Lampião

Lampião Antônio Amaury

Resenhas - Lampião

Pedro.FreiriaOliveira 04/02/2020

Um grande bandido
Lampião foi um homem comum, de ações e pensamentos diferenciados. Bandido numa terra dominada pelos fora-da-lei e pelos bandidos da lei, onde quem seguia sempre prejudicada era a população local, que pouco queria a ver com isso - já tinha problemas bem maiores para lidar. Mas, ao mesmo tempo, dá para entender que era um dos poucos meios de sobrevivência numa sociedade largada à própria sorte. Pelo menos, para mim, o livro serviu para mostrar o lado humano - com seus defeitos e virtudes - por trás da lenda.

Elisabete Bastos @betebooks 07/07/2018

O cangaço
Como eram os bandidos do sertão nordestino? "Eram homens contratados para o trabalho em virtude de brigas de família, política para defendera propriedade. O período áureo foi de 1919 a 1927 havia 44 grupos de cangaceiros e findaria em 1940. Eles não tinham paradeiro corriam pelo nordeste. Um dos mais famosos foi Virgolino Ferreira dos Santos, o Lampião. Eu queria conhecer um pouco mais sobre ele e neste livro pude saber um pouco mais dele. A família Ferreira até que tentou se afastar de querela de famílias, mas o ódio o chamou e seus irmãos para vida do cangaço. Em 28/07/1938 foram emboscados e 11 cangaceiros foram mortos e decapitados. Entre eles: Lampião e Maria Bonita. O livro me trouxe muitas informações.

Paulo 18/03/2018

Atendeu às minhas expecativas
Há algum tempo eu procurava um livro que me contasse um pouco da história desse personagem histórico do Brasil, principalmente após minha viagem a algumas cidades de Alagoas e Pernambuco - principalmente neste último onde encontrei feiras artesanais que vendiam alguns objetos que fazem alusão ao cangaço e ao Lampião. Fiquei curioso por saber o contexto histórico e seus feitos.

O subtítulo deste livro é exatamente o que eu procurava, sobre ele ser um 'mocinho' ou um 'vilão'. Já me falaram sobre ele em outras oportunidades, mas sempre como alguém ruim; já no nordeste eu via mercadorias dele sendo vendidas. Ora, como poderiam vender a imagem de Lampião se ele fosse tão mau de fato? Foi o que eu pensei e o que me despertou a curiosidade em saber um pouco de sua história antes de eu tomar alguma conclusão. Ao final do livro, vejo Lampião como sendo um hibridismo dos dois adjetivos.

Por ser apenas um introdução ao tema, o livro é sucinto e interessante e as histórias que são relatadas também. O contexto histórico abrange desde a Primeira República à Era Vargas, terminando um contexto de véspera da Segunda Guerra Mundial, embora esse fato não parece importar para a história em questão, mas era uma das informações que eu queria saber e que foi bem respondida. O lugar geográfico em que se deram essas histórias eu já tinha conhecimento geral, com esse livro eu ganhei algumas informações adicionais que me ajudaram a localizar melhor o contexto (inclusive, li este livro com o Google Maps aberto hahahah).

Em suma, é um livro que recomendo. É uma leitura rápida, 100 pags.