O alienista

Machado de Assis
Machado de Assis

Resenhas - O Alienista

carolanton 19/06/2024

Uma excelente leitura, mas que merece ser feita por pessoas adultas. Um Adolescente ou criança não tem como aprecia-la.
Através de um estilo único e sarcástico, o livro nos leva por uma jornada absurda, enquanto o Dr. Simão Bacamarte diagnostica praticamente metade da população como "alienada mental".
É uma crítica brilhante à pretensão científica e à maneira como o poder pode corromper até os mais bem-intencionados.

Ludmyla24 18/06/2024

As raízes da loucura
O alienista foi o primeiro livro que li de Machado de Assis, e com certeza, foi por causa dele que despertou minha vontade de mergulhar nas profundezas de suas obras e entrar de cabeça nas suas histórias.
A obra apresenta Simão Bacamarte, um médico psiquiátrico que estuda os moradores da cidade de Itaguaí, e se dedica totalmente às pesquisas da loucura e moléstias mentais das pessoas. Mas claro, como qualquer outra profissão, a curiosidade de estudar mais sobre seus pacientes acaba tomando conta da mente e sanidade do nosso protagonista e nós entramos dentro da loucura do personagem; No final, percebemos que os loucos somos todos nós, somos tão loucos quanto o protagonista ou os moradores.

JoAo366 18/06/2024

Uma boa introdução à literatura machadiana
?O Alienista? é um livro leve, cômico, curto e fácil de ler, apesar de ainda conter, de forma concisa, o estilo irônico e debochado de Machado de Assis. Também possui uma crítica social implícita, característica chave do naturalismo literário. Leitura recomendada para quem quer conhecer Machado.

Wellerson8 17/06/2024

Tudo pode ser explicado?
Uma sátira ao cientificismo, defende que ?tudo pode ser explicado por meio da ciência?, onde o Dr bacamarte inicia um processo de cura e restaurações de pessoas com algumas disfunções mentais ou cognitivas de uma vila/cidade (Itaguaí), nessa trama reflexiva surge uma principal pergunta: quem é louco, quem é são?
Incrível como um homem nascido em 1839 traz um pensamento tão abrangente e atemporal como este, um livro com uma linguagem um tanto monárquica consegue fazer uma analogia muito boa com o fanatismo da sociedade, governos, com as tradições, costumes, ciências?
? As paixões são necessárias a todos. É preciso, porém, ter o senso crítico de estabelecer os próprios limites para não desrespeitar os interesses de outras pessoas e ter o cuidado de não diminuir a vida a um único tema?.

Leticia 17/06/2024

Ninguém ta puro
É um livro divertido, ri de alguns casos pelo absurdo que eram, e ainda pior! Eram absurdos porque pensando bem até que fazem sentido.
Achei o final previsível, se ele realmente estava levando os estudos a sério isso iria acontecer em algum momento.

Isabella 16/06/2024

Quando a escola me indicou esse livro pensei que não fosse gostar e seria mais uma leitura tediosa. Como eu estava enganada!
A história do alienista é curta, simples e ouso dizer que muito engraçada.
Se você está querendo começar a ler Machado de Assis, esse é o livro certo!
No final, gostei muito da escola ter me obrigado.

Paulo.Diniz 14/06/2024

O livro é mto bom e a história não é extensa, a leitura é interessante e rápida. Gosto bastante desse livro.

Leliszsss 14/06/2024

Foi o segundo livro que li do Machado, gostei bastante, ele é totalmente realista, sem grandes feitos, grandes decisões, são apenas fatos do real que contam uma história que é ate interessante, o alienista mostra diversos repertorios e referências, algo que torna o livro mais cativante, mas a história em si é simples não há bom e mal, há apenas pessoas vivendo, cada um com suas razões.

Kethelen19 13/06/2024

De longe a obra mais engraçada de Machado
Nessa novela de Machado de Assis somos apresentados ao Dr. Bacamarte, um médico que decide se dedicar ao estudo da mente.
Ele constrói uma Casa de Oreste em sua cidade, mais popularmente conhecida como Casa verde, que no final é um hospício onde os loucos podem ficar todos reunidos para seu estudo.
Porém durante seus estudos o próprio doutor acaba perdendo fio da realidade e acaba por internar 1/4 de sua cidade na casa verde, o que gera uma revolta, pois indivíduos ditos como sãos pela sociedade, foram considerados loucos pelo doutor e internado em seu manicômio.
Isto acaba gerando uma grande revolta, a revolta canjica, não posso falar além disto se não estragado a história.
Porém recomendo sem sombra de dúvidas este livro engraçadíssimo.

Elo e Dracco 13/06/2024

Um livro rápido de se ler, porém, talvez por eu ter lido um versão adaptada, não me agradou tanto. Senti que faltou elementos na história.

ð© ð 13/06/2024

Quem nos afirma q o alienado não é o alienista?
"se tantos homens em quem supomos são reclusos por dementes, quem nos afirma que o alienado não é o alienista?"

"Verdade é que, se todos os gostos fossem iguais, o que seria do amarelo?"

?Suponho o espírito humano uma vasta concha, o meu fim, Sr. Soares, é ver se posso extrair a pérola, que é a razão; por outros termos, demarquemos definitivamente os limites da razão e da loucura. A razão é o perfeito equilíbrio de todas as faculdades; fora daí insânia, insânia e só insânia.

Cara por um momento ele vira um tirano, e aí do nd o nacionalismo dos ?Itaguaienses!" vira uma tirania

O cara prendeu a população toda na casa verde KKKKKKKKKk q eu pensei q o doido definitivamente era ele

"No geral, as famílias abençoavam o nome daquele que ia enfim libertar Itaguaí da Casa Verde e dterrível Simão Bacamarte."

hora amam hora odeiam ele

Esse negócio de separar os loucos por classificadora ficou meio errado a primeira instância, mas dps até fez sentido

"Os alienados foram alojados por classes."

?A vereança, concluiu ele, não nos dá nenhum poder especial nem nos elimina do espírito humano.

"...não arrancou as orelhas ao alienista. Este consolou o seu privado, assegurando-lhe que não era caso perdido"

?Dois lindos casos! murmurou o alienista.

Acho lindo cm ele amou o trabalho, é basicamente isso toda crônica, essa dúvida se ele é o louco ou o único lúcido daquele lugar

Não tinha frase melhor para finalizar senão:

"Fechada a porta da Casa Verde, entregou-se ao estudo e à cura de si mesmo."

Malú 13/06/2024

O alienista
Sempre tive muita vontade de ler Machado de Assis, este foi meu primeiro livro e com certeza não irei parar neste. A escrita é diferente das que estou acostumada, mas é interessante, a escrita é cômica é muito divertida, por ser um conto o livro é curtinho é super rápido de ler.