As dez mil portas

As dez mil portas Alix E. Harrow

Resenhas - As dez mil portas

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Duda @pagesofduda 21/07/2020

Realismo fantástico
Um livro sobre um livro, um livro sobre portas, mundos diversos. Uma mistura de Alice no Pai?s das Maravilhas com Na?rnia. Ge?nero: realismo fanta?stico, foi a primeira vez que tive contato com esse ge?nero mas gostei.

January e? ho?spede especial da mansa?o Locke, uma mansa?o que abriga uma colec?a?o intermina?vel de artefatos exo?ticos que parecem terem sai?do de outros mundos. O pai de January e? quem coleta estes artefatos e os traz para seu patra?o, dono da mansa?o.
Uma garota que na?o entende o trabalho do pai, nem seu lugar naquela mansa?o. No aniversa?rio de 17 anos ela ganha um livro sobre portas, portas que da?o acessos a outros mundos, e descobre sua histo?ria e liga todos os pontos nebulosos de sua existe?ncia

Mirella | @readingmirella 28/10/2020

mais lento que corrida de tartarugas;
desde que esse livro lançou, fiquei apaixonada pela premissa dele, e realmente é um ótimo plot, mas não foi a melhor execução que eu já li. infelizmente ele é MUITO lento e só consegui terminar ele porque coloquei a alexa para ler. a escrita é boa, os personagens legalzinhos, mas essa lentidão na narrativa sem nenhum sentido matou a leitura para mim.

Marília 30/05/2020

Gostei do tipo de fantasia desse livro. Me lembrou os contos de fada.

Fravvs 04/04/2021

O que são as Portas?
Se você que estiver lendo neste exato momento gosta de As Crônicas de Nárnia, Coraline, Monstros S.A e Coração de Tinta, você muito provavelmente vai querer ler esse livro e até mesmo lê-lo.

Esse foi o meu caso.

As Dez Mil Portas se passa no final do século XIX e início do século XX, narra a história de uma garota chamada January que desde novinha teve contato com Portas mágicas que davam para diversos mundos. E a história se desenvolve em torno da procura de seu pai, que aparentemente está morto, sobre sua conexão com as Portas e sobre seu passado.

De início é uma narrativa em primeira pessoa um pouco densa, arrastada. Não é ruim para mim, mas para algumas pessoas isso pode ser um problema ao ler este livro. Porém, é história uma história cativante. Há dois livros sendo narrados ao mesmo tempo, um com a nossa protagonista January e outro com a protagonista Adelaide. Eu achei genial contar duas histórias ao mesmo tempo e emocionante também.

Apesar dessa sacada, a história é simples. Tem plot twist, mas é um pouco previsível. As vezes você vai se irritar com as atitudes da protagonista (que são um tanto egoístas) e sobre o pai dela também. Não vou me aprofundar porque não quero dar spoiler. MAS. Não acho que isso deva impedir você, leitore dessa resenha, ler e tirar suas próprias conclusões. Eu até recomendo que leia pelos seguinte fato que irei falar a seguir.

As Dez Mil Portas traz uma reflexão metafórica sobre o que seria uma Porta e o que ela representaria para nós. Eu amei o jeito que foi tratado esse assunto, me fez pensar sobre mim, sobre minha vida ao mesmo tempo que aprendi o real significado de uma simples palavra e o que ela carrega para mim. Este livro me mostrou o quanto nós somos capazes de trilhar nosso próprio caminho independente de onde viemos, me mostrou que o significado de casa e também sobre coragem e motivação, como também mostra que mulheres são capazes de conseguir o que quer. Pode ser clichê tudo isso que falei, mas é interessante como é abordado esses assuntos nesta prosa.

Em suma, gostei do livro. Tem muitos quotes que me marcaram e acredito que este livro será aquele que ficará em minha memória do coração junto com outros que tenho o mesmo apreço. Em muitas partes da história, me identifiquei com January e com Adelaide.

É isto. É um livro recomendável e acredito que muitos podem gostar de seu final. Eu mesma gostei.

“Portas, ele disse a Ade, são mudanças, e mudança é uma necessidade perigosa. Portas são revoluções e convulsões, incertezas e mistérios, eixos em torno dos quais mundos inteiros podem ser girados. São o começo e o fim de uma história verdadeira, as passagens que levam a aventuras e loucuras e — aqui ele sorriu — até ao amor. Sem portas, os mundos ficariam estagnados, calcificados, sem histórias.”

Lari - @LitteraLari 15/06/2020

"corações não são tabuleiros de xadrez e não seguem regras."
Só pelo nome o livro já me fez pensar em "Fronteiras do universo" e as "Cronicas de Nárnia" e nesse momento expectativas foram criadas, já que são dois livros que amo. E tem muitas referências as duas histórias, principalmente a primeira.

Nesse livro temos dois livros, confuso? Já explico melhor, o primeiro conta a historia de January começando quando ela tinha 7 anos, mais tarde ela encontra um livro, velho e com letras gastas , com titulo meio apagado, mas dá par ver que o titulo era "As dez mil portas", e assim que o nosso segundo livro começa, onde acompanhamos January na leitura dele.

Nesse segundo livro conhecemos Ade e Yu Lian, duas pessoas de mundos diferentes que por obra do acaso se conhecem e descobrem o amor.

"Agora que concordamos que o amor verdadeiro existe, podemos tecer considerações acerca de sua natureza. Não é, como muitos poetas equivocados querem que você acredite, um evento em si; não é algo que acontece, mas algo que simplesmente é e sempre foi. Ninguém se apaixona, o amor é revelado."

A principio adorei a ideia de ler um livro juntamente com a protagonista, só podíamos conhecer mais sobre a historia paralela conforme a January conhecia, liamos apenas quando ela lia e ao mesmo tempo que tinha as minhas opiniões sobre o livro paralelo ela também tinha as suas.
Mas infelizmente a historia paralela acaba sendo, necessária sim, mas massante e incrivelmente chata. Faço das palavras de January para descrever esse segundo livro, as minhas:

"Decerto já li livros melhores, com mais aventura e mais beijos e menos explicações"

Quando o segundo livro acaba é quando a aventura no livro principal começa de verdade, e o livro começa a ficar interessante, então aqui fica meu aviso tem que ser paciente, por que a leitura só começa a funcionar depois da metade do livro, eu quase desisti, acredito que se não fosse pela leitura coletiva teria desistido.
gabrielrjf 17/11/2021minha estante
Nossa terminei o capítulo que o livro de pai dela acaba? espero muito que realmente flua porque tô preso nessa leitura a semanas

Lari - @LitteraLari 17/11/2021minha estante
Realmente ele só começa a fluir da metade pra frente..

Gabiis. 17/09/2023minha estante
Cheguei na metade e sinto exatamente que começa a fluir agora. Quase desisto, mas segui insistindo pq pensei valer a pena. Tomara que valha mesmo ??

Deza Farias 20/03/2023

@???????????????????
?????????????????
?? ??? ??? ?????? | Alix E. Harrow | p. 384 | 3,5/5 ??
???????????????????
"?????? ???? ??????"
???????????????????
Nem sei bem como iniciar esse livro... Vamos começando por minha experiência com ele; a capa óbvio é linda e por isso não o larguei. A história é boa o suficiente para eu dá uma segunda chance. Mas a escrita... bem, pra mim ela não funcionou. Achei a escrita densa, arrastada, aquele livro que a pessoa leu cem páginas mas parece que não saiu do lugar.

Nesse livro vamos conhecer January uma habitante de outro mundo. A história começa com uma menina impetuosa que sob a tutela de seu guardião acaba esbarrando numa "Porta" sim, o livro está esbarrotado de portas. Portas que são passagens para mundos mágicos, com criatura extraordinários e perigosas.

Aos dezessete anos, January descobre que talvez as pessoas que ela pensava serem as que mais queriam seu bem, têm segredos perigosos e que ponhem em cheque sua felicidade.

O livro é repleto de aventuras, mundos novos, uma verdadeira viagem entre portas que dão lugares a novos mundos.
Eu gostei bastante do final e teria dando uma nota maior se não fosse a escrita que eu achei arrastada.
Gostei bastante do desenvolvimento da história e dos personagens, principalmente da January.
Um livro que envolve muitos mitos e lendas de uma maneira homogênea. Único defeito é a escrita mesmo. Cansativa e até um pouco prolixa.

AllineP 01/12/2021

Um encanto!
Fazia muito tempo que não me sentia tão bem lendo um livro!

Sabe aquele gostinho de aventura e sonhos quando imergimos num livro bom? Os capítulos me faziam ter vontades o tempo todo. Vontade de sentir os cheiros que eram descritos, de ouvir os sons, de descobrir Portas escondidas e encontrar novos mundos. VONTADE DE VERDADE! Sem ser dramática, "só sei que foi assim".

Terminei o livro com a sensação de "ah como isso tudo poderia ser real... Acho que vou sair procurando portas por aí". E estranhamente querendo decorar minha cozinha em estilo retrô, colher flores pro vaso da mesa e assar pão pra comer vendo o por do sol com os pés descalços na grama. (Nem tem grama na minha casa) Gente, um livro que te faz se sentir assim... Wow.

Tiro meia estrela porque achei o final muito corrido. Poderia existir um segundo livro baseado na história do prólogo (que tentou resolver as questões que ficaram no ar de maneira extremamente rápida)

~LEIAM ESSE LIVRO, PLMDDS LEIAM!!

drica 09/06/2020

As dez mil portas
Uma sinopse intrigante, um título misterioso, uma capa linda, mas a narrativa é muito lenta.

Talvez minhas altas expectativas com esse livro tenha estragado a leitura. No decorrer da história a autora insere capítulos de um livro que a protagonista encontrou, essa história paralela é arrastada, parece que estamos lendo um livro técnico.
Somente na metade do livro que as histórias se conectam e desencadeia uma série de acontecimentos deixando a leitura mais fluída e instigante.
Enfim, queria muito ter gostado do livro porque além de lindo a premissa é muito boa.
Agora fico me perguntando, vale a pena ler metade de um livro (nesse caso 200 páginas) para começar a gostar?

site: https://www.instagram.com/livroleitura/

Lis 25/04/2021

Decepcionada...
A leitura da sinopse criou expectativas que não foram atingidas com a leitura...confuso e pouco cativante, só não "larguei mão", pois não costumo desistir de um livro.

Keli Ane 26/07/2020

Instigante e inesquecível
É um mundo pelos olhos de January Scaller, uma menina que quando jovem encontrou uma Porta, que levava a um outro mundo, lindo aconchegante e cativante mas essa porta foi destruída e por 10 anos, foi forçada a esquecer, acreditar que tudo isso não existia. Isso mudou, quando encontrou um livro, que fez reviver suas memórias, conhecer a história por trás das portas e reescrever a história que estava predestinada a viver.

É um livro emocionante, January te pega pela mão e te leva a viver todas as aventuras com ela, com os sentimentos dela correndo em suas veias também, é incrível o que este livro passa, algumas palavras tão fortes que por momentos, até você acredita que todas as aventuras de January são reais e dá vontade de sair por aí procurando Portas.

Rê Lima 15/04/2021

O livro é uma fantasia ótima, mas os capítulos são enormes e a impressão é de que não acabam nunca. Acho que isso desmotivaria qualquer jovem que começasse a ler por ele.
Janise Martins 15/04/2021minha estante
Achei interessante você comentar sobre os capítulos, não me ligo muito nisso, a não ser como indicativo de mudança de narrador ou tempo. Nunca parei para pensar nisso, na verdade.

Rê Lima 15/04/2021minha estante
Se vc pegar esse livro pra ler vc vai sentir. São 40 minutos de leitura sem acabar o capítulo!
Tipo: vou acabar esse capítulo pra dormir, e nada do capítulo acabar!

Janise Martins 15/04/2021minha estante
Eu não leio por capítulo, eu paro quando Kindle cai na cara hehehehehehe
Brincadeiras à parte, eu realmente não leio por capítulo, se eu quiser parar, paro, e pronto. Sei lá, posso ser estranha hehehehehe

Rê Lima 17/04/2021minha estante
Eu não gosto de parar no meio do capítulo. Talvez a estranha seja eu! Hahaha ???

Tina 23/11/2020

Aventura!!
Gostei muito do livro, lembrou-me Nárnia, mas muito bem escrito, dialoga com o leitor (inclusive com fontes diferentes conforme o personagem ou momento), com final arrebatador.
Indico muito para quem gosta de aventura, superação, encontros e desencontros.

Tato 17/06/2021

PÉSSIMO
Gente livros tem que cativar o leitor desde o primeiro capitulo, se não você passa toda leitura tentando gostar do livro. Tentar ler esse foi um parto e decidi na minha vida que não vou insistir em leituras que vai me frustar pq eu poderia esta muito bem usando esse mesmo tempo lendo outro incrivelmente fantastico, existem tantos livros por ai prontos para me prender pq ficar tentando com esses que só vai te trazer frustação?

O mais chato do livro é que ele QUER PARECER MISTERIOSO, porem a resenha entrega tudo do que se trata e você fica, afs, sério? É oque? avança logo poh@!! Se eles não queriam que a gente soubesse logo de cara, que se trata de um livro sobre portas mágicas, pra que esse mistério todo sobre o que é o livro? E os personagem muito CHATOOOOOOOOO o tempo todo se mal dizendo por besteiras aaaa pelo amor de Deus! Abandonei SIM E COM ORGULHO, quero perder meu tempo só com coisas que valam apena!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6