A ilustre casa de Ramires

A ilustre casa de Ramires Eça de Queiroz

Resenhas - A Ilustre Casa de Ramires

1 | 2 | 3 | 4

LetAcia716 01/12/2023

Muito bom, demorei um pouco pra me acostumar com a linguagem, mas de resto é perfeito...............
Karen 19/01/2024minha estante
Esse livro não é considerado obra prima de graça. Ele realmente é difícil, não é pra qualquer um. Porém ele me marcou de tal forma... Uma profundidade imensa e uma das cenas mais cruéis que já li, com todo respeito às crônicas de Gelo e Fogo, mas a cena do rio é espetacular

K.N 22/11/2023

É uma boa história, porém só li porque era preciso. A história só faz sentido depois do 3 capítulo e você começa a ficar ansiosa pelos próximos capítulos para ver o que irá acontecer em alguns momentos.

Mariano 29/10/2023

O livro seria bem menor se o Gonçalo e o Cavaleiro simplesmente aceitassem que gostavam um do outro desde o início e não ficasse de rolo com a gracinha

Rafaela.Remonti 29/10/2023

Ressaca
Voltando uma vez por ano para mostrar minha ressaca literária causada pelos livros escolares, te odeio imensamente sesi

eloh 28/10/2023

Ansiosa para o remake desse livro mas como um romance gay entre o Gonçalo e o Cavaleiro, podendo ter um triângulo amoroso com o Barrolo.

Mas enfim, gostei muito do livro, a perte do romance sobre o Tructesindo foi meio tediosos e difícil de entender, mas de resto me diverti bastante!!

Mari_Cardinho 17/10/2023

A Ilustre Casa de Ramires
Provavelmente um dos livros da escola que eu mais tive dificuldade pra ler, só comecei a encontrar algum sentido depois do terceiro capítulo e as partes em que a narrativa era sobre a novela escrita pelo protagonista a preguiça de ler surgia na hora.
Apesar disso, depois que entendi o sentido da história, os momentos narrados sobre o dia a dia do Gonçalo se tornaram mais interessantes e esses eu até que tinha alguma vontade de continuar lendo.
Não é um livro ruim, mas a minha dificuldade em entender a obra no início definitivamente fez eu não me afeiçoar demais com a história.

Maiane.Alves 13/10/2023

É um bom livro, no começo achei bem chatinho, mas depois ficou interessante.
Ramires é um cara que vive de nome e no passado, não tem um perfil próprio, até certa altura da história.

Recomendo.

ju_russo 23/08/2023

Ramires
É bem pique clássico, li por conta da escola.
Apesar disso o livro é muito bem escrito e te dá tantos detalhes que vc consegue até imaginar. Conforme vai lendo vai ficando mais coeso e legal.

abibliotecadamica 31/07/2023

Leitura agradável.
Essa edição trata-se de um lançamento da Penguin-Companhia, com 392 páginas e uma excelente introdução de Hélder Garmes, professor titular da USP e coordenador do Grupo Eça, que estuda as obras do autor há 20 anos.
A obra, que começou a ser publicada em 1894, na Revista de Portugal, foi lançada no formato de livro apenas após a morte de Eça, em 1900. As suas últimas páginas não foram revisadas pelo autor, tal tarefa coube ao escritor e amigo Júlio Brandão.
A narrativa, que expressa maravilhosamente bem o contexto social e político da época, bem como o embate entre os seus valores tradicionais e modernos, nos apresenta ao aristocrata rural Gonçalo Ramires, também conhecido como “Fidalgo da Torre”, membro de uma família de glorioso passado, "mais antiga do que Portugal", mas que encontra-se em decadência moral e econonômica. Ramires, então, precisa apoiar-se em artifícios para alcançar fama e fortuna e revitalizar o nome da de seus ancestrais. Assim, nosso personagem abandona toda a moral e ética e decide entrar para a política, como uma maneira fácil de ganhar dinheiro. Paralelamente à sua vida política, Ramires começa a escrever uma novela sobre sua família, estimulado por seu amigo José Castanheira, editor de uma revista, utilizando como inspiração um poema deixado por seu tio, intitulado "A torre de Ramires", que apresenta a história de um dos seus antepassados, chamado Tructesindo Ramires. A trama dessa novela vai sendo apresentada como um livro dentro do livro, de maneira sensacional. Além disso, Gonçalo é um grande personagem, vaidoso e covarde, mas ao mesmo tempo generoso e capaz de gestos nobres, o que o torna bastante completo e humano. Esse livro é uma baita experiência, e vale a pena enfrentar a linguagem rebuscada para vivenciar as muitas emoções que ele proporciona. Muito recomendado!

voandocomlivros 02/07/2023

Meu primeiro contato com Eça foi no Ensino Médio quando li "O Primo Basílio". Tenho lembranças muito boas dessa leitura, a experiência acabou sendo muito marcante com uma peça que apresentei com amigos sobre o obra.

Fiquei bastante feliz com a oportunidade de reencontrar a escrita de Eça através de "A Ilustre Casa de Ramires", mas...

Esse romance foi publicado pela primeira vez em 1900. E conta a história de Gonçalo Ramires, descendente de uma das mais nobres famílias da fidalguia portuguesa. A história se mistura entre o passado e o presente, paralelamente narra-se a história dos ancestrais de Gonçalo, assim, como feitos da nobreza antiga e da atual (séc. XVIII) já corrompida.

Eu amei relembrar a crítica social e a ironia que caracterizam as obras do autor, mas infelizmente "A Ilustre Casa de Ramires" não funcionou para mim, por vezes senti a narrativa engessada e um tanto artificial, o desfecho além de previsível foi muito corrido quando comparado com toda a viagem no tempo que Gonçalo faz em suas divagações. Mesmo assim consegui aproveitar o olhar mais otimista e esperançoso nos valores humanos, Eça consegue trazer um pouco da História de Portugal, e com um certo conservadorismo, ele aponta como seu país pode mudar para sair da instabilidade social, política e econômica da época.

Eça de Queirós é autor de uma vasta obra que o imortalizou. Ele sabe usar o humor na hora certa, e mesmo ainda preferindo "O Primo Basílio", dei boas risadas com Gonçalo. E mesmo não tendo funcionado tão bem para mim, "A Ilustre Casa de Ramires" é considerada por muitos um dos pontos altos da narrativa do autor. Então pode ser que funcione para você.

site: https://www.voandocomlivros.com/post/a-ilustre-casa-de-ramires-resenha

Audra 02/06/2023

????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

Joao.Alessandre 14/05/2023

Tradição lusitana renascida
Obra da maturidade de Eça de Queiroz explora as virtudes, fraquezas e vicissitudes morais de um fidalgo decadente espelho de um Portugal altivo, contraditório e frágil ante as vorazes nuances de um fim de século caótico e instável. O mestre português nos apresenta um cenário inicial cômico que gradativamente ganha fortaleza e brilho lembrando a potência ultramarina de outrora. Os Ramires refletem o poder antigo cuja essência foi conspurcada ao longo de séculos de escolhas erradas e desvios. Notamos personagens emblemáticos cuja tibieza de princípios problematizam seu tempo e ganham profundidade na medida em que as situações vão sendo colocadas. Apesar do emprego do português da época impondo certa dificuldade a leitura flui laminar, rápida... Muitas passagens nos arrancam risos, outras repulsa mas a conclusão é icônica: esperança de ressurgimento do fulgor lusitano renovado e grandioso.
Carolina.Gomes 28/05/2023minha estante
Quero ler tb. Eça tem um estilo fino.

Joao.Alessandre 28/05/2023minha estante
Gostei muito. Estilo impecável!

bia 16/04/2023

Oh livrinho enrolado viu, li na força do ódio porque tinha uma prova so re ele pra fazer mas vou te falar que não gostei muito não, dei 2,5/5 porque o contexto histórico é importante e isso não tem como negar

Guynaciria 12/04/2023

A ilustre casa de Ramires / Eça de Queiróz / @penguincompanhia

Quando Gonçalo Ramires conclui sua formação em direito, ele retorna a sua terra natal, e acaba se deparando com a ruína econômica de sua família.

Na tentativa de se inserir na vida social e ganhar notoriedade, ele acaba por ingressar na política, ao mesmo tempo, em que dedica parte do seu tempo a escrita, escolhendo um de seus ancestrais como personagem principal de sua nascente obra.

Podemos acompanhar o paralelo que Gonçalo faz, entre a história de sua família e a de Portugal, ambas tiveram seu momento de glória e agora se encontravam em ruínas.

No transcorrer da escrita, Gonçalo percebe que sua tentativa de reconstruir os tempos áureos de sua família, não alcançam o objetivo pretendido, pelo contrário, ele só traz a tona o lado desumano dos Ramires.

Infelizmente essa não foi uma obra que prendeu minha atenção, e por diversas vezes eu tivesse que reler alguns trechos, não por ter uma escrita rebuscada e de difícil acesso, mas por conta da forma que a obra se desenvolvia. Espero retorna a essa leitura em outro momento, talvez então, possa apreciar ela da maneira correta.

#Companhiadasletras #penguincompanhia #Eçadequeiroz #portugal #Ramires #decadencia #tbr #parceria #letura2023

leiturasdaursula 06/04/2023

Muito interessante
A Ilustre Casa de Ramires é um romance clássico realista, escrito pelo famoso escritor português Eça de Queirós, publicado em 1900. A história gira em torno de Gonçalo Mendes Ramires, um jovem aristocrata que vive na região rural de Portugal e que aspira um cargo político em Lisboa. Então, seu amigo o incentiva a escrever um romance e publicá-lo em um folhetim popular, para alcançar mais notoriedade e alavancar sua posição nas eleições.

Gonçalo decide escrever um livro sobre a história de sua família, que tem uma longa e prestigiosa linhagem, mas que está em declínio financeiro e social. Durante o processo de escrita, Gonçalo lida com conflitos pessoais e políticos, incluindo um amor não correspondido, uma briga com um rival político e o surgimento de um segredo de família que pode arruinar a reputação dos Ramires. Além disso, em alguns momentos do livro, são narrados acontecimentos de um ancestral de Gonçalo, o Tructesindo Ramires.

Eça de Queirós usa uma linguagem rica e irônica para descrever os personagens e a sociedade em que vivem. Ele critica a aristocracia portuguesa e a corrupção no governo, ao mesmo tempo em que aborda questões importantes, como a busca por identidade, amor, política e ambição. A narrativa possui um toque de humor bem interessante, o que torna a leitura mais leve e fluida.

Esta é uma obra-prima da literatura portuguesa e um retrato vívido da sociedade e política portuguesas do final do século XIX. A escrita elegante e envolvente de Eça de Queirós torna a história cativante, enquanto os personagens complexos e multifacetados tornam a narrativa mais profunda e significativa.

1 | 2 | 3 | 4