Na batalha contra o coronavírus, faltam líderes à humanidade

Na batalha contra o coronavírus, faltam líderes à humanidade Yuval Noah Harari

Resenhas - Na batalha contra o coronavírus, faltam líderes à humanidade (Breve Companhia)

Thaí 12/09/2023

Já faz tempo que li.

O historiador israelense Yuval Noah Harari argumenta neste artigo que muitas pessoas culpam a globalização pela epidemia do coronavírus e afirmam que o único jeito de evitar novos surtos dessa natureza seria desglobalizar o mundo. Contudo, embora uma quarentena temporária seja essencial para deter esses surtos de doença, o isolacionismo prolongado entre as nações conduzirá ao colapso econômico sem oferecer qualquer proteção real contra doenças infecciosas. Muito pelo contrário. O verdadeiro antídoto para epidemias não é a segregação, mas a cooperação.

regianeoa.regi 12/04/2023

Um chamado a cooperação
O autor reflete sobre os desafios que passamos durante a pandemia da COVID 19, apresentando uma mensagem para a humanidade e seus líderes.
Sua mensagem, nesse ebook, é uma informação de utilidade pública e que deveria ter sido amplamente veiculada, principalmente no período do auge da crise ligada a pandemia da COVID 19.
Essa mensagem precisa se perpetuar para que exercamos cada vez mais a cooperação, pois só assim poderemos manter a vida e o equilíbrio nesse planeta.

cami.gauer 23/02/2023

Harari como sempre cirúrgico. O artigo foi escrito no começo de pandemia do coronavírus mas serve para qualquer momento da humanidade, pois muita coisa ainda está por vir. Ele faz uma crítica as políticas atuais do ?cada um por si? e resalta que a humanidade precisa se unir para se fortalecer. E como atualmente temos a ciência ao nosso lado para auxiliar nesses momentos, assim sendo precisamos nos apoiar nela.

Arminda 27/11/2022

É atual, rápido e bem interessante de se ler. Um breve ensaio no qual se fala exatamente sobre o que é proposto pelo título. Iniciei com certa resistência, já que muitas vezes é disseminado desinformação (por ter sido em um período mais inicial), mas traz realidade e uma perspectiva distintas das que geralmente são veiculadas.
Leitura fácil, muito rápida e importante. Gostei.

joaoaranha 12/10/2022

Cooperação, informação e solidariedade.
"Na batalha contra o coronavírus, faltam líderes à humanidade", de @yuval_noah_harari, pela @companhiadasletras, mostra, em um breve ensaio, como a cooperação, a informação e a solidariedade são vitais para a construção de lideranças que, não somente vençam as pandemia, mas todas as crises pelas quais o planeta passa e passará.

Vale muito a leitura. Recomendado.

Diogo Ramos 26/07/2022

Novamente a cintilação de Harari
Leitura essencial para o momento contemporâneo em que estamos, por uma das mentes mais brilhantes do século, de forma sucinta e precisa, pois o óbvio nessa época não parece tão óbvio assim.

Senhora King 20/07/2022

Nunca decepciona.
Como sempre Yuval nós surpreende com abordagens incríveis.
Sempre falando de forma simples nos mostra como as coisas devem ser.

Isabella 03/07/2022

Impactante
Esse livro me fez pensar sobre o Brasil, em meio a pandemia; parece até que o autor estava refletindo sobre o país enquanto o escrevia.

Alberto 18/06/2022

Ensaio sobre a COVID
O texto é bem curto e foi escrito logo no início da pandemia. Interessante que ao ver agora, depois de mais dois anos, mostra como o autor estava bem a par do que estávamos passando, mesmo que estivéssemos tão perdidos. Acredito que um dos maiores problemas que tivemos, e ainda temos, pode ser resumido num trecho do livro:

"Hoje, a humanidade enfrenta uma crise aguda não apenas por causa do coronavírus, mas também pela falta de confiança entre os seres humanos. Para derrotar uma epidemia, as pessoas precisam confiar nos especialistas, os cidadãos precisam confiar nos poderes públicos e os países precisam confiar uns nos outros. Nos últimos anos, políticos irresponsáveis solaparam deliberadamente a confiança na ciência, nas instituições e na cooperação internacional. Como resultado, enfrentamos a crise atual sem líderes que possam inspirar, organizar e financiar uma resposta global coordenada."

Ele também faz alguns comparativos com outras pandemias, como o ebola e a varíola, da qual ele comenta o seguinte:

"Nos anos 1970, a humanidade conseguiu derrotar o vírus da varíola porque todas as pessoas em todos os países se vacinaram. Bastava que um único país não vacinasse sua população para que a humanidade inteira ficasse exposta ao perigo, pois, enquanto o vírus da varíola existisse e evoluísse em algum lugar do mundo, sempre poderia voltar a propagar-se por toda parte."

O livro é digital e gratuito. Dá para ler pelo Kindle e adquirir diretamente na Amazon. Só pesquisar pelo nome do livro que irá aparecer.

Sam 14/06/2022

Cansativo, mas bem informativo, esperava algo mais sobre o coronavírus e algo no estilo de Sapiens, porém lembra um artigo científico com palavras menos rebuscadas.

Bruno Gordiano 17/03/2022

Obrigatório em tempos nebulosos
Primeiro contato com o escritor de "Sapiens" e posso dizer que fiquei satisfeito em começar por esse pequeno ensaio.

No começo da pandemia de Covid-19, o autor tenta esclarecer alguns pontos sobre como deveria ser o combate - principalmente, tendo como foco - a cooperação entre os países.

Outro ponto é o combate as Fake News, tão em voga no território brasileiro - e que acaba prejudicando as análises mais científicas e embasadas sobre o assunto.

O ensaio poderia ter virado um livro, as ideias contidas poderiam ter sido melhor trabalhadas, mas que não tira a genialidade do Harari em tocar na ferida (os líderes mundiais podiam lê-lo).

É sobre a sobrevivência da humanidade em tempos tão sombrios...

abacaxeira 11/02/2022

"Neste momento de crise, a batalha decisiva trava-se dentro da própria humanidade. Se essa epidemia resultar em maior desunião e maior desconfiança entre os seres humanos, o vírus terá aí sua grande vitória."
- Yuval Noah Harari

huntero 30/12/2021

Esclarecedor
Mostra a atual pandemia do COVID sob a perspectiva de outras pandemias que aconteceram ao longo da história mundial.

Vivian.Bieberbach 16/12/2021

Achei meio estranho alguém escrever sobre a pandemia e como seria depois dela estando no meio da pandemia onde ninguém sabia ainda ao certo o que estava acontecendo e muito menos sobre o futuro. Mesmo assim a leitura foi válida, não concordo com algumas coisas ditas ali, dá pra ver bem claro que é puramente a opinião do escritor e não apenas fatos. Ele escreve como se aquilo que ele pensa é unicamente a verdade absoluta e todos devem segui-la. Mas é bom lermos coisas que tem opinião diferente da nossa, Isso nos faz enxergar as coisas com outros olhos, amplia nosso conhecimento, e nos deixa mais inteligentes, podendo me fazer mudar de idéia, ou fortalecer aquilo que já pensava.

Line 15/12/2021

Interessante
Um livro curto, mas daquele tipo que nos faz refletir sobre o cenário atual sobre a COVID19, e a importância de uma união global para conseguirmos vencer o vírus..
Muito interessante, leiam!