Os sofrimentos do jovem Werther

Os sofrimentos do jovem Werther Goethe

Resenhas - Os Sofrimentos do Jovem Werther

Cássio 01/12/2012

A história do livro é bastante linear e simples (e chata também), desde a primeira página você já sabe o que vai acontecer no final( ainda mais se você ler a edição da "Martin Claret" onde eles fazem spoiler logo na sinopse do livro)

Os únicos pontos positivos do livro na minha opinião são as reflexões que Werther faz sobre o espirito humano

e aposto que se o Werther( puta cara insuportável)não tivesse se matado , o amigo dele para quem ele escreve as cartas teria o feito...

Kátia 10/01/2013

Os Sofrimentos do Jovem Werther
Esse livro, eu tive de ler para a escola, e devo admitir que por momentos pensei seriamente em desistir da leitura, porque é realmente um livro muito melancólico e depressivo. Mas continuei e não me arrependo, é bom, um clássico e merece ser lido.

Sergito88 04/02/2013

É comum dizser-se que a vida do homem não passa de um sonho, e esse sentimento me acompanha sempre. Quando observo os estreitos limites em que se acham encerradas as faculdades ativas e intelectuais do homem; quando vejo que o objetivo de todos os nossos esforços é prover necessidades que por si mesmas não têm outro fim senão prolongar nossa miserável existência, e que por consequência toda a nossa tranquilidade, em certos pontos de nossas buscas, não passa de resignação sonhadora, que gozamos pintando de figuras variadas e perpesctivas luminosas as quatro paredes que nos fazem prisioneiros: tudo isso meu amigo, me reduz ao silêncio. Olho para dentro de mim mesmo e vejo um mundo; porém um mundo muito mais de pressentimentos e vagos desejos do que de realidades e forças vivas. Então tudo me flutua ante os olhos, e continuo sorrindo e sonhando em minha jornada através do mundo.

Os Sofrimentos do Jovem Werther

J. W. GOETHE

Marilia 21/03/2013

Não é a toa que Goethe se eternizou através dos tempos na literatura. Os Sofrimentos do Jovem Werther é um livro bastante legal, que nos passa uma emoção vívida do personagem principal, o jovem Werther, fiel à realidade.

Werther é um rapaz que viu-se apaixonado por uma moça, Charlotte, que é prometida a outro homem. Com isso, o protagonista sofre com o amor não correspondido.

A única pessoa com quem ele é totalmente sincero em seus sentimentos é o amigo ao qual as cartas são destinadas. Não vemos propriamente as respostas, mas deduzimo-as conforme ele vai escrevendo outra, e outra, e outra.

Uma sacada legal do escritor europeu foi que, conforme os dias vão passando, a paixão pela mulher vai crescendo, e também seu sofrimento, o modo de escrita do garoto vai se alterando.

Acredito que não tenho nem palavras para descrever isso. Algo tão profundo é unilateral que vale a pena sim ler aquelas cartas melancólicas e tristes. É uma ótima pedida, todavia, a quem quer uma leitura rápida e um livro pequeno.

A pequena coisa que me decepcionei foi que em algumas partes do livro a leitura não flui. Talvez devido a tamanha melancolia, não sei. E também foi decepcionante ver que algumas coisas foram censuradas nas edições ao longo do tempo.

Quem for ler esse livro preparem o psicológico. Não levem totalmente a sério o que se passa pela cabeça desse jovem. O final, cruel e triste, foi seguido por muitos na época em que este livro fora lançado. Saibam discernir o que se deve levar dessas páginas para a vida real, ou não.

Stephany 27/03/2013

O amor de Werther
"Loucos que são! Se mostram incapazes de ver que o lugar é a coisa menos importante e que aquele que ocupa o primeiro raras vezes desempenha o papel principal."

[Goethe- Werther]

O livro que consagrou o escritor, e que revolucionou a literatura alemã. O amor desenfreado do pobre Werther influenciou massas, vários jovens acabaram por adotar os passos do personagem, suas vestimentas, sua personalidade e sentimentalismo. Escrito de personalidade e pura genialidade, sabendo que o autor toma como inspiração sua própria vida, e a de algumas outras pessoas, fundindo-as num romance avassalador e impactante. " Os sofrimentos do Jovem Werther" é um livro pra ser lido cuidadosamente, degustando cada página, sentindo cada verso e navegando lentamente no mar de emoções ( muitas reais) descritas pelo autor.

recomento. Vale cada minuto.

Lavínia 27/03/2013

"A natureza humana é limitada: ela suporta a alegria, a tristeza, a dor, até certo ponto; se o ultrapassar, irá sucumbir."
Um livro que faz jus a sua época. Repleto de Segunda Geração Romântica em cada página. Goethe conseguiu fazer com que Werther fosse um dos mais cativantes personagens das obras literárias com as quais já tive contato. E com que Charlotte parecesse mesmo a mulher que qualquer um deseja. Apesar de a colocar um único defeito: pertencer a outro homem, a não a Werther.
Descrito através de cartas, o amor de Werther nasce e mata.
Werther já se apaixona por Charlotte sabendo que a mesma é prometida a Albert. Sabendo que mesmo que se for algum dia correspondido, nunca terá Charlotte como deseja.
Sufocado pela dor desse amor impossível, Werther sofre ao ver Charlotte se casar com Albert. Werther sofre ao acreditar que Charlotte o ama, quando é beijado pela mesma, momentos antes de Charlotte dizer que nunca mais desejava vê-lo. Charlotte também sofre, ao amar Werther e saber que vive um amor impossível.
Werther então, parte. E com o passar do tempo, resolve suicidar-se. Goethe ainda resolve ser irônico ao ponto de fazer com que Werther peça as pistolas a Albert, com a desculpa de que irá viajar e precisa de proteção. E Charlotte envia para Werther as armas que matarão seu amado.
A morte de Werther representa a pior face do amor. Representa os estragos que o amor é capaz de fazer em alguém. E Werther deixa claro isso no decorrer do livro, fazendo suas reflexões sobre o espírito humano e sobre seus sentimentos, enquanto explicitava o estrago que esse amor estava fazendo em seu ser.

Os Sofrimentos do Jovem Werther, na época de sua publicação na Europa, teve uma influência tremenda em jovens. Jovens começaram a se vestir como Werther, e até mesmo se suicidavam, dando assim início a uma onda de suicídio. Por esse motivo, alguns governos tentaram impedir a circulação da obra.
Isso nos mostra o quão impactante o livro é. O quão impactante a literatura pode ser em nossa sociedade.
Sem dúvidas, Os Sofrimentos do Jovem Werther foi um dos (se não o maior) marcos da escola literária Romantismo. E continua marcando vidas até hoje. Um dos maiores legados da literatura europeia.

rafapanda 08/04/2013

O livro é feito a partir de cartas que o protagonista escreve a um amigo. Assim, Werther narra o que acontece na nova cidade onde se encontra em busca de paz e tranquilidade para poder se dedicar a arte. As coisas estavam indo bem, até que ele vai a um baile onde conhece uma moça chamada Carlota, e se apaixona por ela. Mas ela já estava prometida a outra pessoa.
Apesar de saber que não vai poder possui-la, ele alimenta esse amor e.... Só. O restante do livro, entre outros fatos, se trata dos sentimentos de werther sobre ela, ou seja, é uma coisa bem água com açúcar. Se você procura ação, esse livro não é pra você. Se você procura romantismo, ele é. É bem característico do Werther ser uma pessoa romântica: ele atende todos os desejos do seu coração. Goethe foca bem nos sentimentos dele, nos levando a sentir a dor da personagem crescendo até chegar no fim onde... (eu colocando aspas como se alguém não soubesse como o livro termina.)
O que eu mais gostei no livro foi o modo de ver o mundo de Werther. Embora ache ele exageradamente romântico acho muito lindo muita coisa que ele diz em suas cartas.
Você pode conferir essa resenha e muito mais no meu blog> http://amorecafeina.blogspot.com.br/2013/04/livro-os-sofrimentos-do-jovem-werther.html

Fulana Leitora 23/04/2013

Resenha feita por Kezia Martins no blog Fulana Leitora: http://fulanaleitora.blogspot.com.br/2012/11/resenha-os-sofrimentos-do-jovem-werther.html
Como descrever esse livro? Só o que me vem à cabeça é: Tocante!

Werther é um jovem vivaz e intenso, cheio de complexidades e paixões. Ah, as paixões de Werther. É o que move seu mundo, a complexidade do ser, suas dúvidas e anseios. Werther procura, incessantemente, por sentido. O sentido da vida, do ser, do existir, do amar. Tudo, por mais banal e simplório que seja, para ele, é um mistério. Ele busca um “algo a mais” em qualquer palavra, ato ou gesto.

“São ilusões o que nos faz felizes?”

Ao ler eu não pude deixar de comparar Werther a uma criança. Sabe aquela fase, por volta dos 5 anos, que a criança quer um “por que” para tudo? Esse é o Werther. Para ele nada simplesmente é, tudo tem um motivo e um propósito, e ele tenta desvendar esses mistérios.
Seu amor por Carlota, tão puro e verdadeiro, é de fazer inveja em qualquer mulher que sonha em ser amada. Werther coloca Carlota em um pedestal e a idolatra. Mas, tal sentimento não pode ser correspondido, pois Carlota está comprometida.

Durante a leitura acompanhamos as numerosas cartas de Werther ao seu grande amigo e confidente, Guilherme. Cartas nas quais ele derrama todo o seu ser e seu martírio, todo seu amor por Carlota que é sua fonte de alegria e tormento. No final só posso dizer que Werther procura por seu sofrimento. Não por querer, mas por que é assim que ele é. Sua mania de procurar sentido em tudo é o que acaba com o sentido de sua vida.
Não vou me atrever a falar sobre o final, tem coisas que nem todas as palavras do mundo podem expressar. Só digo que chorei e chorei e chorei e chorei.
Leia, sinta a intensidade de Werther, e partilhe de seus sofrimentos. Seja, por algumas horas, seu ombro amigo e escute suas lamúrias. Você irá se surpreender.

"A vida humana não passa de um sonho."

Moni 25/04/2013

Se case comigo,Werther!
Ele é lindinho.Fofo e inocente.Se entrega a paixão e sofre com ela.Ele não pode ter a amada,já que ela já esta comprometida com seu amigo.O que fazer?A morte é a solução pra tudo...

v1gn2r 03/05/2013

Um Inception mindfuck.
Contextualizado o livro fica ainda mais interessante:
Werther é a personificação do próprio Goethe, ele conviveu com o casal Johann Kestner ("inspiração" para Alberto) e Charlott Buff ("inspiração" para Carlota) e se apaixonou perdidamente por ela, basicamente toda a 1° parte do livro é fragmentada nos sentimentos reais do autor.
Mais ao contrário do jovem Werther, ele preferiu se afastar do casal, então para 2° parte do livro o autor se apropriou da história real do jovem Karl Wilhelm Jerusalem, (que também é citado no livro algumas vezes) que se suicidou (usando as pistolas de Johann Kestner) por também ter se apaixonado por uma mulher comprometida.
--------------xx
Apesar de não gostar do estilo "romantismo exacerbado", entendo perfeitamente o porque de "Sofrimentos do Jovem Werther" ser um clássico apreciado até hoje.
Para ler ouvindo "Exagerado" do Cazuza.

Daniel 24/05/2013

Com esse livro, é possível sentir o sabor das manhãs nas quais Werther se banhava de sol, enquanto via as crianças brincarem. É simplesmente belo!