nessa brincadeirinha li recentemente Caso Contado à Sombra do Mercado, de Mario Ribeiro da Cruz; e terminei faz dois dias o fascinante Os sofrimentos do jovem Werther, de Johann Wolfgang Goethe.

A estória, que é contada através de cartas enviadas por Werther ao seu amigo Wilheim, narra o dia-a-dia de um jovem citadino que resolve abandonar a sua cidade para morar em um pequeno vilarejo em busca de paz e sossego. As cartas nos mostra toda a sua admiração por aquele ambiente bucólico, que parecia aos seus olhos, perfeito e intocado. Da paixão pelas pessoas simples, às flores e crianças, Werther termina por conhecer a adorável Charlotte: “uma linda jovem, de altura mediana, que trajava um simples vestido branco, com laços de fita cor-de-rosa nos braços e no peito”. Segundo Werther, o momento que ele a viu foi “o mais encantador espetáculo de toda a (…) vida”. Do simples conhecer à convivência foi um salto, desde então...

Para saber mais acesse:

Dafne 22/09/2010

Maravilhosamente lindo. Queria um namorado desse para mim.

Lady Araujo 24/07/2011

O sofredor apaixonado
*Retirado de antenaliteraria.blogspot.com

Imagine um livro que de tão profundo e real provocou milhares de suicídios por toda a Europa no século 18, Os Sofrimentos do Jovem Werther foi esse livro. Em 1771 Goethe, um escritor alemão, deu início a um movimento chamado Sturm and Drang (Tempestade e Ímpeto) este culminaria no Romantismo. Durante essa fase de descobrimento de uma nova escola literária, o jovem Goethe conhece Charllote Buff, noiva de um amigo seu. Esse caso de amor impossível renderia um livro um ano e meio depois, que torno Goethe conhecido por toda a Europa a posteriormente pelo mundo.

Os Sofrimentos do jovem Werther (1774) é o marco do Romantismo europeu. O autor apresenta muitas artimanhas para tornar a trama cada vez mais verossímil e real. As datas, a preocupação em modificar o nome das cidades citadas no romance e até o cunho quase autobiográfico torna a história mais emocionante e real. O enredo é contado através de cartas que o Jovem sofredor Werther escreve ao amigo confidente Wilhem. Werther relata toda sua paixão avassaladora por Charllote, noiva de Albert. Ao longo do romance Werther faz reflexões a respeito da vida e dos sentimentos humanos que levam o leitor a pensar.

Werther, nosso personagem principal é um jovem de classe média-alta muito amigo da vida. Sempre muito intelectual Werther gasta seus dias entregue a leitura de grandes clássicos, a pintura e observação de paisagens. Muito sentimentalista, ele chama de tolos àqueles que usam muito da razão em suas escolhas, apresenta algumas questões filosóficas que intrigam o leitor. Werther é considerado um personagem do tipo redondo, pois no decorrer da leitura ele apresenta mudanças de caráter e humor muito significativas. Werther que antes era uma alma vívida e feliz, agora aparece como um triste e pavoroso vulto de vida.

Todo sofrimento do nosso herói problemático é causado pelo amor impossível deste por Charllote, a amada perfeita. Aqui uma característica marcante do Romantismo fica bem clara, a exaltação da mulher. Charllote é uma moça muito delicada e doce, por ocasião da morte da mãe ela tem que cuidar de seus irmãos, característica que chama muito atenção de Werther.

Albert é o vilão bonzinho, ele é noivo da Charllote, um moço muito sensato e respeitoso. Nosso antagonista é um pouco diferente dos normais, ele é muito estimado por Werther e os dois vivem uma grande amizade, unida pelo amor que ambos sentem por Charllote. E por fim Wilhelm, o amigo confidente. É ele quem orienta (ou tenta orientar) Werther. Wilhelm aparece como o lado pensante de Werther, a Wilhelm que Werther escreve as cartas relatando sua trágica história de amor, este por sua vez as reúne e transforma-as em livro.

Para os apaixonados ou para os que perderam a fé no amor, Os Sofrimentos do jovem Werther te leva à beira do abismo que é a paixão desenfreada, dali você poderá ver o que o amor é capaz de fazer com uma pobre alma.

Mari 15/09/2010

Maravilhoso.
Eu geralmente não gosto de livros/contos escritos como se fossem carta ou diário, mas o Werther é realmente apaixonante. Os seus sofrimentos são os mesmos dos jovens de hoje, é impossível não se identificar numa ou noutra passagem.

Sergito88 04/02/2013

É comum dizser-se que a vida do homem não passa de um sonho, e esse sentimento me acompanha sempre. Quando observo os estreitos limites em que se acham encerradas as faculdades ativas e intelectuais do homem; quando vejo que o objetivo de todos os nossos esforços é prover necessidades que por si mesmas não têm outro fim senão prolongar nossa miserável existência, e que por consequência toda a nossa tranquilidade, em certos pontos de nossas buscas, não passa de resignação sonhadora, que gozamos pintando de figuras variadas e perpesctivas luminosas as quatro paredes que nos fazem prisioneiros: tudo isso meu amigo, me reduz ao silêncio. Olho para dentro de mim mesmo e vejo um mundo; porém um mundo muito mais de pressentimentos e vagos desejos do que de realidades e forças vivas. Então tudo me flutua ante os olhos, e continuo sorrindo e sonhando em minha jornada através do mundo.

Os Sofrimentos do Jovem Werther

J. W. GOETHE

Marilia 21/03/2013

Não é a toa que Goethe se eternizou através dos tempos na literatura. Os Sofrimentos do Jovem Werther é um livro bastante legal, que nos passa uma emoção vívida do personagem principal, o jovem Werther, fiel à realidade.

Werther é um rapaz que viu-se apaixonado por uma moça, Charlotte, que é prometida a outro homem. Com isso, o protagonista sofre com o amor não correspondido.

A única pessoa com quem ele é totalmente sincero em seus sentimentos é o amigo ao qual as cartas são destinadas. Não vemos propriamente as respostas, mas deduzimo-as conforme ele vai escrevendo outra, e outra, e outra.

Uma sacada legal do escritor europeu foi que, conforme os dias vão passando, a paixão pela mulher vai crescendo, e também seu sofrimento, o modo de escrita do garoto vai se alterando.

Acredito que não tenho nem palavras para descrever isso. Algo tão profundo é unilateral que vale a pena sim ler aquelas cartas melancólicas e tristes. É uma ótima pedida, todavia, a quem quer uma leitura rápida e um livro pequeno.

A pequena coisa que me decepcionei foi que em algumas partes do livro a leitura não flui. Talvez devido a tamanha melancolia, não sei. E também foi decepcionante ver que algumas coisas foram censuradas nas edições ao longo do tempo.

Quem for ler esse livro preparem o psicológico. Não levem totalmente a sério o que se passa pela cabeça desse jovem. O final, cruel e triste, foi seguido por muitos na época em que este livro fora lançado. Saibam discernir o que se deve levar dessas páginas para a vida real, ou não.

Stephany 27/03/2013

O amor de Werther
"Loucos que são! Se mostram incapazes de ver que o lugar é a coisa menos importante e que aquele que ocupa o primeiro raras vezes desempenha o papel principal."

[Goethe- Werther]

O livro que consagrou o escritor, e que revolucionou a literatura alemã. O amor desenfreado do pobre Werther influenciou massas, vários jovens acabaram por adotar os passos do personagem, suas vestimentas, sua personalidade e sentimentalismo. Escrito de personalidade e pura genialidade, sabendo que o autor toma como inspiração sua própria vida, e a de algumas outras pessoas, fundindo-as num romance avassalador e impactante. " Os sofrimentos do Jovem Werther" é um livro pra ser lido cuidadosamente, degustando cada página, sentindo cada verso e navegando lentamente no mar de emoções ( muitas reais) descritas pelo autor.

recomento. Vale cada minuto.

Marcela 28/04/2024

O valor de um bom livro
Finalmente li esse livro, que há tantos anos eu queria! Primeiro que leio do Goethe e causou excelente impressão. A gente acaba lendo muita porcaria hoje em dia, e quando lemos um livro bem escrito, com história que envolve, que faz refletir sobre muitos assuntos e depois queremos procurar sobre o contexto, isso deve ser valorizado.

rafapanda 08/04/2013

O livro é feito a partir de cartas que o protagonista escreve a um amigo. Assim, Werther narra o que acontece na nova cidade onde se encontra em busca de paz e tranquilidade para poder se dedicar a arte. As coisas estavam indo bem, até que ele vai a um baile onde conhece uma moça chamada Carlota, e se apaixona por ela. Mas ela já estava prometida a outra pessoa.
Apesar de saber que não vai poder possui-la, ele alimenta esse amor e.... Só. O restante do livro, entre outros fatos, se trata dos sentimentos de werther sobre ela, ou seja, é uma coisa bem água com açúcar. Se você procura ação, esse livro não é pra você. Se você procura romantismo, ele é. É bem característico do Werther ser uma pessoa romântica: ele atende todos os desejos do seu coração. Goethe foca bem nos sentimentos dele, nos levando a sentir a dor da personagem crescendo até chegar no fim onde... (eu colocando aspas como se alguém não soubesse como o livro termina.)
O que eu mais gostei no livro foi o modo de ver o mundo de Werther. Embora ache ele exageradamente romântico acho muito lindo muita coisa que ele diz em suas cartas.
Você pode conferir essa resenha e muito mais no meu blog> http://amorecafeina.blogspot.com.br/2013/04/livro-os-sofrimentos-do-jovem-werther.html

Fulana Leitora 23/04/2013

Resenha feita por Kezia Martins no blog Fulana Leitora: http://fulanaleitora.blogspot.com.br/2012/11/resenha-os-sofrimentos-do-jovem-werther.html
Como descrever esse livro? Só o que me vem à cabeça é: Tocante!

Werther é um jovem vivaz e intenso, cheio de complexidades e paixões. Ah, as paixões de Werther. É o que move seu mundo, a complexidade do ser, suas dúvidas e anseios. Werther procura, incessantemente, por sentido. O sentido da vida, do ser, do existir, do amar. Tudo, por mais banal e simplório que seja, para ele, é um mistério. Ele busca um “algo a mais” em qualquer palavra, ato ou gesto.

“São ilusões o que nos faz felizes?”

Ao ler eu não pude deixar de comparar Werther a uma criança. Sabe aquela fase, por volta dos 5 anos, que a criança quer um “por que” para tudo? Esse é o Werther. Para ele nada simplesmente é, tudo tem um motivo e um propósito, e ele tenta desvendar esses mistérios.
Seu amor por Carlota, tão puro e verdadeiro, é de fazer inveja em qualquer mulher que sonha em ser amada. Werther coloca Carlota em um pedestal e a idolatra. Mas, tal sentimento não pode ser correspondido, pois Carlota está comprometida.

Durante a leitura acompanhamos as numerosas cartas de Werther ao seu grande amigo e confidente, Guilherme. Cartas nas quais ele derrama todo o seu ser e seu martírio, todo seu amor por Carlota que é sua fonte de alegria e tormento. No final só posso dizer que Werther procura por seu sofrimento. Não por querer, mas por que é assim que ele é. Sua mania de procurar sentido em tudo é o que acaba com o sentido de sua vida.
Não vou me atrever a falar sobre o final, tem coisas que nem todas as palavras do mundo podem expressar. Só digo que chorei e chorei e chorei e chorei.
Leia, sinta a intensidade de Werther, e partilhe de seus sofrimentos. Seja, por algumas horas, seu ombro amigo e escute suas lamúrias. Você irá se surpreender.

"A vida humana não passa de um sonho."

Moni 25/04/2013

Se case comigo,Werther!
Ele é lindinho.Fofo e inocente.Se entrega a paixão e sofre com ela.Ele não pode ter a amada,já que ela já esta comprometida com seu amigo.O que fazer?A morte é a solução pra tudo...

v1gn2r 03/05/2013

Um Inception mindfuck.
Contextualizado o livro fica ainda mais interessante:
Werther é a personificação do próprio Goethe, ele conviveu com o casal Johann Kestner ("inspiração" para Alberto) e Charlott Buff ("inspiração" para Carlota) e se apaixonou perdidamente por ela, basicamente toda a 1° parte do livro é fragmentada nos sentimentos reais do autor.
Mais ao contrário do jovem Werther, ele preferiu se afastar do casal, então para 2° parte do livro o autor se apropriou da história real do jovem Karl Wilhelm Jerusalem, (que também é citado no livro algumas vezes) que se suicidou (usando as pistolas de Johann Kestner) por também ter se apaixonado por uma mulher comprometida.
--------------xx
Apesar de não gostar do estilo "romantismo exacerbado", entendo perfeitamente o porque de "Sofrimentos do Jovem Werther" ser um clássico apreciado até hoje.
Para ler ouvindo "Exagerado" do Cazuza.