As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas - A Grande Rainha

Camila 14/08/2023

A grande rainha
Nesse livro conhecemos a grande rainha "chata", como ela é desagradável e infeliz.
Como a obrigação de um casamento a deixou amarga e desesperada.
Enfim vamos a parte 3.
Francys.Emellin 30/08/2023minha estante
Chata é apelido kkkkkkkkk

Michela.Cantarini 11/08/2023

A grande rainha
... É simplesmente uma beata hipócrita. Me fez odiá-la sempre que li sobre ela nesse livro.

Mas gostei muito de ver o desenvolvimento de Morgana nesse segundo livro :)
Francys.Emellin 30/08/2023minha estante
É a primeira vez que gosto da Morgana kkkkkkk

Guilherme 10/08/2023

Projeto resenhas
Nesse projeto vou tentar resenhar aos poucos todos os livros que não resenhei na época em que li.

Esse livro é a segunda parte da história do rei Arthur, ou que inspirou o rei Arthur, mas lembro que o foco da saga é no feminino... Nas mulheres que rodeiam o universo do rei Arthur. Mas lembro de achar os livros arrastados.

Uma dica de amigo leitor, se você não resenha seus livros ao terminar a leitura, repense isso pois pode se arrepender no futuro assim como eu.

Renato 07/08/2023

A grande rainha
O segundo livro da série As brumas de Avalon se centra mais na corte do reinado, tendo em vista a Rainha Gwenwyfar, e se distancia mais das mulheres sacerdotisas de Avalon.

Daiana 27/07/2023

A grande rainha
Segundo livro da coleção, agora sim comecei a pegar gosto pela história dele.
Bem melhor que o primeiro, o primeiro foi muito parado, já esse rendeu horrores.
Focado em uma segunda geração da família, os filhos cresceram e formam suas família que dão continuidade a história.
O livro é bem fácil de ler, te prende e não fica apenas em um mesmo fato.
Gostei!

Tefis 19/07/2023

Excelente narrativa, mais com diversos momentos onde a escrita fica mais lenta e difícil, porém a trama se desenvolve de forma envolvente.

Kathleen 07/07/2023

Forte
Nesse livro a gente se depara com perspectivas diferentes. A gente vê, em um primeiro momento, uma Morgana adulta tendo que lidar com situações de maternidade, solidão, autoestima, desejo e responsabilidades as quais renega. O fato de ter que superar o amor, o desejo, as tentações, a forma como a mulher é tratada dentro daquela sociedade e ser renegada por quem ama por conta de uma outra mulher, dói na gente também. É muito massa a evolução e sabedoria da personagem em relação a todas as situações complicadas a qual ela tem que lidar.
Por outro lado temos uma visão mais ampla também da rainha Gwen. Sobre seus pensamentos problemáticos, sobre a questão de não conseguir ser mãe, sobre seus impulsos sexuais e amorosos e principalmente sobre sua fé. A fé é a grande questão, porque ela leva o próprio rei Arthur a causar uma divisão no reino. Gwen é um exemplo de uma pessoa fervorosa, criada em um convento, sem liberdade pra falar, sonhar ou pensar. É bem claro como a rainha anseia por essa liberdade e inveja Morgana por ser livre, por ser tão forte e cheia de atributos e ela ser simplesmente a rainha.
As mulheres dessa sociedade eram imensamente subjulgadas, colocadas em lugar de inferioridade e precisavam se impor mais para ser minimamente escutadas.
A personagem Igraine, por sua vez, mostra que viveu uma fé falsa e um sentimento de abandono, como um retorno de seus feitos.
Esse livro traz bem mais emoções, mais questões e o final sem dúvidas me deixou ansiosa para ler o terceiro.

Mandy 25/06/2023

Bom, livro interessante, assim como o primeiro, o início é prado, a história só se desenrola do meio para o final.

Durante a leitura, não me agradou a personagem que é a esposa de Arthur. Uma personagem infantil e inconstante.

DAbora 13/06/2023

Livro extraordinário
A cada página há uma vibração e desejo por saber mais sobre os personagens. O fato de a história não ser linear e os personagens viverem acontecimentos independentes fazem com que a trama fique muito mais distinta e embriagante.

Permaneço com o sentimento de êxtase, igualmente compartilhado no primeiro livro, pela leitura. Esse livro continua a trazer as questões de existência das duas religiões antigas que tentavam coexistir em liberdade. E com a introdução da nova personagem, há uma acentuação desse discurso de tirania frente a assuntos desconhecidos e considerados pagãos.

É livro que faz pensar em temas amplos, com olhar contemporâneo, por meio de história e misticidade. Não tem como não adorar a leitura.

Beatriz.Ordonhes 09/06/2023

Os caminhos de Avalon
Esse livro é bem interessante, ele fala, durante toda a narração, sobre vários tipo de fé e as dúvidas de seus receptivos devotos. Tem as dúvidas da Morgana, o fanatismo da Gwenhwyfar, a ignorância de Artur e na amargura de Viviane. Eu achei isso fascinante, todos esses pontos de vista criaram uma narrativa única sobre os momentos da época. É bem progressista, a maneira como a intolerância religiosa é mostrada e acho bem legal que é o próprio Merlin (O perfeito "pagão") que fale como todas os deus devem ser respeitados.
Mas o que eu acho que me atrai mais pra esses livros é a maneira como a magia, Avalon, os sonhos e as casas são apresentadas. Você simplesmente não consegue parar de ler, é impossível, parece que você está lá.
Ainda tenho muitas ressalvas, mas a história da crescendo em mim e fico mais presa a cada livro.

Julia Manjko 07/06/2023

Continua polêmico kkkkk
Não acontecem tantas coisas como no primeiro mas mesmo assim continua prendendo a minha atenção. O livro persiste em trazer assuntos e situações polêmicas, acho q esse é o principal ponto q me chama a atenção.

Gostaria de saber mais sobre o Arthur, conhecer o que tem por baixo da máscara do rei e de toda essa cortesia, espero q tenha isso nós próximos livros.

A rainha ( q eu não sei escrever o nome kkkk ) apesar de não ser uma personagem exatamente fácil de gostar foi interessante pra mim, consegui enxergar muitas camadas nela.

Continuo recomendando a saga.

Ruty 05/06/2023

A grande rainha
Parte de mim ficou um pouco relutante para ler o segundo livro, não gostei muito do rumo tomado no primeiro livro mas estava disposta a terminar a série.
A personagem Gwenhwyfar é extremamente cansativa.

Márcia 04/06/2023

As Brumas de Avalon - A Grande Rainha - Marion Zimmer Bradley
Em A Grande Rainha, segundo livro da série As Brumas de Avalon, Morgana está grávida de Arthur e morando na corte de Lot; com muita dificuldade e com a ajuda de sua tia Morgause, ela dá a luz a Mordred e o deixa para ser criado por Morgause.

Após a coroação de Arthur, logo lhe é imposta a necessidade de encontrar um esposa e rainha. Nesse momento a personagem Gwenhwyfar ressurge na trama, ela é a princesa escolhida para reinar ao lado de Arthur, não por seus próprios méritos ou por amor, mas sim pois seu pai, o Rei Leodegranz, a está oferecendo a Arthur com um dote de 100 dos seus melhores homens, todos armados e com bons cavalos. Gwenhwyfar é a personagem principal deste livro, ela é ainda uma menina quando casa-se e torna-se a Grande Rainha, porém ela é uma cristã fanática, medrosa, submissa e com um crescente desejo de transformar toda a Bretanha em cristã eliminando os rituais pagãos, e fazendo com que Arthur quebre sua promessa à Avalon.
Arthur e Gwenhwyfar casam-se, e Morgana vai morar na corte e torna-se uma das damas da Rainha porém, apesar das aparências, Gwenhwyfar alimenta um sentimento de ódio por Morgana, primeiramente por ser ela uma mulher pagã e livre, sem a menor intenção de converter-se; e em segundo lugar, porque ela percebe o amor de Morgana por Lancelote e sente terríveis ciúmes pois Gwenhwyfar, como boa cristã, jamais poderá ter o amor de Lancelote.

Morgana nutre profundos sentimentos por Lancelote desde o dia em que estiveram juntos em Avalon, e ali quase se entregaram um ao outro. Tiveram também um momento de entrega na corte de Arthur, porém Morgana sente-se recusada por Lancelote e decide retornar a Avalon, mas infelizmente ela perde-se por anos na terra das fadas, onde tempo não existe.

Quando Morgana retorna, a guerra contra os saxões já havia sido travada, Arthur havia ganhado sob a bandeira do Cristo, quebrando sua promessa à Avalon e sua corte havia se instalado em Camelot, onde Arthur formou a Távula Redonda, com seus Cavaleiros mais fiéis. Apenas algo lhe faltava: um herdeiro. Gwenhwyfar havia tentado por muitos anos, mas não conseguia gerar um filho de Arthur, o que muito lhe pesava pois essa era a obrigação primordial de uma mulher para com seu marido e senhor. Diante disso, Arthur, que já tinha conhecimento dos sentimentos de sua mulher, a entrega à seu mais fiel amigo e cavaleiro, Lancelote, para que juntos, possam gerar o tão desejado herdeiro e futuro Rei de Camelot.

Fran ;) 01/06/2023

Dificílimo
Iniciei a leitura esperando uma perspectiva melhor do que o primeiro livro, por imaginar que o mesmo tivesse sido mais lento por questões de introdução ao universo. Entretanto, ficou claro durante a leitura que a autora simplesmente gosta de escrever ?nadas?. 85% do livro passou se arrastando, com uma protagonista chata e sem carisma que não fazia absolutamente nada relevante em 90% do tempo. A história se arrastou por um marasmo sem fim, e assim como no livro anterior, só engrenou e se desenvolveu tornando-se de fato interessante nos últimos 15%, o que gera expectativa para o próximo livro, entretanto ele provavelmente seguirá o cronograma dos 2 primeiros, com uma narrativa prolixa ao extremo e sem necessidade, o que torna a história enfadonha e maçante, e com 10% finais que são interessantes, mas que não valem o restante da narrativa.

skuser02844 15/05/2023

Forte e envolvente
Neste livro as personagens centrais são Gwennyfar (Guinevere), esposa de Arthur e Morgana, sua irmã e sacerdotisa de Avalon. Vemos neste maravilhoso livro como duas mulheres tão diferentes e com crenças tão distintas podem ter tanta influência e importancia na vida e nas decisões do Grande Rei.
Aprendemos a amá-las e a odiá-las com o desenrolar da história. Somos arrebatados por seus sentimentos tão profundos e torturantes e nos surpreendemos com as consequências de suas decisões.