Le potentiel érotique de ma femme

Le potentiel érotique de ma femme David Foenkinos

Resenhas - O Potencial Erótico de Minha Mulher

regifreitas 24/01/2022

O POTENCIAL ERÓTICA DE MINHA MULHER (Le potentiel érotique de ma femme, 2004), de David Foenkinos, tradução Rejane Janowitzer.

O que chamou primeiramente minha atenção para o nome de David Foenkinos foram alguns dos seus trabalhos adaptados para o cinema. Não são obras-primas da arte cinematográfica mas histórias leves e intimistas, repletas de senso de humor e ironia, abordando temáticas que geralmente me são caras. Daí a querer conhecer sua ficção escrita foi só um passo.

Mas esta primeira escolha não agradou tanto. A premissa era muito boa: sobre um rapaz chamado Hector que, desde a infância, torna-se um colecionador compulsivo - “de filipetas eleitorais a embalagens de sabonete, de selos a pés de coelho”. Já mais velho, ele percebe que esse hábito não está fazendo muito bem para sua vida pessoal. Por conta disso, acaba buscando ajuda nas reuniões dos Colecionadores Anônimos.

Quando ele se apaixona por Brigitte, por um momento chega a acreditar que finalmente se livrara do seu vício. Mas, sem se dar conta a princípio, Hector passa a colecionar cenas e momentos da sua mulher - “colecionar seus movimentos, as expressões de seu rosto, as variações de sua respiração, os momentos em que ela limpa sensualmente as janelas, de pé sobre uma banqueta…”

Contudo, a sinopse acaba prometendo algo que o livro não entrega, sendo mais interessante do que a própria história narrada. Existem até passagens bem engraçadas, e o humor do autor é bem peculiar, mas a história carece de um desenvolvimento condizente, e as personagens são rasas. Acaba ficando a sensação de uma ótima premissa mal trabalhada. Uma pena.

[Obs.: leitura concluída em 2/12/2021.]

Mariana.Silva 26/02/2017

Um humor ácido para refletir sobre a normalidade de ser meio maluco.