As dez mil portas

As dez mil portas Alix E. Harrow

Resenhas - As dez mil portas

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Raquel 05/03/2021

Uma longa jornada...
É engraçado como essa experiência foi parecida com a de ler o Hobbit, mesmo que uma história nada tenha a ver com a outra. Mas posso dizer que a cada capítulo me sentia transportada a outro mundo. Gostei muito.

Emanuela130 24/02/2021

É bom e só isso.
Pra mim foi apenas ok a leitura, enredo poderia ser melhor explorado, achei tudo muito linear. Mesmo em cenas de mais ação achei pouca emoção. Mediano.

Nati 18/01/2021

Esse livro é uma daquelas fantasias que se passam no "mundo real", pelo menos em parte. É porque aqui, a fantasia se constitui em mundos paralelos acessados através de portas mágicas. Não é absolutamente original, mas é muito fora do comum. Além de que tem toda aquela coisa de fantasia de época e eu amo fantasia de época.
Essa se passa no início do século XX e através dos olhos de January, que começa a nos contar sua história a partir dos 6 anos até seus 17 anos, quando narra suas aventuras em primeira pessoa. January é uma menina animada e otimista, que é filha de um caçador de artefatos arqueológicos que vive viajando atrás desses tesouros para o Sr. Locke, que é quem "cria" a January, ela é uma espécie de pupila do Sr. Locke que é um bilionário excêntrico que busca artefatos raros. E é com o Sr. Locke e em meio as descobertas do pai, colecionada por esse homem excêntrico e sua sociedade de colecionadores de antiguidades, que January irá crescer.
Como o livro é narrado pela January, em determinado ponto ela descobre um livro que o leitor passa a ler junto com ela, então temos uma história dentro de outra. Amei a sacada da narrativa nisso, porque através dessa história que vamos realmente adentrar ao mundo das portas portais.
Esse livro é gostoso de acompanhar, mas é uma narrativa lenta, pois a personagem principal conta diferentes fases de sua vida até o presente, mas para uma narrativa em primeira pessoa, faltou um pouco de emoção, é tudo tão descritivo.
Além de que, Januery não é nem a melhor, nem a pior das protagonistas, contudo, a versão dela criança é encantadora e ela perde muito desse encanto a medida que cresce e apesar de ter a ver com os acontecimentos da história tirou o brilho. Eu meio que imaginava a Enola Holmes enquanto lia e a personagem no tempo presente tem uma obtusidade indignante.
O livro tem um núcleo de personagens bem pequeno, sendo o pai,o Sr. Locke, Jane e Samuel, os mais importantes. E eles dão toda a movimentação na história e em algumas partes salvam o livro do tédio da narrativa da January.
Porém, a história dentro da história é muito empolgante e mesmo já sacando desde o início o que era realmente aquele livro, foi encantador e um recurso narrativo sensacional. Já a personagem Jane é uma das melhores histórias, uma personagem secundária muito excelente.

Duda Schivel 16/01/2021

esse foi um livro que me dividiu um pouco, por mais que ele me envolveu em algumas partes e eu gostei do universo criado, ele foi muuuuiitoooo arrastado e teve horas q eu não aguentava mais
acho q podia ter resolvido tudo de uma forma muito mais simples, sem complicar tanto, e os plot foram muito fracos e previsíveis, não recomendaria essa leitura ?????

@malugochinski 05/01/2021

As primeiras 100 páginas foram super lentas, sofri para continuar. Acho que em geral o livro não é muito fluido, mas o universo que a autora criou é cativante. Gostei. :)

Carol Miloski 24/11/2020

Nem terminei de ler!!
Li até 50% e nossa tô achando super chato! A premissa é interessante mas as coisas demoram muito, um dia ainda vou ler até o final mas estou sem paciência no momento, quero ler livros que me prendam e me deixem sem ar!!

Fravvs 04/04/2021

O que são as Portas?
Se você que estiver lendo neste exato momento gosta de As Crônicas de Nárnia, Coraline, Monstros S.A e Coração de Tinta, você muito provavelmente vai querer ler esse livro e até mesmo lê-lo.

Esse foi o meu caso.

As Dez Mil Portas se passa no final do século XIX e início do século XX, narra a história de uma garota chamada January que desde novinha teve contato com Portas mágicas que davam para diversos mundos. E a história se desenvolve em torno da procura de seu pai, que aparentemente está morto, sobre sua conexão com as Portas e sobre seu passado.

De início é uma narrativa em primeira pessoa um pouco densa, arrastada. Não é ruim para mim, mas para algumas pessoas isso pode ser um problema ao ler este livro. Porém, é história uma história cativante. Há dois livros sendo narrados ao mesmo tempo, um com a nossa protagonista January e outro com a protagonista Adelaide. Eu achei genial contar duas histórias ao mesmo tempo e emocionante também.

Apesar dessa sacada, a história é simples. Tem plot twist, mas é um pouco previsível. As vezes você vai se irritar com as atitudes da protagonista (que são um tanto egoístas) e sobre o pai dela também. Não vou me aprofundar porque não quero dar spoiler. MAS. Não acho que isso deva impedir você, leitore dessa resenha, ler e tirar suas próprias conclusões. Eu até recomendo que leia pelos seguinte fato que irei falar a seguir.

As Dez Mil Portas traz uma reflexão metafórica sobre o que seria uma Porta e o que ela representaria para nós. Eu amei o jeito que foi tratado esse assunto, me fez pensar sobre mim, sobre minha vida ao mesmo tempo que aprendi o real significado de uma simples palavra e o que ela carrega para mim. Este livro me mostrou o quanto nós somos capazes de trilhar nosso próprio caminho independente de onde viemos, me mostrou que o significado de casa e também sobre coragem e motivação, como também mostra que mulheres são capazes de conseguir o que quer. Pode ser clichê tudo isso que falei, mas é interessante como é abordado esses assuntos nesta prosa.

Em suma, gostei do livro. Tem muitos quotes que me marcaram e acredito que este livro será aquele que ficará em minha memória do coração junto com outros que tenho o mesmo apreço. Em muitas partes da história, me identifiquei com January e com Adelaide.

É isto. É um livro recomendável e acredito que muitos podem gostar de seu final. Eu mesma gostei.

“Portas, ele disse a Ade, são mudanças, e mudança é uma necessidade perigosa. Portas são revoluções e convulsões, incertezas e mistérios, eixos em torno dos quais mundos inteiros podem ser girados. São o começo e o fim de uma história verdadeira, as passagens que levam a aventuras e loucuras e — aqui ele sorriu — até ao amor. Sem portas, os mundos ficariam estagnados, calcificados, sem histórias.”

Dani 21/11/2020

Confesso não ter me empolgado muito no início.... mas, depois me encantei com a busca de January... adorável

Mirella | @readingmirella 28/10/2020

mais lento que corrida de tartarugas;
desde que esse livro lançou, fiquei apaixonada pela premissa dele, e realmente é um ótimo plot, mas não foi a melhor execução que eu já li. infelizmente ele é MUITO lento e só consegui terminar ele porque coloquei a alexa para ler. a escrita é boa, os personagens legalzinhos, mas essa lentidão na narrativa sem nenhum sentido matou a leitura para mim.

Brunna.Urbanski 22/10/2020

Fofinha.
Quando comecei a leitura, acreditava que a história teria outro rumo... mas achei fofo... muitas partes é de partir o coração.. mas uma graça

letmars 15/10/2020

Acho que a ideia do livro é até interessante, mas não gostei da leitura em nenhum momento...

Clara Azevedo 10/10/2020

As Dez Mil Portas
January mora na mansão Locke, um lugar onde possui os objetos mais variados, bizarros e exóticos eles vieram de outros mundos o responsável por traze- los é o pai de January que trabalha para Cornelius Locke, dono da Mansão Locke. A menina quase nunca vê seu pai ele está sempre viajando a trabalho então quem ficou responsável pela educação dela é o Senhor Locke ele paga instrutores, babás, compra roupas caras tudo o que uma garota poderia querer. No Aniversário de 17 de January ela encontra um livro chamado As Dez Mil Portas ele contém respostas do passado dela é pode explicar porque tudo é como é no presente, por exemplo onde está a mãe da garota? É um livro narrado é primeira pessoa. Não é um livro ruim mas também não é um livro excelente. Eu não gosto de abandonar livros então continuei até o final, apesar de eu ter achado a história um pouco estranha e alguns acontecimentos também enfim esse não foi um livro pra mim. É difícil gostar dos personagens. É um livro dentro de outro livro e a história paralela só serviu para ocupar páginas desnecessárias. Resumindo não dá para entender muita coisa do livro.

Glauciene.Barros 15/09/2020

Uma boa premissa, mas um pouco lento
Quando li a sinopse de "As dez mil portas", eu achei que era algo diferente de outras fantasias que eu já tinha lido e imaginei algo bem movimentado e cheio de aventuras. Me decepcionei um pouco com isso!! A história começa contando sobre o crescimento de January. O problema é que temos um livro dentro de um livro que quebra os momentos do presente, deixando-os perdidos na história. Tudo é muito lento! Só quando acabou o segundo livro que pareceu que algo realmente estava acontecendo! Eu tive essa sensação!

Mariana 30/08/2020

É um história boa, porém ela demora um bom tempo para engatar a ação da personagem principal e ser mais fluida a ação, mas toda a teoria é construção da história é bem feita.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6