Contos Russos

Contos Russos Ivan Turguênev...

Resenhas -

Micaelly.Santos 21/03/2024

Amei os dois contos, esse é o quarto livro de literatura russa que leio e é um pouco mais agressivo do que os outros, mas os contos são viviantes!

Melancólico Relato 13/02/2024

Ótimo segundo conto
Adquiri o livro gratuitamente durante uma promoção da Amazon, li a primeira metade do livro e o deixei parado por um bom tempo.

O segundo conto, foco da resenha, já que é o que li mais recentemente, é ótimo em toda a sua extensão, exceto no desfecho. A protagonista nos surpreende em sua ousadia, inteligência, malvadeza, frieza, mas deixa à desejar, como já mencionei, no final; final este que, além de ser muito abrupto, deixou o conto com uma que outra ponta solta e acabou sendo demasiado simplista.

Recomendo para aqueles que o encontrarem com bom desconto ou, como tive a sorte, de graça.

jackpveras 28/01/2024

Ivan Turgueniev vs Nikolai Leskov
O primeiro amor, de Turgueniev, e Lady Macbeth, de Leskov, são novelas incríveis que têm o poder de comover os leitores de uma forma absurda; porém devo dar o destaque mais que especial e merecido à narrativa de Nikolai Leskov, cuja protagonista foi inspirada na personagem homônima de William Shakespeare: Lady Macbeth (Katerina Lvovna, na versão russa).
Katerina Lvovna é uma mulher muito má (deixa a Medeia, de Eurípedes, parecendo uma freira) que não mede esforços para viver com intensidade o seu amor adúltero com Sergei.
O resto é perversidade, confabulação e um portfólio gratuito de mortes.
São duas novelas que mostram todo o poder e encanto da literatura russa do século XIX.

Larissa 04/01/2024

Bom para introdução aos russos
Contos interessantes. Apesar da dinâmica do segundo, a história do primeiro me fisgou mais. Intrigante a escrita e os relatos dos russo há tantos anos com assuntos relacionados a infidelidade e mulheres não submissas.

Aleckssandra0 30/12/2023

Contos Russos
Diferente do primeiro tomo esse segundo possui somente 2 contos que representam o realismo s naturalismo que estava acontecendo na cultura da Rússia.

O primeiro conto é "O Primeiro Amor" de Ivan Turguênev, neste primeiro conto é possível perceber os toques do realismo, cono o final não acaba com o final feliz e sim em algo que realmente acontece na realidade. Os personagens principais são a Princessa Zassêkina, Zinaída Alexândrovna, Vladímir Petróvitch e seu pai. O conto é sobre Vladímir Petróvitch contando sobre o seu primeiro amor.
Esse foi o conto que mais gostei e que consequentemente li mais rápido. Como alguém que gosta de romance esse conto foi muito bom ?

O segundo conto é "Lady Macbeth do distrito de Mtsenk" - Nikolai Leskov, neste segundo conto os personagens são Katerina Lvovna, Boris Timoféitch, Serguei e Zinóvi Boríssytch. Não tenho muito o que falar desse conto ?... não foi algo que me cativou no início estava até comparado com "Madame Bovary" por mais que nunca tenha lido esse, porém quando começou com as mortes já não achei tão parecido, sei que o conto é inspirado em "Lady Macbeth" de Shakesper.
Então o segunto conto já não foi do meu agrado.

Cris 13/09/2023

Nunca tinha lido nada da literatura russa e não queria começar com um calhamaço. Esses contos foram uma boa porta de entrada, a linguagem me travou um pouco por isso demorei para terminar. Os rodapés são de grande utilidade ajuda a entender melhor a história.

Carina 02/09/2023

Triste
Uma história adolescente é sem final feliz. Um amor platônico. Outro uma paixão proibida que acaba muito mal.

Daniela Castro Autora 29/08/2023

Contos que ilustram o antigo cotidiano russo poeticamente trágico!
Adorei conhecer mais sobre o estilo dos contistas russos que melhor descreveram o cotidiano da época. Seja na corte, no povoado ou na nobreza. Sem dúvida, como autora também ajudou muito a enriquecer minha própria escrita. Super recomendo a leitura!

Joaozinho, Artista 06/06/2023

Primeira vez em outra literatura
Esse foi o primeiro livro que eu li sobre literatura russa. Gostei bastante dos contos, porém, senti que algumas partes eram bastante arrastadas e que nada acontecia, apenas os personagens conversando algo genérico. É o primeiro livro que leio do Turgueniev.

Jessica 09/05/2023

Contos rápidos e práticos!
Temos aqui um livro com dois contos: iniciando com Ivan Turguênev com "O primeiro amor", o conto é um pouco arrastado e até cansativo, mas não deixa de ser interessante. O segundo conto é "Lady Macbeth do distrito de Mtsensk" de Nikolai Leskov e esse a proposta é bem diferente, muitos acontecimentos e tudo se passa bem depressa. Esse livro trouxe outra perspectiva de contos. Recomendo.

bellamnob 08/03/2023

Literatura russa, amores e kill bill
Foi meu primeiro contato com literatura russa e foi uma experiência mto boa. O primeiro conto começou interessante mas não me prendeu muito, achei umas partes bem enroladas, entretanto tiveram frases que me fizeram refletir. Já Lady Macbeth foi o meu favorito! Com seus acontecimentos constantes e questionáveis ele consegue entreter o leitor e despertar curiosidade em quais serão os próximos passos de Katherine Lvova, além de a leitura ser bem mais fluida do que a anterior (para mim).

Em ambos os contos quem mais se destaca com certeza são as personagens femininas, mesmo que de formas distintas.

Pretendo ler mais autores russos pq eu realmente gostei bastante!!

Ralle 16/01/2023

O Amor é uma Flor Roxa
Esse livro chegou a mim por indicação de um amigo que estava adentrando os confins da literatura Russa com Dostoiévski,o máximo que tinha lido até então desse tipo de literatura era nos meus tempo de escola "O assassinato e outras histórias do Anton Tchekhov" então decidir ler esse por indicação de onde começar a ler literatura Russa, que até em tão não me chamava a atenção pela sua narrativa cansativa parada e que banho de água fria (no bom sentido) dois contos sobre amores e suas desilusões que me prenderam a atenção do começo ao fim. Ivan Turguêniev ( O primeiro amor) e Nikolai Leskov ( Lady Machbeth do distrito de Mtsensk) descrevem contos que te prendem com uma simplicidade envolvente. Recomendo esse livro para todos que estão querendo dar um ponta pé na literatura russa porem não sabe aonde começar e não querem ler livros mais complexo como Dostoiévski nem Liev Tolstói de primeira.

annaviker 09/01/2023

AMEI a leitura e sinto q estou sendo introduzida para um mundo novo e incrível da literatura russa!!! Separei essa parte do primeiro conto que adorei e me tocou muito, sinto que vou refletir bastante ainda acerca dessa frase;

"É doce ser a única fonte, a despótica e submissa razão das maiores alegrias e dos mais profundos pesares de outrem"

Ana 31/12/2022

Dois contos russos, em que o primeiro é lento e não tão atrativo, mas em compensação o segundo flui muito bem e apresenta uma história muito boa, sobre uma mulher infeliz no casamento e o que ela foi capaz de fazer em busca de seus prazeres e as consequências de tais atos

Luana.Resende 20/12/2022

Um livro de contos muito interessante!! O primeiro conto, conta a história de Vladimir que é desafiado por seus amigos a contar a história do seu primeiro amor. O segundo conta a história de Katerina uma mulher que sentia q sua vida estava adormecida e após se apaixonar é capaz de muitas coisas por amor.