Poliana

Poliana Eleanor H. Porter

Resenhas - Pollyanna

skuser02844 05/05/2023

Bom mesmo é reclamar.
Pollyanna é uma menina feliz. Feliz até demais. O seu pai foi de Americanas e por esse motivo precisou ser cuidada pela sua Tia que é uma mulher rica, toda azeda e solitária. Quando Pollyanna chega, a vida de sua tia muda, pois além de precisar cuidar de uma criança ela também vai precisar lidar com o jogo do contente. Que é o jogo que a Pollyana joga de forma automática. Agora você me pregunta, o que é o jogo do contente? Basicamente caro leitor de resenhas, é achar algo de bom enquanto sua vida está sendo completamente destruida pelo desgaste natural da nossa existencia.

Exemplos de como jogar o jogo do contente:

"Que ruim, quebrei o meu carro. Pelo menos agora posso usar a minha bicicleta e fazer um exercicio na hora de ir pro trabalho. Ebaaa, jogo do contente!"

" Droga, apostei todo o meu sálario minimo no inter e agora não tenho dinheiro para comer. Pelo menos agora posso fazer uma dieta e emagrecer alguns quilinhos que eu estava precisando. Ebaa, jogo do contente! "

" Infelizmente atropelei um vendedor ambulante que estava ganhando a vida vendendo abacaxi. Pelo menos agora vou poder pegar umas férias do meu trabalho, já que a policia está me levando preso. Ebaaaa, jogo do contente!"

Apenas ressalto que o jogo do contente serve para que possamos ver o lado bom da vida e ainda sim continuar com as consequencias das coisas ruins que aconteceram. O jogo é basicamente ignorar as situações ruins que acontecem na sua vida e continuar vivendo como se não tivesse acontecido.

Meu pai fez exatamente isso comigo, olha só que grande jogador do jogo do contente. Eu nasci e ele viu o lado bom disso. Que era poder me abandonar e fazer o que sempre quis da vida, que era continuar sem nenhuma responsabilidade na vida e ir se relacionar com outras pessoas, fingindo que eu não existia. Pollyana estaria orgulhosa do meu pai!

Tirando as brincadeiras de lado. O livro é legal e tem momentos bem tocantes. Porém é totalmente ficção. Se me permitem comparar, é ainda mais ficção que Harry Potter. Pois no nosso mundo é impossível jogar o jogo do contente, a não ser que você esteja naqueles retiros espirituais onde todo mundo toma chá de cogumelo e vive fazendo danças estranhas para demonstrar amor. Se não estiver nesses lugares, é impossível jogar o jogo do contente. Claro a mensagem é bem bonitinha, só que a Pollyana não contava que o povo gosta mesmo é de reclamar.

Uma crítica: Pollyana só joga o jogo do contente pois a tia dela é rica. Se fosse uma tia pobre com 7 filhos, sem água e devendo para agiota ela logo ia largar esse jogo e fazer um muito mais legal, que é o jogo da sobrevivencia. Coisa que boa parte dos Brasileiros já estão fazendo hoje em dia.

Duda_stefano 03/05/2023

Não gostei
Eu já tinha começado a ver a novela, mas achei simplesmente horrível o livro, a Pollyana me irritou durante o livro todo.

hta 01/05/2023

Necessário
Li por recomendação da minha terapeuta e não poderia ter sido melhor.

Que livro bom. Necessário pra todo mundo em todo e qualquer momento de suas vidas.

Vale a leitura!

Andrielly25 30/04/2023

Aaaaaaaaaaa
Olha, nao achei a melhor coisa do mundo. Pra quem já assistiu a novela, deve ter achado uma grande BOSTA (e foi o meu caso). Em 2018 (eu tinha 8 anos) amava a novela. Mas, depois de um tempo achei a novela meio chata. Até tentei ver a atual novela (Poliana Moça) só que eu nao consegui. Novamente achei chata. Agora, o livro... nao gostei muito. Recomendo? Nao.

Larissa 30/04/2023

Maravilhoso!
Recomendo muito! Só dei 4 estrelas e meia pois achei que o final merecia ser mais detalhado, mas ok! Enfim, achei um livro surpreendente(principalmente depois do capítulo 16)! Simplesmente incrível.

Karina309 29/04/2023

Tão singelo e bonito
É a segunda vez que leio. Uma na infância e agora como adulta. Verdades muito valorosas ditas de um jeito singelo. A importância do contentamento na vida é o grande lema do livro. Amei ter lido de novo.

Nathana3 25/04/2023

Simples, rico e encantador.
O livro nos mostra um jeito leve de enxergar a vida. Nos faz refletir sobre empatia, um olhar mais humano para os desafios da vida. O jeito de ser de Poliana é uma maravilhosa referência, mas com cautela, utilizando parâmetros para que se tenha equilíbrio entre as emoções.

Aghata.Bertocco 23/04/2023

Poliana
Criei muita expectativa nesse livro por conta da novela e no final n gostei muito,ele praticamente a mesma coisa da novela só muda os nomes do personagens e algumas alterações nos capítulos! Achei a novela melhor
Da pra entender melhor as coisas e fica mais "explicandinho" o livro as vezes tem umas palavras meio difíceis de entender,mas depende da pessoa que está lendo
Nota 3/10

Estela.Suzin 23/04/2023

Queridinho
Muitoo bom, a história é muito fofa!

Nota ????

Defeitos
?nadinha

Catarinozi 23/04/2023

Me lembrou da Anne de Green Gables
Foi uma leitura legal até e o livro q eu li era beeeem antigo, mas foi interessante
A Pollyanna é muito legal mas a história em si é meio nhe

Débora 16/04/2023

Uma história inspiradora..
O jogo do contente é de nos fazer pensar de fato... nas adversidades da vida e sempre bom encontrar algo que possa Jose deixar contentes para nos impulsionar a viver sempre o melhor... vou levar esse livro para o meu canal de fato... amei...

Emilly1172 14/04/2023

Uma boa lição
Pollyanna perdeu os pais e sua tia decidiu cria-la, a gares surpreende e conquista todos com o passar do tempo mostrando pra eles uma lição que aprendeu com seu falecido pai, sempre tira-se algo bom mesmo daquilo que não parece existir nada além do ruim. A garota levou isso para a sua vida e foi passando para as pessoas.
Confesso que me irritou um pouco o fato da positividade em excesso, mas eu entendo que é uma lição importante, sempre tirar algo bom mesmo das piores coisas.

Alê 14/04/2023

Gostei bastante desse livro. Me dá uma sensação de nostalgia mesmo essa história não tendo feito parte da minha infância, diferente da novela que eu tinha visto antes, o livro foca no antro da casa e da vila delas, e amei a relação sa polyanna com as pessoas.

booksline 14/04/2023

Estou contente por ter lido esse livro
Antes de tudo, deixar claro que eu gosto desse tipo de livro, uma garota otimista se envolvendo em varias situações numa cidade pequena, leia-se Anne de green gables (um dos meus livros favs).
Portanto era de se esperar que esse livro ia me cativar.

Eu amei a Pollyanna, uma criança tão feliz que tenta ver o melhor em tudo. Entendo que alguns se irritem com ela, mas por ser um livro infantil é compreensível ser direto e claro na sua mensagem.

Muito fofo, tipo MUITO mesmo, quero saber mais sobre o que aconteceu com a tia Polly, com a Pollyanna e com todos os outros.

Só achei muito devagar no começo, mas dps ficou melhor.

Esse é o tipo de livro que você lê sem prestar muita atenção, não precisa reler uma frase várias vezes pra entender e vc vai se perdendo na leitura até que se surpreende.

Muito bom, so que a palavra contente foi repetida tantas vezes que chega perdeu o sentido, mas no geral é uma leitura legal.

Melina 03/04/2023

Atemporal
?O que as criaturas desejam é encorajamento.
Não se deve censurar sistematicamente os defeitos de alguém, mas apelar para as suas virtudes.?