Os sofrimentos do jovem Werther

Resenhas - Os Sofrimentos do Jovem Werther

day 16/10/2012

Os Sofrimentos do Jovem Werther muito bom!!,
Os Sofrimentos do Jovem Werther
comecei a ler esse livro pela admiração que tenho por Johann Wolfgang von Goethe,sempre amei suas obras e seu pensamento.
personagens:
Werther - Personagem principal,inspirado em Goethe
Editor - Criado por Goethe, chama-se Wilhelm (Guilherme), e é supostamente o amigo a quem Werther endereçou as cartas e quem as organizou
Charlotte (Carlota) - Amada de Werther, noiva de Albert
Albert (Alberto) - Noivo de Charlotte, foi normalmente contrário aos pensamentos de Werther
Werther se apaixona perdidamente por uma jovem chamada Charlotte que é noiva de um nobre jovem chamado Albert.
O amor dele não correspondido a cada dia cresce desesperadamente e ele sabe que nutrir esperanças não adiantará nada,pois sua amada irá casar em breve.
o livro é maravilhoso,romântico e melancólico,daqueles que te deixam super pra baixo,eu amei cada detalhe,cada carta escrita pelo personagem.
O livro nos leva ao tempo do romantismo,onde os homens cantavam para suas amadas,recitavam poesias e se deliciavam com um simples toque das mãos.
FRASES DO LIVRO QUE AMEI:
"A vida humana não passa de um sonho."
"Concentro-me e encontro um mundo em mim mesmo!"
"E, assim, quaisquer que sejam os obstáculos que entravem seus passos, guarda sempre no coração o doce sentimento de que é livre e poderá, quando quiser, sair da sua prisão."
"A partir desse momento, o sol, a lua e as estrelas podem continuar a brilhar, sem que eu dê por isso. Não sei mais se faz dia ou noite; o universo inteiro não mais existe para mim."
"na sua teimosia entrevejo a futura constância e firmeza de caráter; nas suas garotices o bom humor que lhes fará vencer facilmente os perigos deste mundo. E tudo isso de modo tão puro, tão incontaminado!"
"Se é assim, consideremos o mau humor como uma doença e perguntemos se não há remédio para essa doença.
Pus de lado, pois, as suas opiniões e permaneço fiel a esta verdade: devemos proceder com as crianças como Deus procede conosco: nunca nos faz tão feliz como quando nos deixa ir ao acaso, na doce embriaguez de um engano."
"Por que é que aquilo que faz a felicidade do homem acaba sendo, igualmente, a fonte de suas desgraças?"
"Pobre homem insensato, que julgas todas as coisas pequenas, por que és, também, tão pequeno?"
"Não há um momento que não devore a ti e aos teus; não há um só instante em que tu não destruas, não sejas forçado a destruir. O teu passeio mais inocente custa a vida a centenas de pobres vermezinhos. Com uma passada, tu deitas abaixo os edifícios penosamente erigidos pelas formigas, e fechas de modo ignominioso a tumba sobre todo um pequeno universo..."
"Assim prossigo eu, vacilante e o coração opresso, entre o céu e a terra com as suas forças sempre ativas, e nada mais vejo senão um monstro que devora eternamente todas as coisas, fazendo-as depois reaparecer, para de novo devorá-las."
"Adeus! Só vejo um fim a esses tormentos: o túmulo."
"Sempre que passeio à luz do luar, penso nos meus entes queridos que a morte levou, a idéia da morte e da vida futura toma conta de mim. Nós somos imortais - acrescentou ela"
"Ah! eu deixarei de bom grado que os outros façam o que bem entendam, contanto que Eles me deixem fazer o mesmo."
"Que gente esta, cuja alma está inteiramente amarrada à etiqueta, aplicando, durante anos, todos os seus pensamentos e esforços a manter-se rigidamente à mesa! E não fazem isso porque nada mais tenham em que ocupar-se; ao contrário, o trabalho acumula-se precisamente porque um mundo de dificuldadezinhas impede a marcha dos negócios sérios.(...)
Esses insensatos não veem que o cargo não tem a mínima importância, porquanto aquele mesmo que ocupa o primeiro lugar tão raramente desempenha o principal papel! Quantos reis são governados pelo seu ministro e quantos ministros são governados pelo seu secretário! Quem é então o primeiro? Ao que me parece, aquele que, vendo mais longe do que todos nós, é bastante poderoso ou bastante fino para dirigir as nossas faculdades e as nossas paixões no sentido da realização dos seus desígnios."
"À noite, prometo-me o prazer de assistir ao raiar do sol e depois não me decido a deixar o leito; durante o dia, espero rejubilar-me com o luar e, afinal, permaneço no meu quarto. Não sei por que me deito e por que me levanto."
"Não há tesouro comparável à paz de espírito e a estar a gente satisfeito consigo próprio! Ali! meu caro amigo, se esta alegria não fosse tão fugaz quanto é bela e preciosa!"
"Queria que alguém ousasse repetir-me tudo isso para atravessar-lhe a minha espada de lado a lado, - porque só o sangue poderá acalmar-me. Oh! cem vezes já peguei do punhal para livrar meu coração do peso que o esmaga.
Conta-se que há uma briosa espécie de cavalos que, perseguidos, quando se veem demasiadamente excitados tem o instinto de abrir unia veia com os dentes para não rebentarem sufocados. Sinto às vezes vontade de fazer o mesmo: abrir uma veia e conquistar assim, para sempre, a liberdade."
"Recordei as agitações, as lágrimas, o acabrunhamento de espírito, as aperturas de coração que suportei naquele buraco ... Não dou um passo sem encontrar qualquer coisa que me chame a atenção. A um peregrino, na Terra Santa, não se lhe deparam tantos lugares sagrados pelas piedosas lembranças, e sua alma não se enche de tantas e tão santas emoções"
"Veja, meu caro amigo, que os nossos ancestrais eram completamente limitados, mas completamente felizes, e os seus sentimentos e a sua poesia apresentavam certa ingenuidade infantil."
"Para ser feliz, poucas palavras bastam ao homem, menor numero ainda é preciso para que Ele encontre repouso."
"Sim, nada mais sou do que um viajante, um peregrino sobre a terra! E você é alguma coisa mais do que isso?"
"Rio-me do meu coração ... e só faço o que Ele quer."
" Sim, é isso mesmo! Assim como a natureza se inclina para o outono, também o outono vive dentro de mim e em torno de mim. As folhas da minha alma vão amarelecendo, enquanto as folhas das árvores vizinhas tombam."
"Ai de mim! Que vazio horrível sinto em meu peito! Quantas vezes digo a mim mesmo: "Se você pudesse uma vez, ao menos uma vez, apertá-la contra o coração, esse vazio seria preenchido."
"Adeus, querido Werther!"
"Um homem, um pai, não pode irritar-se porque seu filho, reaparecendo subitamente, atira-se ao seu pescoço exclamando: "Eis-me de retorno, meu pai! Não fique zangado por eu abreviar uma viagem que, por sua vontade, devia durar mais algum tempo!"
"Não lhe faltam as forças precisamente quando lhe são mais necessárias?"
"Com efeito, não é fácil descobrir as causas verdadeiras e essenciais do gesto mais simples, quando se trata de homens que se elevaram acima do vulgar."
"Carlota pertence-lhe... Sei isso como sei muitas, outras coisas; suponho haver-me habituado a este pensamento e, cedo ou tarde, Ele me enlouquecerá e causará a minha morte..."
"Ninguém a possuirá; ela não possuirá ninguém"
"Achava que tudo isso lhe concedia o direito de permanecer ocioso, julgando-se privado de toda e qualquer perspectiva de futuro, incapaz de encontrar um ponto de apoio para apegar-se às coisas da vida ordinária. Assim, abandonando-se inteiramente aos próprios sentimentos, às idéias extravagantes, e, ao mesmo tempo, a uma paixão sem remédio; na eterna e dolorosa monotonia de suas relações com a criatura amada, junto da qual encontrava repouso; lutando violentamente contra suas forças, consumindo-as sem objetivo e sem esperança, dia a dia caminhava Ele para um fim lamentável."
"Tenho medo de mim mesmo!"
"Erguer a cortina e passar para o outro lado, eis tudo! Por que então hesitar e tremer? Por que se ignora o que existe desse outro lado e por que não mais de lá se regressa? E também por que é próprio do nosso espírito imaginar por toda parte caos e trevas, quando nada sabemos ao certo?"
"Por que hei de ser eu, Werther, eu, que pertenço a outro, precisamente eu? Temo, temo muitíssimo que seja apenas a impossibilidade de me possuir que faça você desejar-me com tanto ardor!"
"É preciso que um de nós três desapareça, e sou eu quem deve desaparecer."
"Fazendo essas reflexões, pela primeira vez ela sentia profundamente, embora sem fixar-se de um modo preciso, que o secreto desejo do seu coração era guardá-lo para ela."
"O mundo inteiro deixou de existir."
"Carlota! Carlota! Uma só palavra, quero dizer-lhe adeus!" Ela não respondeu.
Werther ainda insistiu, suplicou, chamou ainda; enfim, arrancou-se dali, gritando: "Adeus, Carlota! Adeus para sempre!"
"Ah! bem sabia que você me amava!"
"Deus sabe quantas são as ocasiões em que me deito na cama com o desejo, e às vezes a esperança, de não tornar a acordar. E de manhã abro os olhos, revejo o sol e me sinto miserável."
"Não sou eu o mesmo homem que (...) via surgir o paraíso a cada passo e um coração capaz de estreitar dentro de si o amor do mundo inteiro? Mas agora este coração está morto, já não brota dele nenhum encanto, os meus olhos estão secos e os meus sentidos, que jão não são mais aliviados por lágrimas refrescantes, também estão secos e rasgam sulcos de medo em minha testa."
"Ah esse vácuo medonho que sinto em meu seio! Muitas vezes penso...Se pudesses uma vez, uma só vez, apertá-la ao meu peito, todo esse vácuo haveria de se encher."
"Acontece com a distância o mesmo que acontece com o futuro: um todo imenso, e como que envolvido por uma neblina, estende-se diante da nossa alma; nosso coração ali mergulha e se perde, da mesma forma que nossos olhos, e ardentemente aspiramos a nos abandonar por completo, deixando-nos impregnar de um sentimento único, sublime, delicioso... No entanto, pobres de nós, quando lá chegamos e vemos que nada mudou: encontramo-nos tão pobres, tão limitados como antes, e nossa alma suspira pela felicidade que lhe fugiu."
"Wilhelm, que seria do nosso coração em um mundo inteiro sem amor? O mesmo que uma lanterna mágica apagada! Assim que se põe lá uma lâmpada, imagens de todas as cores surgem na tela branca... E mesmo se fosse apenas isso - fantasmas -, ainda assim continuará fazendo a nossa felicidade, sempre que nos postarmos diante deles, como crianças extasiadas com aquelas aparições maravilhosas!"
"Tudo nos falta quando faltamos a nós próprios."
"Deus do céu, que tantos dons me concedeu, por que não ficou com uma parte, concedendo-me em lugar deles, a confiança em mim mesmo e o contentamento de espírito?"
"Digam o que quiserem sobre a independência: gostaria, no entanto, de ver alguém capaz de ouvir, sem dar importância, o que dizem os patifes a seu respeito."
"De resto, ele gosta mais da minha inteligência e dos meus talentos do que do meu coração, o qual, todavia, é a única coisa de que me envaideço: fonte da minha força, da minha felicidade e de todo o meu sofrimento. Ah! O que eu sei, todos podem saber; meu coração, porém, só a mim pertence."
"Não é só comigo que essas coisas acontecem. Todos os homens sofrem desilusões em suas esperanças, iludidos nesas expectativas."
"Tenho vontade de rasgar o peito e estourar o crânio quando vejo que significamos tão pouco um para o outro! Ah, o amor, a alegria, as delícias de que não desfruto, não me poderá ser dado por outro; e, com o coração, transbordando de felicidade, não poderei fazer feliz esse outro, se ele permanece frio e sem força diante de mim."
"Tenho tanto! E o sentimento que tenho por ela devora tudo. Tenho tanta coisa, mas sem ela tudo para mim é como se não existisse."

Alice 15/11/2012

Os Sofrimentos do Jovem Werther
É um bom livro. Antes de lê-lo já se sabe o final, mas é interessante saber como isso acontesse e tudo que ele passa para tomar sua última decisão.

Cássio 01/12/2012

A história do livro é bastante linear e simples (e chata também), desde a primeira página você já sabe o que vai acontecer no final( ainda mais se você ler a edição da "Martin Claret" onde eles fazem spoiler logo na sinopse do livro)

Os únicos pontos positivos do livro na minha opinião são as reflexões que Werther faz sobre o espirito humano

e aposto que se o Werther( puta cara insuportável)não tivesse se matado , o amigo dele para quem ele escreve as cartas teria o feito...

Sergito88 04/02/2013

É comum dizser-se que a vida do homem não passa de um sonho, e esse sentimento me acompanha sempre. Quando observo os estreitos limites em que se acham encerradas as faculdades ativas e intelectuais do homem; quando vejo que o objetivo de todos os nossos esforços é prover necessidades que por si mesmas não têm outro fim senão prolongar nossa miserável existência, e que por consequência toda a nossa tranquilidade, em certos pontos de nossas buscas, não passa de resignação sonhadora, que gozamos pintando de figuras variadas e perpesctivas luminosas as quatro paredes que nos fazem prisioneiros: tudo isso meu amigo, me reduz ao silêncio. Olho para dentro de mim mesmo e vejo um mundo; porém um mundo muito mais de pressentimentos e vagos desejos do que de realidades e forças vivas. Então tudo me flutua ante os olhos, e continuo sorrindo e sonhando em minha jornada através do mundo.

J. W. GOETHE

Marilia 21/03/2013

Não é a toa que Goethe se eternizou através dos tempos na literatura. Os Sofrimentos do Jovem Werther é um livro bastante legal, que nos passa uma emoção vívida do personagem principal, o jovem Werther, fiel à realidade.

Werther é um rapaz que viu-se apaixonado por uma moça, Charlotte, que é prometida a outro homem. Com isso, o protagonista sofre com o amor não correspondido.

A única pessoa com quem ele é totalmente sincero em seus sentimentos é o amigo ao qual as cartas são destinadas. Não vemos propriamente as respostas, mas deduzimo-as conforme ele vai escrevendo outra, e outra, e outra.

Uma sacada legal do escritor europeu foi que, conforme os dias vão passando, a paixão pela mulher vai crescendo, e também seu sofrimento, o modo de escrita do garoto vai se alterando.

Acredito que não tenho nem palavras para descrever isso. Algo tão profundo é unilateral que vale a pena sim ler aquelas cartas melancólicas e tristes. É uma ótima pedida, todavia, a quem quer uma leitura rápida e um livro pequeno.

A pequena coisa que me decepcionei foi que em algumas partes do livro a leitura não flui. Talvez devido a tamanha melancolia, não sei. E também foi decepcionante ver que algumas coisas foram censuradas nas edições ao longo do tempo.

Quem for ler esse livro preparem o psicológico. Não levem totalmente a sério o que se passa pela cabeça desse jovem. O final, cruel e triste, foi seguido por muitos na época em que este livro fora lançado. Saibam discernir o que se deve levar dessas páginas para a vida real, ou não.

Stephany 27/03/2013

O amor de Werther
"Loucos que são! Se mostram incapazes de ver que o lugar é a coisa menos importante e que aquele que ocupa o primeiro raras vezes desempenha o papel principal."

[Goethe- Werther]

O livro que consagrou o escritor, e que revolucionou a literatura alemã. O amor desenfreado do pobre Werther influenciou massas, vários jovens acabaram por adotar os passos do personagem, suas vestimentas, sua personalidade e sentimentalismo. Escrito de personalidade e pura genialidade, sabendo que o autor toma como inspiração sua própria vida, e a de algumas outras pessoas, fundindo-as num romance avassalador e impactante. " Os sofrimentos do Jovem Werther" é um livro pra ser lido cuidadosamente, degustando cada página, sentindo cada verso e navegando lentamente no mar de emoções ( muitas reais) descritas pelo autor.

recomento. Vale cada minuto.

Lavínia 27/03/2013

"A natureza humana é limitada: ela suporta a alegria, a tristeza, a dor, até certo ponto; se o ultrapassar, irá sucumbir."
Um livro que faz jus a sua época. Repleto de Segunda Geração Romântica em cada página. Goethe conseguiu fazer com que Werther fosse um dos mais cativantes personagens das obras literárias com as quais já tive contato. E com que Charlotte parecesse mesmo a mulher que qualquer um deseja. Apesar de a colocar um único defeito: pertencer a outro homem, a não a Werther.
Descrito através de cartas, o amor de Werther nasce e mata.
Werther já se apaixona por Charlotte sabendo que a mesma é prometida a Albert. Sabendo que mesmo que se for algum dia correspondido, nunca terá Charlotte como deseja.
Sufocado pela dor desse amor impossível, Werther sofre ao ver Charlotte se casar com Albert. Werther sofre ao acreditar que Charlotte o ama, quando é beijado pela mesma, momentos antes de Charlotte dizer que nunca mais desejava vê-lo. Charlotte também sofre, ao amar Werther e saber que vive um amor impossível.
Werther então, parte. E com o passar do tempo, resolve suicidar-se. Goethe ainda resolve ser irônico ao ponto de fazer com que Werther peça as pistolas a Albert, com a desculpa de que irá viajar e precisa de proteção. E Charlotte envia para Werther as armas que matarão seu amado.
A morte de Werther representa a pior face do amor. Representa os estragos que o amor é capaz de fazer em alguém. E Werther deixa claro isso no decorrer do livro, fazendo suas reflexões sobre o espírito humano e sobre seus sentimentos, enquanto explicitava o estrago que esse amor estava fazendo em seu ser.

Os Sofrimentos do Jovem Werther, na época de sua publicação na Europa, teve uma influência tremenda em jovens. Jovens começaram a se vestir como Werther, e até mesmo se suicidavam, dando assim início a uma onda de suicídio. Por esse motivo, alguns governos tentaram impedir a circulação da obra.
Isso nos mostra o quão impactante o livro é. O quão impactante a literatura pode ser em nossa sociedade.
Sem dúvidas, Os Sofrimentos do Jovem Werther foi um dos (se não o maior) marcos da escola literária Romantismo. E continua marcando vidas até hoje. Um dos maiores legados da literatura europeia.

rafapanda 08/04/2013

O livro é feito a partir de cartas que o protagonista escreve a um amigo. Assim, Werther narra o que acontece na nova cidade onde se encontra em busca de paz e tranquilidade para poder se dedicar a arte. As coisas estavam indo bem, até que ele vai a um baile onde conhece uma moça chamada Carlota, e se apaixona por ela. Mas ela já estava prometida a outra pessoa.
Apesar de saber que não vai poder possui-la, ele alimenta esse amor e.... Só. O restante do livro, entre outros fatos, se trata dos sentimentos de werther sobre ela, ou seja, é uma coisa bem água com açúcar. Se você procura ação, esse livro não é pra você. Se você procura romantismo, ele é. É bem característico do Werther ser uma pessoa romântica: ele atende todos os desejos do seu coração. Goethe foca bem nos sentimentos dele, nos levando a sentir a dor da personagem crescendo até chegar no fim onde... (eu colocando aspas como se alguém não soubesse como o livro termina.)
O que eu mais gostei no livro foi o modo de ver o mundo de Werther. Embora ache ele exageradamente romântico acho muito lindo muita coisa que ele diz em suas cartas.
Você pode conferir essa resenha e muito mais no meu blog> http://amorecafeina.blogspot.com.br/2013/04/livro-os-sofrimentos-do-jovem-werther.html

Fulana Leitora 23/04/2013

Resenha feita por Kezia Martins no blog Fulana Leitora: http://fulanaleitora.blogspot.com.br/2012/11/resenha-os-sofrimentos-do-jovem-werther.html
Como descrever esse livro? Só o que me vem à cabeça é: Tocante!

Werther é um jovem vivaz e intenso, cheio de complexidades e paixões. Ah, as paixões de Werther. É o que move seu mundo, a complexidade do ser, suas dúvidas e anseios. Werther procura, incessantemente, por sentido. O sentido da vida, do ser, do existir, do amar. Tudo, por mais banal e simplório que seja, para ele, é um mistério. Ele busca um “algo a mais” em qualquer palavra, ato ou gesto.

“São ilusões o que nos faz felizes?”

Ao ler eu não pude deixar de comparar Werther a uma criança. Sabe aquela fase, por volta dos 5 anos, que a criança quer um “por que” para tudo? Esse é o Werther. Para ele nada simplesmente é, tudo tem um motivo e um propósito, e ele tenta desvendar esses mistérios.
Seu amor por Carlota, tão puro e verdadeiro, é de fazer inveja em qualquer mulher que sonha em ser amada. Werther coloca Carlota em um pedestal e a idolatra. Mas, tal sentimento não pode ser correspondido, pois Carlota está comprometida.

Durante a leitura acompanhamos as numerosas cartas de Werther ao seu grande amigo e confidente, Guilherme. Cartas nas quais ele derrama todo o seu ser e seu martírio, todo seu amor por Carlota que é sua fonte de alegria e tormento. No final só posso dizer que Werther procura por seu sofrimento. Não por querer, mas por que é assim que ele é. Sua mania de procurar sentido em tudo é o que acaba com o sentido de sua vida.
Não vou me atrever a falar sobre o final, tem coisas que nem todas as palavras do mundo podem expressar. Só digo que chorei e chorei e chorei e chorei.
Leia, sinta a intensidade de Werther, e partilhe de seus sofrimentos. Seja, por algumas horas, seu ombro amigo e escute suas lamúrias. Você irá se surpreender.

"A vida humana não passa de um sonho."

Moni 25/04/2013

Se case comigo,Werther!
Ele é lindinho.Fofo e inocente.Se entrega a paixão e sofre com ela.Ele não pode ter a amada,já que ela já esta comprometida com seu amigo.O que fazer?A morte é a solução pra tudo...

v1gn2r 03/05/2013

Um Inception mindfuck.
Contextualizado o livro fica ainda mais interessante:
Werther é a personificação do próprio Goethe, ele conviveu com o casal Johann Kestner ("inspiração" para Alberto) e Charlott Buff ("inspiração" para Carlota) e se apaixonou perdidamente por ela, basicamente toda a 1° parte do livro é fragmentada nos sentimentos reais do autor.
Mais ao contrário do jovem Werther, ele preferiu se afastar do casal, então para 2° parte do livro o autor se apropriou da história real do jovem Karl Wilhelm Jerusalem, (que também é citado no livro algumas vezes) que se suicidou (usando as pistolas de Johann Kestner) por também ter se apaixonado por uma mulher comprometida.
--------------xx
Apesar de não gostar do estilo "romantismo exacerbado", entendo perfeitamente o porque de "Sofrimentos do Jovem Werther" ser um clássico apreciado até hoje.
Para ler ouvindo "Exagerado" do Cazuza.

Daniel 24/05/2013

Com esse livro, é possível sentir o sabor das manhãs nas quais Werther se banhava de sol, enquanto via as crianças brincarem. É simplesmente belo!