Na batalha contra o coronavírus, faltam líderes à humanidade

Na batalha contra o coronavírus, faltam líderes à humanidade Yuval Noah Harari

Resenhas - Na batalha contra o coronavírus, faltam líderes à humanidade (Breve Companhia)

Yasmin 02/05/2021

Cooperação é a chave
Artigo breve e com verdades que precisam ser ditas! Recomendo a leitura.

Breve resumo:

Devido a epidemia, muitos tem argumentado que a segregação e o "cada um faz o seu" é a chave para combatê-la. Contudo, essa não é a chave correta. É utilizar uma chave que não cabe na fechadura, ou seja, você vai continuar preso (seja pelo lado de dentro, seja pelo lado de fora). As epidemias mataram milhões de pessoas ao redor do mundo, antes mesmo de um mundo globalizado, quando os meios de transporte eram escassos. Como em 1918, quando a gripe espanhola matou mais do que se matou em 4 anos de batalha na Primeira Guerra Mundial. Hoje, é possível que um vírus circule de Paris ao México em menos de 24h. Portanto, a separação não é a resposta. Na batalha contra o coronavírus, o melhor antídoto é a cooperação. É preciso que os países cooperem entre si, compartilhando informações, priorizando a ciência e socorrendo uns aos outros, quando preciso. A ciência, além da cooperação, é a melhor barreira contra as epidemias.

Leiliane R. Falcão 22/04/2020

Uma resenha e um desabafo
Este ensaio do Yuval Noah Harari é essencial para entendermos o que está acontecendo no mundo hoje.

O autor defende veementemente que as ferramentas que estão ao nosso alcance hoje na luta contra esta pandemia é a cooperação e a informação, e que isso só é possível quando há confiança na ciência e em atores internacionais.

Por outro lado, o autor propõe uma reflexão sobre a falta de liderança na luta contra o corona vírus. É assustador, porém absolutamente necessário pensar em como esse cenário global nos afeta como indivíduos. A desunião, xenofobia, isolacionismo e desconfiança globais colocam toda a vida humana em risco.

Esta semana perdi um familiar para essa doença terrível. Não brinquem com isso. Respeitem a quarentena, lavem as mãos e consumam informações de fontes confiáveis. Como leitores assiduos temos a obrigação de combater Fake News.

Não sabemos quando isso irá passar, mas tenho fé de que sairemos dessa muito mais fortes e mais sábios do que entramos.

Mariana 23/04/2020

Análise de conjuntura
Harari fazendo bem o que sabe: relacionar passado e presente. Ainda que tenhamos privilégios científicos em relação aos nossos antepassados, estamos vivendo uma pandemia sem líderes (ou com líderes indesejados, eu acrescentaria).

Rosana Miyata 27/04/2020

Sobre a situação atual
Achei ótimas as colocações qu foram feitas sobre a pandemia, de que a única forma de superarmos a crise é através da cooperação!

Diogo 28/04/2020

Esperava mais...
Fraco. Mesmo sendo um ensaio, é muito superficial. Foca em frases de efeito e numa visão muito romantizada do mundo. O pior ponto sendo uma veneração pelos EUA - mesmo com críticas, o texto não deixa de expressar a esperança no ressurgimento do "grande líder mundial" que nos salvou do Ebola e da crise de 2008; crise, esta, criada pelo próprio país.

Maria.Jose 13/07/2020

Muito curtinho para fazer resenha. É um artigo interessante sobre o corona do autor de Sapiens.

Luciana 25/11/2020

Fraco
Neste ensaio, Yuval sugere que a cooperação entre as diferentes nações é necessária para solução de problemas, em geral, e para a luta contra as pandemias, em particular. A ideia é boa, entretanto, é tratada como se fosse mera questão de vontade, quando na verdade há uma série de fatores envolvidos. Ademais, sugere que os EUA sejam o líder mundial responsável pela união entre as nações. Ora, sabemos o tipo de liderança maléfica que é exercida pelos EUA, e não apenas nos anos recentes.

Guilherme 21/06/2020

Ótimas reflexões sobre como as noções e o ser humano se comportam no infeliz momento de crise na qual vivemos. Leitura para antes e depois da pandemia!

Gabi.Gusmao 14/07/2020

Choque de realidade
Com uma leitura simples e rápida, esse livro nos mostra como a união entre as nações afetaria positivamente no combate as epidemias. E ainda, como o sistema político global parece não ter entendido isso ainda.

Viviane.Ramos 09/12/2020

Na batalha contra coronavirus
Falta lideres para desempenhar contra essa guerra invisível.

Deaolive 23/05/2020

Um ensaio para fazer refletir sobre as atitudes da sociedade e dos líderes frente as epidemias. Fez com que eu reafirmasse minha análise sobre o q estamos passando com o Corona vírus aqui no Brasil e as atitudes sociais e políticas.

Rafael Coelho 28/05/2020

Todos deviam ler
Embora seja um texto curto, o artigo retrata bem a geopolítica mundial em tempos de pandemia.

Carla Verçoza 22/08/2020

Texto curto e básico (talvez um pouco raso), trata sobre a importância de líderes, isolamento social, etc.

Flôr 07/06/2020

Fundamental
Começando a semana com esse artigo brilhante e obrigatório! Em um texto extremamente didático, Yuval Noah nos propõe a "UNIÃO" como caminho fundamental a humanidade...

? "A coisa mais importante que as pessoas precisam compreender sobre a natureza das epidemias talvez seja que sua propagação em qualquer país põe em risco toda a espécie humana."

? "Para derrotar uma epidemia, as pessoas precisam confiar (...)"