Um Lugar Bem Longe Daqui

Um Lugar Bem Longe Daqui Delia Owens

Resenhas -

Bel 27/02/2023

Nossa, estou sem palavras
Estou em choque, o livro é muito bom, é profundo e as vezes até bruto e enquanto também é delicado. Incrível

Matheus 30/01/2023

É sobre saber o que você está querendo ler no momento
Livro ?: Um Lugar Bem Longe Daqui
Autor(a) ?: Délia Owens
Faixa etária ?: +16
Nota?: Abandonado
Marcações ?: 2
TWs ??: Informar-se nos comentários

Fazia muito tempo que eu não me deparava com uma leitura tão depreciante assim. Eu não consegui terminar o livro mas estou fazendo essa resenha para que não precisem ler. "Um Lugar Bem Longe Daqui" é um standalone de suspense e cuja leitura me frustrou profundamente.

Kya vive numa casa no brejo com um pai extremamente abusivo, sua mãe e seus irmãos. Num dia em que a mãe está segurando uma mala azul e andando pelo caminho que vai para a cidade, Kya e os irmãos percebem que ela nunca vai voltar. A partir daí, os irmãos vão partindo um a um até que só sobra Kya e o pai. O livro é contando a história de como Kya vai conseguir ter sua vida praticamente sozinha.

Diferente das outras resenhas, eu não tenho muita propriedade para falar desse livro pois eu não consegui passar de 30%, mas estou fazendo essa resenha com a intenção que a pessoa que esteja lendo essa resenha não queira mais ler ou, ao menos, explicar os motivos que me fizeram abandonar. Se você por acaso encontrou essa resenha e tem esse livro como um dos seus favoritos, eu confesso que te admiro, porque era isso que eu queria que acontecesse comigo. Mas, notoriamente, não aconteceu.

A escrita da Delia é extremamente lenta e eu não consegui engatar nela. Eu cheguei em 30% do livro e ainda dava a impressão de que eu estava no prólogo. A história não estava progredindo e a sensação que dava era que não estava acontecendo nada. Eu costumo ser um leitor até paciente para escritas milimetricamente detalhadas (J.R.R Tolkien foi meu escritor favorito por tempos), mas eu achei essa extremamente cansativa.

Aquela sensação "eu só gostei do primeiro capítulo" foi verídica nesse livro. Ele transmitiu um sentimento e eu consegui internalizar o que ela queria passar, mas o segundo capítulo também parecia ser um primeiro capítulo. E o terceiro também, e o quinto, e o décimo e todos os capítulos pareciam uma extensa introdução de algo que nunca ia acontecer. Confesso que me forcei para tentar acabar esse livro. "Vai melhorar, não é possível que esse livro não mereça o hype", eu pensava, mas não funcionou.

Alusionando a Isabela Boscov: "eu queria ter gostado muito desse, mas percebi que estava me esforçando e não estava obtendo nenhum resultado".

Os personagens não são ruins, mas eu senti que a personalidade deles se perdeu à tentativa que a Delia Owens tentou de dar significância maior do que precisava para o ambiente. Eu como leitor gosto muito de absorver o que o livro quer entregar pra gente, e apesar de eu não ter curtido essa leitura, eu consegui extrair um significado: saiba que o que está procurando e não superestime nada.

Eu não sabia nem mesmo o nome da protagonista quando baixei esse livro no meu kindle, a única coisa que eu pensava era "se a Taylor Swift fez uma música para a adaptação, o livro só pode ser perfeito". Mas nós somos pessoas diferentes, vai ter gente que vai favoritar, já eu não consegui acabar. O texto que temos a mão é o mesmo, mas a leitura que fazemos nunca vai ser igual. Simplesmente não funcionou comigo.

Talvez se eu houvesse lido em algum outro momento eu poderia ter gostado ou até favoritado? Nunca saberemos, mas talvez sim. A questão é que eu nunca mais vou tentar ler esse livro. Eu estava procurando um romance em uma ambientação bonita que combinasse com a melodia de "Carolina" da Taylor Swift mas o que eu achei foi um livro extremamente pesado sobre uma garota sofredora. Não era o que eu procurava.

E é sobre isso. É importante saber o que você está lendo. Se você tá procurando uma fantasia com romance e se depara com um livro de autoajuda é frustração na certa (a não ser que o livro seja tão bom e depois você vai dizer "eu não esperava por tudo isso"). É bem melhor dizer que é melhor do que você achava do que dizer que é pior.

Não recomendo. Não vou deixar de ler livros sem saber nem o nome do autor mas essa leitura foi um aviso de que eu preciso ter mais cuidado, ao menos pesquisar um pouco, mesmo que muito pouco. Não gostei por todos esses motivos e, se não consegui acabar com as suas expectativas de ler esse livro e você leia mesmo assim, desejo uma experiência melhor do que a minha.
ReaderInTheDark.7 30/01/2023minha estante
Gostaria de me informar sobre os TWs, pfv

Matheus 30/01/2023minha estante

Assassinato

Abuso físico

Racismo

Auto-mutilação

(Peço pfv que curta a resenha quando puder)

ReaderInTheDark.7 30/01/2023minha estante
Ah, dscp

RafaelaLindaperfeitaduarte 01/02/2023minha estante
Os tws bem pouquinhos,mas confesso q fiquei ao mesmo tempo com vontade e sem vontade de ler?mas eu entendi muito bem pq vc n gostou

Day-n 11/12/2022

Triste, porém, um triste lindo.
Terminar o ano com Um lugar bem longe daqui, talvez como última leitura, foi uma experiência e tanto. Kya é uma personagem incrível que me comoveu em cada evolução em meio a sua solidão. Acho que nunca senti tantas emoções lendo um livro a ponto de chorar em quase todas elas.

Essa história me tocou em diferentes pontos, me transportou para uma série de reflexões a partir do momento em que Kya questiona seu abandono, especialmente da mãe. Por ter passado por essa situação de abandono materno, quase na mesma idade de Kya, me permiti pela primeira vez questionar mais e sentir o que nem sabia que estava tão reprimido. Foi uma leitura prazerosa, mas em suma muito triste, lágrimas se formam em meus olhos apenas por estar escrevendo essas palavras.

A solidão na qual Kya foi eventualmente jogada, é uma solidão escolhida por muitos por vontade própria e um tanto incompreendida. A solidão ensina e, principalmente a não estar só. Às pessoas costumam confundir solidão com falta de contato com seres humanos, mas o que muitos não sabem, é que na verdade a pessoa "sozinha" é menos solitárias do que aquela que vive rodeada de pessoas.

"Para Kya, bastava fazer parte dessa sequência natural tão certa quanto as marés. Ela estava ligada ao planeta e à vida nele de um modo que poucas pessoas estão. Solidamente enraizada nessa terra. Nascida dessa mãe."

Ana Carolina 07/09/2022

Um lugar bem longe daqui
Achei o início um pouco parado, mas no decorrer da leitura foi fluindo e me prendendo a história. Que reviravolta no final.

Lavinia 29/08/2022

cmo td no ?, nós despencamos em direção àqueles q têm>massa
Comecei pq queria ler antes do filme, tinha altas expectativas pra esta leitura, mas me decepcionei um pouco.

O livro conta a história de Kya, uma menina que se encontra sozinha num mundo cruel e faz de tudo pra sobreviver, enquanto, paralalemente, temos a narrativa de uma investigação de um assassinato no brejo, o local que Kya frequenta. Histórias, lendas do brejo, preconceito, solidão, abandono, violência são os cenários em que Kya se encontra. Kya conseguirá sobreviver? Conseguirá manter a ética que pouco conhece? Conseguirá se adequar às regras e formas de viver das pessoas da cidade? Conseguirá julgar as situações e escolher atitudes coerentes com seus valores?

Kya, você é linda, adorei a surpresinha da lareira, você é encantadora! Adorei a criatividade de inserção de literatura durante a vida de Kya, genial.

A escrita é impecável, eu adorei a fluidez, os detalhes, a perspectiva. No entanto, achei a história bem nada demais, não tem um brilho a mais, nem a menos, não achei o fluxo narrativo tão atraente. Mas é uma leitura super válida, com trechos muito lindos e reflexivos.

Gabriela.Sinegalia 10/07/2022

Demorei uma semana pra ler uns 35% do livro, comecei a achar que nem era tudo aquilo que as pessoas falavam, mas depois me prendeu que li o restante em dois dias. E terminei em lágrimas.

Mari.Vasconcelos 21/04/2022

Fui enganada
Fui com sede nesse livro por causa da trajetória de Kya, e de quebra, a história parecia cheia de drama e suspense... mas achei que o foco pareceu ser sobre a fauna e flora do brejo.
Depois fui enganada outra vez, lá no final... ou seja, eu queria ser um aspirante à Sherlock, mas sou uma farsante ?

"Jamais subestime o coração capaz de atos que a mente não consegue conceber. Além de sentir, o coração ordena. De que outro modo explicar o caminho que segui e você ter ido pela trilha mais longa dessa travessia?"

Stella F.. 28/03/2022

Uma beleza emocionante!
Um lugar bem longe daqui – Delia Owens – Intrínseca - 2018

A autora americana Delia Owens é cientista e escritora. Tem artigos e livros publicados por seu trabalho de 20 anos na Zâmbia, África. Este é seu primeiro romance, que já foi traduzido para 30 idiomas e o trailer da adaptação cinematográfica já está em circulação.

“Um brejo não é um pântano. Um brejo é um lugar de luz, onde a grama brota na água e a água escoa para dentro do céu.” (posição 103) Logo no início sabemos que um corpo foi encontrado no pântano “que o teria absorvido em silêncio, como parte da rotina.” (posição 109)

O livro intercala entre o passado (década de 1950 e 1960) e a atualidade da investigação da morte (1969-70). Vamos conhecendo a vida da menina Kya, seus irmãos, pais e o brejo e tudo que ele representa para essa família.

Ela é muito pequena, apenas com 6 anos quando sua mãe (Ma) abandona a todos e vai embora sem olhar para trás. Ficam então ela, seu irmão Jodie, a quem ela venera, e seu pai (Pa). Sua mãe foi embora por ser sempre espancada pelo marido que estava sempre bêbado. Ele é agressivo também com os filhos. Veio de uma boa família, mas após um tempo servindo no exército, voltou traumatizado, e sentindo-se culpado, e passa a beber para esquecer. Os outros irmãos da menina já não vivem com eles. Ela não sabe exatamente seus nomes e os chama pelos apelidos. Em breve, Jodie também irá embora, e ela vai ficar com o legado que ele deixou, todo o conhecimento sobre o brejo, seu funcionamento, seus pássaros, e o conhecimento das rotas pelo mar que ela utilizará em uma pequena canoa para conseguir o seu sustento, no início escondida do pai, e depois junto dele. Apesar de nunca ter se relacionado muito bem com o pai, por um tempo conseguem conviver melhor, mas o pai depois de um tempo a abandonará.

Kya vai aprender a se virar sozinha e sobreviver do brejo, e de tudo que ele pode trazer para ela e como é muito inteligente, apreende tudo que a natureza tem para mostrar para ela. Além disso vai fazer amizade com Pulinho, o dono de uma loja de abastecimento e sua esposa Mabel, que vai conseguir para ela roupas e ajudá-la em alguns momentos cruciais. Enquanto tenta sobreviver revê um amigo do irmão, Tate, que vai se tornar um grande amigo dela. Os dois têm em comum o amor pela natureza e pelo brejo. Começam a amizade com um jogo onde cada um deixa uma pena mais rara para o outro, e Tate acaba se disponibilizando a ensinar a Kya a ler e escrever. Ela possui em seu barraco, uma coleção de penas, conchas e vários outros artefatos. Ele fica admirado como ela cataloga tudo, sem saber ler nem escrever. O amor entre eles é puro e bonito, assim como as cenas em que passam no brejo, são descritas com uma gama de detalhes e com uma beleza emocionante. Mas ele também a deixa e ela sofre muito e diz para si mesma que nunca mais vai gostar de ninguém.

Kya é tida na sua comunidade como a Menina do Brejo, o lixo do brejo, porque nesse ambiente, há um histórico de que as pessoas que escolherem morar aí ou são fugitivas, ou são a escória. Kya não vai à cidade nunca, apenas quando é muito necessário. Ela é diferente, por isso é malvista e devido ao seu comportamento surgem muitas lendas e estereótipos a seu respeito. As pessoas não acreditam e não sabem da importância do brejo, acreditam que ele deveria ser aterrado, porque não serve para nada.

Os anos passam e ela se sente cada vez mais sozinha, e acaba se envolvendo com Chase, um rapaz bonito, cheio de amigos, mas que se aproxima dela por curiosidade. Ficam juntos por muitos anos e ela acredita que ele a vá assumir. Mas ele a engana e ela descobre isso sozinha. Se afasta dele, mas ele insiste, e essa relação não vai acabar bem.

Tate volta e ela depois de custar a perdoá-lo, retomam a amizade. Ele a ajuda a publicar livros envolvendo toda a coleção que ela possui catalogada e aquarelada. Fica famosa com os livros e os habitantes do lugar começam a vê-la um pouco diferente, e até a ver o brejo com outros olhos.

Mas, ela é acusada de assassinato e vai ser presa. Fica desesperada e ao final consegue sair da prisão por falta de provas. Os amigos estão lá para confortá-la. Vale ressaltar que havia segregação racial e os negros (Pulinho e Mabel) não podiam ficar no tribunal, somente do lado de fora. O assassinato não fica esclarecido e passam-se muitos anos. Ela e Tate vivem juntos.

O capítulo final começa devagar, e aos poucos nos surpreende por dois acontecimentos muito importantes e descobertas incríveis.

Livro muito bom, sensível, sofrido, belo, e que nos mostra mais uma vez que ser diferente do estabelecido é sempre muito difícil e que não sabemos do que o outro é capaz, principalmente quando está envolvida sua dignidade e respeito.

luna maryan 21/02/2022

A menina do Brejo
"Um lugar bem longe daqui" é uma mistura de romance e suspense que se encaixam perfeitamente. É impossível não se encantar com Kya e não sentir tudo que ela sentiu ao longo de sua jornada. Confesso que demorou um pouquinho para a história me prender, mas quando comecei a me apegar aos personagens e a vida de Kya e todos a sua volta, não consegui mais parar de ler. Recomendo muito?

Deise_C.P 14/04/2021

Surpreendente
Pra variar não sei como começar essa resenha kkkkk, então esse livro foi um dos melhores que li na vida gente sério, que livro bem construído, a riqueza dos detalhes sem deixar a leitura cansativa ou arrastada, foi uma leitura muito difícil, em várias partes eu precisei parar e respirar um pouco, a autora consegue nos transportar pro mundo do livro de verdade, o sentimento as palavras é tão intenso e verdadeiro que por vários momentos vc quer poder entrar no livro pra ajudar a protagonista, e por falar em protagonista gente a desse livro é maravilhosa kia é incrível demais, e esse livro tem um dos melhores plot twist da vida sério, juro que não esperava por esse final.
Eu amei a leitura e super indico.
luquescunha 15/04/2021minha estante
Foi a minha leitura favorita do ano passado.

Deise_C.P 15/04/2021minha estante
Foi um dos melhores que li esse ano até agora, eu gostei demais dessa leitura.

Monik Lemos 15/01/2021

História interessante e envolvente
Eu simplesmente não consegui parar de ler até terminar, história envolvente do início ao fim, como o preconceito pode acabar com uma pessoa.

Lorena.Rossi 06/01/2021

Surpresa!
O livro começa muito morno, até meu difícil de ler. O desenrolar da história me encantou.
Os conceitos biológicos, as descrições da natureza são um espetáculo a parte.