Viagem a Roma

Viagem a Roma Alberto Moravia

Resenhas - Viagem a Roma

Cris 08/04/2023

08.04.2023
Mario é um rapaz, que após 15 anos que não vê o pai, vai ao seu encontro em Roma quando fora convidado a morar na Itália. Então fica sabendo o lado da história dele, sobre a separação entre seus pais. A história o fez recordar de uma passagem de sua vida que envolvia sua mãe e o amante. Ele via nas mulheres, a sua mãe e acabou se envolvendo com a futura mulher de seu pai e uma conhecida de voo. Será que após trair seu pai, conseguirá viver sobre o mesmo teto que ele?

Deghety 11/08/2022

Viagem à Roma
Enquanto Moravia escrevia Viagem à Roma, Freud e Sófocles, seja lá onde estão, diziam:
-"Bravo!"
Viagem à Roma é de certo modo, ao meu ver, um tanto quanto vulgar, mas ao mesmo tempo sutil.
Isso se dá à complexidade dos personagens nas relações interpessoais, sobretudo em relação ao sexo.
Autor adicionou as medidas com balanças de precisão, levando a leitura além do tema principal.
Todos os personagens, que são menos de uma dúzia, têm personalidades bastante acentuadas, mesmo tendo a narrativa focada no protagonista Mário, mas, por meio de diálogos, deixando transparecer a representação cada um dos outros.
A leitura é impressionantemente fluída, reflexiva e pessoal.