O Alienista

Machado de Assis
Machado de Assis

Resenhas - O Alienista

Carla 22/06/2024

Se tudo é loucura, nada é loucura. Incrível como quase 150 anos depois esse livro ainda conversa com o contexto social em que a vida é patologizada, o sofrimento não é normal, os desejos não são normais. Se tudo é loucura, o que é a loucura?

Milena1378 21/06/2024

Clássico brasileiro
Ótimo livro. A leitura não é nada pesada e não nos cansa com ?floreios? típicos da leitura secular. Perfeito para quem tem afinidade com a área da saúde mental.

edamasceno_ 21/06/2024

"Quando alguém insiste em um absurdo, é chamado de louco. No entanto, quando um louco convence muitas pessoas, passa a ser chamado de líder, e quem insiste que as ideias do líder são absurdas quase sempre é chamado de louco.'' O mundo machadiano é viciante.

It's Gi (Taylor's version) 21/06/2024

Quem é o louco agora?
Um livro curto, bem rápido de ler, mas com bastante profundidade e muitas críticas.
Acho que Machado consegue com poucas palavras alcançar um mundo de significados.
Recomendo.

carolanton 19/06/2024

Uma excelente leitura, mas que merece ser feita por pessoas adultas. Um Adolescente ou criança não tem como aprecia-la.
Através de um estilo único e sarcástico, o livro nos leva por uma jornada absurda, enquanto o Dr. Simão Bacamarte diagnostica praticamente metade da população como "alienada mental".
É uma crítica brilhante à pretensão científica e à maneira como o poder pode corromper até os mais bem-intencionados.

Ludmyla24 18/06/2024

As raízes da loucura
O alienista foi o primeiro livro que li de Machado de Assis, e com certeza, foi por causa dele que despertou minha vontade de mergulhar nas profundezas de suas obras e entrar de cabeça nas suas histórias.
A obra apresenta Simão Bacamarte, um médico psiquiátrico que estuda os moradores da cidade de Itaguaí, e se dedica totalmente às pesquisas da loucura e moléstias mentais das pessoas. Mas claro, como qualquer outra profissão, a curiosidade de estudar mais sobre seus pacientes acaba tomando conta da mente e sanidade do nosso protagonista e nós entramos dentro da loucura do personagem; No final, percebemos que os loucos somos todos nós, somos tão loucos quanto o protagonista ou os moradores.

JoAo366 18/06/2024

Uma boa introdução à literatura machadiana
?O Alienista? é um livro leve, cômico, curto e fácil de ler, apesar de ainda conter, de forma concisa, o estilo irônico e debochado de Machado de Assis. Também possui uma crítica social implícita, característica chave do naturalismo literário. Leitura recomendada para quem quer conhecer Machado.

Wellerson8 17/06/2024

Tudo pode ser explicado?
Uma sátira ao cientificismo, defende que ?tudo pode ser explicado por meio da ciência?, onde o Dr bacamarte inicia um processo de cura e restaurações de pessoas com algumas disfunções mentais ou cognitivas de uma vila/cidade (Itaguaí), nessa trama reflexiva surge uma principal pergunta: quem é louco, quem é são?
Incrível como um homem nascido em 1839 traz um pensamento tão abrangente e atemporal como este, um livro com uma linguagem um tanto monárquica consegue fazer uma analogia muito boa com o fanatismo da sociedade, governos, com as tradições, costumes, ciências?
? As paixões são necessárias a todos. É preciso, porém, ter o senso crítico de estabelecer os próprios limites para não desrespeitar os interesses de outras pessoas e ter o cuidado de não diminuir a vida a um único tema?.

Leticia 17/06/2024

Ninguém ta puro
É um livro divertido, ri de alguns casos pelo absurdo que eram, e ainda pior! Eram absurdos porque pensando bem até que fazem sentido.
Achei o final previsível, se ele realmente estava levando os estudos a sério isso iria acontecer em algum momento.

Isabella 16/06/2024

Quando a escola me indicou esse livro pensei que não fosse gostar e seria mais uma leitura tediosa. Como eu estava enganada!
A história do alienista é curta, simples e ouso dizer que muito engraçada.
Se você está querendo começar a ler Machado de Assis, esse é o livro certo!
No final, gostei muito da escola ter me obrigado.

Paulo.Diniz 14/06/2024

O livro é mto bom e a história não é extensa, a leitura é interessante e rápida. Gosto bastante desse livro.