O Processo

O Processo Franz Kafka




Resenhas - O Processo


1135 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


lelis 29/03/2024

Caluniado
Josef k. reizinho injustiçado né fazer o que

caotico como todo livro que é obrigatório ler pra faculdade
comentários(0)comente



stuchilaura 29/03/2024

é inacreditável como o kafka consegue criar um romance sobre a excessão do direito do ponto de vista da degradação, da sufocação, de um problema sem saída, como uma espiral que não vai ser resolvida, ela só pode ser prolongada até que chegue o fim da vida. é interessante em pensar que mt provavelmente o kafka tinha uma aversão pela psicologia já q essa angústia conjunta passada e vivida pelo K. não é vista de forma psicológica, vinda da mente, de dentro, mas vista de forma material, protocolar como o clima, ambiente externo, posturas corporais, ele não dava muitas pistas sobre oq acontecia dentro da cabeça das pessoas, isso que o tornava tão singular e original. ele fica entre a literatura fantástica e a literatura realista e esse livro é um grande complô dos dois.
comentários(0)comente



Sakurazuka 28/03/2024

Que livro maçante e sem sentido. Mesmo que o autor não tenha finalizado, ainda assim desde o começo o livro é muito prolixo. Muita coisa e atitudes sem sentido.
comentários(0)comente



Diego.Rates 23/03/2024

Releitura desse clássico Kafkiano
Da primeira vez que li essa obra, não gostei muito do livro, mas isso se devia à diagramação da obra que li. Nessa releitura, optei por ler em formato de eBook, na edição da Antofágica. Apesar de ter perdido alguns elementos visuais que foram incluídos genialmente pela editora, essa versão é bem melhor de ler.

A história dessa obra é extremamente complexa e tecnicamente é uma obra "incompleta", mas agora consegui ter uma melhor compreensão de início, meio e fim, e por mais que sinta que em alguns momentos a narrativa se arrasta um pouco, os elementos clássicos da obra de Kafka se encontram aqui, tornando essa leitura bastante proveitosa.
comentários(0)comente



Guilherme Duarte 23/03/2024

Basicamente Josef K. é notificado de um processo contra ele e a narrativa foca em sua busca para entender o porquê daquilo estar acontecendo e quem pode ser o autor do processo. A narrativa parece fragmentada uma vez que alguns personagens são inseridos para uma função/situação específica e depois somem. Geralmente essas situações estão em cenas que causam desconforto, seja pela ambientação ou pelo desenvolvimento da personagem envolvida. Há uma crescente tensão na narrativa absurda seguindo as tentativas de K. de se encontrar em um aparato jurídico corrupto e burocrático. No mais, a leitura demanda paciência e o seu final pode surpreender alguns.
comentários(0)comente



Marcelle.Paganini 23/03/2024

Eu não sei? da onde vem o tiro ?
Como se trata de um rascunho do autor em um momento de crise criativa, é até fácil entender a mente dele dançando.

Como metáfora?

É quando você recebe um baque e fica paralisado sem saber qual vai ser o próximo movimento do ?adversário?, pq nem é adversário declarado, nem provavelmente se é algo ou alguém. Mas paralisa. E você se vê nos mesmos locais e sentindo as mesmas coisas várias e várias vezes?
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Caique 22/03/2024minha estante
Recomendo que leia O Mito de Sisifo, de Albert Camus, ele faz uma breve explicação a partir do ponto de vista do absurdismo, sobre o que seria esse processo, e como ele é absurdo




spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Camila22 14/03/2024

Impactante e revoltante
Acredito que meu título retrate perfeitamente minha opinião sobre o livro. Incrível e desapontador o quanto um livro de 1924 ainda é atual nos dias de hoje, pleno 2024, um século após seu desenvolvimento.
Apesar de ter achado uma leitura extremamente densa e maçante, visto que exige muita atenção do leitor, achei a experiência proveitosa.
O processo, a história de Josef K., retrata perfeitamente como funciona uma justiça inquisitória, onde não há uma separação clara de poderes, onde não há uma transparência quanto ao conhecimento dos motivos pelos quais o processo está sendo realizado e onde há pessoas corruptas.
Vale a leitura, principalmente, para estudante de ciências jurídicas/direito, mas também para todo aquele interessado em uma equidade em nossas vidas.

?O procedimento penal aparece aqui como um mecanismo de regulação das pessoas, sendo que todas elas estão submetidas a uma teia de relações cujos propósitos lhe são totalmente desconhecidos.?
comentários(0)comente



Mage 14/03/2024

Fragmentos de fragmentos formaram um livro inteiro e isso é impressionante! Por esses motivos as vezes o livro perde um pouco o sentido mas de certa maneira também encanta.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Isabelle 11/03/2024

Um livro agoniante. A todo momento você se sente aflito e preocupado pelo personagem, tão mais confuso que ele. Kafka consegue trazer esses sentimentos a tona como ninguém.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



1135 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR