O Alienista

Machado de Assis

Resenhas - O Alienista

Bárbara 23/02/2024

Ótima primeira impressão
Confesso que no início eu não estava entendendo nada não sei se foi pq nunca tinha lido um livro do Machado, se era pq tava num português mais antigo ou oq mas não estava entendendo bulhufas, mas com o passar do tempo a história foi passando mais e mais rápido e ficando cada vez melhor e acabou sendo uma leitura muito boa divertida, uma ótima entrada no mundo que é Machado de Assis

Giselle.Marilize 22/02/2024

Interessante!
Interessante como Machado de Assis trata o assunto da Loucura. Foi um livro interessante mas demorei para ler embora seja um livro curto. Não foi um livro que me atraiu.

Marih 21/02/2024

Gostei mto da história, é mto revolucionária para a época em que foi escrita e acho q é mto relevante até hoje, aonde mtos ainda são rotulados de loucos e tratamos como tal. O único problema pra mim nesse livro foi a escrita, achei mto arrastada, acho que pode ser um problema dessa edição em específico mas não sei, pretendo reler em outra edição para ver se é a escrita do Machado de Assis que não funciona para mim ou a edição

Fernanda3582 21/02/2024

O alienista

Autor: Machado de Assis

O alienista foi a primeira obra do autor que li e amei, gostei de todos os personagens do livro e pretendo ler outras obras dele, a história é curta e perfeita.

Machado de Assis é um autor que faz você querer ler vários livros dele e é isso que vou fazer.

JAlia502 21/02/2024

Paralelo com o normal e a loucura
Machado de Assis sempre genial, ele trás uma reflexão sobre cobre a loucura e o normal de uma forma bem humorística.

O conto é super curto e rápido, além de ser uma delícia aprender palavras novas ele faz a gente realmente refletir sobre essa questão do adoecimento mental.

Maravilhoso, sem mais.

Mariana113 21/02/2024

Divertido
Achei a leitura divertida, a narrativa dos acontecimentos é rápida, mas bem construída, dá pra acompanhar bem a ordem dos acontecimentos, gostei da leitura, e achei o personagem do alienista completamente maluco, e eu achei bem engraçado a obsessão dele pela ciência.

mlnprf 20/02/2024

Um livro ímpar, curtinho e leve para refletir sobre os limites da loucura e da sanidade sob o ponto de vista médico e social. Cômico, sagaz, político e irônico na medida certa. Rico em tantas referências (filosóficas, históricas, literárias e religiosas) que comprovam a genialidade da escrita de Machado.

Nota 10 para a edição da Antofágica com as artes de Portinari de 1948 que enriqueceu visualmente a história.
Andressa 20/02/2024minha estante
Me lembrou que já li e não coloquei aqui que li ?

Andressa 20/02/2024minha estante
Coloquei rsrsrs

mlnprf 20/02/2024minha estante
que bom que te ajudei a lembrar ? você gostou?

Andressa 21/02/2024minha estante
sim! É ,no mínimo, interessante

Matheus 26/02/2024minha estante
Esse é um dos livros que preciso reler na vida!

Lucas 27/02/2024minha estante
Se é nota 10 por que você deu 3 estrelas? Vejo que este é um caso típico de insanidade avaliativa e incapacidade de apreensão da realidade. Está moça precisa ser encarcerada imediatamente! Seguranças, a camisa de força!

kkkkkkk

mlnprf 01/03/2024minha estante
perdão lucas bacamarte! mas peço que reveja minha condição! foi "nota 10 para a edição" e não para o livro ?

Lucas 02/03/2024minha estante
Após reavaliação, eu, Lucas Bacamarte, emito laudo constatando que a srt. Minprf encontrasse curada de sua insanidade avaliativa e incapacidade de apreensão da realidade. Deste modo, declaro que a mesma encontrasse em prefeito estado mental e apta para retornar ao convívio em sociedade.

flora 20/02/2024

Muito louco
A narrativa do Machado é sempre maravilhosa, e nunca falha em criticar a sociedade sem render boas risadas. É impossível saber quem é mais louco: Simão Bacamarte, os habitantes da Casa Verde ou os cidadãos que querem se revoltar contra o alienista. O que é ser louco? E o que leva alguém a loucura?

juliaverse 19/02/2024

O alienista é uma leitura super fluída, divertida e rápida, visto que é um livro curto de 123 páginas.
Nos faz refletir sobre o que realmente é loucura e o que realmente é sanidade, desconstruindo, assim, todo o peso que tem nesses termos.

Malu 18/02/2024

No decorrer das páginas fica evidente a verdadeira dúvida que martela na cabeça do médico, homem da ciência e formado para situações como a apresentada pela casa verde, instituição a qual abrigava aqueles considerados "fora das suas faculdades mentais", como descrito na obra. Essa a qual se resume na simples pergunta de quem é o verdadeiro desprovido de sanidade?
Ao chegar em um ponto que boa parte da cidade estava alojada no local, as revoltas perante aos critérios de classificação da loucura se incendeiam. Quem seria ele, Simão, para provar-se todo como um Deus dos julgamentos, mediando entre a Loucura X Sanidade?

Poc Leitora 17/02/2024

Um clássico que eu deveria ter lido antes.
Terminei a leitura em menos de um dia de tão boa e fluida que essa história é, afinal, o que é a loucura? Simão Bacamarte personagem encantador que interna uma cidade inteira num hospício para responder suas dúvidas. Leria de novo algum dia pois é um clássico e eu amei a experiência da leitura.

maymenlei 17/02/2024

?Loucura X Sanidade? com o humor característico de Machado.
?A idéia de meter os loucos na mesma casa, vivendo em comum, pareceu em si mesma um sintoma de demência.?

Fascinante. Algo que apenas Machado de Assis poderia apresentar de forma tão contundente e atemporal.
Tudo começa quando Simão Bacamarte ? médico renomado com interesse em psiquiatria ? volta à sua cidade e resolve abrigar todos os ?loucos? da cidade na Casa Verde (talvez o primeiro dos manicômios?), como forma de experimentar suas teorias sobre a insanidade humana, ação revolucionária para a época, em que essas pessoas eram abandonadas na rua e deixadas à própria sorte. Entretanto, a narrativa se desenvolve deixando muito clara a opressão presente nessa instituição e nas suas admissões quando o ?alienista? aparenta ?perder a mão? nas internações, colocando quatro quintos da cidade dentro da Casa Verde no ápice de suas experiências. O resto é história.
Uma reflexão incrível, regada à ironia machadiana, sobre a linha tênue entre a ?normalidade? e a ?loucura?. Quem são os loucos, afinal? E quem são os normais? Como estudante de psicologia, esse tema me interessa mais do que a maioria. Machado traz uma narrativa extremamente importante e politizada sobre o encarceramento em massa de pessoas acometidas por doenças mentais, ou apenas as que se desviam de alguma forma do que a sociedade em que vivem caracteriza como ?certo? e ?natural?. Conceitos flexíveis com o passar do tempo, mas rigorosos com os indivíduos que fogem minimamente de suas descrições.
Obra impecável e muito intrigante. Leitura obrigatória.
Leiam Machado! Viva a luta antimanicomial!

Rita663 16/02/2024

Se Dr.Bacamarte tivesse escutado Vaca Profana naquela parte que Caetano diz ?de perto ninguém é normal? muitas coisas seriam diferentes

Luiza26 16/02/2024

Um livro perfeito para iniciar a literatura brasileira, é um livro curto, então a leitura acaba sendo mais fluida.

Ivana M. 15/02/2024

Machadiano
Uma das principais qualidades deste livro é a sua capacidade de desconstruir as noções convencionais de sanidade e loucura. Através da história do Dr. Simão Bacamarte, um médico que decide investigar a mente humana em sua cidade natal, Machado nos conduz por um labirinto de ironia e questionamentos sobre o que realmente define a normalidade.

A escrita de Machado é afiada como uma lâmina, repleta de diálogos perspicazes e observações brilhantes sobre a sociedade da época. Seus personagens são habilmente construídos, cada um representando uma faceta diferente da condição humana e contribuindo para a riqueza da trama.

Além disso, "O Alienista" é uma obra que permanece surpreendentemente relevante até os dias de hoje. Sua análise da psique humana e das instituições sociais ecoa em questões contemporâneas, convidando os leitores a refletir sobre a natureza da normalidade e os limites do conhecimento científico.