O Processo

O Processo Franz Kafka

Resenhas - O Processo

Tango Fox 11/05/2024

Kafka puro e nada simples
É Kakfa. E pra quem já teve algum outro contato com alguma obra do autor, isso já diz muito. Você tem a previsibilidade que a problemática apresentada no início do livro não será resolvida, mas a total imprevisibilidade de por onde a situação apresentada levará o protagonista da trama.

Bialourenco 10/05/2024

Sufocante
K. descobre que está em um processo judicial, durante toda a obra ele procura sair dessa situação, não adianta contestar sua inocência, ele será julgado por um tribunal desconhecido e complexo.
A critica ao sistema judiciário em si é fantástica e só ela já valeria a leitura.
Meu primeiro e até então único contato com Kafka foi através de A metamorfose, esperava algo semelhante nessa obra, como a maioria dos autores que tem suas marcas assinadas, mas entre A metamorfose e O processo só há de ligação a mente do autor.
No início o livro me enfadou, cheguei a pausar a leitura e quando voltei, me intriguei com o que tinha em mãos, mesmo assim a obra é difícil de digerir e levei um bom tempo para termina-la.
Fiz a escolha certa com a edição da Antofágica, esse foi o livro em que as ilustrações mais fizeram jus a estória, a explicação que eram inseridas entre os textos e propositalmente confusas para acompanhar o sentido da obra, também gostei muito das anotações de estudiosos e especialistas da área, foi muito útil saber detalhes sobre a obra e sua publicação.
Esse livro é sufocante, como caminhar em um labirinto de lama escuro e apertado que está sendo destruído e você precisa sair dali o quanto antes, mas quanto mais reluta, mais se atola na lama. Ler Kafka é sempre uma experiência, não prazerosa como geralmente se busca ao ler um livro.
Ainda estou digerindo a simbologia, assistirei algumas resenhas de especialistas e influencers do meio literário para conferir se interpretei corretamente.
Recentemente li Noites Brancas de Dostoiévski, imaginei ?que filme bom daria isso?, em O processo de Kafka, é impossível passar o sentimento para algo visual, em vários momentos pensava ?não tem como ilustrar isso), minha mente se deliciou com o caos e confusão criados pelo autor. Noto uma ausência perturbadora de sentimentalismo, sentimento e emoção mesmo, em obras russas há a descrição realista e melancólica dos sentimentos, em Kafka tudo é reprimido, o autor fez um desenho de suas ideias, arrisco dizer que de sua mente.

FAbio909 08/05/2024

Em muitos momentos eu me sinto como o K.
Para mim, essa é a obra de kafka que os temas mais me atraíram. Esse livro é a verdadeira forma de definir kafkiano. Ver o mundo da burocracia como esse agregado de loucuras esmagadoras e brutais, na perspectiva de K me foi muito marcante quando eu li.
Senti que essa obra reflete aquele ódio imensurável que todos nós sentimos em relação ao controle do estado e as instituições.
Eu entendo quem acha chato, mas eu achei viciante.
É legal como o livro carrega toda uma sensação que eu vi em filmes expressionistas alemães, o que sinceramente, casa muito bem.

Laura.Couto 08/05/2024

Quase desisti de ler esse livro por várias vezes mas, no geral, recomendo pelo objetivo da crítica. E não aconselho a ler enquanto lê outro livro mais leve, porque assim nunca vai terminar esse. Tem que insistir pra dar certo.

vinipqz 08/05/2024

Chato
Que livro chato.
eu não costumo desgotar de quase nenhum livro que eu termino, uma vez que, diferentemente de filmes, que eu me obrigo a terminar de assistir mesmo se tiver ruim, não tenho pudor nenhum em abandonar uma leitura
mas nesse caso, eu quis terminar e bem, eu realmente não gostei
não sei se eu só não entendi direito o que ele quis dizer com essa obra ou se eu só não tava no clima nesse momento pra ler um livro desse tipo, mas definitivamente não funcionou pra mim
2 estrelas

amandafrizon 08/05/2024

O conteúdo da obra é muito interessante. Você sente o desespero tomando conta do personagem no transcorrer da obra e como tudo que ele faz para se livrar da situação inesperada não surte efeito. A crítica com ao poder judiciário é interessante e nos faz refletir bastante.

Ainda que o conteúdo seja cativante, sua estrutura e escrita deixaram a desejar. Achei a obra prolixa e repetitiva. Poderia ter economizado umas 80p, rs.

olívia 06/05/2024

O processo
Não sei explicar muito bom oq o josef k. foi pra mim no livro kkkkkk achei o personagem muito top, bastante personalidade.
a história em si no começo é bem confusa, mas depois que engatou a história deu um gás pra terminar logo (isso tb por conta que quero muito ler outro livro).
Enfim, 4 estrelas pela história bem burocrática e com forte crítica ao sistema judiciário!
miguelsousa_ 06/05/2024minha estante
JA ACABOU

miguelsousa_ 06/05/2024minha estante
rainha da luta contra o sistema judiciário do país ???

Luan.NietzsChe 05/05/2024

Uma estória angustiante!
Como dito, esta é uma estória para lá de angustiante, pesada. Mesmo sendo uma obra inacabada, até mesmo não organizada, Kafka facilmente consegue nos prender na trama de Joseph K., aplicando o absurdismo na vida da personagem. O responsável pela organização e publicação do livro, foi o seu amigo pessoal, Max Brod. Nesta edição da obra, contém notas demasiadamente úteis, que ajudam a não se perder no enredo.

?O homem se ocupa então da esperança. Mas este não é o seu problema. Seu problema é evitar o subterfúgio." Camus.

O que diz o filósofo, define perfeitamente Joseph K., uma figura complicada que, diante de toda a burocracia imposta sobre ele, que o dificultava de provar sua inocência, buscava sempre caminhos mais fáceis para a resolução de seu problema. O capítulo que muito amei foi o nono, "Na Catedral", onde Joseph tem um interessantíssimo diálogo com um padre ? salvo engano ? e ele lhe conta a alegoria do porteiro e do homem do campo. Simplesmente incrível!!

A burocracia age como um monstro em nossa sociedade, impondo seus tentáculos em todos os caminhos que o povo decide caminhar. E veja bem! Nem sempre em todos os caminhos, mas na maioria das vezes, não são nem o povo quem decide! Somos obrigados. É tanta burocracia, que nem sempre a própria burocracia resolve alguma coisa, e sim piora.
Sara.Goncalves 05/05/2024minha estante
uma boníssima resenha

Luan.NietzsChe 05/05/2024minha estante
muito obrigado, meu amor

Céu cheio de estrelas 04/05/2024

Talvez você precise tomar um pouco de ar... :)
É um deleite ler o kakfa escreve. Seus capítulos languidamente descritos, e para alem disso, escritos de maneira fluída, bonita, lírica, fazem-me aspirar a mais frases, mais palavras e menos pontos finais.

Quanto ao livro em si: é um assomo de angústia em um ambiente psicodélico. O livro descreve o percorrer de um processo que segue suas próprias regras, tão distantes do mundo real que é quase como se o processo inteiro fosse um Deus. Seus dogmas imutáveis não respeitam qualquer lei mundana. Na verdade, uma vez que a pessoa está dentro do processo é como se fosse emanada uma força centrífuga que atrai toda a vida do acusado. O leitor está vendo tudo isso de dentro dessa força, com tudo sendo jogado de um lado a outro. Você sabe que há um processo, um acusado e que alguma coisa está errada,mas as informações terminam por aí. O resto é a busca por alguma explicação de sua parte e um esforço exponencial da parte de Josef K para provar sua inocência (ao tempo em que também busca alguma informação). E falando sério, eu poderia ficar páginas e páginas lendo Kakfa escrever sobre isso, mas também é necessário tomar um pouco de ar :)

O que se aprende com esse livro: é muito importante que protejamos um Estado de coisas dentro dos padrões democráticos e constitucionais, a fim de termos garantidos nossos direitos fundamentais! Isso jamais pode ser flexibilizado.

Marta 03/05/2024

“A lógica, na verdade, é inabalável, mas ela não resiste a uma pessoa que quer viver.”
Sempre gostei de Kafka e com a leitura desse livro não foi diferente, mas alerto que essa é uma leitura extremamente claustrofóbica, é assim que me sentir durante a leitura. Kafka era um escritor profundamente introspectivo que acreditava que a literatura deveria refletir a realidade de sua época. Uma das principais ideias defendidas por Kafka era a de que a vida moderna era cada vez mais impessoal e alienante. Por isso ele é um autor denso. Esse livro traz a história de K. que no dia de seu trigésimo aniversário é surpreendido pelo conhecimento de que há um processo penal contra si, que é embasado numa acusação que não é revelada nem para o réu, nem para o leitor e, durante um longo e exaustivo ano, Josef se empenha em defender-se, enfrentando a burocracia estatal e judiciária e as arbitrariedades que permeiam seu processo. No decorrer do livro, o leitor acompanha a incessante tentativa do acusado de conseguir defender-se, o que parece quase impossível, visto que o mesmo não podia nem ao menos ter acesso aos autos do processo, nem mesmo por meio de advogados, o que, por óbvio, torna inviável uma defesa plena quando não se sabe nem ao menos o teor de sua acusação. Esse romance de Kafka no final nos traz várias interpretações, cada uma vai depender de quem o ler. Recomendo muito a leitura para os que gostam de obras mais densas e para os que apreciam o autor.

joaozinho30 01/05/2024

A burocracia e o sentimento de Angústia de " O Processo"
Um homem comum se vê de repente contra o sistema de justiça burocrático e sufocante. Tentando entender e esclarecer suas dúvidas num mundo onde todos sabem tudo e, ao mesmo tempo, ninguém sabe nada.

Marcella.Pimenta 27/04/2024

Ser processado sem saber por qual crime é só um dos absurdos
Quem nunca ouviu falar em "processo kafkiano" para se referir a um processo esquisito, absurdo? E é essa a sensação que se tem no decorrer da obra. Mas os absurdos não param por aí. Não é só que ele está sendo processado e não lhe é informado o crime cometido. Ele é preso. Mas pode seguir sua rotina livremente. E há muitas outras situações completamente despropositadas.

Apesar de não conter termos rebuscados, a escrita não é fácil, já a construção das frases deixa dúvida ou incompreensão às vezes.

No fim, creio que a história é menos importante do que o que cada um extrai dela. Sabe aquele ditado de que "Não é você que lê o livro. É o livro que lê você."? Pra mim, se encaixou bem neste caso.

O livro não foi finalizado pelo Kafka (um amigo publicou a obra, organizou segundo o próprio entendimento), tanto que, nesta edição, é dito que um capítulo não foi concluído.

O estilo de escrita do Kafka, que sugere um simbolismo em cada personagem que Josef K. encontra (o advogado de defesa debilitado) ou na narração dos acontecimentos (a sensação de sufocamento do personagem principal no "fórum" ou do contraste luz/escuridão na catedral) é um dos motivos que faz da obra aberta a diferentes interpretações, como até sugere a parábola "Diante da lei" (não é nomeada assim aqui, mas é a que aparece no penúltimo capitulo).

Vi muitas pessoas enfatizando o peso do Judiciário sobre o ser humano, que se vê sem poderes de reagir aos abusos. Uma interpretação correta, e óbvia.

Pra mim, mais que os absurdos do processo, fica a reação das pessoas diante de cada um deles. O supervisor diz que K está preso, mas que ele pode ir ao trabalho, seguir com a vida, com a maior naturalidade. O fato principal, que é K não saber de que crime é acusado, nem é abordado pelos outros personagens. A localização do tribunal e das pessoas que lá trabalham também é outro disparate.

A ordem de todo o procedimento, que começou com prisão que deixa o réu livre e ele não pode nem se defender porque não sabe do que é acusado, já foi perdida e tratada como normal. A partir daí, todo absurdo é banalizado.

Enfim, é menos um livro pra pessoas do tipo "quero saber como isso vai terminar" e mais pro tipo "o que isso quer dizer?". Cada um que faça a própria interpretação.

Miguel.Sardenberg 26/04/2024

Confesso que esperava mais. Aqui acho que Kafka foi vítima de sua própria genialidade. A Metamorfose é talvez o livro mais incrível que já li, portanto esperava que O Processo tivesse parte da mesma genialidade que tornou Kafka diferente dos demais. Não que O Processo seja ruim, muito pelo contrário, um excelente livro que te deixa intrigado e nervoso até o fim. Mas aqui a minha expectativa influenciou sim na minha leitura. Ainda assim um livro bastante recomendado para quem deseja conhecer mais do autor.

joyboy0 25/04/2024

Paralisia
O meu sentimento ao ler O Processo de Kafka, foi semelhante a uma paralisia do sono, que você tenta escapar a todo custo mas não consegue. É como se você tomasse consciência no meio daquele sonho, tentasse sair a todo custo mas falha a cada momento, causando uma sensação de angústia e inconformidade.