Os Sofrimentos do Jovem Werther

Os Sofrimentos do Jovem Werther Goethe




Resenhas - Os Sofrimentos do Jovem Werther


1546 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |


Lucas Ferreira 06/01/2024

Muito Bom!
Eu esperava mais da obra. O inicio é meio truncado, por ser cartas de Werther com um suposto Guilherme que é um amigo próximo da família, e, que infelizmente não contamos com a parte deste na história, apenas relatos de Werther, na segunda parte do texto temos uma pequena narração para encurtar e direcionar a segunda parte da história.
A morte foi bem tratada, mas achei que poderia ter sido melhor desenvolvida.
Acho também que teve uma enrolação desnecessária em alguns momentos da obra, principalmente quanto a reprodução de um texto enorme que fazia menção à uma história semelhante a vivida por werther.
comentários(0)comente



Captain1 06/01/2024

?Está decidido, Lotte?
Meu primeiro contato com alguma obra do Goethe. E, nossa. Que experiência.

Tive que mudar minha resenha.
Os sofrimentos do jovem Werther conta a história de um homem com um amor ?não? correspondido, Werther se apaixona por uma mulher noiva. Mas, é mais do que isso, há ali histórias sobre a falsa moral, corrupção e de alguma forma, tudo ligado as passagens de tempo da natureza as quais ganharam grande importância para mostrar o que se passava dentro dos personagens.

Poderia ser o ?O sofrimento?, mas ao ler vi que SOFRIMENTOS cabe melhor, sabe? Essa luta interna do personagem que corrói ele, em que, diversas vezes admite que a culpa é dele e sabe que não irá ter melhoras. O Werther um romântico incurável, mesmo que a sombra e o peso estejam ali em suas palavras aos olhos dele tudo é amor, é coragem, paixão - coisas essas que são ditas por outros personagens para ele - a morte dele em si, o trágico fim, é alimentada e romantizada diversas vezes levando o personagem a crer que era a única saída - isso se chamou na época de efeito Werther, ondas de suicidio.

Há uma parte, em que eles olham pela janela, a tempestade havia passado, ela o olha e diz ?Klopstock!? - Foi minha parte favorita, acho que porque naquela época para as pessoas que liam a literatura possuía uma referência igual quase como a bíblia, então quando Lotte disse ?Klopstock? todos de alguma forma puderam entender o que se passava entre eles. Eu achei isso um detalhe muito bom.

Sabe, há tanta paixão, tanta dor, e ele estava ciente de tudo. E talvez, por isso doesse mais, porém, ele tentou e não conseguiu sair de perto, prorrogou o sofrimento. Uma luta interna que atormentou até a coitada da Lotte. Ele basicamente ao final da vida a culpou por uma situação que ele mesmo se colocou desde o início. Goethe ter escrito que Lotte entregou trêmula a pistola para a ?viagem? ao criado de Werther foi um detalhe que mexeu comigo. Sinceramente, tenho mais pena de Lotte do que de Werther, embora eu o consiga entender.

Consigo o entender porque Werther vive um amor intenso e platônico, onde ele acreditou fielmente que poderia viver com Lotte um desses romances bonitos. Consigo o entender porque a desilusão é penosa demais, é castigo e tortura. No caso dele, se agrava pela depressão. É realmente uma ?Desgraça, Wilhelm?.

No mais, excelente leitura.
comentários(0)comente



eloisa 04/01/2024

Bonzinho
é um livrinho curto porém traz uma escrita rebuscada, o que me fez demorar na leitura e querer me matar toda vez que o abria pra ler.
o personagem, em suas cartas, é muito descritivo e sensível, em alguns dos seus monólogos até gostei, porém em outros só senti cansaço e vontade de desistir do livro.
não me conectei e me sensibilizei pelo personagem e os seus sentimentos, eu só queria que o livro acabasse.
o livro traz alguns artigos referente ao impacto da obra no século que foi publicada e o efeito werther, essa parte eu gostei bastante.
theamandafm 05/01/2024minha estante
?eu só queria que o livro acabasse? KKKKKKKKKK não tem discrição melhor!




Maikom.Abreu 02/01/2024

Werther
O clássico de Goethe lança luz em uma discussão nada bem vista, seja à época em que fora escrito o romance, ou ainda hoje na contemporaneidade. Sempre um tabu. Passível de fortes repreensões, como as de Albert a Werther, e, de cancelamento em algumas redes sociais. Aqui vai um spoiler necessário, esta ficção fala de um suicida que fala sobre seus sofrimentos e angustia. Vale ainda lembrar que este livro inaugurou o Romantismo, movimento que se empenhou por meio da arte, literatura e demais meios culturais para evidenciar as emoções, a subjetividade e a individualidade.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Eloisa 31/12/2023

Melancólico
Recebi esse livro de recomendação de uma pessoa que eu gostava. Ele disse que era um dos seus favoritos, então prontamente fui lê-lo. Demorei pra ler, pois de algum modo eu e ele paramos de nos falar. Mas resolvi terminar o que tinha começado.

No geral, foi um dos livros mais melancólicos e de época que já li. Muitas vezes senti certo desdém e indiferença pelo personagem principal, e de algum modo não consegui compreender os seus sentimentos, que por ventura foram o ápice da sua tragedia. Mas bem, apesar de ser uma leitura diferente, ainda sim foi um breve prazer lê-la.
comentários(0)comente



Vinicius Gomes 31/12/2023

A trágica história de um homem apaixonado
Fiquei apaixonado pelas descrições românticas de Werther sobre o mundo e sua amada na primeira parte do livro, é algo tão poêtico e lindo que fiquei hipnotizado!
A partir da segunda parte, o livro assume um tom mais sério e melancólico e se encaminha para o triste fim de nosso protagonista.
Por mais que a segunda parte não tenha me cativado tanto quanto a primeira, eu gostei de acompanhar a vida de Werther, me identifiquei com ele em alguns pontos (sou romântico também) e recomendo essa leitura para todos que gostam de sofrer lendo um romance.
comentários(0)comente



Mi_ 31/12/2023

"Em 'Os Sofrimentos do Jovem Werther', Goethe tece uma narrativa visceral que mergulha nas complexidades do coração humano. A melancolia de Werther é um eco atemporal, uma jornada emocional que ressoa através das páginas, desafiando-nos a explorar os abismos da paixão e da dor. Goethe, habilidoso tecelão de palavras, pinta um retrato dolorosamente belo da busca incessante por amor e significado. Uma obra-prima que transcende eras, convidando-nos a refletir sobre as encruzilhadas do amor e da alma."
comentários(0)comente



Camile.Renata 31/12/2023

O que é amar?
Esse título da resenha me trás um bom questionamento para começar a escrever sobre esse livro.
Afinal, o que é amar? O que é amar alguém com todo o seu corpo e com a sua alma? A que pontos chegamos por causa do amor?
Nunca fui de ler clássicos, mas esse aqui acabou me conquistando. Eu queria muito que o final fosse diferente de como foi, mas não significa que não gostei do resultado.
Esse livro mexeu com minhas queridas emoções e me deixou ENCANTADA com tudo que aconteceu amo longo da história. Sério. Eu recomendo demais esse livro!
comentários(0)comente



manuelaaz 31/12/2023

Os Sofrimentos do Jovem Werther...
Que livro profundo, Goethe consegue descrever e passar para o leitor todos os sentimentos de Werther perfeitamente.
Antes de ler, pensava ser um romance com um final feliz (?), mas é muito mais do que sobre o amor presente entre ele e Lotte. A história demonstra a perda da vida de Werther para a depressão em função de uma obsessão a qual ele achara que ia preencher sua vida.
As últimas cartas dele têm um desespero tão grande que chega a ser angustiante de lê-las.
Mas enfim, um livro muito belo e poético. Na minha opinião o tema principal não é a paixão, mas sim o suicídio.
comentários(0)comente



Rick Shandler 29/12/2023

Os Sofrimentos do Jovem Werther - J. W. Goethe
A literatura deve muito a Goethe. O impacto e a importância de Os Sofrimentos do Jovem Werther são incomensuráveis. Marco inicial do Romantismo, este livro ajudou a moldar a literatura como a conhecemos hoje.

Publicado no século XVIII, o livro segue sendo até hoje um dos mais famosos romances epistolares já escritos. Através das cartas escritas para seu amigo Wilhelm, Werther nos apresenta toda angústia que o levou ao fatídico final do livro. Apesar de ser um livro escrito há quase 3 séculos, vou manter a ideia de não dar spoilers - mas dá pra imaginar qual é esse final.

Mesmo sabendo o desfecho da história, os atrativos da leitura de Os Sofrimentos do Jovem Werther são inúmeros. Este é um daquele livros que todo amante da leitura tem que ler. Um primeiro motivo para leitura é a maestria do uso do romance epistolar. Goethe explora ao máximo essa abordagem intimista, transmitindo cada uma das frustrações de Werther com uma intensidade única.

Aliás, outro motivo é Goethe. Goethe por si só já é motivo suficiente para ler esse livro. Goethe é um daqueles autores incontornáveis sendo considerado até hoje um dos maiores escritores alemães. Conhecer sua obra é conhecer a própria história da literatura. Tamanho foi o seu sucesso com Os Sofrimentos do Jovem Werther que hoje se discute o efeito Wherther (de novo não vou dar spoilers, mas é fácil de achar no Google).

Por fim, não podemos esquecer que esse livro está na origem do romantismo. Como bom machadiano, confesso que por muito tempo só pude ver com olhar de deboche o ideal romântico. No entanto, um olhar mais maduro e principalmente levando em consideração o contexto me trouxe uma leitura totalmente diferente deste livro. Os Sofrimentos do Jovem Wether trata acima de tudo sobre a insatisfação com nossas impossibilidades e convenhamos, no século XVIII elas eram inúmeras. Essa inquietação, esse descontentamento, esse sofrimento é a força motriz não só do romantismo, mas de toda a literatura.

Os Sofrimentos do Jovem Werther é um marco na literatura. Um clássico necessário para todo leitor. Tem que ler.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



mrswestfall 26/12/2023

Pesadelo
Esse livro é tao ruim que eu tinha vontade de morrer toda vez que abria ele so pra nao ter que continuar lendo
comentários(0)comente



Pedro Medeiros 24/12/2023

Profundo, a abertura do Tempestade e Ímpeto
Uma obra densa, com poucas margens para ociosidade. Apesar de ser uma das primeiras obras de Goethe, os traços característicos são notáveis.
comentários(0)comente



ana:) 22/12/2023

Bem bom
Eu estava desgostosa de ler esse livro, não tinha algo que me prendesse tanto mais como no começo, chegou uma hora nesse livro que eu não tava entendendo mais nada, mas a leitura era boa, fluía bem.
esse final o que eu necessitava para falar ?que final f0d4 do c4r4io?, eu até imaginei que ele (w) poderia cometer isso com outros, mas não!!!!!!! foi c ele mesmo omg
o final foi realmente surpreendente PARA MIM que já estava xoxa capenga de ler.
o werther começou a ficar desanimado, apenas por carlota, ele admirava ela sempre, reparava cada detalhe, mas ?sabia? que não era p ele
enfim, achei que ia gostar bem mais, vale a pena dar uma lida nesse ?

*teve muitas grifadas/marcações nesse

irei terminar os fragmentos da história real pelo diário de kestner (o alberto no livro)
comentários(0)comente



1546 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR