O Alienista

Machado de Assis

Resenhas - O Alienista

Rafaela 01/06/2024

Bomm
História bem curtinha, leitura rápida. Como sempre as obras do Machado de Assis contém muitas palavras difíceis, mas é fácil entender o contexto da história, Gostei bastante do assunto abordado no livro.

Esther410 31/05/2024

Uma obra simples e divertida de Machado!

Uma narrativa calma, sem muitos tormentos. Ao mesmo tempo que traz a tranquilidade e a diversão para o leitor, o livro também traz uma reflexão interessante.

Vale a pena essa leitura!

Beatriz0804 31/05/2024

Interessante!!
"-A Casa Verde é como um pequeno mundo: tem o governo dos homens (cuidado pelos funcionários) e o governo espiritual (cuidado por mim mesmo)."

Maria 31/05/2024

Releitura
Sempre bom reler Machado e analisar o que pensei antes e fazer novas conclusões agora. O alienista é sem dúvidas uma grande obra sobre o tratamento que pessoas "loucas" recebem em sociedade e como todos estamos sujeitos a esta loucura.

Rebeca 30/05/2024

O doutor Simão Bacamarte estava decidido a achar a cura para os males da cabeça. Muito eloquente, o dr. Bacamarte, vem ao Brasil e consegue convencer as autoridades locais a criar A Casa Verde, onde todos os loucos da cidade seriam internados para tratamento.

De inicio toda a cidade achou a ideia sensacional, afinal o dr. Bacamarte se formou na Europa, ele tinha conhecimento. Porém, o que ninguém sabia era que o alienista de Itaguaí tinha 0% empatia e 100% de em foco as suas pesquisas. O Dr. Bacamarte tinha fortes e exigentes parâmetros de normalidade para a sociedade e, não é atoa que, aos olhos do homem da ciência, todos tem um “quê” de loucura, a ponto de boa parte da população de Itaguaí se ver sendo levada a Casa Verde.

Jean 30/05/2024

Simples, genial e certeiro
Eu literalmente acabei de ler o livro nesse minuto e fui obrigado a vir escrever a resenha enquanto ainda estou entorpecido com a genialidade de Machado.

O livro tem uma construção simples, a história não tem muitos rodeios e vem com uma narrativa que lembra muito as histórias mais curtas do Kafka e Tolstoi, não sei porque mas esse livro me remeteu muito a forma que a história da morte de Ivan Ilitch, só que achei o Alienista muito melhor.

A primeira metade do livro é bem monótona, e da de perceber a base do realisto na construção, mas da metade em diante o autor vai construindo a narrativa que vai chegar ao final que na minha opinião foi perfeito.

Eu terminei o livro de boca aberta (novamente, literalmente).

A análise final do Alienista, após todos seus experimentos, está me fazendo refletir muito. E pensar que essa análise foi feita em 1882????? Como assim Machado já tinha essa consciência sobre saúde mental e social??? É inacreditável!

É perfeita a conclusão da obra, analisando que passados quase 150 anos e o ser humano continua com os mesmos tabus.

O que é normal? O que é loucura? Há realmente um padrão pelo qual podemos nos basear nossa saúde mental? O ?normal? não seria na verdade o ?anormal?? Quem é o modelo perfeito?

Esse livro vai ficar na minha cabeça por muito tempo.

Mais uma obra genial de Machado de Assis, estou até cansado de favoritar todos seus livros.

Obrigado por ter existido Machado.

Jessie 27/05/2024

Sou apaixonada por machado de Assis desde Brás Cubas, mas acho que isso é unanimidade entre a maioria. Estou tentando ler mais obras deles e então me deparei com O Alienista. Uma pegada realística com um humor sarcástico. Achei um tanto quanto confuso de ler, mais pelas palavras de época do que pela história em si. A história achei interessante e mesmo quando eu achava que determinada coisa ia acontecer, ele me surpreendia com outra totalmente diferente. Valeu a pena a experiência, mas não é um dos meus favoritos do Autor.

RaquelSales17 26/05/2024

Incrível
O alienista Simão Bacamarte desenvolveu uma tese e um tratamento para a loucura, gerando até uma revolta na cidade.
O livro é incrível e essa edição da Antofagica tem ilustrações de Portunari. É lindo

GabrielB33 26/05/2024

Quem nos afirma que o alienado não é o alienista?
Me surpreendeu bastante essa leitura que apesar de rápida tem uma linguagem muito boa e simples, contendo ironias e uma grande profundidade.

É uma leitura que vale a pena demais.

Mila.Stanley 25/05/2024

O bruxo colocando a gente pra pensar
Muitos anos sem ler nada de Machado, resolvi tomar vergonha e ler seu conto mais popular. Mesmo rápido ele tem muitas camadas: a questão da sanidade, o que define uma pessoa como sã, o fato de todos termos um pouco de loucura em nós; os políticos e suas diversas artimanhas para transformar tudo em vantagem; como o poder cega o homem, como no caso do barbeiro e do boticário? E por fim o curioso doutor simão bacamarte, personagem inesquecível. De início até duvidei do seu amor pela medicina, mas no desenrolar você percebe que ele era literalmente ?louco? pelo que fazia, com isso o autor nos puxa para a questão inicial, fechando o ciclo. Li num dia só, mas acho que teria aproveitado melhor lendo pausado, para assimilar melhor o conteúdo. O texto é denso em algumas passagens. Bônus: descobri o que é uma matraca e como funcionava haha. Vale muito a pena ler por ser o conto mais famoso desse autor tão querido

Larinha 25/05/2024

Fofoquinha do Machado
Ler esse livro foi tipo uma fofoquinha. (desculpa machado?)
Machado de Assis ama uns homens doidos frustrados e problemáticos e eu acho isso HILÁRIO.
Mas falando mais seriamente, é isso que o torna um gênio: o fluxo de situações junto com um criticismo numa época em que isso não era nem imaginável.
A "Síndrome do Pequeno Poder" é óbvia nesse livro e a forma que ele aborda isso é bem interessante, até pq é uma das coisas que mais caracteriza o Brasil rs rs.
O homem simplesmente escreveu um suquinho de Brasil, muito legal. Política, Racionalismo, Psique, tudo em 60 páginas.

Jessclassicos 25/05/2024

?Ele havia encontrado em si mesmo o caso perfeito e inegável de insanidade. Ele possuía sabedoria, paciência, tolerância, veracidade, lealdade e força moral ? todas as qualidades que fazem um louco completo.?

Larissa804 25/05/2024

Nesse conto breve mas complexo de Machado, observaremos as loucuras da população de Itaguaí, quando o Dr. Simão Bacamarte resolve criar um asilo, chamado Casa Verde, e estudar todos os alienados. Qualquer ato que fuja da rotina pode te levar para a Casa Verde, a população começa a temer e se revolta, afinal, quem é realmente lunático nessa história toda?

Uranty 25/05/2024

Não é bem uma resenha, mas vamos lá: é a primeira obra de Machado de Assis que eu leio, e olha...eu adorei. Pode ser que pras pessoas que são acostumadas a lerem Machado de Assis seja uma obra meio fraca, mas que pra mim foi muito bem feita. Pode não ser a melhor coisa que Machado já escreveu, mas que me ganhou por completo.

Ari_ 25/05/2024

Eu amo a escrita desse homem, de fato um dos maiores nomes da literatura brasileira!
Fico feliz que seus escritos estejam em alta novamente, espero que esse ritmo se mantenha e as pessoas passem a ter mais curiosidade sobre suas outras obras.