A música no seu cérebro

A música no seu cérebro Daniel Levitin

Resenhas - A Música no Seu Cérebro

°Patt~Siilva° 30/12/2023

É interessante, mas bem "técnico"
Pelo título, esperava que tratasse da questão da "música na sua cabeça" mais pelo lado da neurociência (o que é abordado, sim) mas o autor trás muitas informações sobre pesquisas, estudos e afins, mas tem muito termos técnicos da áerea musical em si. É um problema? Não! Mas para que não é da área, a compreensão de novos conhecimentos, pelo termos técnicos talvez fique meio superficial. Para quem é da área musical, é uma excelente leitura. Tem muito a acrescentar.

Karen546 06/12/2023

Incrível
Li para fundamentar um trabalho do estágio ?a música como transformação psicossocial do sujeito? e gostei muito. O autor traz perspectivas muito interessantes, e que explicam muitas coisas da música no cérebro.

caiocorrea_art 05/01/2023

Pra quem quer entender a ciência por trás da arte
E hoje a dica é o livro A Música no Seu Cérebro, de Daniel Levitin.
Como sei que têm muitos músicos e entusiastas da música aqui me seguindo, acho que essa dica é muito válida.
O livro traz toda uma visão teórica e neurológica a respeito de como a música bate no nosso cérebro, por que ela acaba sendo algo tão importante na nossa cultura, sua ligação com a nossa evolução, sua importância no dia a dia e sua relação com o nosso comportamento desde o ventre até o último dia de nossas vidas.
Levitin que é músico, engenheiro de som, produtor musical, psicólogo e neurocientista (sim, currículo vasto) aborda toda a ciência por trás da música e o seu reflexo no nosso cérebro e, portanto, no nosso comportamento.
Daniel também traz muitos conceitos básicos explicados de uma maneira bem didática sobre teoria musical: conceitos como altura, ritmo, métrica, tonalidade, escalas e etc.
Não é um livro simples e nem daqueles super agradáveis de ler, porém pra quem se interessa pelo assunto, é muito interessante e em alguns momentos revelador.
Por exemplo, você sabia que a música é das poucas atividades da vida que atinge seu cérebro quase de maneira completa?
Unindo os lados esquerdo e direito, lobo frontal e cerebelo?
Não entendeu o que significa?
Interessou?
Livre-se

10/10/2022

Esperava mais do livro
É um livro interessante pra quem gosta de música e quer entender um pouco de como nosso cérebro reage as estímulos musicais. Tem diversas referências e curiosidades, porém em certos momentos a leitura muito maçante dificultando o avanço da leitura.

Felipe770 31/07/2022

Interessante tanto para músicos quanto não-músicos. Conteúdo é ótimo, porém o autor parece um pouco desorganizado na apresentação. Alguns capítulos saltam entre assuntos e histórias (excelentes, no entanto) do mundo da música, deixando o leitor um pouco perdido. Também há seções bastante extensas, dificultando a conexão de algumas ideias. Ainda assim, vale a pena.

Insular 09/08/2021

Necessário
Sim! Todo compositor deveria ler.
Não chega ter a mesma fluidez de um romance, mas se torna envolvente para os amantes da música.
Lança uma luz científica, técnica e fascinante sobre a origem, as curiosidades e os seus aspectos. Carregado de dados e pesquisas que acredito que todo profissional criativo da área deveria trazer na estante e no coração. Permita-se.

Juliana-- 07/03/2017

Rico em analogias
O autor utiliza analogias para exemplificar ou explicar, o que torna o assunto mais compreensível. Os últimos capítulos são sucintos, faltando explicações para os tópicos que o autor propõe e que corroboraria com o tema. Talvez falte mais pesquisa na área. O livro é interessante com um belo trabalho de referências.