Bad Twin

Bad Twin Gary Troup

Resenhas - Bad Twin

nanda :) 03/04/2023

Acho que esse livro me fez perceber que o meu tipo literário é definitivamente romances.
Apesar disso, eu li a história até rápido e descontraído, por querer saber mais e mais.
Amei o personagem Manny.
E o mistério também foi bom.
Contudo, o final me decepcionou. Esperava bem mais e achei que o desfecho se desenrolou de uma forma inacabada.

Arissa 22/05/2022

O gêmeo bom e o gêmeo mau
Eu queria ler esse livro desde que ele apareceu em Lost, e não me decepcionei. Só acho que ele teria um impacto totalmente diferente em mim se eu o tivesse lido naquela época (eu teria ficado bem mais impressionada).

A história em si não chama muita atenção. Um detetive é contratado para procurar o gêmeo mau desaparecido. Como críticas, eu achei que as pistas chegavam muito facilmente a esse detetive (as pessoas abriam a boca rápido demais). E que todas as mulheres se sentiam de alguma forma atraídas por ele. Inclusive, ele tinha uns pensamentos bem machistas.

O que eu achei mais interessante, talvez por eu gostar bastante de literatura, é de como Manny tinha uma citação para cada situação que o detetive se metia. E as citações e exemplos que ele utilizava estavam certos em 98% das vezes. Esse personagem era mil vezes mais interessante que o protagonista. Minha nota alta para esse livro foi apenas por Manny existir.

Se eu tivesse lido esse livro enquanto eu via a série, com certeza conseguiria fazer conexões com os personagens. Mas, lendo agora, fiquei apenas com a impressão de que as situações e personalidades lembravam algum dos personagens. Eu nem lembro mais quem era a Cindy. Fiquei com vontade de reassistir o seriado, mas tenho certeza de que não o farei.

Nafn 06/09/2011

Livro Apenas para os Fãs de Lost
Que saudades das tramas e dos mistérios de Lost.

No começo da segunda temporada de Lost a rede ABC criou o "Lost Experience", o primeiro jogo de realidade alternativa (ARG) desenvolvido pelos escritores e produtores de Lost com o intuito de expandir o enredo original do seriado.

De acordo com um artigo do New York Times, o jogo seria "uma caça ao tesouro multimídia que usaria mensagens de email, ligações telefônicas, comerciais, outdoors e sites da Web falsos feitos para parecerem reais".

De fato, o "Lost Experience" foi um jogo baseado em internet e caracterizado por um enredo paralelo que não fazia parte do enredo atual da série de televisão. Não havia prêmios, mas o jogo dizia oferecer pistas que poderiam desvendar alguns dos grandes mistérios da Ilha, que incluía a introdução de novos personagens e da Fundação Hanso. As dicas variavam de acordo com o continente que passava o seriado na TV, então, os participantes tinham que coordenar as diversas informações do jogo via internet. A ABC disse que o jogo foi projetado para recorrer a fãs e a pessoas que até o momento não familiarizavam com Lost.

Eu participei do "Lost Experience" caçando na internet as diversas pistas que levariam os fãs da série a descobrir, entre outras coisas, o que era a iniciativa Dharma, o que eram os números maus (os famosos "bad numbers" 4, 8, 15, 16, 23, 42) e quem, afinal, era o misterioso patrono da Fundação Hanso, Alvar Hanso. A "experiência" foi interessante pela oportunidade de poder participar de um evento mundial o qual pessoas de diferentes nacionalidades cooperavam para resolver enigmas e mistérios relacionados com a série.

Bad Twin é um livro que faz parte do "Lost Experience" e se apresenta como um meta-romance em progresso dentro do mundo de Lost. O que parece ter sido o manuscrito de Bad Twin foi descoberto pelos personagens de Lost na Segunda Temporada e lido por Sawyer no episódio "Two for the Road". Sawyer diz a Jack que ele deve ter sido a única pessoa a ter lido, embora Hurley já houvesse lido anteriormente no seriado. As últimas páginas do manuscrito foram jogadas no fogo por Jack antes que Sawyer terminasse de ler.

Enquanto a narrativa do romance não tem ligação direta com o seriado (exceto o uso do nome Widmore e de Alvar Hanso), Bad Twin contém várias referências a Lost. Em resumo, o livro é coisa para fãs.

A idéia é simples: um detetive é contratado para encontrar um dos irmãos gêmeos de uma família muito rica. A trama é previsível: gira em torno da possibilidade da existência de um irmão gêmeo bom e sua contraparte gêmea má, além de uma suposta intriga envolvendo a herança da família rica. Aliás, só o titulo do livro conta metade da história...

Se você tem interesse de ler um livro com uma história envolvente de detetive, Bad Twin não é este livro. Curiosamente, Bad Twin menciona diversas vezes que "O Último Caso de Trent" é um dos melhores livros de detetive de todos os tempos. Creio que vale mais à pena investir seu tempo no livro sugerido do que neste meta-romance criado para o "Lost Experience".

Mas... se você é fã de Lost e gostaria de matar a saudade do seriado, Bad Twin pode render algumas boas horas de entretenimento com a caçada às referências existentes no universo de Lost.

Enfim, coisa para fãs mesmo.

Paulinha 22/02/2011

Paula Cordeiro
Esperava mais desse livro. Li ele todo em um dia e confesso que fiz mais por falta de outra atividade do que por vontade mesmo de ler.

Cici 18/09/2010

Em Bad Twin, Gary Troup tece uma fascinante narrativa de suspense e mistério, mesclando pistas muito mais importantes do que parecem ao longo da narrativa. Ao abordar temas como bem versus mal, purgatório e redenção, Bad Twin revela de que maneiras o destino pode mudar quando tudo parece perdido.

IvaldoRocha 27/07/2009

Na contracapa mais uma surpresa.
A princípio nada de tão especial, uma história de detetives bem estruturada, leitura rápida e divertida. O mais interessante foi, ao final da leitura, descobrir por acaso, que o autor na verdade não é o autor do livro, na verdade tratar-se de um personagem de ficção, seu próprio nome é um anagrana (lembre-se do que Manny fala sobre Dante) O rascunho do livro foi encontrado e lido em um episódio de Lost. Perca algum tempo e pesquise na internet, você vai se divertir um pouco mais.