Sha Po Lang

Sha Po Lang Priest

Resenhas - Sha Po Lang

gabi 21/05/2021

Confuso... mas deu tudo certo
Finalmente terminei as 1400 páginas que a Priest escreveu com tanta dedicação. E gostei bastante, principalmente perto do final.

Política, guerra, feitiçaria, romance e até pitadas de humor, Priest nos apresenta Sha Po Lang.
Confesso que foi uma leitura deveras difícil pra mim. Eu, como leiga em política, ficava bastante confusa em vários momentos (as notas da tradução sempre me salvavam kkk), mas dá pra ver quanta dedicação e pesquisa foram investidas nessa parte.
A guerra também é constante na obra, até seu último capítulo. Particularmente, cenas de luta não são minhas favoritas, ainda mais com a ambientação confusa em muitos momentos, mas até que não foi tão ruim.

Foi uma leitura complicada, com bastante descrição em algumas partes ? na política, por ex ?, e pouca em outras ? na própria ambientação?, por isso eu simplesmente comecei a pular parágrafos inteiros.

Apesar desses detalhes, houve também o romance que realmente foi o que me fez terminar esse livro. A química e parceria dos ChangGu é muito boa, ambos são personagens interessantíssimos e que se completam muito bem.

Enfim, uma obra bastante interessante. Talvez um dia eu volte para reler.
tha 21/05/2021minha estante
vc leu por onde?

gabi 21/05/2021minha estante
wattpad, no perfil @-yukiii_

Mariah 10/08/2021minha estante
Isso é um livro ou um filme?

Mariah 10/08/2021minha estante
Desculpa a ignorância kkkkkkk é q eu fui pesquisar e não achei mt coisa

tha 10/08/2021minha estante
É uma novel

misy 11/07/2021

power couple da dinastia jiang
depois de quase dois meses lendo essa novel, eu terminei com um sentimento de orgulho. tenho MUITO a falar sobre ela (inclusive, queria discutir com alguém), então talvez não caiba tudo aqui.
sha po lang é uma história INCRÍVEL. demorada, complicada de entender, mas que consegue abordar feitiçaria, revolução industrial, poder bélico e força administrativa, economia, guerras, estratégias, política etc ao mesmo tempo, tudo com uma pitada de humor (te fazendo rir em um parágrafo) e uma dose de sofrência (já no próximo parágrafo). não senti nenhuma ponta solta!!
OS PERSONAGENS? ah, o que dizer. tem todo tipo de representatividade: trans (? ainda não tenho mt certeza), gay, surdo, cego, mudo... e todos são pessoas importantes na história, e durante ela, acontece sem que o foco seja sua sexualidade e identidade de gênero. é uma representação diversa que ocorre do jeito mais natural possível. são todos badass, sem exceções! (apesar de eu ter sentido falta, em alguns momentos, deles)
o POWER COUPLE que os changgu são. minha nossa. eu deito pra eles. super desenvolvidos, encontram conforto um no outro, passam por MUITAS DIFICULDADES (não tem um minuto de paz nessa leitura), tem personalidade e são SUPER INTELIGENTES. tipo, demais???? eu fico boba. talvez eu seja totalmente leiga em política mas meu deus. que casal!! eles com certeza fizeram história.

enfim, tem mt mais. particularmente, comecei a ler porque vi a arte oficial do gu yun (até então nunca soube que tinha uma queda por homens de cabelo longo e monóculo) e quase desisti por não entender NADA do que tava acontecendo, mas graças as notas das tradutoras e os comentários dos leitores, fui acompanhando. são livros exaustivos, mas que valem a pena!

obs.¹: sou totalmente cadela do chang geng
obs.²: confesso que ao ler os extras, mudei um pouco minha visão sobre os pais dos personagens. até chorei um pouco...
obs.³: ainda é meio estranho eu ter visto o crescimento de todos os personagens. acho que me apeguei.
LEIAM E VEJAM ESSE AMOR CRESCENDO E SE DESENVOLVENDO!
misy 11/07/2021minha estante
não sei se é spoiler (?) mas
eu amo como a priest conseguiu criar um universo steampunk com navios gigantes voando e abordar o ziliujin (uma representação do petróleo), criação de locomotivas a vapor (ferrovias e trens), migração do campo para as cidades, a hipocrisia da igreja (o papa ocidental, no caso), criação de cédulas de dinheiro etc.

Purple 17/12/2021minha estante
Mds como eu preciso parar de ler resenha dos livros da Priest, me faz querer pular toda a minha meta de leitura pra ler essas novels, eu to com uma ansiedade que não cabe em mim pra ler essas novel que abordam tantos temas, tanto política quanto Romance ai ai deixa pra 2022 :^)

Clarinha 23/02/2022minha estante
Mds, eu tava em dúvida se começava Sha Po Lang agr ou não , e depois do seu comentário eu quero começar agr aaaaaaa

samiemo 30/05/2021

A Priest mais uma vez faz tudo!! essa mulher ou homem não sei até hoje isso é um mistério. Mas a escrita é simplicidade incrível você se sente na história o tempo todo, a cabeça dele tá a uns 500 passos a nossa frente e consegue criar uma história melhor que as outras sempre elevando seu padrão lá em cima

Caneca Dourada Resenhas 24/12/2020

Sha Po Lang - Caneca Dourada Resenhas
- Li uma tradução feita no wattpad, muito boa e com notas de explicação -

Uma história longa e complexa, a gente pode notar que a autora investiu seu tempo para estudar a respeito das políticas urbanas e militares que usaria.

Por conta de tais detalhes mais "técnicos" a leitura pode ser um pouco mais difícil de entender. Mas a relação do casal principal, de poder ver o desenvolvimento aos poucos deles se aproximando faz valer a pena.

E se você tiver um bom entendimento de inglês, ler os extras é um acréscimo.

TashaCosta 06/12/2021

Mesmo
Para quem gosta de política e economia, e gosta de ação e intrigas, sem deixar de lado um pouquinho de romance, é o paraíso.
Precisa de concentração, mas principalmente, precisa gostar mesmo desses assuntos, senão, nada feito.
O romance não é, nem de longe, a parte mais interessante da história. Não para mim, pelo menos.
E por falar em romance, é preciso entrar sem preconceitos ou "vendo o lado mau e mesquinho" das coisas. A "figura paterna" nunca foi vista, descrita ou vivida como tal. Quando muito, o de um professor mais velho, que se for bem pensado, não é assim tão mais velho, sendo dito que tem teriam uma das diferença de " seis a oito anos" de idade.
Posto isso
Recomendo MUITO

Paozinhu 21/01/2023

Ler esse livro foi como levar tapas na cara enquanto sou chamada de burra pela Priest, mass a cada tapa eu ficava mais inteligente então com certeza valeu a pena kkkkkkkk.
Ele facilitou mt outras leituras políticas e ainda de quebra me ensinava história e sociologia enquanto me fazia rir c a autora rindo dos próprios personagens
Obrigada Priest, me marcou muito ?

Cascaus 03/11/2023

Guerra, Guerra e mais Guerra
Sha Po Lang sem dúvida foi um livro que deu muito trabalho para a Priest, a trama por volta e os embates políticos são de fato muito bem escritos e você consegue ver que a autora realmente se empenhou. O livro é extremamente detalhado (até demais), o que acaba gerando alguns momentos de confusão, porque você não sabe exatamente a como imaginar tal objeto ou coisa que ela esteja escrevendo.
Já a história em si é muito boa, não leia Sha Po Lang esperando um livro de romance totalmente, esse não é o foco dele. O foco do livro foi aquilo já mencionando anteriormente, as tramas políticas e as guerras, que está acontecendo durante todo o livro até o final dele. O romance em si fica apenas de segundo planos, e só alguns capítulos podemos ver nossos protagonista sendo amorosos, já no extra isso é mais explorado e podemos ver as vidas deles depois da guerra e de como eles são muito fofos juntos.
Pela Priest ficar demais nas guerras acontecendo no livro, parece que ela acabou deixando muitos personagens de "lado", não desenvolvendo eles de fato. Além dos personagens principais e importantes, quase nenhum outro teve desenvolvimento, o que faz com que não tenhamos conexão com quase nenhum personagem além dos principais da história.
O livro terminou qual algumas pontas soltas o que me gerou algumas dúvidas, e apenas algumas delas foi respondidas nos extras. Mas para mim isso não tem sentindo, já que a Priest poderia ter colocado na novel em si e não deixar para por nós extras. Sem contar que poucos personagens aparecem nos extras, eu ficava lembrando dos personagens e ficava tipo assim "ué cadê ele? Mas ué o que aconteceu o outro lá?". Parece que além do Chang Cheng e do Gu Yun, ela não tem vontade de escrever sobre os outros personagens.
Apesar desses buracos eu gostei de todo o envolvimento político que tinha, como eu não estava acostumada com livros assim fiquei confusa e perdida as vezes. Mas depois fui me acostumando, além de que a tradutora estava facilitando para mim, ela colocava a explicação de coisas que as vezes eu não entendi. Mas bom, esse é um livro legal caso você queira ler alguma coisa diferente.

biatrys 10/01/2024

Mágico, político... e cansativo!
Imagina criar um "petróleo" roxo, mágico, que é a fonte de combustível para girar as engrenagens de um universo fictício? Esse líquido, inclusive, dá origem a muitas máquinas que pintam fantasticamente uma China medieval, terra central de Sha Po Lang. Essa premissa, muito embora não seja a central da história, me cativou muito dada a criatividade da autora, quem cria artefatos e explora culturas de uma maneira que vale muito a pena conhecer. Além de que todos esses detalhes nos fazem refletir sobre problemas que vêm com esses novos recursos. Apesar da mágica do universo, é necessário dizer que Sha Po Lang é uma história muito exaustiva, recheada de detalhes políticos e, sobretudo, militares. Por estarmos em um meio cultural muito distinto, temos muita dificuldade em entender o caos que é essa configuração política e seus desenlaces. Tiveram momentos que eu li e que até agora não tenho certeza se eu entendi muito bem (e que são grande parte da história). Isso pode frustrar um pouco, sim! Mas a medalha de ouro, sem dúvidas, vai para o desenvolvimento dos personagens principais, os quais nos surpreendem a cada nova etapa da narrativa. Não sei se releria futuramente, mas foi uma leitura que valeu a pena!

Giovanna 04/12/2021

o final foi meio apressado e acho que em vários momentos a cronologia e o ritmo da história podiam ter sido melhor trabalhados, mas ave o plot é muito bom. dá até gosto ver o chang geng arquitetando e planejando as coisas

Venus 11/10/2023

MARECHAAAAAAL CASA COMIGO
Gostei bastante do universo e da escrita.
A guerra e a trama política foi tão bem elaborada que me prendeu do início ao fim.
Devo admitir que foi difícil desapegar do conceito "pai e filho", mas a culpa foi minha por não ter levado em conta os avisos da minha amiga.
Em geral, a leitura vale muito a pena. Recomendo.

Ponyo 15/04/2022

Depois de meses enrolando para terminar eu finalmente consegui !!! O bem venceu !! Vou sentir falta do universo e da história.

lore 02/06/2022

eu fui a única que teve a sensação que o chang foi um personagem totalmente apagado e esquecível pela a sua própria história??

Oleaceas 12/03/2023

"O fim de uma era sempre foi o ponto de partida de outra."
Comecei sha po lang sem saber muito sobre a história e apenas simplesmente conhecendo o visual do Gu yun. A história vai começando confusa e ao decorrer só tempo você se acostumar com a escrita e os acontecimentos.

Teve muita explicações em partes que não deveria e em outra não mas mesmo assim terminou de uma forma que te deixa de coração quente.

Nunca pensei que realmente ia terminar essa história de tantas vezes que deixei de ler pela metade. Foram mais de 4 releituras até o final mas não me arrependo de terminar.

Talvez se tivesse terminado antes não teria a compressão da história como tiver agora.

Sha po lang é amor porém também é política, guerra e confroto militar a todo momento, é momentos históricos e românticos, é angustiante, é doloroso porém ainda sim, é apaixonante.

Terminei sentido como se botasse um ponto final nessa jornada e foi exatamente isso. Hoje eu finalizou a jornada do Gu yun e Chang Geng e diversos outros personagens que me fizeram rir e chorar.

Foi uma baita história, não deixou pontas soltas e quando chegou no final e tudo começou a fazer realmente sentido foi maravilhoso. É uma história linda e fantástica que deveria sempre ser lida com calma pra melhor compreensão.

Não sei como terminar a resenha pois ainda não caiu a ficha que finalizei a obra. Sinto o gostinho de quero mais ainda.