O Processo

O Processo Franz Kafka

Resenhas - O Processo

Bruno 10/09/2023

O Sistema não te ajuda
Drama longo sobre a inacessibilidade da lei e do processo legal, com toda a carga de absurdo que vem junto desse processo.

Mayra.Mattoso 08/09/2023

Para mim este livro faz uma crítica a um sistema judiciário que se aproveita da burocracia, do tráfico de influência e de uma estrutura hierárquica tão complexa que nem mesmo quem faz parte dela consegue entender. A lei é apresentada como inacessivel às pessoas comuns, que se encontram enredadas nesse sistema sem saber o porquê.
A leitura me prendeu desde o começo, gostei bastante. Mesmo com alguns capítulos incompletos, Kafka nos presenteia com uma história genial, que pode ter várias interpretações.

Marcos606 07/09/2023

Em sua narrativa mais pessimista, relata a história surreal de um jovem que se vê preso na burocracia estúpida da lei e tornou-se sinônimo das ansiedades e do sentimento de alienação da era moderna e da luta de uma pessoa comum contra uma autoridade irracional. Muitas vezes é considerado uma antecipação imaginativa do totalitarismo.

A narrativa emerge da frase inicial do livro: “Alguém deve ter caluniado Joseph K., pois uma manhã, sem ter feito nada de errado, ele foi preso”. É o aniversário de 30 anos de K. e dois guardas chegam à sua pensão para informá-lo de que ele está preso. Ele é logo convocado perante o inspetor, que está no quarto de outro inquilino. O inspetor não sabe quais são as acusações, mas diz a K. que ele está livre para continuar vivendo sua vida normalmente. K. vai ao banco onde trabalha e mais tarde é informado de que uma série de audiências ocorrerão aos domingos.

É um relato evocativo do desamparo de K. diante de um sistema completamente incompreensível.

Nayra.Teles 06/09/2023

Sei lá
No fim, foi a mesma coisa do começo: não entendi nada e nem o propósito. A leitura em si foi bem interessante. Mas, extremamente confusa. Você tem muitas perguntas e poucas respostas claras. Fiquei tão angustiada quanto o K.

Sei lá, se alguém entendeu alguma coisa desse livro, favor explicar.

Maria Helena 02/09/2023

Primeiro livro que li do Franz Kakfa e meu Deus, que livro levemente complicado de se ambientar, angustiante, a cada página me dava um nervoso por não ter noção o que se seguiria.
Eu consegui compreender a premissa, a crítica à justiça e como ela é injusta, que da círculos sem fim. O pior foi não saber do que se tratava o processo! Eu tive esperança até a última página, esperança que ao final eu saberia do que se trata o processo do K., só que infelizmente não rolou.
Ainda estou processando o final, eu realmente não achava que iria acontecer o que ocorreu. Enfim, foi uma leitura interessante e bem diferente do que estou acostumada.

Vini.Guns 28/08/2023

03# RESENHA - O PROCESSO
O livro é um romance escrito por Franz Kafka publicado após a sua morte por um amigo, em 1925. A obra se encontra incompleta, mas mesmo assim é muito importante para a história da literatura.

O protagonista da história, Josef K., é acusado de um crime misterioso, sem nunca descobrir qual é exatamente o crime que está sendo acusado. Daí em diante, ele é envolvido em um confuso processo judicial, sendo obrigado a enfrentar uma série de impasses e situações paradoxais.

Ao longo da narrativa, Kafka exprime a luta de Josef K. contra uma estrutura burocrática e opressiva, na qual as regras são obscuras e as autoridades são inacessíveis. O protagonista é frequentemente confrontado com o abuso do sistema.

Kafka utiliza uma linguagem precisa e desprovida de emoções, criando uma atmosfera de angústia e alienação. O autor explora a sensação de impotência e desorientação de Josef K., que se vê em um labirinto de processos e procedimentos, sem encontrar qualquer sentido ou saída.

@vinicius.matos88

site: https://www.instagram.com/vinicius.matos88/

TAT 28/08/2023

Kafka não é pra mim
Entendo completamente a importância de Franz Kafka para a literatura e acredito que ele seja o preferido de alguns, mas definitivamente foi uma leitura muito sofrida pra mim.

Josef K. é o personagem principal dessa história sobre processos, advogados, tribunais e uma burocracia sem fim. E também sem pé nem cabeça, pq nós (assim como K.) ficamos a história inteira sem saber do que ele foi acusado e como pode se defender dessa acusação.

K. é vice diretor de um banco, vive sozinho numa pensão, não tem amigos e conta apenas com um tio que mora no interior. Apesar da sua vida solitária ele parece ser um homem justo e cumpridor dos seus deveres. Até que um dia ele acorda em seu quarto de pensão e recebe a notícia que está detido. Ninguém consegue responder do que se trata esse processo e mesmo aqueles que se dispõem a ajudar K. na sua jornada de fato contribuem par alguma coisa.

No fim das contas eu fiquei com uma tremenda ressaca literária e a sensação que perdi 4 meses tentando terminar esse livro para nada.
Aline Maia 18/11/2023minha estante
Terminei agora e senti o mesmo.. não via a hora de acabar

Gabriela.Hoffmeister 26/08/2023

Amor&ódio
Mal-estar
Abandono
Falta de interesse
Claustrofobia
Ansiedade

Todos os sentimentos que a gente tenta evitar ficam sendo atirados no nosso colo, o TEMPO TODO, durante a leitura desse livro. Talvez, por isso que levei quase 7meses pra terminar de ler, mas não me julgo, afinal quem quer sentir essas coisas? Apesar de saber que para alguns processos precisamos acolher e perceber as dores para evoluir, a gente sempre resiste. Que livro senhoras e senhores. MAS eu não pretendo reler TÃO cedo. Kafka eu te amo e eu te odeio. ?

Francisco.Guimaraes 26/08/2023

Um livro duro
A dureza a que me refiro está nos diálogos perdidos no meio de parágrafos densos, carregados de descrições de salas e tribunas de repartições públicas.

Os personagens parecem esmagados por uma grande bota que representa um Judiciário não tão fictício . A Justiça que prende e depois interroga, que acusa e depois apura.

Longe de ser ruim, Kafka joga o leitor nas entranhas do tal ?sistema?, e dele só conseguimos sair com dúvidas e nenhuma certeza.

Clara 23/08/2023

Não é o melhor livro q eu já li do Kafka (já li A metamorfose e Carta ao pai) mas eu até q gostei
Confesso q fiquei angustiada em boa parte do livro e essa angústia só foi embora na última página
Mas é um bom livro

an.crys 22/08/2023

Uau
Sabe quando você tá dormindo e tem aquele tipo de pesadelo onde você se perde e não consegue encontrar a saída? ou onde você tá caindo em um buraco escuro e não sabe quando vai bater no chão. um pesadelo sem monstros assustadores, só situações angustiantes que te fazem mal, mas você não consegue acordar. essa é a sensação de ler esse livro.

nós acompanhamos um processo onde além de ser secreto para o público, também é secreto para o próprio acusado. pessoas que sabem na situação de josef k., como leni, a empregada de seu advogado, o aconselham a não lutar contra o sistema e apenas se entregar e confessar o crime, mesmo ele sendo inocente.
os advogados "de baixo" são submetidos a tratamentos estranhos, como se o tribunal quisesse que eles desistissem da defesa e deixassem seus acusados sozinhos e sem amparo. e mesmo não sendo culpado, k. muitas vezes se portava e agia como um e ninguém levava a sério por isso.

esse livro faz um ótimo paralelo com a nossa lei opressora, como o poder judiciário é algo que nós, cidadãos comuns e sem contatos com pessoas de dentro desse poder, somos impotentes e temos essas situações totalmente fora de nosso controle. eu realmente senti a angústia e confusão de k. enquanto lia, como se eu estivesse sendo acusada junto com ele.

citações que alugaram um triplex na minha cabeça, todos das páginas 144?145 do capítulo sete:
"estão absolutamente longe de querer introduzir ou impor qualquer tipo de melhoria no tribunal"
"a única coisa correta a fazer seria conformar-se com as relações vigentes"
"não chamar a atenção de forma alguma! comportar-se tranquilamente, por mais que isso seja contra nossa maneira de pensar!"
"o grande organismo é capaz de encontrar, devido ao pequeno transtorno, um substituto adequado em outro lugar com facilidade"

William LGZ 21/08/2023

Uma obra-prima que não me pegou
Diferente das outras obras de Franz Kafka que pude ler anteriormente, como "A Metamorfose" e "Na Colônia Penal", esta foi uma que, apesar da fantástica premissa, não me fisgou tanto e por grande parte da sua extensão fiquei inclusive bem perdido com os acontecimentos.

Isso se deve ao fato de ser um trabalho incompleto e, ainda por cima, embaralhado já que foi publicado de forma póstuma por um amigo do autor, que recebeu o texto em correspondências sem que houvesse algum tipo de numeração que esclarecesse a real ordem dos fatos. Nesta edição se tentou manter a cronologia mais coerente possível, mas mesmo assim ainda encontrei enorme dificuldade de me manter imerso na história.

De qualquer forma ainda é um livro muito elogiado por grande parte dos estudiosos e possui aqui todas características que tornaram o escritor conhecido, como suas perspicazes alegorias, a atmosfera claustrofóbica e os absurdos dentro da narrativa.

Acredito que valha a pena de ser lido e pode ser muito mais apreciado por quem tiver realmente disposto a desvendar esse quebra-cabeças com muita atenção, então o recomendo apesar de minha nota "razoável" que reflete apenas minha própria experiência e não sua qualidade.
Mika Flamino 23/08/2023minha estante
Amei a resenha

William LGZ 24/08/2023minha estante
Agradeço demais pela mensagem, essa resenha foi um pouco complicada para mim escrever mas fico muito feliz que alguém gostou ?

Luci_books 20/08/2023

Agoniante.
Kafka é mestre em nos causar agonia em suas obras. O Processo é a terceiro livro que leio do autor e ao contrário dos demais (A Metamorfose e Na Colônia Penal) esta não nos dar a sensação de ter lido uma história redondinha. Em cada capítulo a nossa agonia cresce junto ao protagonista K, o fato dele não saber o motivo de seu processo nos passa a sensação de claustrofobia por todos em sua voltar terem o conhecimento (e fazer parte do tal tributário) e ele não. Por um momento tive a ilusão de que esta ponta se amarraria, mas só depois de concluir, refletir e buscar um material de estudo de apoio compreendi de fato a real crítica presente neste livro. Sem dar spoiler, o final é de uma imensa injustiça e nos lembra que isso ocorre diariamente pelo mundo nos dias atuais. Para quem tem interesse em adentrar no universo de Kafka, sugiro deixar O Processo por último pois podem se incomodar com essa penumbra que o leitor fica junto de K.

nymeria 19/08/2023

Um livro que me deu agonia
Depois de ler a metamorfose, eu fiquei apaixonada pela a maneira que Kafka escrevia, então mergulhei em ?o processo? de uma maneira muito boa.
Esse livro é muito bom, me deixou com uma claustrofobia enorme, uma ansiedade absoluta por conta de tudo que acontece com o K.
O sistema jurídico autoritário me deu muita agonia, a forma em que ele não sabia nem do que foi culpado, aa informações para o K. serem dada de maneira muito alheia, a forma em que o próprio sistema ?culpou? o K. por ele não estar ?inteiramente? no processo, como se a culpa fosse dele de não ter ido atrás do processo me da muita agonia!!
Eu não entendo muito sobre direito, mas tenho uma noção básica de direitos humanos e tudo nesse livro me deu uma agonia.

A única coisa que me incomodou muito nesse livro foi que todas as mulheres se jogavam no pé do K. isso me deixou muito desconfortável.