O Alienista

Machado de Assis

Resenhas - O Alienista

Isadora1155 27/04/2024

Loucura em discussão
Livro um pouco difícil de ler, mas já era esperado.
Gostei do tema do livro e me fez pensar demais, a loucura em um ponto de vista diferente. Quem imagina que o único louco seria o alienista?
O alienista era o alienado.

Lacrimosa 27/04/2024

"Preso por ter cão, preso por não ter cão!"
Aqui, Machado brinca bastante com a linha tênue entre quem é louco e quem não é. Será que as pessoas de Itaguaí que eram as loucas ou Bacamarte que era o mais louco de todos?
A narrativa é envolvente, e mesmo eu demorando dois meses para ler essa história curta - e não porque o livro é ruim, mas por infelizmente não ter tempo de me dedicar mais a leitura - quando eu pegava o livro novamente, me adentrava na história sem dificuldades e não esquecia os detalhes, garantindo uma leitura fluida apesar do espaçamento entre ler x não ler.
Leiam Machado!! Leiam nossa literatura nacional!!

Bê. 27/04/2024

A teoria verdadeira da loucura
Essa é a minha novela preferida de Machado!
É leve e bem humorado, ainda que repleto de ironias e críticas sagazes as arbitrariedades dos discursos morais, políticos, religiosos e afins que tentam encarcerar a natureza humana num paradigma do ser humano ?normal?.
Quem define é quem julga o que é normal? Costumes, ciência, politica, um ente divino?
A verdade é que somos todos normalmente doudos e não vale a pena perder a razão em busca da razão enquanto a vida passa por nós.

Zé bob 25/04/2024

Não funcionou comigo
Embora seja um clássico que traz um traço marcante da história no Brasil não, achei algo tão impactante.

Letícia 25/04/2024

Literatura nacional sempre provando pq é a melhor do mundo, né?
Muito bom, embora seja do Machado de Assis, a leitura é bem fluida e em um dia é possível lê-lo todo.
É bem satírico e cômico em alguns trechos, muito cativante também!

Ao final da leitura, fiquei me questionando oq Assis queria dizer com o enredo. Talvez, nada. Mas serviu para consolidar aquela clássica teoria de que médico e louco, todo mundo tem um pouco.

Erick.Serafim 24/04/2024

Eu li só por causa da escola mesmo ksksks achei o livro interessante, mas não é o estilo q eu gosto...

Catpetta 24/04/2024

Clássico ainda atual
Aquele clássico que continua atual? afinal, o que é normal? O debate prevalece?
Quem dita as normas sociais? O que é aceitável? E a hipocrisia?
Livro muito bom, que te faz pensar de maneira bem humorada

Isa 23/04/2024

O alienista
A ideia do livro é muito boa, mas a escrita do Machado não me agrada. O estilo clássico não me desce ?

Pri Gaba 23/04/2024

Não entendi 100%, mas foi um dos que mais gostei pela história e pelo pensamento. Acho que foi um dos únicos que realmente se encaixou no meu estilo

trdll 22/04/2024

Um ótimo clássico !
Um clássico da literatura brasileira que recomendo a todas as pessoas. Um conto leve, divertido e profundo na mensagem que se compromete a trazer.

É um trabalho magnífico que explora um tema muito frágil, ainda mais para a época. Esse livro só mostra a genialidade do Machado de Assis.

LaAs171 22/04/2024

Um...
Um bom clássico da literatura, apesar de ser uma releitura minha, acredito que gosto menos do que a versão de antes. Não sei se por causa de meus gostos mudarem ou da história já ser conhecida por mim, apesar de ainda ser meu livro favorito de Machado, ainda creio que não é meu favorito dos clássicos brasileiros. Ainda sim, recomendo a leitura e a análise para entender melhor sobre quem é o verdadeiro alienista

Fernando 21/04/2024

Classico
Mais uma leitura terminada classico do machado de assis que tem críticas muito atuais sobre egoísmo humano e interesses políticos.

Marciele.Pandolfo 21/04/2024

Leitura Interessante. Muitas reviravoltas na história.
Muitas reviravoltas na história.

De fácil entendimento.

Muitas críticas a sociedade e nos mostra os perigos do exagero em qualquer situação.

Carolina.Lazzarett 21/04/2024

Machado ironiza o poder "inabalável" dos cientistas e da ciência sem desacreditar a importância dela pra humanidade. É sobre como usamos as ferramentas que criamos e como isso pode exercer poder sobre a comunidade. Incrível.