Os Sofrimentos do Jovem Werther

Os Sofrimentos do Jovem Werther Goethe

Resenhas - Os Sofrimentos do Jovem Werther

Taci.Souza 25/07/2024

A primeira vez que ouvi falar dessa obra foi durante a leitura de Frankstein. O fato deste ser um dos livros lidos pela Criatura de Mary Shelley, foi suficiente para despertar minha curiosidade.

A partir daí, "Os sofrimentos do jovem Werther" voltou a ser "indicado" por outros livros, sendo assim inevitável não colocá-lo na lista de leituras. Quando enfim, a oportunidade de explorar esse clássico de Goethe surgiu, cuidei de aproveitá-la.

A princípio, estava apreensiva de me deparar com uma escrita mais rebuscada, uma vez que se trata de um livro datado de 1774, e consequentemente apresentar uma leitura mais densa. Para minha surpresa, a narrativa organizada de forma epistolar, contribuiu para uma leitura fluida.

Trata-se de uma obra profunda e reflexiva, que aborda temas complexos e difíceis. Goethe oferece ao leitor a oportunidade de acompanhar a conturbada jornada de um jovem, cuja mente pertubada acaba sendo gradualmente consumida por uma paixão obsessiva, que acabou se revelando nociva, trágica e fatal.

É um livro que convida a explorar a profundeza e complexidade da mente e sentimentos dos personagens retratados, bem como do próprio leitor.

Karol com kah 21/07/2024

Nesse momento, bom
Gostei e obviamente o jeito que a narrativa é composta é muito legal e diferente, mas nesse momento da minha vida, essa história nem pegou.
Um dia pretendo reler para ver se minha opinião muda.

carnin 18/07/2024

Sturm und Drang!
Obra que definiu o romantismo e o maior escritor alemão do século XVIII. É preciso dizer mais alguma coisa? Creio que sim...
Este livro é composto por cartas que o personagem Werther enviava a Wilhelm, seu amigo. Por isso, é possível acompanhar as mudanças de espírito do protagonista, é notável quando ele está eufórico, depressivo, ressentido, raivoso - e, por fim, suicida.
Goethe usou de exemplos reais para criar uma trama que eleva as emoções a níveis altíssimos, marca registrada do romantismo. Existem cenas capazes de revirar a alma de qualquer um. Este livro é Tempestade e Ímpeto: Sturm und Drang.

joaoplovisi 17/07/2024

Encantador, e também sombrio.
A sina do intelectual jovem Werther, marcada por sentimentos dos mais diversos, sempre aflorados, e que, ao longo da história, se tornam divergentes, é romântica, sem dúvidas intensa, e relatada de maneira vívida, numa grande reflexão sobre a dualidade do amor e como este pode ser a fonte das maiores felicidades, assim como das maiores dores que se podem vivenciar.

Bihh vitória 17/07/2024

Tinha medo de ler
Quando estudava sobre romantismo no cursinho pré Enem eu tive vontade de ler esse livro, tive medo de me dar algum tipo de gatilho, eu era muito sensível a esse tipo de assunto, além de ser muito jovem, li e gostei, mas esperava que não tivesse sido tudo em torno de Carlota, entendo completamente, sua dor de até querer trabalhar em fábrica para ocupar a mente. Pode ser que não estava muito romântica para compreender o personagem, apesar de entender que Carlota foi um gatilho e não o motivo totalmente. A depressão sempre esteve ali e me agradeço por ler após ser madura

emis 17/07/2024

Um clássico atemporal
Antes de ler já sabia sobre o que se tratava, mas sempre tive curiosidade de saber como a história seria contada, e é um romance epistolar. Então, ficamos sabendo da história pelo próprio Werther, seria tudo relatado por ele 100% verídico? De qualquer forma, o livro me surpreendeu bastante pela forma como abordou o assunto polêmico que é o suicídio. Não recomendo a leitura caso esse assunto te gere gatilho.

Alice2484 16/07/2024

O último romântico
O romantismo no ponto mais alto da radicalidade.
Um romance epistolar, ou seja, a narrativa do livro é feito através de cartas, onde o jovem Werther conta ao seu melhor amigo as novidades e desventuras de sua vida.

Nas cartas, senti como se estivesse lendo umas fofocas. Werther conta sobre as pessoas que conheceu, sobre seus dias, notamos sua sensibilidade em perceber pequenas coisas e as pessoas simples que ele gosta de ter por perto.

Werther se apaixona perdidamente por Lotte, uma mulher que já está prometida para outro. Mas sei lá pq ele decide que vai continuar por perto de Lotte, ele sente que ela também o ama. Quando o noivo de Lotte volta de uma viagem e ele conhece Werther, eles tem uma conversa muito profunda sobre suicídio e aqui é o ponto chave desse livro. Enquanto Albert acha que suicídio é o caminho mais fácil para quem está descontente, Werther diz que quando a pessoa não ver mais saída para o seu sofrimento, que ela já tentou de tudo. Apesar da juventude, Werther se coloca muito bem nesse assunto.

Os sofrimentos do jovem Werther fez tanto sucesso quando foi lançado, que os jovens da época passaram a se vestir como ele se descreve no livro. E foi tão impactante que tiveram aumento nos casos de suicídio na Europa.

Achei uma leitura fácil e fluída. Sempre ficava curiosa para ir para a próxima carta. Adorei esse livro! Favoritei ?

Sawra 16/07/2024

O livro é chato, é um livro velho de um rico sofrendo pelas coisas mais toscas possíveis, mas eu me identifiquei mais do que deveria e isso fez com que o livro se tornasse interessante. Te entendo Werther...

Laurita Blasius 14/07/2024

Li pela primeira vez quando tinha uns 15/16 anos mais ou menos, foi também, a primeira vez que li algo tão intenso e emocionante. Terminei a leitura chorando, muito mesmo!
Volta e meia eu o releio. É incrível como me emociona ainda... O tempo passou e ao longo dos anos sofri várias mudanças na minha forma de pensar e ser... Então me vi surpresa comigo mesma quando ao ler pela milésima vez entendi que continua sendo de longe o meu livro preferido!

Cakichi 14/07/2024

Top muito top e significativo achei muito top de verdade mesmo eu entendo muito o rei da coitado's city werther

Aline.Parcianello 14/07/2024

Uma leitura atemporal, que lhe prende até o fim!
No prefácio do livro, é questionado o porquê de um livro ser considerado clássico, e umas das respostas é, com certeza, a atemporalidade. Goethe fez de ?Os sofrimentos do jovem Werther? um livro atemporal, do século XVIII ao século XXI essa narrativa se sobressai, do campo da literatura romântica até para as ciências humanas - podemos citar como exemplo o fenômeno específico do ?efeito-Werther?.
Romance, melancolia, crítica social, violência e arte estão presente no enredo, tudo narrado a partir do diário do jovem Werther, a partir da sua perspectiva melodramática de mundo. Sem sombras de dúvidas, que leitura agradável!

isabstyle 13/07/2024

Virou favorito
Um dos melhores livros que já li na vida!
Preciso dizer que passei meu dia lendo ele, e quando não estava lendo estava pensando nele. E a quantidade de marcações que fiz? Cheguei a me refrear em certos momentos por fazer tantas. Ele é escrito belamente, todos os assuntos se tornam encantadores, inclusive a morte.

Klênyo 09/07/2024

Werther
A universalidade do sentimento de tristeza das decepções amorosas?

tão atual como no século XVIII!

JAlia621 05/07/2024

Relatos bem profundos e? loucos
Eu gostei bastante do livro. Ele traz relatos de um homem com sentimentos sempre em seu extremo. Muitas vezes ele sempre parece louco de amor (acredito que era mesmo). Achei algumas partes meio perturbadoras, mas foi bem interessante. Gostei da experiência!